Você está aqui: C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Um programa que lê duas notas, calcula a média aritmética e exibe uma mensagem de reprovado, exame ou aprovado - Desafio de Programação Resolvido em C++Quantidade de visualizações: 276 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ que leia duas notas (como double), calcule e mostre a média aritmética e uma mensagem de acordo com as seguintes regras: 1) Se a média for inferior a 4,0 escreva "Reprovado"; 2) Se a média for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0 escreva "Exame"; 3) Se a média for igual ou superior a 7,0 escreva "Aprovado". Sua saída deverá ser parecida com: Informe a primeira nota: 8 Informe a segunda nota: 7.4 A média obtida foi: 7.7 Aprovado Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema double n1, n2, media; // vamos solicitar as duas notas do aluno cout << "Informe a primeira nota: "; cin >> n1; cout << "Informe a segunda nota: "; cin >> n2; // vamos calcular a média aritmética media = (n1 + n2) / 2; cout << "A média obtida foi: " << media << endl; // vamos verificar se o aluno foi reprovado, está de exame ou aprovado if(media < 4.0){ // reprovado cout << "Reprovado" << endl; } else if((media >= 4.0) && (media < 7.0)){ // exame cout << "Exame" << endl; } else{ cout << "Aprovado" << endl; } cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 5196 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JComboBox |
Como retornar o valor do item selecionado em um JComboBox do Java Swing usando a função getSelectedItem()Quantidade de visualizações: 15264 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método getSelectedItem() da classe JComboBox do Java Swing para obter e retornar o valor do item selecionado. Note que usei uma conversão forçada (casting) para String antes de exibir o valor do item selecionado. Para finalizar, coloquei uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog para exibir o valor do item selecionado no JComboBox. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JComboBox combo; public Estudos() { super("A classe JComboBox"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria os itens da lista String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana", "Carolina", "Osmar"}; // Cria o JComboBox combo = new JComboBox(nomes); // Um botão que permite obter o valor do item selecionado JButton btn = new JButton("Obter valor selecionado"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ String valor = (String)(combo.getSelectedItem()); JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor selecionado é: " + valor); } } ); // Adiciona o JComboBox à janela c.add(combo); // Adiciona o botão à janela c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java nós teremos uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog com o seguinte texto: O valor selecionado é: Osmar |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar duas strings em Java usando o método equals() da classe StringQuantidade de visualizações: 14252 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o método equals() da classe String da linguagem Java para comparar duas palavras, frases ou texto. Este método retorna um valor true se as duas string forem iguais e false em caso contrário. Veja o código para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String s1 = "Gosto de Java"; String s2 = "Gosto de Java"; if(s1.equals(s2)){ System.out.println("As duas strings sao iguais"); } else{ System.out.println("As duas strings não sao iguais"); } System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: As duas strings sao iguais |
Python ::: Dicas & Truques ::: Unidades de Medida |
Como converter pés em metros em Python - Conversão de medidas em Python - Pés para metrosQuantidade de visualizações: 82 vezes |
A conversão de uma medida em pés para milímetros, centímetros, metros ou quilômetros é uma tarefa que estamos constantemente realizando. Nesta dica mostrarei como isso pode ser feito na linguagem Python. O que é um pé ou pés? O pé (foot) ou pés (feet) é uma unidade de medida do sistema imperial de medidas, usado até hoje nos Estados Unidos e em alguns outros países que ainda não adotaram o sistema métrico. Um pé equivale a 12 polegadas (inches). Uma polegada, por sua vez, equivale a 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros. Qual a fórmula para a conversão de pés para metros? Antes de passarmos para o código Python, veja a fórmula para a conversão de pés (feet) em metros (meters): \[Metros = Pés \times 0.3048\] Como podemos ver na fórmula, para obtermos a medida em metros nós só precisamos multiplicar a medida em pés por 0.3048. Veja agora o código Python que pede para o usuário informar a medida em pés e retorna o equivalente em metros: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # função principal do programa def main(): # vamos pedir para o usuário informar a medida em pés pes = float(input("Informe a medida em pés: ")) # agora vamos converter a medida em pé para metros metros = 0.3048 * pes # e mostramos o resultado print("A medida em metros é: {0}m".format(metros)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe a medida em pés: 50 A medida em metros é: 15.24m |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como construir uma data e hora em C# usando o objeto DateTime e fornecendo o dia, mês, ano, horas, minutos e segundos da data e hora desejadasQuantidade de visualizações: 12146 vezes |
Esta dica mostra como construir uma data e hora em C# usando o seguinte construtor da estrutura DateTime:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- DateTime(Int32, Int32, Int32, Int32, Int32, Int32) Este construtor pede seis valores inteiros representando o ano, mês, dia, horas, minutos e segundos da data e hora que queremos construir e retorna um objeto DateTime representando a data e hora recém-construidas (note que a hora deve ser informada no formato 0-23). Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // cria um objeto DateTime para a data 10/04/2008 // e hora 18:32:10 DateTime data = new DateTime(2008, 4, 10, 18, 32, 10); // exibe o resultado System.Console.WriteLine(data.ToString( "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss")); // pausa o programa Console.ReadKey(); } Tome cuidade. Este método pode lançar exceções dos tipos ArgumentOutOfRangeException e ArgumentException se os valores fornecidos estiverem fora das faixas permitidas. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
C - Como concatenar apenas parte de uma string à outra string usando a função strncat() da linguagem C |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |