Você está aqui: C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as ocorrências de uma substring em um string C++ usando a função find()

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Em algumas situações nós precisamos retornar a quantidade de vezes que uma palavra (ou parte de uma palavra) é encontrada em uma frase ou texto, ou seja, as ocorrências de uma substring em uma string.

Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito usando a função find() do C++.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos declarar duas strings   
  string frase, palavra;

  // vamos pedir para o usuário informar uma frase 
  cout << "Informe uma frase: ";
  getline(cin, frase);
  
  // vamos pedir para o usuário informar uma palavra
  cout << "Informe uma palavra: ";
  getline(cin, palavra);

  int quantidade = 0;
	
  // tentamos encontrar a primeira ocorrência 	
  int indice = frase.find(palavra, 0); 
  while (indice != string::npos){
    // aumentamos a quantidade de ocorrências
    quantidade++;
    // e pesquisamos novamente de onde paramos
    indice = frase.find(palavra, indice + palavra.size());
  }

  // e mostramos o resultado
  cout << "Foram encontradas " << quantidade << " ocorrencias da palavra " <<
    palavra << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Informe uma frase: Gosto de Java, Java e mais Java
Informe uma palavra: Java
Foram encontradas 3 ocorrencias da palavra Java

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Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em Python dados dois pontos pertencentes à reta

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Nesta dica de Python veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código Python completo para esta tarefa:

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# método principal
def main():
  # vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
  x1 = float(input("Coordenada x do primeiro ponto: "))
  y1 = float(input("Coordenada y do primeiro ponto: "))
  
  # vamos ler as coordenadas do segundo ponto
  x2 = float(input("Coordenada x do segundo ponto: "))
  y2 = float(input("Coordenada y do segundo ponto: "))
 
  sinal = "+"
  # vamos calcular o coeficiente angular da reta
  m = (y2 - y1) / (x2 - x1)
  # vamos calcular o coeficiente linear
  n = y1 - (m * x1)
 
  # coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo
  if (n < 0):
    sinal = "-"
    n = n * -1
  
  # mostra a equação reduzida da reta
  print("Equação reduzida: y = %.2fx %s %.2f" % (m, sinal, n))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

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>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
y = 6.5000

temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como remover elementos duplicados de um array em JavaScript usando as funções filter() e indexOf() do objeto Array

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Em várias ocasições temos códigos JavaScript envolvendo arrays (vetores, matrizes) e gostaríamos de eliminar os valores duplicados, ou seja, retornar um novo vetor sem elementos repetidos. Para isso podemos usar os métodos filter() e indexOf().

Como pode ser visto em dicas nesta mesma seção, o método filter() é usado para retornar apenas os elementos do vetor que se encaixem em uma determinada condição. O método indexOf(), por sua vez, retorna o índice da primeira ocorrência do elemento no vetor. Assim, a combinação desses dois métodos é perfeita para esta situação, ainda que você consiga fazer de outras formas.

Veja o trecho de código a seguir:

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<script type="text/javascript">
  function removerDuplicados(valor, indice, vetor){
    // o índice desse elemento é o primeiro encontrado
    // no vetor?
    if(indice == vetor.indexOf(valor)){
      return true;
    }

    return false;
  }  

  var valores = new Array(6, 6, 1, 7, 3, 7, 1, 7, 4, 3, 5);
  // vamos obter um vetor sem repetições
  var novoVetor = valores.filter(removerDuplicados);
  // vamos mostrar o resultado
  window.alert(novoVetor);
</script>

Execute este código e veja que apenas os valores únicos serão retornados. Note agora como o mesmo código pode ser escrito de forma mais reduzida:

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<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(8, 8, 1, 7, 3, 7, 1, 7, 8, 3, 5);
  // vamos obter um vetor sem repetições
  var novoVetor = valores.filter(function(val, ind, vet){
    return vet.indexOf(val) == ind;
  });
  // vamos mostrar o resultado
  window.alert(novoVetor);
</script>



Java ::: Estruturas de Dados ::: Pilhas

Como criar uma pilha em Java usando um vetor (array) - Estruturas de Dados em Java

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A Pilha é uma estrutura de dados do tipo LIFO - Last-In, First-Out (Último a entrar, primeiro a sair). Neste tipo de estrutura, o último elemento a ser inserido é o primeiro a ser removido. Veja a imagem a seguir:



Embora seja mais comum a criação de uma estrutura de dados do tipo Pilha de forma dinâmica (usando ponteiros e referências), nesta dica eu mostrarei como podemos criá-la em Java usando um array, ou seja, um vetor. No exemplo eu usei inteiros, mas você pode modificar para o tipo de dados que você achar mais adequado.

