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Como ler o conteúdo de um arquivo texto e armazená-lo em uma variável string usando Java - Desafio de Programação Resolvido em Java

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que solicita ao usuário o caminho e nome de um arquivo texto. Em seguida seu código deverá abrir o arquivo, ler todo o seu conteúdo (pode ser uma linha de cada vez) e guardá-lo em uma variável do tipo string. Para finalizar, exiba o conteúdo desta variável.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o caminho e nome do arquivo: C:\estudos_java\conteudo.txt
Esta é a primeira linha de texto
Esta é a segunda linha de texto
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.io.BufferedReader;
import java.io.FileNotFoundException;
import java.io.FileReader;
import java.io.IOException;
import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // para ler as linhas individuais
    String linha = "";
    // para guardar o texto todo
    String resultado = "";
    
    // vamos pedir para o usuário informar o nome e caminho do arquivo
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    System.out.print("Informe o caminho e nome do arquivo: ");
    String nomeArquivo = entrada.nextLine();
    
    try {
      BufferedReader arquivo = new BufferedReader(new FileReader(nomeArquivo));
      while((linha = arquivo.readLine()) != null){
        // vamos registar mais essa linha de texto        
        resultado += linha + System.getProperty("line.separator");
      }
      
      // agora mostramos todo o conteúdo lido
      System.out.println(resultado);
      // e fechamos o arquivo
      arquivo.close();
    }
    catch (FileNotFoundException e) {
      System.err.println("\nArquivo não encontrado\n");
    }
    catch(IOException e) {
      System.err.println("\nNão foi possível abrir o arquivo\n");
    }     
  }
}


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Java ::: Dicas & Truques ::: Fuso Horários

Como retornar uma lista de todos os IDs de fusos horários suportados pela linguagem Java usando o método getAvailableIDs() da classe TimeZone

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A linguagem Java, por meio da classe TimeZone, nos permite trabalhar com uma enorme variedade de fusos horários. No entanto, antes de assumir que um determinado fuso horário é suportado, é interessante verificar se tal fuso horário está na lista de IDs suportados. Isso pode ser feito com uma chamada ao método estático getAvailableIDs(). Este método retorna o ID de todos os fusos horários suportados. Veja um exemplo de como usá-lo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // obtém todos os IDs de fusos horários 
    // disponíveis na classe TimeZone
    String fusos[] = TimeZone.getAvailableIDs();

    for(int i = 0; i < fusos.length; i++){
      System.out.println(fusos[i]);
    } 
  } 
}

Ao executar este código você terá um resultado semelhante à (optamos por listar apenas os 100 primeiros resultados):

Etc/GMT+12
Etc/GMT+11
MIT
Pacific/Apia
Pacific/Midway
Pacific/Niue
Pacific/Pago_Pago
Pacific/Samoa
US/Samoa
America/Adak
America/Atka
Etc/GMT+10
HST
Pacific/Fakaofo
Pacific/Honolulu
Pacific/Johnston
Pacific/Rarotonga
Pacific/Tahiti
SystemV/HST10
US/Aleutian
US/Hawaii
Pacific/Marquesas
AST
America/Anchorage
America/Juneau
America/Nome
America/Yakutat
Etc/GMT+9
Pacific/Gambier
SystemV/YST9
SystemV/YST9YDT
US/Alaska
America/Dawson
America/Ensenada
America/Los_Angeles
America/Tijuana
America/Vancouver
America/Whitehorse
Canada/Pacific
Canada/Yukon
Etc/GMT+8
Mexico/BajaNorte
PST
PST8PDT
Pacific/Pitcairn
SystemV/PST8
SystemV/PST8PDT
US/Pacific
US/Pacific-New
America/Boise
America/Cambridge_Bay
America/Chihuahua
America/Dawson_Creek
America/Denver
America/Edmonton
America/Hermosillo
America/Inuvik
America/Mazatlan
America/Phoenix
America/Shiprock
America/Yellowknife
Canada/Mountain
Etc/GMT+7
MST
MST7MDT
Mexico/BajaSur
Navajo
PNT
SystemV/MST7
SystemV/MST7MDT
US/Arizona
US/Mountain
America/Belize
America/Cancun
America/Chicago
America/Costa_Rica
America/El_Salvador
America/Guatemala
America/Indiana/Knox
America/Indiana/Petersburg
America/Indiana/Vincennes
America/Knox_IN
America/Managua
America/Menominee
America/Merida
America/Mexico_City
America/Monterrey
America/North_Dakota/Center
America/North_Dakota/New_Salem
America/Rainy_River
America/Rankin_Inlet
America/Regina
America/Swift_Current
America/Tegucigalpa
America/Winnipeg
CST
CST6CDT
Canada/Central
Canada/East-Saskatchewan
Canada/Saskatchewan
Chile/EasterIsland

