Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Escreva uma classe Biblioteca que possui uma ArrayList de objetos da classe Livro. Forneça um menu para listar, cadastrar, pesquisar e excluir livros - Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 314 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java contendo duas classes: Biblioteca e Livro. A classe Biblioteca deverá ter uma coleção de livros, ou seja, uma ArrayList de objetos da classe Livro. Além da coleção de livros a classe Biblioteca deverá conter um atributo nome, que será informado assim que a classe for instanciada. A classe Livro, por sua vez, deverá possuir os atributos id, titulo, autor e paginas. O atributo id deverá ser auto-incremento, isto é, 1 para o primeiro livro cadastrado, 2 para o segundo, e assim por diante. Além disso, a exclusão de livros deverá ser feita de acordo com o seu id ou título. Seu programa deverá exibir um menu de opções para as diversas operações da biblioteca. Uma boa opção em Java é usar a estrutura switch case para a criação do menu de opções. Atenção: todos os métodos de manipulação de livros deverão estar na classe Biblioteca, e não na classe principal do programa Java. Para finalizar, tanto a classe Biblioteca quanto a classe Livro deverão apresentar boas práticas de programação orientada a objetos: nomenclatura correta de classes, atributos e métodos, encapsulamento de dados e construtores. Sua saída deverá ser parecida com: ------------------------------------------------- :: Biblioteca Programação e Artes :: ------------------------------------------------- Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada 1 - Novo Livro 2 - Listar Livros 3 - Pesquisar Livro 4 - Excluir Livro 5 - Sair Sua opção: 1 Título: JAVA PARA INICIANTES Autor: OSMAR J SILVA Quant Páginas: 480 O livro foi cadastrado com sucesso Veja a resolução comentada deste exercício em Java: Código para a classe Livro, que deve estar no arquivo Livro.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; // definição da classe Livro public class Livro { private int id; // id do livro. Não pode repetir private String titulo; private String autor; private int paginas; // construtor vazio da classe Livro public Livro() {} // construtor cheio da classe Livro public Livro(int id, String titulo, String autor, int paginas) { this.id = id; this.titulo = titulo; this.autor = autor; this.paginas = paginas; } public int getId() { return id; } public void setId(int id) { this.id = id; } public String getTitulo() { return titulo; } public void setTitulo(String titulo) { this.titulo = titulo; } public String getAutor() { return autor; } public void setAutor(String autor) { this.autor = autor; } public int getPaginas() { return paginas; } public void setPaginas(int paginas) { this.paginas = paginas; } } Código para a classe Biblioteca, que deve estar no arquivo Biblioteca.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; // imports necessários import java.util.ArrayList; import java.util.Scanner; // definição da classe Biblioteca public class Biblioteca { String nome; ArrayList<Livro> livros; // ArrayList para guardar os livros // variável do tipo int para gerar IDs auto-incremento para os livros int idUltimoLivroCadastrado = 0; // construtor da classe public Biblioteca(String nome) { this.nome = nome; this.livros = new ArrayList(); } // exibe o menu de opções da biblioteca public void exibirMenu(){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // variáveis temporárias Livro temp; String pesquisaLivro; // um laço infinito com as opções do menu while(true){ System.out.println("\n-------------------------------------------------"); System.out.println(":: " + this.nome + " ::"); System.out.println("-------------------------------------------------"); System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada\n"); System.out.println("1 - Novo Livro"); System.out.println("2 - Listar Livros"); System.out.println("3 - Pesquisar Livro"); System.out.println("4 - Excluir Livro"); System.out.println("5 - Sair"); System.out.print("\nSua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // um menu switch para ler as opções do menu switch(opcao){ case 1: // vamos cadastrar um novo livro System.out.print("\nTítulo: "); String titulo = entrada.nextLine(); System.out.print("Autor: "); String autor = entrada.nextLine(); System.out.print("Quant Páginas: "); int quantPaginas = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos gerar o id deste livro int id = ++this.idUltimoLivroCadastrado; // agora vamos criar um novo objeto da classe Livro Livro livro = new Livro(id, titulo, autor, quantPaginas); // e o adicionamos no ArrayList de livros livros.add(livro); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO livro foi cadastrado com sucesso"); break; case 2: // vamos listar os livros cadastrados if(livros.isEmpty()){ System.out.println("\nNão há nenhum livro cadastrado."); } else{ for(int i = 0; i < livros.size(); i++){ temp = livros.get(i); // obtém o livro da iteração atual System.out.println("\nId: " + temp.getId()); System.out.println("Título: " + temp.getTitulo()); System.out.println("Autor: " + temp.getAutor()); System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas()); } } break; case 3: // vamos