Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Faça um algoritmo em Java que leia 9 números inteiros, guarde-os em uma matriz 3x3 e mostre os números pares - Exercícios Resolvidos de Java

Quantidade de visualizações: 336 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um algoritmo em Java que leia 9 números inteiros e guarde-os em uma matriz 3x3. Imprima a matriz no formato tabular, usando a melhor formatação que você conseguir. Em seguida, percorra a matriz novamente e imprima somente os números que são pares, todos na mesma linha e separados por espaço.

Sua saída deverá ser parecida com:

Linha 1 e coluna 1: 8
Linha 1 e coluna 2: 1
Linha 1 e coluna 3: 5
Linha 2 e coluna 1: 3
Linha 2 e coluna 2: 9
Linha 2 e coluna 3: 30
Linha 3 e coluna 1: 7
Linha 3 e coluna 2: 23
Linha 3 e coluna 3: 10

Valores na matriz

    8     1     5 
    3     9    30 
    7    23    10 

Os valores pares são: 8 30 10
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos declarar uma matriz 3x3
    int matriz[][] = new int[3][3];

    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
     
    // vamos pedir para o usuário informar os valores
    // dos elementos da matriz, uma linha de cada vez
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){
        System.out.print("Linha " + (i + 1) + " e coluna " +
          (j + 1) + ": ");
        // lê o número e guarda na linha e coluna especificadas
        matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      }
    }
    
    // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
    System.out.println("\nValores na matriz\n");
      
    for(int i = 0; i < 3; i++){
      for(int j = 0; j < 3; j++){
        System.out.printf("%5d ", matriz[i][j]);   
      }
      
      // passa para a próxima linha da matriz
      System.out.println();       
    }
    
    // agora vamos percorrer a matriz novamente e mostrar
    // apenas os valores pares
    System.out.print("\nOs valores pares são: ");
    
    for(int i = 0; i < 3; i++){
      for(int j = 0; j < 3; j++){
        // é um número par?
        if(matriz[i][j] % 2 == 0){
          System.out.print(matriz[i][j] + " ");
        }
      }       
    }
    
    // uma quebra de linha pra deixar a saída mais bonita
    System.out.println("\n");
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercícios Resolvidos de VB.NET - Um laço for que solicita ao usuário 10 números inteiros e mostra o menor e o maior valor informado

Quantidade de visualizações: 302 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VB.NET que usa o laço for para solicitar ao usuário que informe 10 números inteiros. Em seguida mostre o maior e o menor valor lido. Não é permitido usar vetores ou matrizes (arrays).

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o 1º valor: 5
Informe o 2º valor: 1
Informe o 3º valor: 20
Informe o 4º valor: 6
Informe o 5º valor: 3
Informe o 6º valor: 4
Informe o 7º valor: 7
Informe o 8º valor: 12
Informe o 9º valor: 9
Informe o 10º valor: 8

O maior valor lido foi: 20
O menor valor lido foi: 1
Resposta/Solução:

Veja a solução comentada deste exercício usando a linguagem VB.NET:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim valor As Integer ' guarda o valor lido
    Dim maior, menor As Integer ' variáveis que guardarão
    ' o maior e o menor valor lido

    ' vamos pedir ao usuário que informe 10 valores inteiros
    For i As Integer = 1 To 10 Step 1
      Console.Write("Informe o " & i & "º valor: ")
      valor = Integer.Parse(Console.ReadLine())

      ' esta é a primeira iteração do laço? se for vamos assumir que o
      ' maior e menor valor lido são o primeiro valor informado
      If i = 1 Then
        maior = valor
        menor = valor
      Else ' não é a primeira iteração
        ' vamos verificar se é maior que o valor atual da variável maior
        If valor > maior Then
          maior = valor
        End If
        ' vamos verificar se é menor que o valor atual da variável menor
        If valor < menor Then
          menor = valor
        End If
      End If
    Next

    ' vamos exibir o maior e o menor valor lido
    Console.WriteLine(vbCrLf & "O maior valor lido foi: " & maior)
    Console.WriteLine("O menor valor lido foi: " & menor)

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg

Quantidade de visualizações: 155 vezes
Pergunta/Tarefa:

A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo.

