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Entenda e aprenda a usar a função CreateFile() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 10728 vezes |
A função CreateFile() é usada para criar ou abrir arquivos existentes para leitura, escrita ou ambos. Veja seu protótipo:HANDLE WINAPI CreateFile( LPCTSTR lpFileName, DWORD dwDesiredAccess, DWORD dwShareMode, LPSECURITY_ATTRIBUTES lpSecurityAttributes, DWORD dwCreationDisposition, DWORD dwFlagsAndAttributes, HANDLE hTemplateFile ); Esta é uma das funções mais complexas da Win32 API, devido ao seu grande números de opções. É claro que podemos alcançar os resultados mais comuns simplesmente aceitando os valores padrões. Assim, vou detalhar os valores mais importantes para cada um dos parâmetros. a) LPCTSTR lpFileName - Este é o nome do arquivo a ser criado ou aberto. b) DWORD dwDesiredAccess - Aqui podemos definir o modo no qual o arquivo será aberto. Para leitura usamos o valor GENERIC_READ e para escrita o valor GENERIC_WRITE. Se quisermos abrir o arquivo tanto para leitura quanto para escrita podemos usar o operador bit-wise "|" para combinar os valores anteriores: GENERIC_READ | GENERIC_WRITE. c) DWORD dwShareMode - Define o modo de compartilhamento do arquivo, que pode ser leitura, escrita, ambos ou nenhum. Geralmente usamos o valor 0 para este parâmetro, o que significa que o arquivo não pode ser compartilhado ou aberto novamente até que liberemos o HANDLE obtido. Outros valores possíveis são: FILE_SHARE_DELETE, FILE_SHARE_READ e FILE_SHARE_WRITE. d) LPSECURITY_ATTRIBUTES lpSecurityAttributes - Um ponteiro para uma estrutura SECURITY_ATTRIBUTES que define se o handle retornado pode ser herdado por processos filhos. Em geral usamos NULL para este parâmetro, o que significa que o handle não pode ser herdado. e) DWORD dwCreationDisposition - A ação a ser tomada no arquivo existente ou não existente. Os valores possíveis são: CREATE_ALWAYS - Sempre cria um novo arquivo. Se este existir, seu conteúdo é apagado. CREATE_NEW - Cria um novo arquivo. Se o arquivo já existir a função falha. OPEN_ALWAYS - Sempre abre o arquivo. Se este não existir, a função CreateFile() o criará. OPEN_EXISTING - Abre um arquivo. A função falhará se o arquivo não existir. TRUNCATE_EXISTING - Abre um arquivo existente e apaga seu conteúdo, de forma a deixá-lo com o tamanho de 0 bytes. Se o arquivo não existir a função falha. f) DWORD dwFlagsAndAttributes - Define os atributos e flags do arquivo. Em geral usamos o valor FILE_ATTRIBUTE_NORMAL para este parâmetro. Este valor indica que o arquivo não possui outros atributos definidos. g) HANDLE hTemplateFile - Um handle para um arquivo de template com o direito de acesso GENERIC_READ. Em geral fornecemos o valor NULL para este parâmetro. Se a função CreateFile() obter sucesso, o valor retornado é um HANDLE para o arquivo especificado. Em caso de falha, o valor retornado é INVALID_HANDLE_VALUE. Para obter mais informações sobre o motivo da falha, basta efetuarmos uma chamada à GetLastError(). Veja um trecho de código no qual abrimos o arquivo chamado testes.txt para leitura. Se o arquivo não existir, a função CreateFile() o criará: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // nome do arquivo CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt"; HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_READ, 0, NULL, OPEN_ALWAYS, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL); if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){ cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl; } else{ cout << "Arquivo aberto com sucesso." << endl; } // vamos fechar o handle CloseHandle(hArquivo); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Execute este arquivo e verá um arquivo testes.txt ser criado com o tamanho de 0 bytes caso este ainda não exista no caminho especificado. |
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