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Escreva um programa C++ que pede ao usuário dois números inteiros e mostre a soma dos números entre eles, sem incluí-los - Exercícios Resolvidos de C++

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C++ que pede ao usuário dois números inteiros e mostre a soma dos números entre eles, sem incluí-los. Por exemplo, se o usuário informar os números 5 e 9, seu programa deverá exibir 21, pois 6 + 7 + 8 = 21. Faça a validação do seu código de forma a exibir resultados corretos mesmo se o segundo número informado pelo usuário for menor ou igual ao primeiro.

Seu programa C++ deverá exibir uma saída parecida com:

Informe o primeiro número: 5
Informe o segundo número: 9
A soma é: 21

Informe o primeiro número: 9
Informe o segundo número: 5
A soma é: 21

Informe o primeiro número: 9
Informe o segundo número: 9
A soma é: 0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C++:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int num1, num2, menor, maior, soma = 0;
    
  // vamos pedir os dois números inteiros
  cout << "Informe o primeiro número: ";
  cin >> num1;
  cout << "Informe o segundo número: ";
  cin >> num2;
    
  // faz a validação dos valores
  if(num2 > num1){
    menor = num1;
    maior = num2;
  }
  else{
    maior = num1;
    menor = num2;
  }
    
  // agora fazemos a soma dos números entre o número
  // menor e o maior informados pelo usuário
  for(int i = (menor + 1); i < maior; i++){
    soma = soma + i;
  }
    
  // mostramos o resultado
  cout << "A soma é: " << soma;
  
  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}


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PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em PHP - Como criar e usar métodos estáticos em PHP

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Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe possui propriedades (variáveis) e métodos. Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<?php
  // classe Produto com duas variáveis privadas e seus
  // correspondentes métodos mutatórios e acessórios
  class Produto{
    private $nome;
    private $preco;

    public function setNome($nome){
      $this->nome = $nome;
    }

    public function getNome(){
      return $this->nome;
    }

    public function setPreco($preco){
      $this->preco = $preco;
    }

    public function getPreco(){
      return $this->preco;
    }
  }
?>

Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis $nome e $preco e os métodos que permitem acesso e alteração destas variáveis também estão disponíveis a cada instância.

Há, porém, situações nas quais gostaríamos que um determinado método estivesse atrelado à classe e não à cada instância individual. Desta forma, é possível chamar um método de uma classe sem a necessidade da criação de instâncias da mesma.

Métodos estáticos em PHP podem ser criados por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais métodos serem declarados com o modificador public, o que os torna acessíveis fora da classe na qual estes foram declarados. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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<?php
  // classe Pessoa com duas variáveis privadas e um método
  // estático
  class Pessoa{
    private $nome;
    private $idade;
    
    // um método estático que permite verificar a validade
    // de um número de CPF
    public static function isCPFValido($cpf){
      // alguma rotina aqui
      return true;
    }
  }

  // vamos efetuar uma chamada ao método isCPFValido() sem
  // criar uma instância da classe Pessoa
  if(Pessoa::isCPFValido("12345")){
    echo "CPF Válido";
  }
  else{
    echo "CPF inVálido";
  }
?>

Observe como acessamos o método isCPFValido() sem a necessidade da criação de uma instância da classe Pessoa. Note que, se quisermos chamar um método estático a partir de uma instância na qual ele está declarado, devemos usar self em vez de $this (ainda que esta última forma não provoque nenhum efeito colateral) para deixar bem claro que o método chamado pertence à classe e não às suas instâncias.

Finalmente note que um método estático não possui acesso à uma instância específica de uma classe por meio da referência $this (o que é compreensível, visto que uma chamada a um método estático não depende da existência de instâncias da classe que o declara). Ao tentarmos acessá-lo, teremos a seguinte mensagem de erro:

Fatal error: Using $this when not in object context in ...


Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como passar vetores e matrizes (arrays) para seus métodos Java

Quantidade de visualizações: 15968 vezes
Nesta dica mostrarei como você pode passar um array (vetor ou matriz) para seus métodos Java. Observe que um array é um objeto Java, e objetos são sempre passados por referência. Assim, as alterações feitas no vetor ou matriz dentro do método afetarão o array original.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int[] valores = {43, 6, 17, 23, 8};
     
    // Exibe os valores antes de passar o
    // array para o método multiplicar
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + ", ");
    }
   
    System.out.println();
 
    // fornece o array para o método multiplicar
    multiplicar(valores, 2); 
 
    // Exibe os valores depois de passar o
    // array para o método multiplicar
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + ",  ");
    }
 
    System.exit(0);
  }
 
  public static void multiplicar(int a[], int num){
    for(int i = 0; i < a.length; i++){
      a[i] = a[i] * num;
    }
  } 
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

43, 6, 17, 23, 8,
86, 12, 34, 46, 16,


Java ::: Dicas & Truques ::: Internacionalização e Localização (Internationalization, i18n, Localization, l10n)

Como usar os construtores da classe Locale em seus programas Java

Quantidade de visualizações: 9434 vezes
A classe Locale, na versão 1.6 do Java, apresenta 3 construtores. Aprender a usá-los corretamente trará muito mais flexibilidade aos seus códigos.