Até o ano 2000 o desconto é 12%, e acima de 2000 o desconto é de 7%. Seu código deverá solicitar o valor do carro e o seu ano e aplicar o desconto correspondente. Além disso o sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando descontos até que a resposta seja: "(N) Não". Informar o total de carros com ano até 2000 e o total geral a ser pago pelo cliente.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o valor do carro sem desconto: 25000
Informe o ano do carro: 2010
Desconto concedido: 1750
Valor do carro com desconto: 23250
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 30500
Informe o ano do carro: 1985
Desconto concedido: 3660
Valor do carro com desconto: 26840
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 16800
Informe o ano do carro: 1990
Desconto concedido: 2016
Valor do carro com desconto: 14784
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: N

Total de carros com ano até 2000: 2
Total geral a pagar: 64874
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

algoritmo "Cálculo de desconto nos preços de vários veículos"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor_carro, valor_desconto, valor_carro_desconto: real
  total_geral: real
  ano: inteiro
  total_carros_ano_2000: inteiro
  resposta: caractere

inicio
  // vamos inicializar os valores de algumas variáveis
  total_geral <- 0
  total_carros_ano_2000 <- 0

  // repete até que o usuário informe o valor "N"
  repita
    // vamos ler o valor do carro sem desconto
    escreva("Informe o valor do carro sem desconto: ")
    leia(valor_carro)

    // vamos ler o ano do carro
    escreva("Informe o ano do carro: ")
    leia(ano)

    // o ano é menor ou igual a 2000
    se ano <= 2000 entao
      valor_desconto <- valor_carro * (12.0 / 100.0)
      // vamos somar mais este carro
      total_carros_ano_2000 <- total_carros_ano_2000 + 1
    senao
      valor_desconto <- valor_carro * (7.0 / 100.0)
    fimse

    // calculamos o valor do carro com o desconto
    valor_carro_desconto <- valor_carro - valor_desconto
    escreval("Desconto concedido: ", valor_desconto)
    escreval("Valor do carro com desconto: ", valor_carro_desconto)

    // somamos mais este valor ao total geral
    total_geral <- total_geral + valor_carro_desconto

    // perguntamos se o usuário deseja adicionar mais carros
    escreva("Deseja adicionar mais carros? [S, N]: ")
    leia(resposta)

    // adiciona uma quebra de linha
    escreval()
  ate resposta = "N"

  // mostramos os resultados
  escreval("Total de carros com ano até 2000: ", total_carros_ano_2000)
  escreval("Total geral a pagar: ", total_geral)

fimalgoritmo



PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL (mysql)

Como criar uma tabela MySQL usando o comando CREATE TABLE e as funções mysql_query() e mysqli_query() do PHP

Quantidade de visualizações: 21974 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função mysqli_query() do PHP para disparar uma instrução SQL CREATE TABLE para criar uma nova tabela na base de dados MySQL. Esta dica foi atualizada. Removi a função mysql_query(), já que esta não funciona mais nas versões atuais do PHP. Em seu lugar eu coloquei mysqli_query() e ajustei o código.

Note que inclui neste exemplo o código para efetuar a conexão PHP + MySQL usando a função mysqli_connect(). Novamente vale lembrar que removi a função mysql_connect() e deixei apenas a versão mais atual.

Se você pretende escrever seu primeiro CRUD PHP + MySQL, este é o exemplo ideal para você começar. Veja o código completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<?php
  // vamos efetuar a conexao com o banco
  $servidor = "localhost";
  $usuario = "root";
  $senha = "osmar1234";
  $base_dados = "estudos";
  $conexao = mysqli_connect($servidor, $usuario,
    $senha, $base_dados); 
  
  // Comando SQL para criar a tabela
  $sql = "CREATE TABLE my2_usuarios(
    id int(11) NOT NULL auto_increment, 
    usuario varchar(50),
    senha varchar(10),
    data_cadastro datetime,
    PRIMARY KEY(id)
  )";
   
  // Executa o comando SQL
  $result = mysqli_query($conexao, $sql);
   
  // Verifica se o comando foi executado com sucesso
  if(!$result){
    die("Falha ao executar o comando: " . mysqli_error($conexao));
  }
  else{
    echo "Comando executado com sucesso.";
  }
   
  // fecha a conexão
  mysqli_close($conexao);
?>



C ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade)

Como escrever uma função recursiva para calcular a potência de um número usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 47555 vezes
Chamamos de potenciação a operação de se elevar um número (uma base) a um determinado expoente e obter sua potência. Veja a figura a seguir:



Veja que aqui o valor 5 foi elevado ao cubo, ou seja, ao expoente 3 e obtemos como resultado sua potência: 125.

