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Escreva um programa C++ que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações - Exercícios Resolvidos de C++

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C++ que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações.

Se o valor da prestação for maior que 20% do salário seu código deverá mostrar a mensagem "Empréstimo não pode ser concedido". Se o empréstimo puder ser concedido escreva "Empréstimo pode ser concedido".

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o salário: 1350
Informe o valor do empréstimo: 6000
Informe a quantidade de parcelas: 12
O valor das parcelas do empréstimo é: 500.0
Empréstimo não pode ser concedido
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C++:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  double salario, emprestimo, valor_parcela;
  int quant_prestacoes;
  
  // vamos ler os dados
  cout << "Informe o salário: ";
  cin >> salario;
  cout << "Informe o valor do empréstimo: ";
  cin >> emprestimo;
  cout << "Informe a quantidade de parcelas: ";
  cin >> quant_prestacoes;
    
  // vamos calcular e mostrar o valor da parcela do empréstimo
  valor_parcela = emprestimo / quant_prestacoes;
  cout << "O valor das parcelas do empréstimo é: " << valor_parcela << endl;
    
  // o empréstimo pode ser concedido?
  if (valor_parcela > (salario * (20.0 / 100.0))){
    cout << "Empréstimo não pode ser concedido" << endl;
  }
  else{
    cout << "Empréstimo pode ser concedido" << endl;
  }
  
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}


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C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em C++ - Como usar construtores em suas classes C++

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Quando um objeto de uma classe C++ é criado, a linguagem chama um construtor para tal classe. Se nenhum construtor estiver definido, um construtor padrão é invocado. Este construtor aloca memória para o objeto, mas não o inicializa.

Um construtor é um método que definimos em nossas classes C++ e que possui o mesmo nome da classe. Um construtor não possui tipo de retorno e não retorna nenhum valor. Em geral construtores são públicos, mas, é possível termos construtores privados. Neste caso, somente um método estático da classe poderia criar novos objetos da classe (quando puder dê uma olhada no padrão de projeto Singleton).

O uso mais frequente dos métodos construtores é quando queremos inicializar valores das variáveis e demais recursos no momento da criação de uma nova instância da classe. Esta é uma técnica útil, visto que não precisamos dispor de esforço extra para inicializar as variáveis de instância de um objeto, individualmente, após sua criação.

Vamos ver um exemplo da definição e uso de construtores em uma classe C++? Comece analisando o código para o arquivo de definição da classe Pessoa:

Código para Pessoa.h:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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// vamos evitar múltiplas inclusões do
// arquivo de cabeçalho (header file)
#ifndef PESSOA_H
#define PESSOA_H

// vamos incluir o header string
#include <string>

using namespace std;

class Pessoa{
  public:
    // construtor da classe Pessoa
    Pessoa(string, string, int);
    // método que permite retornar o nome da pessoa
    string getNome();
    // método que permite retornar o e-mail da pessoa
    string getEmail();
    // método que permite retornar a idade da pessoa
    int getIdade();
  private:
    // variáveis privadas
    string nome;
    string email;
    int idade;      
};

#endif

Veja a assinatura do método construtor:

Pessoa(string, string, int);

Note que na lista de parâmetros do construtor não precisamos informar os nomes dos parâmetros, apenas seus tipos. Veja agora o arquivo de implementação para esta classe:

Código para Pessoa.cpp:

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// arquivo de implementação para a 
// classe Pessoa

// vamos incluir o header Pessoa.h
#include "Pessoa.h"

// implementação do construtor
Pessoa::Pessoa(string nome, string email, int idade){
  this->nome = nome;
  this->email = email;
  this->idade = idade;
}

// método que permite obter o nome da pessoa
string Pessoa::getNome(){
  return this->nome;                  
}

// método que permite obter o email da pessoa
string Pessoa::getEmail(){
  return this->email;                  
}  

// método que permite obter a idade da pessoa
int Pessoa::getIdade(){
  return this->idade;                  
}    

Note que na implementação do método construtor nós recebemos os argumentos para os parâmetros e os usamos para inicializar as variáveis privadas da instância da classe. Observe o uso do ponteiro this para nos referirmos à instância atual da classe Pessoa.