pesquisar um livro System.out.print("\nInforme o id ou título do livro: "); pesquisaLivro = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o livro temp = this.pesquisarLivro(pesquisaLivro); if(temp == null){ // livro não encontrado System.out.println("\nO livro náo foi encontrado."); } else{ // mostra o livro encontrado System.out.println("\nId: " + temp.getId()); System.out.println("Título: " + temp.getTitulo()); System.out.println("Autor: " + temp.getAutor()); System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas()); } break; case 4: // vamos excluir um livro System.out.print("\nInforme o id ou título do livro a ser excluído: "); pesquisaLivro = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o livro temp = pesquisarLivro(pesquisaLivro); if(temp == null){ // livro não encontrado System.out.println("\nO livro não foi encontrado."); } else{ // vamos excluir este livro livros.remove(temp); System.out.println("\nLivro excluído com sucesso."); } break; case 5: // sai da aplicação System.out.println("\nObrigado por usar a biblioteca\n"); System.exit(0); default: System.out.println("\nOpção inválida\n"); break; } } } // método que pesquisa um livro pelo id ou e retorna um objeto da classe Livro public Livro pesquisarLivro(String pesquisaLivro){ Livro livro = null; // este livro existe? for(int i = 0; i < livros.size(); i++){ // pesquisa pelo id if(Integer.toString(livros.get(i).getId()).equals(pesquisaLivro)){ return livros.get(i); } // pesquisar por título else if(livros.get(i).getTitulo().contains(pesquisaLivro)){ return livros.get(i); } } return livro; } } E aqui está o código para a classe principal Estudos, no arquivo Estudos.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar um novo objeto da classe Biblioteca Biblioteca b = new Biblioteca("Biblioteca Programação e Artes"); // mostra o menu da biblioteca b.exibirMenu(); } } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como ler todo o conteúdo de um arquivo texto usando Delphi - As funções AssignFile(), ReadLn() e Eof() do DelphiQuantidade de visualizações: 30629 vezes |
Nesta dica mostro como usar o Delphi para ler todo o conteúdo de um arquivo texto. Esta leitura será feita linha a linha e adicionaremos cada linha a um TMemo à medida que ela for lida. O primeiro passo para se ler um arquivo texto usando Delphi é declarar uma variável do tipo TextFile. Em seguida usamos a procedure AssignFile() para associar a variável TextFile ao arquivo em disco. Como queremos ler o conteúdo do arquivo, a função Reset() deve ser usada. Esta função abre o arquivo texto fornecido e posiciona o cursor de leitura no início do arquivo. A partir daí podemos usar um laço while e a função ReadLn() para ler cada linha do arquivo. Note o uso da função Eof() para testarmos se o ponteiro de leitura ainda não atingiu o fim do arquivo. Veja o exemplo para um melhor entendimento: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var arquivo: TextFile; linha: String; begin // vamos fazer uma ligação entre a variável arquivo e o // arquivo que queremos ler AssignFile(arquivo, 'C:\arquivo de codigos\dados.txt'); // vamos abrir o arquivo em modo leitura Reset(arquivo); // vamos ler cada linha e adicioná-la a um Memo while not Eof(arquivo) do begin ReadLn(arquivo, linha); Memo1.Lines.Add(linha); end; // hora de fechar o arquivo CloseFile(arquivo); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como alocar memória dinâmica em C usando a função malloc()Quantidade de visualizações: 28675 vezes |
A função malloc() é usada em C para alocarmos um bloco de memória. Esta função recebe a quantidade de bytes a serem alocados e retorna um ponteiro do tipo void (genérico) para o início do bloco de memória obtido. Veja sua assinatura:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- void *malloc(size_t size); Se a memória não puder se alocada, um ponteiro nulo (NULL) será retornado. É importante se lembrar de alguns conceitos antes de usar esta função. Suponhamos que você queira alocar memória para um inteiro. Você poderia ter algo assim: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // aloca memória para um int ponteiro = malloc(4); Embora este código esteja correto, não é um boa idéia assumir que um inteiro terá sempre 4 bytes. Desta forma, é melhor usar o operador sizeof() para obter a quantidade de bytes em um inteiro em uma determinada arquitetura. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // aloca memória para um int ponteiro = malloc(sizeof(int)); Eis o código completo para um aplicativo C que mostra como alocar memória para um inteiro e depois atribuir e obter o valor armazenado no bloco de memória alocado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // ponteiro para uma variável do tipo inteiro int *ponteiro; // aloca memória para um int ponteiro = malloc(sizeof(int)); // testa se a memória foi alocada com sucesso if(ponteiro) printf("Memoria alocada com sucesso.