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Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas - Exercícios Resolvidos de C++

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Exercícios Resolvidos de C++ - Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas

Pergunta/Tarefa:

Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas e R$ 5,00 para cada 1 hora abaixo destas 3 horas.

Faça um programa (algorítmo) C++ que leia a quantidade de horas que a charrete foi usada, calcule e escreva o valor a ser pago pelo cliente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Quantidade de horas que a charrete foi usada: 7
Valor total a ser pago: R$ 25,00
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C++ console:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <cstdlib>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  int horas, valor, restante;
  double valor_total;
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
	
  // vamos ler a quantidade de horas que a charrete foi usada
  cout << "Quantidade de horas que a charrete foi usada: ";
  cin >> horas;
	
  // vamos calcular o valor por 3 horas exatas
  valor = horas / 3;
    
  // valor a ser pago para cada hora abaixo de 3
  restante = horas % 3;
    
  // finalmente calculamos o valor total a ser pago
  valor_total = (valor * 10.0) + (restante * 5);
    
  // e exibimos o resultado
  cout << "Valor total a ser pago: R$ " << valor_total;
  
  cout << "\n\n";
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}


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C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em C usando a função cos() do header math.h - Calculadora de cosseno em C

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Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem C. Esta função, que faz parte do header math.h, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos calcular o cosseno de três números
  printf("Cosseno de 0 = %f\n", cos(0));
  printf("Cosseno de 1 = %f\n", cos(1));
  printf("Cosseno de 2 = %f\n", cos(2));
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1.000000
Cosseno de 1 = 0.540302
Cosseno de 2 = -0.416147

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como usar o objeto Date em JavaScript - Curso de JavaScript para iniciantes

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O objeto Date é um tipo de dados embutido na linguagem JavaScript. Objetos Date são criados, em sua forma mais simples (construtor sem argumentos), da seguinte forma:

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<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar um novo objeto Date
  var hoje = new Date();

  // vamos exibir a representação deste objeto Date
  document.write("Data e hora atual: " + hoje);
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código teremos um resultado parecido com:

Data e hora atual: Fri Mar 18 10:02:02 UTC-0300 2011

Note que a representação textual de um objeto Date é a data atual no formato curto (em inglês), as horas e a diferença em relação ao horário UTC (Universal Time Coordinated, sucessor do GMT - Greenwich Mean Time).

Uma vez criado um objeto Date, podemos usar vários de seus métodos para operar sobre seus valores de datas e horas. A maioria dos métodos serve simplesmente para obter ou definir os valores dos campos ano, mês, dia, horas, minutos, segundos e milisegundos, usando a hora local ou UTC. O método toString() e suas variantes nos permitem converter datas e horas para os formatos comumente exibidos aos usuários. Veja um exemplo:

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<script type="text/javascript">
  // vamos criar um novo objeto Date
  var hoje = new Date();

  // vamos exibir a representação deste objeto Date
  document.write("Data e hora atual: " + hoje.toLocaleString());
</script>


Ao executarmos este código teremos um resultado parecido com:

Data e hora atual: sexta-feira, 18 de março de 2011 15:44:07

Aqui nós usamos o método toLocaleString() do objeto Date para exibir a data e hora de acordo com as configurações regionais do computador local. Os métodos getTime() e setTime() obtém ou definem a representação interna do objeto Date como o número de milisegundos decorridos desde a meia-noite do dia 1º de janeiro de 1970 (GMT). Neste formato padrão de milisegundos, a data e hora são representadas por um único inteiro, o que facilita os cálculos envolvendo datas e horas. O padrão ECMAScript exige que o objeto Date seja capaz de representar qualquer data e hora, na precisão de milisegundos, na faixa de 100 milhões de anos antes ou depois de 01/01/1970.


