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Computação gráfica em Delphi - Como usar a classe TBitmap do DelphiQuantidade de visualizações: 16076 vezes |
A classe TBitmap encapsula um bitmap Windows (HBITMAP, um handle para um bitmap), incluindo sua paleta (HPALETTE, um handle para uma paleta de cores). Esta classe herda de TGraphic e é usada para criar, manipular (redimensionar, rolar, rotacionar, pintar, etc) e armazenar imagens na memória e como arquivos em disco. A classe TBitmap contém muitas propriedades e métodos úteis. Entre seus métodos podemos citar LoadFromFile(), usado para carregar uma imagem bitmap a partir do disco e guardá-la em memória como um objeto TBitmap. Veja o trecho de código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; begin // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos carregar a imagem e guardá-la no bitmap bmp.LoadFromFile('foto.bmp'); // vamos desenhar o bitmap no formulário // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário Form2.Canvas.Draw(0, 0, bmp); // vamos liberar o bitmap bmp.Free; end; Aqui nós carregamos o bitmap foto.bmp e o desenhamos na superfície do formulário usando o método Draw() do Canvas do formulário. É possível também redimensionar o bitmap ao desenhá-lo no formulário. Veja este novo trecho de código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; retang: TRect; // um objeto TRect begin // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos carregar a imagem e guardá-la no bitmap bmp.LoadFromFile('foto.bmp'); // vamos redimensionar o bitmap na memória de // acordo com o retângulo abaixo retang.Top := 0; retang.Left := 0; retang.Right := 200; retang.Bottom := 150; // vamos desenhar o bitmap usando o método // StretchDraw da classe TCanvas Form2.Canvas.StretchDraw(retang, bmp); // vamos liberar o bitmap bmp.Free; end; Aqui nós usamos um objeto do registro (record) TRect para criar um retângulo especificando o tamanho do bitmap e fornecemos tal retângulo, juntamente com o bitmap, para o método StretchDraw() da classe TCanvas. Este método redimensiona a imagem antes de desenhá-la na superfície do formulário. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
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Node.js ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como obter o diretório de instalação do Node.js - O diretório de trabalho do Node.jsQuantidade de visualizações: 1799 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de obter o diretório de instalação, ou diretório de trabalho do Node.js. Isso pode ser feito por meio da variável __dirname ou da função cwd() do objeto process. Tanto a variável quanto a função process.cwd() fazem parte do core do Node.js e não precisam ser importados. Veja abaixo um exemplo de um aplicação funcional que mostra o nome do diretório de trabalho: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // importamos o módulo HTTP var http = require("http"); http.createServer(function(request, response){ // Aqui nós enviamos o cabeçalho HTTP, com a resposta // 200 (OK) e o content type text/plain response.writeHead(200, {'Content-Type': 'text/plain'}); // Vamos obter e mostrar o diretório de trabalho do Node.js var diretorio = __dirname; // poderíamos também usar // var diretorio = process.cwd(); response.write('O diretório de trabalho é: ' + diretorio + '\n'); // fechamos a resposta HTTP response.end(); }).listen(8081); // o HTTP server vai ouvir na posta 8081 // Que tal uma mensagem no console? console.log('O servidor está ouvindo em http://127.0.0.1:8081/'); Depois de executar o servidor, abra seu navegador no endereço http://127.0.0.1:8081 e você terá o seguinte resultado: O diretório de trabalho é: c:\estudos_nodejs |
Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Manipulação de imagens em Java - Como converter uma imagem JPG colorida para uma imagem na escala cinza (gray scale)Quantidade de visualizações: 11715 vezes |
Uma das formas mais comuns de se converter uma imagem colorida para uma imagem na escala cinza (grayscale) é desenhar a imagem colorida em um BufferedImage do tipo TYPE_BYTE_GRAY. Veja o resultado na imagem abaixo: E agora o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.awt.*; import java.io.*; import java.awt.image.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; import javax.imageio.*; public class Estudos extends JFrame{ private BufferedImage imagem; private BufferedImage imagemCinza; AreaImagem areaImagem; public Estudos(){ super("Estudos Java"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); JButton btn = new JButton("Carregar Imagem"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ JFileChooser fc = new JFileChooser(); int res = fc.showOpenDialog(null); if(res == JFileChooser.APPROVE_OPTION){ File arquivo = fc.getSelectedFile(); imagem = null; try{ imagem = ImageIO.read(arquivo); } catch(IOException exc){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao carregar a imagem: " + exc.getMessage()); } if(imagem != null){ areaImagem.imagem = imagem; areaImagem.repaint(); } } } } ); JButton btn2 = new JButton("Converter Escala Cinza"); btn2.