Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios

Entenda e aprenda a usar a função CreateFile() da API do Windows

Quantidade de visualizações: 10728 vezes
A função CreateFile() é usada para criar ou abrir arquivos existentes para leitura, escrita ou ambos. Veja seu protótipo:

HANDLE WINAPI CreateFile(
  LPCTSTR lpFileName,
  DWORD dwDesiredAccess,
  DWORD dwShareMode,
  LPSECURITY_ATTRIBUTES lpSecurityAttributes,
  DWORD dwCreationDisposition,
  DWORD dwFlagsAndAttributes,
  HANDLE hTemplateFile
);

Esta é uma das funções mais complexas da Win32 API, devido ao seu grande números de opções. É claro que podemos alcançar os resultados mais comuns simplesmente aceitando os valores padrões. Assim, vou detalhar os valores mais importantes para cada um dos parâmetros.

a) LPCTSTR lpFileName - Este é o nome do arquivo a ser criado ou aberto.

b) DWORD dwDesiredAccess - Aqui podemos definir o modo no qual o arquivo será aberto. Para leitura usamos o valor GENERIC_READ e para escrita o valor GENERIC_WRITE. Se quisermos abrir o arquivo tanto para leitura quanto para escrita podemos usar o operador bit-wise "|" para combinar os valores anteriores: GENERIC_READ | GENERIC_WRITE.

c) DWORD dwShareMode - Define o modo de compartilhamento do arquivo, que pode ser leitura, escrita, ambos ou nenhum. Geralmente usamos o valor 0 para este parâmetro, o que significa que o arquivo não pode ser compartilhado ou aberto novamente até que liberemos o HANDLE obtido. Outros valores possíveis são: FILE_SHARE_DELETE, FILE_SHARE_READ e FILE_SHARE_WRITE.

d) LPSECURITY_ATTRIBUTES lpSecurityAttributes - Um ponteiro para uma estrutura SECURITY_ATTRIBUTES que define se o handle retornado pode ser herdado por processos filhos. Em geral usamos NULL para este parâmetro, o que significa que o handle não pode ser herdado.

e) DWORD dwCreationDisposition - A ação a ser tomada no arquivo existente ou não existente. Os valores possíveis são:

CREATE_ALWAYS - Sempre cria um novo arquivo. Se este existir, seu conteúdo é apagado.
CREATE_NEW - Cria um novo arquivo. Se o arquivo já existir a função falha.
OPEN_ALWAYS - Sempre abre o arquivo. Se este não existir, a função CreateFile() o criará.
OPEN_EXISTING - Abre um arquivo. A função falhará se o arquivo não existir.
TRUNCATE_EXISTING - Abre um arquivo existente e apaga seu conteúdo, de forma a deixá-lo com o tamanho de 0 bytes. Se o arquivo não existir a função falha.

f) DWORD dwFlagsAndAttributes - Define os atributos e flags do arquivo. Em geral usamos o valor FILE_ATTRIBUTE_NORMAL para este parâmetro. Este valor indica que o arquivo não possui outros atributos definidos.

g) HANDLE hTemplateFile - Um handle para um arquivo de template com o direito de acesso GENERIC_READ. Em geral fornecemos o valor NULL para este parâmetro.

Se a função CreateFile() obter sucesso, o valor retornado é um HANDLE para o arquivo especificado. Em caso de falha, o valor retornado é INVALID_HANDLE_VALUE. Para obter mais informações sobre o motivo da falha, basta efetuarmos uma chamada à GetLastError().

Veja um trecho de código no qual abrimos o arquivo chamado testes.txt para leitura. Se o arquivo não existir, a função CreateFile() o criará:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // nome do arquivo
  CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt";
  
  HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_READ, 0, NULL,
    OPEN_ALWAYS, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL);
  if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){
    cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl;    
  }
  else{
    cout << "Arquivo aberto com sucesso." << endl;   
  }
    
  // vamos fechar o handle
  CloseHandle(hArquivo);
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

Execute este arquivo e verá um arquivo testes.txt ser criado com o tamanho de 0 bytes caso este ainda não exista no caminho especificado.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

Veja mais Dicas e truques de C++

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 33 usuários muito felizes estudando em nosso site.