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como retornar a quantidade de itens em uma TListBox do Delphi usando a propriedade Items.Count

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Em algumas situações nós precisamos obter a quantidade de itens em uma TListBox. Isso pode ser feito por meio da propriedade Count do objeto Items, uma instância da classe TStrings. Esta propriedade contém um valor inteiro que representa a quantidade de elementos na ListBox. Veja:

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procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  quant: Integer;
begin
  // vamos adicionar dois itens na TListBox
  ListBox1.Items.Add('Item 1');
  ListBox1.Items.Add('Item 2');

  // vamos obter a quantidade de itens
  quant := ListBox1.Items.Count;

  // exibe o resultado
  ShowMessage('Quantidade de elementos: ' + IntToStr(quant));
end;

É possível também obter a quantidade de itens em uma TListBox acessando a propriedade Count da classe TCustomListBox. Esta propriedade é herdada pela classe TListBox. Veja:

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quant := ListBox1.Count;


Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercícios Resolvidos de C - Como testar se um número é potência de dois usando C

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C contendo um método que recebe um número inteiro e retorna um valor boolean indicando se o valor informado é potência de dois.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 8
O valor 8 é potência de dois
Informe um valor inteiro: 34
O valor 34 não é potência de dois
Informe um valor inteiro: 64
O valor 64 é potência de dois
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função que recebe um número inteiro e informe se ele é
// potência de dois
int is_potencia_dois(int n){
  // usamos o operador AND de bits para verificar se n AND n-1
  // é igual a 0
  return (n > 0) && (n & (n - 1)) == 0;
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas para 
  int valor;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
 
  // vamos pedir para o usuário informar um valor inteiro
  printf("Informe um valor inteiro: ");
  scanf("%d", &valor);
    
  // vamos testar se o número informado é potência de dois
  if(is_potencia_dois(valor)){
    printf("O valor %d é potência de dois", valor);
  }
  else{
    printf("O valor %d não é potência de dois", valor);
  }
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular desvio padrão em Delphi - Delphi para Matemática e Estatística

Quantidade de visualizações: 1851 vezes
Em Matemática e Estatística, o Desvio padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média.

Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística:

\[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\]

Onde:

a) __$\sigma__$ é o desvio;
b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i;
c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados;
d) N é a quantidade de valores no conjunto.

O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto.

Veja o código Delphi completo que obtém o desvio padrão a partir de um conjunto de dados contendo quatro valores:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Algoritmo Delphi para calcular desvio padrão

program estudos_delphi;

{$APPTYPE CONSOLE}

uses
  SysUtils, Math;

var
  // conjunto de dados
  conjunto: array[1..4] of double = (10, 30, 90, 30);
  soma: double; // Soma dos elementos
  desvio_padrao: double; // Desvio padrão
  tam: integer; // Tamanho dos dados
  media: double; // média
  i: integer;

begin
  soma := 0.0;
  desvio_padrao := 0.0;
  tam := 4;

  // vamos somar todos os elementos
  for i := 1 to tam do
    begin
      soma := soma + conjunto[i];
    end;

  // agora obtemos a média do conjunto de dados
  media := soma / tam;

  // e finalmente obtemos o desvio padrão
  for i := 1 to tam do
    begin
      // não esqueça de adicionar a unit Math
      desvio_padrao := desvio_padrao + Power(conjunto[i] - media, 2);
    end;

  // mostramos o resultado
  WriteLn('Desvio Padrão Populacional: ' + FloatToStr(Sqrt(desvio_padrao / tam)));
  WriteLn('Desvio Padrão Amostral: ' + FloatToStr(Sqrt(desvio_padrao / (tam - 1))));

  WriteLn;
  Write('Pressione Enter para sair...');
  ReadLn;

end.

Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado:

Desvio Padrão Populacional: 30.0
Desvio Padrão Amostral: 34.64101615137755

Veja que, para calcular o Desvio Padrão Populacional, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos no conjunto, enquanto, para calcular o Desvio Padrão Amostral, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos - 1 (cuidado com a divisão por zero no caso de um conjunto com apenas um elemento).


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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