O código abaixo mostra como você pode escrever uma função recursiva em C que permite calcular a potência de um número inteiro:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
// função recursiva que calcula a potência  de
// um inteiro
int potencia(int base, int expoente)
{
  if(expoente == 0){
    return 1;
  }
  else{
    return base * potencia(base, expoente - 1);
  }
}
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  int base = 3;
  int expoente = 4;
 
  printf("%d elevado a %d = %d", base, expoente,
    potencia(base, expoente));
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

3 elevado a 4 = 81


wxWidgets ::: Dicas & Truques ::: wxApp

Como usar a classe wxApp em suas aplicações C++ wxWidgets

Quantidade de visualizações: 1581 vezes
A classe wxApp (Application Class) é uma das primeiras classes que devemos estudar se quisermos ter um domínio perfeito do framework wxWidgets. Para usá-la, devemos incluir #include <wx/app.h> em nossos códigos. Essa classe herda de wxAppConsole.

Todas as aplicações wxWidgets definem uma classe application derivada de wxApp. Há somente uma instância dela, e essa instância representa a aplicação sendo executada no momento.

De todos os métodos herdados de wxApp, há pelo menos um que devemos implementar, e ele é a função OnInit(), que é chamada quando o wxWidgets está pronto para executar o nosso código. OnInit() equivale ao main() em C/C++ ou WinMain (aplicações Win32).

Veja um trecho de código no qual declaramos e usamos a classe wxApp:

Código para aplicacao.h:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <wx/wx.h>

// arquivo de definição

// declaramos a classe application
class MinhaAplicacao : public wxApp{
public:
  // é chamado no startup da aplicação
  virtual bool OnInit();
};

// declara MinhaAplicacao& GetApp()
DECLARE_APP(MinhaAplicacao)

Código para aplicacao.cpp:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include "aplicacao.h"

// arquivo de implementação

// aqui o wxWidgets implementa nosso objeto MinhaAplicacao
IMPLEMENT_APP(MinhaAplicacao)

bool MinhaAplicacao::OnInit(){
  // vamos mostrar uma mensagem ao iniciar a aplicação
  wxMessageDialog *alerta = new wxMessageDialog(NULL,
    wxT("A aplicação foi iniciada com sucesso"), wxT("Informação"), wxOK);
  alerta->ShowModal();

  // em geral retornamos true para iniciar o loop de eventos
  // mas essa aplicação exibe apenas uma janela de mensagem. Podemos sair
  return false;
}

Veja que no arquivo de declaração (header file) nós temos a macro DECLARE_APP. Ela nos permite declarar a função wxGetApp() que retorna uma referência para o objeto aplicação. Se não fizermos isso, a única forma de obter tal referência é usando o ponteiro global wxTheApp, que é do tipo wxApp*.

A macro IMPLEMENT_APP, no arquivo de implementação, permite ao wxWidgets criar dinamicamente uma instância do objeto application no ponto apropriado da inicialização da biblioteca.

Esse trecho de código é totalmente funcional, mas teremos apenas a exibição de uma mensagem wxMessageDialog. Por essa razão eu retornei false no laço de eventos. Se tivéssemos criado uma janela wxFrame, o retorno deveria ser true, já que teríamos de lidar com eventos.

Para finalizarmos, lembre-se de que o método OnInit() da classe wxApp é o local ideal para se fazer as verificações iniciais da aplicação, tais como conexão com banco de dados, permissão do usuário, disponibilidade da rede, etc.


Veja mais Dicas e truques de wxWidgets

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 76 usuários muito felizes estudando em nosso site.