Veja o primeiro construtor:

Locale(String language)


Este construtor requer como argumento um código de língua válido, ou seja, um dos códigos de duas letras minúsculas definidos pelo ISO-639. Assim, "pt" é para o português, "en" para o inglês, e assim por diante. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import java.util.*;
import java.text.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // criamos um locale para o Brasil
    Locale localeBR = new Locale("pt");
    
    // vamos obter a data e hora atual
    Calendar agora = Calendar.getInstance();

    // vamos formatar de acordo com o formato de
    // data longa no português brasileiro
    DateFormat df = DateFormat.getDateInstance(
      DateFormat.FULL, localeBR);

    // vamos exibir o resultado
    System.out.println(df.format(agora.getTime())); 
  } 
}

Veja o segundo construtor:

Locale(String language, String country)


Este construtor requer a língua (language) e o país (country). O argumento country deve ser um código de país válido, ou seja, um dos códigos de duas letras maiúsculas definidos pelo ISO-3166. Assim, "BR" é para o Brasil, "PT" para Portugal, "US" para United States, e assim por diante. Este construtor que aceita o código da língua e o código do país é o mais frequentemente usado, uma vez que Brasil e Portugal possuem o mesmo código de língua, mas códigos de paises diferentes. Além disso, há países cujas regiões falam línguas diferentes, por exemplo, o Canadá. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import java.util.*;
import java.text.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // criamos um locale para o Brasil
    Locale localeBR = new Locale("pt", "BR");
    
    // vamos obter a data e hora atual
    Calendar agora = Calendar.getInstance();

    // vamos formatar de acordo com o formato de
    // data longa no português brasileiro
    DateFormat df = DateFormat.getDateInstance(
      DateFormat.FULL, localeBR);

    // vamos exibir o resultado
    System.out.println(df.format(agora.getTime())); 
  } 
}

Vejamos agora o terceiro construtor:

Locale(String language, String country, String variant)


Este construtor requer a língua, o país e a variante de localização. O argumento variante é um código específico relacionado ao fornecedor do sistema ou browser. Por exemplo: WIN para Windows, MAC para Macintosh, etc. Este último construtor não é usado comumente, razão pela qual o exemplo de seu uso fica pendente até a próxima revisão desta dica.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em PHP - Como usar construtores em suas classes PHP

Quantidade de visualizações: 11402 vezes
Muitas vezes precisamos inicializar propriedades de um objeto de uma classe no momento em que este é criado. Para isso podemos usar um método construtor. Um método construtor, que em PHP é definido usando-se __construct() é chamado no exato momento em que efetuamos uma chamada a new.

Veja um exemplo no qual exibimos uma mensagem alertando que um objeto de uma classe acaba de ser criado:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<?
  class Pessoa{
    public function __construct(){
      echo "Fui criada";
    }
  }

  $pessoa = new Pessoa;
?>

Execute este código e veja o resultado. Note que um construtor deve, em raríssimas ocasiões, ser marcado com o modificador public. Além disso, um construtor só se torna realmente útil quando o usamos para inicializar as propriedades do objeto recém-criado. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<?
  class Pessoa{
    public $nome;    

    public function __construct($nome){
      $this->nome = $nome;
    }
  }

  $pessoa = new Pessoa("Osmar J. Silva");
  echo $pessoa->nome;
?>

Aqui nós fornecemos o valor para a propriedade $nome na mesma instrução que cria a instância da classe.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Exercício Resolvido de Python - Ler um número inteiro na faixa 0-999 e mostrar a soma de seus dígitos - Apostila de Python Básico

Quantidade de visualizações: 2534 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que leia um inteiro na faixa 0-999 e mostre a soma de seus dígitos. Por exemplo, se o valor for 523, a soma de seus dígitos será 5 + 2 + 3 = 10. Lembre-se que você deverá usar apenas os operadores matemáticos e o operador de módulo (%). Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Informe um valor de 0 até 999: 821
A soma dos dígitos é: 11
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# função principal do programa
def main():
  # vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro
  # na faixa 0 a 999 (incluindo)
  valor = int(input("Informe um valor de 0 até 999: "))
  
  # vamos verificar se o valor está na faixa permitida
  if(valor < 0 or valor > 999):
    print("Valor fora da faixa permitida")
  else:
    # vamos obter o terceiro dígito
    terceiro = valor % 10
    # obtém os digitos restantes
    valor = valor // 10
 
    # vamos obter o segundo dígito
    segundo = valor % 10
    # obtém os digitos restantes
    valor = valor // 10
 
    # vamos obter o primeiro dígito
    primeiro = valor % 10
    # obtém os digitos restantes
    valor = valor // 10
 
    # vamos obter a soma dos dígitos
    soma = terceiro + segundo + primeiro
 
    # vamos mostrar o resultado
    print("A soma dos dígitos é:", soma)
  
if __name__== "__main__":
  main()



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