Um bom uso deste método é quando estamos desenvolvendo uma aplicação que mostra o horário ao redor do mundo. Podemos ter uma lista de fusos horários e, mediante a seleção do usuário, fornecer o valor selecionado para o método setTimeZone() da classe Calendar, por exemplo.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercícios Resolvidos de Java - Ler a idade e o peso de 10 pessoas e mostrar a quantidade de pessoas com mais de 80 quilos e a média das idades

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que receba a idade (como int) e o peso (como double) de 10 pessoas. Em seguida calcule e mostre:

1) A quantidade de pessoas com mais de 80 quilos;
2) A média das idades das pessoas.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a idade da 1.a pessoa: 95
Informe o peso da 1.a pessoa: 83

Informe a idade da 2.a pessoa: 45
Informe o peso da 2.a pessoa: 115

Informe a idade da 3.a pessoa: 83
Informe o peso da 3.a pessoa: 76

Informe a idade da 4.a pessoa: 19
Informe o peso da 4.a pessoa: 79

Informe a idade da 5.a pessoa: 40
Informe o peso da 5.a pessoa: 93

Quantidade de pessoas com mais de 80 quilos: 3
Média das idades das pessoas: 56.4
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    int quant_acima_80_kg = 0; // quantidade de pessoas acima de 80 quilos
    int soma_idades = 0; // soma das idades para depois obter a média
    
    // vamos ler os dados das 5 pessoas
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      System.out.print("Informe a idade da " + (i + 1) + ".a pessoa: ");
      int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      System.out.print("Informe o peso da " + (i + 1) + ".a pessoa: ");
      double peso = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
      
      // vamos somar mais esta idade
      soma_idades = soma_idades + idade;
      
      // esta pessoa possui mais de 80 quilos?
      if(peso > 80){
        // aumenta o contador de pessoas acima de 80 quilos
        quant_acima_80_kg++;  
      }
      
      // adiciona uma quebra de linha
      System.out.println();
    }
    
    // e agora mostramos o resultado
    System.out.println("Quantidade de pessoas com mais de 80 quilos: " + 
      quant_acima_80_kg);
    System.out.println("Média das idades das pessoas: " + (soma_idades / 5.0));
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a potência de um número usando recursividade em Java - Funções recursivas em Java

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Pergunta/Tarefa:

A potenciação ou exponenciação é a operação de elevar um número ou expressão a uma dada potência. Escreva um método Java recursivo que recebe uma base e um expoente e eleva a base ao expoente.

Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static int potencia(int base, int expoente){
  // sua implementação aqui
}
Como melhoria na resolução, você pode tratar o caso no qual o expoente é igual a 0 (na resolução abaixo deixei esta possibilidade em aberto).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a base: 5
Informe o expoente: 3
A base 5 elevada ao exponente 3 é 125
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita a base
    System.out.print("Informe a base: ");
    // lê a base
    int base = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // solicita o expoente
    System.out.print("Informe o expoente: ");
    // lê o expoente
    int expoente = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // mostra o resultado
    System.out.print("A base " + base + " elevada ao exponente " +
      expoente + " é " + potencia(base, expoente));
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método recursivo que eleva uma base a um determinado expoente
  public static int potencia(int base, int expoente){
    // a recursivida deve parar quando o expoente for igual a 1
    if(expoente == 1){
      return base;
    }
    else{
      // efetua uma nova chamada recursiva fornecendo o expoente - 1
      return base * potencia(base, expoente - 1);
    }
  }
}



Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Viscosidade dos fluidos

A velocidade é um fator determinante na viscosidade de um fluido. Muitos estudos apresentam o cálculo da viscosidade a partir da velocidade média de um fluido viscoso. Como é chamado o fluido com viscosidade variável com a velocidade em que a tensão de cisalhamento não é diretamente proporcional à taxa de deformação?