\n"); else printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n"); // atribui valor à memória alocada *ponteiro = 45; // obtém o valor atribuído printf("Valor: %d\n\n", *ponteiro); // libera a memória free(ponteiro); system("PAUSE"); return 0; } Uma aplicação interessante da função malloc() é quando precisamos construir uma matriz dinâmica. Veja como isso é feito no código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int i; // quantidade de elementos na matriz int quant = 10; // ponteiro para o bloco de memória int *ponteiro; // aloca memória para uma matriz de inteiros ponteiro = malloc(quant * sizeof(int)); // testa se a memória foi alocada com sucesso if(ponteiro) printf("Memoria alocada com sucesso.\n"); else{ printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n"); exit(1); } // atribui valores aos elementos do array for(i = 0; i < quant; i++){ ponteiro[i] = i * 2; } // exibe os valores for(i = 0; i < quant; i++){ printf("%d ", ponteiro[i]); } // libera a memória free(ponteiro); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover os espaços no início de uma string C# usando o TrimStart() da classe StringQuantidade de visualizações: 6986 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar a função TrimStart() da classe String do C# para remover os espaços no início de uma palavra, frase ou texto. Esta operação é importante quando estamos lidando com dados informados pelos usuário de nossas aplicações C#. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string texto = " temos espaços no início e fim "; Console.WriteLine(texto); // remove os espaços no início da string texto = texto.TrimStart(); Console.WriteLine("." + texto + "."); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- temos espaços no início e fim .temos espaços no início e fim . |
Lisp ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular MMC em Lisp - Como calcular o Mínimo Múltiplo Comum na linguagem LispQuantidade de visualizações: 626 vezes |
O Mínimo Múltiplo Comum (MMC), ou LCM (Least Common Multiple) é um tipo de operação matemática utilizada para encontrar o menor número positivo, diferente de 0 (zero), que é múltiplo ao mesmo tempo de dois ou mais números. O MMC é utilizado, por exemplo, na soma e subtração de frações - quando é necessário um denominador comum. Nesta dica mostrarei como podemos calcular o MMC de dois números inteiros informados pelo usuário. Veja o código Common Lisp completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; variáveis que vamos usar no programa (let ((num1)(num2)(maior)(mmc)) ; Vamos ler o primeiro número (princ "Informe o primeiro número: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável num1 (setq num1 (read)) ; Vamos ler o segundo número (princ "Informe o segundo número: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável num2 (setq num2 (read)) ; agora escolhemos o maior número (cond ((> num1 num2)(setq maior num1)) (t (setq maior num2)) ) ; e entramos em um laço loop (loop ; testa se o maior é divisível por num1 e por num2 (cond ((and (= 0 (rem maior num1))(= 0 (rem maior num2))) ; mmc recebe o maior e sai do laço (setq mmc maior)(return))) ; incrementa o valor da variável maior (setq maior (+ maior 1)) ) ; mostra o resultado (format t "O MMC dos dois números é ~D" mmc) ) Ao executarmos este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: Informe o primeiro número: 6 Informe o segundo número: 3 O MMC dos dois números é: 6 Note que a linguagem Common Lisp possui uma função LCM() que permite calcular o MMC de dois ou mais números. Minha intenção com essa dica foi mostrar como o cálculo do MMC é feito em Common Lisp. |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas)Quantidade de visualizações: 239 vezes |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas) Pergunta/Tarefa: Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas). Para os demais clientes o desconto é 5% apenas. Leia o valor do produto, o nome, sexo e a idade do cliente e aplique o desconto correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do produto: 520 Informe o nome do cliente: FABRICIA DE CASTRO Informe a idade: 23 Informe o sexo: F FABRICIA DE CASTRO, você ganhou o desconto de 20% Valor a pagar: 416.0 Informe o valor do produto: 830 Informe o nome do cliente: OSMAR SLVA Informe a idade: 38 Informe o sexo: M OSMAR SLVA, você ganhou apenas o desconto de 5% Valor a pagar: 788.5 Veja a resolução deste exercício em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Ler o valor do produto, o valor do produto, o sexo..." var valor: real nome, sexo: caractere idade: inteiro inicio // vamos ler o valor do produto escreva("Informe o valor do produto: ") leia(valor) // agora vamos ler o nome do cliente escreva("Informe o nome do cliente: ") leia(nome) // agora vamos ler a idade escreva("Informe a idade: ") leia(idade) // e finalmente vamos ler o sexo do cliente escreva("Informe o sexo: ") leia(sexo) // vamos verificar se o cliente faz jus ao desconto // de 20% se ((idade >= 18) e (idade <= 35) e (sexo = "F")) entao valor <- valor - (valor * (20 / 100)) escreval(nome, ", você ganhou o desconto de 20%") escreval("Valor a pagar: ", valor) senao valor <- valor - (valor * (5 / 100)) escreval(nome, ", você ganhou apenas o desconto de 5%") escreval("Valor a pagar: ", valor) fimse fimalgoritmo |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VisuAlg |
Veja mais Dicas e truques de VisuAlg |
Dicas e truques de outras linguagens |
JavaScript - Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em JavaScript |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |