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Escreva um programa C++ que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações - Exercícios Resolvidos de C++Quantidade de visualizações: 257 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações. Se o valor da prestação for maior que 20% do salário seu código deverá mostrar a mensagem "Empréstimo não pode ser concedido". Se o empréstimo puder ser concedido escreva "Empréstimo pode ser concedido". Sua saída deve ser parecida com: Informe o salário: 1350 Informe o valor do empréstimo: 6000 Informe a quantidade de parcelas: 12 O valor das parcelas do empréstimo é: 500.0 Empréstimo não pode ser concedido Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema double salario, emprestimo, valor_parcela; int quant_prestacoes; // vamos ler os dados cout << "Informe o salário: "; cin >> salario; cout << "Informe o valor do empréstimo: "; cin >> emprestimo; cout << "Informe a quantidade de parcelas: "; cin >> quant_prestacoes; // vamos calcular e mostrar o valor da parcela do empréstimo valor_parcela = emprestimo / quant_prestacoes; cout << "O valor das parcelas do empréstimo é: " << valor_parcela << endl; // o empréstimo pode ser concedido? if (valor_parcela > (salario * (20.0 / 100.0))){ cout << "Empréstimo não pode ser concedido" << endl; } else{ cout << "Empréstimo pode ser concedido" << endl; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
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C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em C++ - Como usar construtores em suas classes C++Quantidade de visualizações: 15781 vezes |
Quando um objeto de uma classe C++ é criado, a linguagem chama um construtor para tal classe. Se nenhum construtor estiver definido, um construtor padrão é invocado. Este construtor aloca memória para o objeto, mas não o inicializa. Um construtor é um método que definimos em nossas classes C++ e que possui o mesmo nome da classe. Um construtor não possui tipo de retorno e não retorna nenhum valor. Em geral construtores são públicos, mas, é possível termos construtores privados. Neste caso, somente um método estático da classe poderia criar novos objetos da classe (quando puder dê uma olhada no padrão de projeto Singleton). O uso mais frequente dos métodos construtores é quando queremos inicializar valores das variáveis e demais recursos no momento da criação de uma nova instância da classe. Esta é uma técnica útil, visto que não precisamos dispor de esforço extra para inicializar as variáveis de instância de um objeto, individualmente, após sua criação. Vamos ver um exemplo da definição e uso de construtores em uma classe C++? Comece analisando o código para o arquivo de definição da classe Pessoa: Código para Pessoa.h: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos evitar múltiplas inclusões do // arquivo de cabeçalho (header file) #ifndef PESSOA_H #define PESSOA_H // vamos incluir o header string #include <string> using namespace std; class Pessoa{ public: // construtor da classe Pessoa Pessoa(string, string, int); // método que permite retornar o nome da pessoa string getNome(); // método que permite retornar o e-mail da pessoa string getEmail(); // método que permite retornar a idade da pessoa int getIdade(); private: // variáveis privadas string nome; string email; int idade; }; #endif Veja a assinatura do método construtor: Pessoa(string, string, int); Note que na lista de parâmetros do construtor não precisamos informar os nomes dos parâmetros, apenas seus tipos. Veja agora o arquivo de implementação para esta classe: Código para Pessoa.cpp: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // arquivo de implementação para a // classe Pessoa // vamos incluir o header Pessoa.h #include "Pessoa.h" // implementação do construtor Pessoa::Pessoa(string nome, string email, int idade){ this->nome = nome; this->email = email; this->idade = idade; } // método que permite obter o nome da pessoa string Pessoa::getNome(){ return this->nome; } // método que permite obter o email da pessoa string Pessoa::getEmail(){ return this->email; } // método que permite obter a idade da pessoa int Pessoa::getIdade(){ return this->idade; } Note que na implementação do método construtor nós recebemos os argumentos para os parâmetros e os usamos para inicializar as variáveis privadas da instância da classe. Observe o uso do ponteiro this para nos referirmos à instância atual da classe Pessoa. Finalmente, veja o código para o método main() do programa. É aqui que criamos um novo objeto da classe Pessoa e usamos seu método construtor para inicializar suas variáveis privadas de uma só vez: Código para main.cpp: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> // vamos incluir a classe Pessoa #include "Pessoa.h" using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // vamos criar um novo objeto da classe Pessoa Pessoa *p = new Pessoa("Osmar J. Silva", "osmar@arquivodecodigos.net", 38); // vamos exibir os dados da pessoa cout << "Nome: " << p->getNome() << endl; cout << "E-Mail: " << p->getEmail() << endl; cout << "Idade: " << p->getIdade() << endl; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Além do construtor, uma classe C++ possui também um método destrutor. Veja minhas dicas relacionadas a este assunto para aprender como definir e usar destrutores em suas classes C++. