Você está aqui: C++ ::: Dicas & Truques ::: Miscelâneas |
Como pausar um programa C++ console e aguardar o pressionamento de uma teclaQuantidade de visualizações: 14296 vezes |
/* Este exemplo mostra como pausar um programa C++ console. A função system permite executar comandos de sistema e está disponível n biblioteca cstdlib. */ #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como percorrer os elementos de uma lista Python usando o laço for e índicesQuantidade de visualizações: 13436 vezes |
Nesta dica eu mostro como é possível usar o laço for da linguagem Python para percorrer individual os elementos de uma list. Veja o código completo para o exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # função principal do programa def main(): # cria uma lista de nomes nomes = ['Carlos', 'Ricardo', 'Osmar'] # percorre a lista usando o laço for for i in range(len(nomes)): print("%d - %s" % ((i + 1), nomes[i])) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: 1 - Carlos 2 - Ricardo 3 - Osmar |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Operadores de Manipulação de Bits (Bitwise Operators) |
JavaScript Avançado - Como usar o operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem JavaScriptQuantidade de visualizações: 1051 vezes |
O operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem JavaScript é usado quando queremos comparar os bits individuais de dois valores integrais (inteiros) e produzir um terceiro resultado. Os bits no resultado serão configurados como 1 se os bits correspondentes nos dois outros valores foram 1. Em caso contrário os bits são configurados como 0. Para quem gosta de Lógica Matemática, ou a Tabela Verdade da Lógica de Boole, vai se lembrar do conectivo "^", que diz que a proposição resultante da conjunção só será verdadeira quando as proposições simples individuais forem verdadeiras. O operador de bits & do JavaScript é similar ao conectivo "^" da Lógica Proposicional. Vamos analisar os seguintes valores binários: a) 0101 (5 decimal) b) 0100 (4 decimal) Quando aplicamos o operador & nestes dois valores teremos o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- 0101 0100 ---- 0100 Veja que o resultado é 0100, uma vez que apenas o segundo bit de cada valor está configurado como 1. Vamos ver isso em JavaScript agora. Observe o seguinte trecho de código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Manipulação de Bits em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var a = 5; var b = 4; var c = a & b; // exibe o resultado (em binário e em decimal) document.writeln("a = " + obterBits(a) + " (" + a + ")"); document.writeln("<br>b = " + obterBits(b) + " (" + b + ")"); document.writeln("<br>a & b = " + obterBits(c) + " (" + c + ")"); // função auxiliar que converte um decimal em sua representação em bits function obterBits(valor){ var mascara = 1 << 31; // 10000000 00000000 00000000 00000000 var buffer = ""; // um buffer para guardar os bits dos bytes for(var i = 1; i <= 32; i++){ // compara os bits individuais dos dois valores inteiros if((valor & mascara) == 0){ buffer = buffer + "0"; } else{ buffer = buffer + "1"; } valor = valor << 1; // desloca uma posição para a esquerda // Cada troca à esquerda corresponde à multiplicação do // valor por 2 if(i % 8 == 0){ // completou um byte? buffer = buffer + " "; } } return buffer; } </script> </body> </html> Ao executar este código teremos o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- a = 00000000 00000000 00000000 00000101 (5) b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4) a & b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4) |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar construtores em suas classes Java - Programação orientada a objetos em Java - Métodos construtores - RevisadoQuantidade de visualizações: 19648 vezes |
Muitas vezes precisamos inicializar propriedades de um objeto de uma classe Java no momento em que este é criado. Para isso podemos usar um método construtor. Um método construtor, que em Java é definido por um método com o mesmo nome da classe, é chamado no exato momento em que efetuamos uma chamada a new. Veja um exemplo no qual exibimos uma mensagem alertando que um objeto de uma classe acaba de ser criado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- class Pessoa{ public Pessoa(){ System.out.println("Fui criado."); } } public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da classe Pessoa Pessoa p = new Pessoa(); } } Execute este código e veja o resultado. Note que um construtor deve, exceto em raríssimas ocasiões, ser marcado com o modificador public. Além disso, um construtor não possui retorno e só se torna realmente útil quando o usamos para inicializar as propriedades do objeto recém-criado. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- class Pessoa{ public String nome; public Pessoa(String nome){ this.nome = nome; } } public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da classe Pessoa Pessoa p = new Pessoa("Osmar J. Silva"); System.out.println(p.nome); } } Aqui nós fornecemos o valor para a propriedade nome na mesma instrução que cria a instância da classe. Quando não definimos um método construtor, o compilador Java o faz nos bastidores. Mas isso só ocorre quando não definimos o nosso próprio método construtor, seja ele com ou sem parâmetros. |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Como usar protótipos de função em CQuantidade de visualizações: 11864 vezes |
Um protótipo de função é uma declaração que define o nome, tipos de parâmetros e tipos de retorno de uma função. Em geral o protótipo de uma função é exigido quando a definição da função não é feita antes do código que efetua uma chamada a ela. Veja um exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Este código compila e executa normalmente, uma vez que a função somar() foi definida antes da função main(), ou seja, antes da parte do programa que possui uma chamada a ela. Veja agora esta nova versão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } Aqui temos um problema: a função somar() é definida depois do código contendo uma chamada a ela. No Dev-C++ temos o seguinte erro de compilação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- `somar` undeclared (first use this function) A solução para este casos é a criação do protótipo da função. Para a função somar() isso pode ser feito da seguinte forma: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // protótipo da função somar() int somar(int, int); Note que não há a necessidade de especificar os nomes dos parâmetros da função, apenas seus tipos. Veja ainda que o protótipo da função é terminado com ponto-e-vírgula e sempre colocado após as instruções de #include. Veja o código completo para um exemplo usando protótipos de funções: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // protótipo da função somar() int somar(int, int); int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função strtoupper() em C para transformar uma palavra inteira em letras maiúsculasQuantidade de visualizações: 8674 vezes |
A linguagem C padrão não possui uma função para transformar todas as letras de uma palavra, frase ou texto em maiúsculas, embora alguns compiladores a forneça. O que temos em C padrão é a função: int toupper(int c); maiúsculo. Podemos tirar vantagem disso e escrever uma função strtoupper(). Veja a listagem logo abaixo (uma boa oportunidade para praticar ponteiros em C): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> void strtoupper(char *string){ while(*string){ *string = toupper(*string); string++; } } int main(int argc, char *argv[]) { char frase[] = "Programando em C"; printf("Frase normal: %s\n", frase); strtoupper(frase); printf("Em letras maiusculas: %s\n\n", frase); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Frase normal: Programando em C Em letras maiusculas: PROGRAMANDO EM C |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
Delphi - Como obter a quantidade de caracteres em uma palavra ou texto usando a função Length() do Delphi Python - Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em Python |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |