Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Qual a diferença entre os métodos mktime, local, gm e utc da classe Time?

Quantidade de visualizações: 7221 vezes


Os métodos mktime, local, gm e utc da classe Time são idênticos no sentido de que todos eles permitem a construção de uma data e hora e retornam um objeto da classe Time.

A única diferença é que os métodos mktime e local retornam a hora local no fuso horário do computador no qual o programa está sendo executado enquanto gm e utc retornam a hora em UTC (Universal Coordinated Time), ou GMT, como também é conhecido. No Brasil a diferença é de 3 horas (2 horas para o horário de verão).

Veja um trecho de código no qual usamos os métodos mktime e utc para construir uma data e hora. Observe a diferença de horas entre os dois objetos (ao usar o método utc o texto UTC substitui a diferença de horas exibida no método mktime):
# constrói uma data e hora usando o método mktime
hoje = Time.mktime(2008, 11, 22, 20, 25, 10)

# exibe o resultado
puts "A data e hora e: " + hoje.to_s

# constrói uma data e hora usando o método utc
hoje = Time.utc(2008, 11, 22, 20, 25, 10)

# exibe o resultado
puts "A data e hora e: " + hoje.to_s


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

Veja mais Dicas e truques de Ruby

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 28 usuários muito felizes estudando em nosso site.