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como substituir substrings em strings C++ usando a função replace()Quantidade de visualizações: 10633 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função replace() da classe String do C++ para substituir parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, substituir uma substring em uma string. Para isso nós vamos usar a seguinte assinatura da função replace():string& replace(size_t pos1, size_t n1, const string& str); Veja o código C++ completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma string string frase = "Gosto de Java"; cout << "A frase e: " << frase << endl; // vamos substituir Java por C++ frase.replace(9, 4, "PHP"); // e mostramos o resultado cout << "Depois da substituicao: " << frase << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A frase é: Gosto de Java Depois da substituição: Gosto de PHP |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Aplicativos e Outros |
C++ Windows API GUI - Como criar sua primeira aplicação de interface gráfica usando C++ e WinAPIQuantidade de visualizações: 47488 vezes |
Esta dica mostra o código completo para uma aplicação de interface gráfica usando C++ e a Win32 (WinAPI - Windows Programming Interface). Trata-se de uma janela simples, mas com todas as características presentes em todas as janelas das aplicações Windows: uma barra de títulos, o ícone e os botões de maximizar, minimizar e fechar. Antes de executar o exemplo observe que este código contém o ponto inicial para a criação de qualquer aplicação gráfica em C++/WinAPI, a saber: A função de entrada WinMain, o laço de mensagens Message Loop, a função de callback Window Procedure e as técnicas de registrar e criar a janela. Neste momento não discutimos os detalhes do código. Em outras dicas você encontrará análises mais aprofundadas de cada parte. Este código foi escrito e testado no Dev-C++, mas, deve funcionar sem problemas em outros compiladores C++ para Windows. Assim, abra o Dev-C++, vá em File -> New -> Projec. Na aba Basic, selecione Console Application, dê um nome ao projeto e deixe a opção C++ Project marcada. Salve o projeto e inclua o código abaixo no arquivo .cpp principal: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <windows.h> // define o nome da classe de janela const char nomeJanela[] = "aCodigos"; // esta é a Window Procedure LRESULT CALLBACK WndProc(HWND hwnd, UINT msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam){ switch(msg){ case WM_CLOSE: DestroyWindow(hwnd); break; case WM_DESTROY: PostQuitMessage(0); break; default: return DefWindowProc(hwnd, msg, wParam, lParam); } return 0; } // função de entrada da aplicação int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow){ WNDCLASSEX wc; HWND hwnd; MSG Msg; // vamos registrar a Window Class wc.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX); wc.style = 0; wc.lpfnWndProc = WndProc; wc.cbClsExtra = 0; wc.cbWndExtra = 0; wc.hInstance = hInstance; wc.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION); wc.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW); wc.hbrBackground = (HBRUSH)(COLOR_WINDOW + 1); wc.lpszMenuName = NULL; wc.lpszClassName = nomeJanela; wc.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION); if(!RegisterClassEx(&wc)){ MessageBox(NULL, "Erro ao registrar a janela!", "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK); return 0; } // cria a janela hwnd = CreateWindowEx(WS_EX_CLIENTEDGE, nomeJanela, "Minha primeira aplicação Win32", WS_OVERLAPPEDWINDOW, CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT, 350, 200, NULL, NULL, hInstance, NULL); if(hwnd == NULL){ MessageBox(NULL, "Erro ao criar a janela!", "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK); return 0; } // mostra a janela ShowWindow(hwnd, nCmdShow); UpdateWindow(hwnd); // Este é o laço de mensagens (Message Loop) while(GetMessage(&Msg, NULL, 0, 0) > 0){ TranslateMessage(&Msg); DispatchMessage(&Msg); } return Msg.wParam; } Pronto! Só compilar (geralmente F9 no Dev-C++), observar o resultado e estudar o código atentamente. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
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