Finalmente, veja o código para o método main() do programa. É aqui que criamos um novo objeto da classe Pessoa e usamos seu método construtor para inicializar suas variáveis privadas de uma só vez:

Código para main.cpp:

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#include <cstdlib>
#include <iostream>

// vamos incluir a classe Pessoa
#include "Pessoa.h"

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
    // vamos criar um novo objeto da classe Pessoa
    Pessoa *p = new Pessoa("Osmar J. Silva", 
      "osmar@arquivodecodigos.net", 38);    
    
    // vamos exibir os dados da pessoa
    cout << "Nome: " << p->getNome() << endl;
    cout << "E-Mail: " << p->getEmail() << endl;
    cout << "Idade: " << p->getIdade() << endl;
    
    system("PAUSE");
    return EXIT_SUCCESS;
}

Além do construtor, uma classe C++ possui também um método destrutor. Veja minhas dicas relacionadas a este assunto para aprender como definir e usar destrutores em suas classes C++.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir substrings em strings C++ usando a função replace()

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Nesta dica mostrarei como podemos usar a função replace() da classe String do C++ para substituir parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, substituir uma substring em uma string. Para isso nós vamos usar a seguinte assinatura da função replace():

string& replace(size_t pos1, size_t n1, const string& str);
Veja que precisamos fornecer a posição inicial, o tamanho e a nova substring.

Veja o código C++ completo para o exemplo:

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#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar uma string
  string frase = "Gosto de Java";
  cout << "A frase e: " << frase << endl;	
	
  // vamos substituir Java por C++
  frase.replace(9, 4, "PHP"); 
	 
  // e mostramos o resultado	 
  cout << "Depois da substituicao: " << frase << endl; 
	 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto de Java
Depois da substituição: Gosto de PHP


C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Aplicativos e Outros

C++ Windows API GUI - Como criar sua primeira aplicação de interface gráfica usando C++ e WinAPI

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Esta dica mostra o código completo para uma aplicação de interface gráfica usando C++ e a Win32 (WinAPI - Windows Programming Interface). Trata-se de uma janela simples, mas com todas as características presentes em todas as janelas das aplicações Windows: uma barra de títulos, o ícone e os botões de maximizar, minimizar e fechar.

Antes de executar o exemplo observe que este código contém o ponto inicial para a criação de qualquer aplicação gráfica em C++/WinAPI, a saber: A função de entrada WinMain, o laço de mensagens Message Loop, a função de callback Window Procedure e as técnicas de registrar e criar a janela.

Neste momento não discutimos os detalhes do código. Em outras dicas você encontrará análises mais aprofundadas de cada parte.

Este código foi escrito e testado no Dev-C++, mas, deve funcionar sem problemas em outros compiladores C++ para Windows. Assim, abra o Dev-C++, vá em File -> New -> Projec. Na aba Basic, selecione Console Application, dê um nome ao projeto e deixe a opção C++ Project marcada. Salve o projeto e inclua o código abaixo no arquivo .cpp principal:

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#include <windows.h>

// define o nome da classe de janela
const char nomeJanela[] = "aCodigos";

// esta é a Window Procedure
LRESULT CALLBACK WndProc(HWND hwnd, UINT msg, WPARAM 
  wParam, LPARAM lParam){
    switch(msg){
      case WM_CLOSE:
        DestroyWindow(hwnd);
        break;
      case WM_DESTROY:
        PostQuitMessage(0);
        break;
      default:
        return DefWindowProc(hwnd, msg, wParam, 
          lParam);
    }

  return 0;
}

// função de entrada da aplicação
int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE 
    hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow){
  WNDCLASSEX wc;
  HWND hwnd;
  MSG Msg;

  // vamos registrar a Window Class
  wc.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX);
  wc.style = 0;
  wc.lpfnWndProc = WndProc;
  wc.cbClsExtra = 0;
  wc.cbWndExtra = 0;
  wc.hInstance = hInstance;
  wc.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);
  wc.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW);
  wc.hbrBackground = (HBRUSH)(COLOR_WINDOW + 1);
  wc.lpszMenuName = NULL;
  wc.lpszClassName = nomeJanela;
  wc.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);

  if(!RegisterClassEx(&wc)){
    MessageBox(NULL, "Erro ao registrar a janela!",
      "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK);
    return 0;
  }

  // cria a janela
  hwnd = CreateWindowEx(WS_EX_CLIENTEDGE, nomeJanela,
    "Minha primeira aplicação Win32",
    WS_OVERLAPPEDWINDOW, CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT,
    350, 200, NULL, NULL, hInstance, NULL);

  if(hwnd == NULL){
    MessageBox(NULL, "Erro ao criar a janela!",
      "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK);
    return 0;
  }

  // mostra a janela
  ShowWindow(hwnd, nCmdShow);
  UpdateWindow(hwnd);

  // Este é o laço de mensagens (Message Loop)
  while(GetMessage(&Msg, NULL, 0, 0) > 0){
    TranslateMessage(&Msg);
    DispatchMessage(&Msg);
  }

  return Msg.wParam;
}

Pronto! Só compilar (geralmente F9 no Dev-C++), observar o resultado e estudar o código atentamente.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

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