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Como retornar o código da tecla pressionada em um evento KeyDown ou KeyUp

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O código da tecla pressionada pode ser obtido em um evento KeyDown ou KeyUp por meio da propriedade KeyCode da classe KeyEventArgs. Esta classe é fornecida aos eventos KeyDown e KeyUp, mas não ao evento KeyPress (que recebe um objeto da classe KeyPressEventArgs).

O código de uma tecla é a representação da tecla (a tecla Enter, por exemplo, possui o código Return) e não o caractere inserido ao pressionarmos a tecla. Desta forma, o código da tecla é o mesmo, independente de as teclas CapsLock e Shift estarem pressionadas ou não.

Veja um trecho de código no qual usamos a propriedade KeyCode da classe KeyEventArgs para obter o código de qualquer tecla pressionada (experimente com as teclas Esc, Espaço, Enter, etc):

private void Form1_KeyDown(object sender, KeyEventArgs e){
  // vamos obter o código da tecla pressionada
  // atenção: não é o código ASCII do caractere da tecla pressionada
  string codigo = e.KeyCode.ToString();
  MessageBox.Show("O código da tecla pressionada é: " + codigo);
}

Podemos também usar a propriedade KeyCode para verificar se o usuário pressionou uma determinada tecla. Veja, por exemplo, como testar se o usuário pressionou a tecla F5:

private void Form1_KeyDown(object sender, KeyEventArgs e){
  // vamos verificar se o usuário pressionou a tecla F5
  if(e.KeyCode == Keys.F5){
    MessageBox.Show("Você pressionou a tecla F5");
  }
  else{
    MessageBox.Show("Você NÃO pressionou a tecla F5");
  }
}

Note que aqui nós usamos a enumeração Keys. Esta enumeração contém constantes para todas as teclas dos teclados atuais.

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