A) Fluido compressível.

B) Fluido não compressível.

C) Fluido newtoniano.

D) Fluido não newtoniano.

E) Fluido relativo.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Domínios de Deformações

Vigas de concreto armado, com seções submetidas a um momento fletor e a um esforço cortante, são dimensionadas de tal forma que se determine uma armadura longitudinal para resistir ao momento fletor e uma armadura transversal para resistir ao esforço cortante.

Analise as informações a seguir, a respeito da solicitação normal do tipo momento fletor:

I) Solicitação de flexão simples ocorre quando a única solicitação atuante é o momento fletor.

II) Solicitação de flexão composta ocorre quando, além do momento fletor, há uma força normal atuante.

III) Solicitação de flexão oblíqua ocorre quando o plano de flexão compreende um eixo de simetria da seção transversal.

Assinale a alternativa correta:

A) Somente a afirmação I está correta.

B) Somente as afirmações I e II estão corretas.

C) Somente a afirmação II está correta.

D) Somente a afirmação III está correta.

E) Somente as afirmações II e III estão corretas.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Fórmula de Chézy

Um canal reto e retangular tem 2,1m de largura e 1,2m de profundidade e está com uma declividade de fundo de 3°.

Sendo o fator de atrito igual a 0,022, a vazão para escoamento uniforme será:

A) 23,97m3/s.

B) 25,78m3/s.

C) 30,87m3/s.

D) 37,00m3/s.

E) 37,55m3/s.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Noções de licitação pública

Modalidade de licitação é a forma específica de conduzir o procedimento licitatório a partir de critérios definidos em lei. Sobre as modalidades da licitação pública, analise as afirmativas a seguir:

I. São modalidades de licitação taxativamente expressas tanto no texto da Lei n.º 8.666/1993 quanto no da Lei n.º 14.133/2021: a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso, o leilão e o pregão.

II. Na modalidade convite, vigente na Lei n.º 8.666/1993, mas suprimida na Lei n.º 14.133/2021, o instrumento convocatório carta-convite prescinde de publicação, mas não de publicidade.

III. Concurso é a modalidade de licitação que visa a selecionar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental.

IV. Leilão é a modalidade de licitação utilizada para a venda de bens.

Estão corretas:

A) I, II e IV.

B) II e III.

C) II e IV.

D) I, III e IV.

E) I, II, III e IV.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

O código de ética profissional: Concorrência

A estrutura de mercado denominada "livre concorrência" tem como principal característica a competição empresarial de maneira correta, transparente e honesta. Nesse ambiente, é necessária a regulamentação da economia por parte do Estado, pois isso gera benefícios aos consumidores. Marque a alternativa que apresenta os benefícios decorrentes da regulamentação.

A) A coletividade passa a contar com mais opções de produtos importados, preços e qualidade, além de oferecer às empresas um ambiente econômico saudável.

B) A coletividade passa a contar com mais opções de produtos, preços e menos rigor na qualidade, além de oferecer às empresas um ambiente econômico saudável.

C) A coletividade passa a contar com mais opções de produtos, preços e qualidade, além de oferecer às empresas um ambiente econômico monopolista.

D) A coletividade passa a contar com mais opções de produtos, preços e qualidade, além de oferecer às empresas um ambiente econômico saudável.

E) Os Estados menos desenvolvidos passam a contar com isenção de impostos, mais opções de produtos, preços e qualidade, além de oferecer às empresas um ambiente econômico saudável.
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