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C# Windows Forms - Como passar um objeto da classe Graphics como argumento para um método e usá-lo para desenhar na superfície do formulárioQuantidade de visualizações: 6058 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de escrever um método que recebe um objeto da classe Graphics como argumento e usar este objeto para alguma tarefa, por exemplo, desenhar na superfície do formulário. Nesta dica eu mostro como isso é possível. Comece escrevendo o seguinte método:// um método que recebe um objeto da classe Graphics private void desenhar(ref Graphics g){ // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Note que, na definição do parâmetro do método nós usamos a palavra-chave ref. Isso foi necessário porque queremos que o objeto Graphics seja passado por referência, uma vez que o estamos liberando dentro do corpo do método com uma chamada ao método Dispose(). Veja agora como obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual e passá-lo ao método desenhar(): private void button1_Click_1(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual Graphics graphics = this.CreateGraphics(); // vamos passar o objeto Graphics para o método desenhar desenhar(ref graphics); } |
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