Veja o código completo para uma classe Pilha usando um vetor de ints. Veja que o tamanho do vetor é informado no construtor da classe. Note também a lógica empregada na construção dos métodos empilhar(), desempilhar() e imprimirPilha():

Código para Pilha.java:

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package estudos;

public class Pilha {
  private int elementos[]; // elementos na pilha
  private int topo; // o elemento no topo da pilha
  private int maximo; // a quantidade máxima de elementos na pilha

  // construtor da classe Pilha
  public Pilha(int tamanho) {
    // constrói o vetor
    this.elementos = new int[tamanho];
    // define o topo como -1
    this.topo = -1;
    // ajusta o tamanho da pilha para o valor recebido
    this.maximo = tamanho;
  }

  // método usado para empilhar um novo elemento na pilha
  public void empilhar(int item) {
    // a pilha já está cheia?
    if (this.topo == (this.maximo - 1)) {
      System.out.println("\nA pilha está cheia\n");
    } 
    else {
      // vamos inserir este elemento no topo da pilha
      this.elementos[++this.topo] = item;
    }
  }

  // méodo usado para desempilhar um elemento da pilha
  public int desempilhar() {
    // a pilha está vazia
    if (this.topo == -1) {
      System.out.println("\nA pilha está vazia\n");
      return -1;
    } 
    else {
      System.out.println("Elemento desempilhado: " + elementos[topo]);
      return this.elementos[this.topo--];
    }
  }

  // método que permite imprimir o conteúdo da pilha
  public void imprimirPilha() {
    // pilha vazia
    if (this.topo == -1) {
      System.out.println("\nA pilha está vazia\n");
    } 
    else {
      // vamos percorrer todos os elementos da pilha
      for (int i = 0; i <= this.topo; i++) {
        System.out.println("Item[" + (i + 1) + "]: " + this.elementos[i]);
      }
    }
  }
}

Veja agora o código para a classe principal, ou seja, a classe Main usada para testar a funcionalidade da nossa pilha:

Código para Principal.java:

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package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma nova pilha com capacidade para 5 elementos
    Pilha p = new Pilha(5);

    // vamos empilhar 3 elementos
    p.empilhar(34);
    p.empilhar(52);
    p.empilhar(18);

    // vamos mostrar os elementos na pilha
    System.out.println("Itens presentes na Pilha\n");
    p.imprimirPilha();

    // agora vamos remover e retornar dois elementos da pilha
    System.out.println();
    p.desempilhar();
    p.desempilhar();

    // vamos mostrar os elementos na pilha novamente
    System.out.println("\nItens presentes na Pilha\n");
    p.imprimirPilha();
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Itens presentes na Pilha

Item[1]: 34
Item[2]: 52
Item[3]: 18

Elemento desempilhado: 18
Elemento desempilhado: 52

Itens presentes na Pilha

Item[1]: 34


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores

Regras importantes sobre o uso de modificadores na linguagem Java

Quantidade de visualizações: 7427 vezes
1) Uma declaração de método ou variável pode conter somente um destes modificadores de acesso: public, protected ou private. Na ausência de um destes, o acesso será de pacote.

2) Classes não podem ser declaradas abstract e final simultâneamente.

3) Métodos abstratos não podem ser declarados private, static, final, native, strictfp ou synchronized.

4) Métodos não podem ser declarados native e strictfp ao mesmo tempo.

5) Métodos abstract e native não possuem corpo. Ex:

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abstract void inserir();
native void obterDados();

6) Uma classe que contenha métodos abstratos deve ser declarada como abstrata.

7) Membros final não podem ser volatile.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar strings em C# usando o método Equals() da classe String

Quantidade de visualizações: 21415 vezes
Em várias situações nós precisamos efetuar a comparação de strings (palavras, frase e textos) na linguagem C#. Para isso podemos usar o método Equals() da classe String. Este método retorna true se as duas strings forem idênticas e false em caso contrário.

Veja o código completo para o exemplo:

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using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      string frase1 = "gosto de java e c#";
      string frase2 = "Gosto de Java e C#";

      if (frase1.Equals(frase2))
        Console.WriteLine("As duas strings são iguais");
      else
        Console.WriteLine("As duas strings são diferentes");

      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings são diferentes.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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