Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar um caractere a partir de seu código ASCII em C# usando o método ToChar() da classe ConvertQuantidade de visualizações: 12510 vezes |
A classe Convert, do namespace System, possui vários métodos que possibilitam a conversão entre tipos base. Um destes métodos nos permitem informar um número inteiro e obter o caractere ou letra correspondente. Veja um techo de código no qual informamos o valor 65 e obtemos, como retorno, a letra "A": ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { int codigo = 65; char letra = Convert.ToChar(codigo); Console.WriteLine("A letra para o código ASCII {0} é {1}", codigo, letra); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado: A letra para o código ASCII 65 é A |
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Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção |
Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 103 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python Shell para pedir para o usuário selecionar somente um elemento na área de desenho do Revit. Note que o objeto Selection é obtido a partir do objeto uidoc, carregado automaticamente pelo Revit Python Shell. Depois que o usuário seleciona o elemento, nós usamos a função doc.GetElement() para receber a referência ao elemento e convertê-la para um elemento real. Então, para finalizar, nós acessamos a propriedade Id do elemento e a exibimos na tela. Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # faz o import necessário from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType # precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell __window__.Hide() # agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos # uma Reference selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um elemento") # depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do # Revit Python Shell novamente __window__.Show() __window__.Topmost = True # obtemos o elemento a partir de sua referência usando a função # GetElement() do objeto Document elemento = doc.GetElement(selecionado) # e mostramos o resultado print("O id do elemento selecionado é: {0}".format(elemento.Id)) Ao executar este código Revit Python Shell nós teremos o seguinte resultado: O id do elemento selecionado é: 359410 Veja como usei as funções __window__.Hide(), __window__.Show() e __window__.Topmost = True para ocultar a janela do Revit Python Shell e exibí-la novamente depois que o usuário fizer a seleção do elemento. Sem essas funções essa operação não pode ser realizada. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Java Swing para iniciantes - Como criar seu primeiro aplicativo de interface gráfica em Java SwingQuantidade de visualizações: 79673 vezes |
Um aplicativo de interface gráfica em Java é criado usando-se a classe JFrame, do Java Swing. Objetos desta classe servem como containeres para outros componentes e são as janelas principais dos aplicativos, com título e botões para redimensionar, minimizar, maximizar e fechar. Veja um exemplo de um simples aplicativo de interface gráfica em Java Swing: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Minha primeira aplicação GUI"); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Este código gera uma janela principal de um aplicativo com 350 pixels de largura e 250 pixels de altura. O título da janela é: "Minha primeira aplicação GUI". Veja o resultado na figura abaixo: |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar horas ao valor de um campo DATETIME ou TIME usando a função ADDTIME() do MySQLQuantidade de visualizações: 12963 vezes |
A função ADDTIME() é usada quando queremos adicionar horas, minutos, segundos ou milisegundos ao valor de um campo DATETIME ou TIME. Suponhamos que você tenha um campo DATETIME chamado data_hora_compra com o valor 2008-03-30 02:30:15. Veja como adicionar 3 horas ao valor deste campo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- SELECT ADDTIME(data_hora_compra, '3:00:00') FROM tabela_estudos O valor retornado será 2008-03-30 05:30:15. Veja agora a função aplicada a um campo TIME com o nome de hora_inicio e o valor 02:30:15. Agora vamos adicionar 20 minutos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- SELECT ADDTIME(hora_inicio, '00:20:00') FROM tabela_estudos O valor retornado será 02:50:15. É possível ainda usar a função ADDTIME() para adicionar dias ao valor de um campo DATETIME. Por exemplo, se o valor do campo for 2008-03-30 02:30:15 e usarmos a query abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- SELECT ADDTIME(data_hora_compra, '5 00:00:00') FROM tabela_estudos O resultado será 2008-04-04 02:30:15. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como obter a extensão de um arquivo em PHP usando a função pathinfo()Quantidade de visualizações: 9593 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a extensão de um arquivo. Isso pode ser feito por meio do uso da função pathinfo(), que retorna informações sobre um arquivo, incluindo seu caminho. Para obter a extensão, só precisamos fornecer a constante PATHINFO_EXTENSION para o segundo parâmetro da função. Veja o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php // caminho e nome do arquivo que queremos obter a extensão $arquivo = "/home/xxxx/xxxx/foto.jpg"; // obtém a extensão $ext = pathinfo($arquivo, PATHINFO_EXTENSION); // exibe o resultado echo "A extensão do arquivo é: " . $ext; ?> Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A extensão do arquivo é: jpg |
Lisp ::: LISP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas em LISP - LISP para EngenhariaQuantidade de visualizações: 379 vezes |
Nesta nossa série de LISP e AutoLISP para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é: x = raio × coseno(__$\theta__$) y = raio × seno(__$\theta__$) E aqui está o código LISP completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; programa LISP que converte Coordenadas Polares ; em Coordenadas Cartesianas (let((raio)(theta)(graus)(x)(y)) ; vamos ler o raio e o ângulo (princ "Informe o raio: ") (force-output) (setq raio (read)) (princ "Informe o theta: ") (force-output) (setq theta (read)) (princ "Theta em graus (1) ou radianos (2): ") (force-output) (setq graus (read)) ; o theta está em graus? (if(eq graus 1) (setq theta (* theta (/ pi 180.0))) ) ; fazemos a conversão para coordenadas cartesianas (setq x (* raio (cos theta))) (setq y (* raio (sin theta))) ; exibimos o resultado (format t "As Coordenadas Cartesianas são: (x = ~F, y = ~F)" x y) ) Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio: 1 Informe o theta: 1.57 Theta em graus (1) ou radianos (2): 2 As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0,00, y = 1,00) |
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Java - Exercícios Resolvidos de Java - Como converter decimal em binário em Java usando o laço while |
Códigos Fonte |
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