Você está aqui: Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent

Java Swing - Como retornar o caractere da tecla pressionada usando o método getKeyChar() da classe KeyEvent do Java

Quantidade de visualizações: 2196 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter o caractere da tecla pressionada em nossas aplicações Java Swing. Para isso podemos usar o método getKeyChar() da classe KeyEvent. Veja sua assinatura:

public char getKeyChar()


O retorno do método é um char representando o caractere associado à tecla "digitada" (pressionada e liberada). Veja um trecho de código no qual temos uma janela JFrame que implementa a interface KeyListener e reage ao evento keyTyped() mostrando a letra digitada:

Super Pack 10.000 Dicas e Truques de Programação e 500 Exercícios Resolvidos de Programação Este trecho de código ou resolução de exercício está disponível somente para apoiadores

Mas se você não puder nos apoiar agora, role a página e encontrará muito conteúdo gratuíto.

É importante observar que o valor retornado pelo método getKeyChar() só possui sentido quando usado com eventos KEY_TYPED, uma vez que o caractere não é exibido quando o método é usado com os eventos KEY_PRESSED e KEY_RELEASED. Note ainda que a tecla Shift pode ser usada durante este evento. Assim, se combinarmos Shift + "s", o retorno será "S".

Este método retorna o valor da constante KeyEvent.CHAR_UNDEFINED se um caractere Unicode válido não existir para o evento de "digitação" da tecla.


Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Datas e horas em Java - Como obter a diferença de meses entre dois objetos Date da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 8386 vezes
O trecho de código abaixo mostra como obter a diferença de meses entre dois objetos Date. Estude-o atentamente. Esta é uma técnica muito útil para programadores que lidam com cálculos de datas em suas aplicações:

Super Pack 10.000 Dicas e Truques de Programação e 500 Exercícios Resolvidos de Programação Este trecho de código ou resolução de exercício está disponível somente para apoiadores

Mas se você não puder nos apoiar agora, role a página e encontrará muito conteúdo gratuíto.

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

As duas datas tem 2 meses e 11 dias de diferença


Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter radianos em graus na linguagem Java

Quantidade de visualizações: 1014 vezes
Todas os métodos e funções trigonométricas em Java recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() da classe Math. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno.

No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo:

\[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código Java:

Super Pack 10.000 Dicas e Truques de Programação e 500 Exercícios Resolvidos de Programação Este trecho de código ou resolução de exercício está disponível somente para apoiadores

Mas se você não puder nos apoiar agora, role a página e encontrará muito conteúdo gratuíto.

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

1.5 radianos convertidos para graus é 85.94366926962348

Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus.


Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um número ou ângulo em Java usando o método cos() da classe Math

Quantidade de visualizações: 378 vezes
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Java. Esta método, que faz parte da classe Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

Super Pack 10.000 Dicas e Truques de Programação e 500 Exercícios Resolvidos de Programação Este trecho de código ou resolução de exercício está disponível somente para apoiadores

Mas se você não puder nos apoiar agora, role a página e encontrará muito conteúdo gratuíto.

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1.0
Cosseno de 1 = 0.5403023058681398
Cosseno de 2 = -0.4161468365471424

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Java para Engenharia - Como converter Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares usando Java

Quantidade de visualizações: 741 vezes
Nesta nossa série de Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas cartesianas e coordenadas polares. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil).

Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos.

Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade).

Já o sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$).

Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas:



A fórmula para conversão de Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares é:

__$r = \sqrt{x^2+y2}__$
__$\theta = \\arctan\left(\frac{y}{x}\right)__$

E aqui está o código Java completo que recebe as coordenadas cartesianas (x, y) e retorna as coordenadas polares (r, __$\theta__$):

Super Pack 10.000 Dicas e Truques de Programação e 500 Exercícios Resolvidos de Programação Este trecho de código ou resolução de exercício está disponível somente para apoiadores

Mas se você não puder nos apoiar agora, role a página e encontrará muito conteúdo gratuíto.

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Valor de x: -1
Valor de y: 1
As Coordenadas Polares são:
raio = 1.4142135623730951, theta = 2.356194490192345, ângulo em graus = 135.0

Veja que as coordenadas polares equivalentes são (__$\sqrt{2}__$, __$\frac{3\pi}{4}__$), com o theta em radianos. Sim, os professores das disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física e outras gostam de escrever os resultados usando raizes e frações em vez de valores reais.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em Java - Java POO - Como usar o modificador abstract em suas classes e métodos Java

Quantidade de visualizações: 16560 vezes
O modificador abstract pode ser aplicado a classes e métodos. Seu uso com variáveis pode causar o erro abaixo:

Super Pack 10.000 Dicas e Truques de Programação e 500 Exercícios Resolvidos de Programação Este trecho de código ou resolução de exercício está disponível somente para apoiadores

Mas se você não puder nos apoiar agora, role a página e encontrará muito conteúdo gratuíto.


Classes abstratas não podem ser instanciadas, ou seja, não podemos chamar seu construtor. Veja um exemplo:

Super Pack 10.000 Dicas e Truques de Programação e 500 Exercícios Resolvidos de Programação Este trecho de código ou resolução de exercício está disponível somente para apoiadores

Mas se você não puder nos apoiar agora, role a página e encontrará muito conteúdo gratuíto.

Ao tentarmos compilar esta classe teremos o seguinte erro:

Super Pack 10.000 Dicas e Truques de Programação e 500 Exercícios Resolvidos de Programação Este trecho de código ou resolução de exercício está disponível somente para apoiadores

Mas se você não puder nos apoiar agora, role a página e encontrará muito conteúdo gratuíto.


A função principal de classes abstratas é forçar a implementação para as sub-classes. Desta forma, seus métodos são declarados com o modificador abstract e sem corpo. Veja:

Super Pack 10.000 Dicas e Truques de Programação e 500 Exercícios Resolvidos de Programação Este trecho de código ou resolução de exercício está disponível somente para apoiadores

Mas se você não puder nos apoiar agora, role a página e encontrará muito conteúdo gratuíto.

Sempre que suas classes contiverem um ou mais métodos abstratos, você deverá declará-la abstrata. Não seguir esta regra provocará o seguinte erro:

Super Pack 10.000 Dicas e Truques de Programação e 500 Exercícios Resolvidos de Programação Este trecho de código ou resolução de exercício está disponível somente para apoiadores

Mas se você não puder nos apoiar agora, role a página e encontrará muito conteúdo gratuíto.


As situações que fazem com que uma classe deva ser declarada abstract são:


  • A classe tem um ou mais métodos abstratos;
  • A classe herda um ou mais métodos abstratos de uma classe abstrata e não fornece implementação para eles;
  • A classe declara que ela implementa um interface mas não fornece implementação para todos os métodos desta interface;


Para finalizar, abstract é o oposto de final. Uma classe final não pode ter sub-classes. Uma classe abstract precisa ter sub-classes.


Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Elétrica pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 15 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: C#
3º lugar: Delphi
4º lugar: PHP
5º lugar: Python
6º lugar: JavaScript
7º lugar: C
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: JSP (Java Server Pages)



© 2021 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados | Versión en Español | Versão em Português