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ converterEscalaCinza(); } } ); JPanel painel = new JPanel(); painel.setLayout(new FlowLayout()); painel.add(btn); painel.add(btn2); c.add(painel, BorderLayout.SOUTH); // Cria a área de exibição da imagem areaImagem = new AreaImagem(); c.add(areaImagem, BorderLayout.CENTER); setSize(400, 300); setVisible(true); } public void converterEscalaCinza(){ imagemCinza = new BufferedImage( imagem.getWidth(), imagem.getHeight(), BufferedImage.TYPE_BYTE_GRAY); Graphics g = imagemCinza.getGraphics(); g.drawImage(imagem, 0, 0, null); g.dispose(); areaImagem.imagem = imagemCinza; areaImagem.repaint(); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } // Sub-classe de JPanel para exibir a imagem class AreaImagem extends JPanel{ public BufferedImage imagem; public void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); // desenha a imagem no JPanel g.drawImage(imagem, 0, 0, this); } } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar o objeto Date em JavaScript - Curso de JavaScript para iniciantesQuantidade de visualizações: 7168 vezes |
O objeto Date é um tipo de dados embutido na linguagem JavaScript. Objetos Date são criados, em sua forma mais simples (construtor sem argumentos), da seguinte forma:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar um novo objeto Date var hoje = new Date(); // vamos exibir a representação deste objeto Date document.write("Data e hora atual: " + hoje); </script> </body> </html> Ao executarmos este código teremos um resultado parecido com: Data e hora atual: Fri Mar 18 10:02:02 UTC-0300 2011 Note que a representação textual de um objeto Date é a data atual no formato curto (em inglês), as horas e a diferença em relação ao horário UTC (Universal Time Coordinated, sucessor do GMT - Greenwich Mean Time). Uma vez criado um objeto Date, podemos usar vários de seus métodos para operar sobre seus valores de datas e horas. A maioria dos métodos serve simplesmente para obter ou definir os valores dos campos ano, mês, dia, horas, minutos, segundos e milisegundos, usando a hora local ou UTC. O método toString() e suas variantes nos permitem converter datas e horas para os formatos comumente exibidos aos usuários. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <script type="text/javascript"> // vamos criar um novo objeto Date var hoje = new Date(); // vamos exibir a representação deste objeto Date document.write("Data e hora atual: " + hoje.toLocaleString()); </script> Ao executarmos este código teremos um resultado parecido com: Data e hora atual: sexta-feira, 18 de março de 2011 15:44:07 Aqui nós usamos o método toLocaleString() do objeto Date para exibir a data e hora de acordo com as configurações regionais do computador local. Os métodos getTime() e setTime() obtém ou definem a representação interna do objeto Date como o número de milisegundos decorridos desde a meia-noite do dia 1º de janeiro de 1970 (GMT). Neste formato padrão de milisegundos, a data e hora são representadas por um único inteiro, o que facilita os cálculos envolvendo datas e horas. O padrão ECMAScript exige que o objeto Date seja capaz de representar qualquer data e hora, na precisão de milisegundos, na faixa de 100 milhões de anos antes ou depois de 01/01/1970. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares |
Como remover todos os espaços de uma string em Java usando expressões regularesQuantidade de visualizações: 7848 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o método replaceAll() da classe Matcher da linguagem Java para remover todos os espaços de um texto ou frase. Esta classe faz parte do pacote java.util.regex e é usada em quase todos os códigos Java envolvendo expressões regulares. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.regex.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String padrao = "\\s"; Pattern regPat = Pattern.compile(padrao); String frase = "Esta frase contém alguns espaços"; System.out.println(frase); Matcher matcher = regPat.matcher(frase); String res = matcher.replaceAll(""); System.out.println("Sem espaços: " + res); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Esta frase contém alguns espaços Sem espaços: Estafrasecontémalgunsespaços |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 207 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema lado_a, lado_b, lado_c: inteiro inicio // vamos ler o primeiro lado do triângulo escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ") leia(lado_a) // vamos ler o segundo lado do triângulo escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ") leia(lado_b) // vamos ler o terceiro lado do triângulo escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ") leia(lado_c) // os lados informados formam um triângulo? se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao escreval("O triângulo é equilátero") senao // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao escreval("O triângulo é isósceles") senao // é escaleno escreval("O triângulo é escaleno") fimse fimse senao escreval("Os lados informados não formam um triângulo.") fimse fimalgoritmo |
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