Você está aqui: C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Obtendo a quantidade máxima de caracteres que um objeto string pode armazenarQuantidade de visualizações: 7041 vezes |
/* Este exemplo mostra como obter a quantidade máxima de caracteres que uma instância da classe string pode armazenar. Este valor é obtido com uma chamada à função: size_t max_size ( ) const; */ #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { string str = "Arquivo de Códigos"; size_t max = str.max_size(); cout << "Esta implementação suporta " << max << " caracteres em um objeto string.\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como adicionar um botão ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid do Delphi e tratar seu evento OnEditButtonClickQuantidade de visualizações: 11679 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de exibir um botão do tipo ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid. Este botão é exibido à direita da célula de edição do DBGrid e seu evento OnEditButtonClick pode ser disparado por meio da combinação Ctrl+Enter ou um click do mouse. Um dos usos mais frequentes do botão ellipsis é quando queremos chamar um formulário de pesquisa ou mais detalhes sobre o conteúdo atual da célula que está sendo editada. Siga os passos abaixo para adicionar um botão ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid: a) Selecione a coluna desejada na lista Columns; b) Defina o valor cbsEllipsis para sua propriedade ButtonStyle; c) Escreva um gerenciador de eventos para o evento OnEditButtonClick do DBGrid. Veja no trecho de código a seguir como clicar no botão e exibir o conteúdo da célula (note que coloquei o botão ellipsis em uma coluna cujos células exibiam o valor do campo id de uma tabela livros): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm3.DBGrid1EditButtonClick(Sender: TObject); begin ShowMessage('O valor da célula que contém o botão é: ' + DBGrid1.SelectedField.AsString); end; Ao executar este código bastará entrar na célula e colocá-la em modo de edição. Automaticamente o botão ellipsis (...) será exibido. Clique no mesmo e verá uma mensagem parecida com: "O valor da célula que contém o botão é: 5." Caso queira que o botão ellipsis seja visível nas células o tempo todo, basta alterar o valor da opção dgAlwaysShowEditor para True. Esta opção é parte da propriedade Options do DBGrid. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar variáveis de instância em Ruby - Programação Orientada a Objetos em RubyQuantidade de visualizações: 7464 vezes |
Na programação orientada a objetos, as variáveis de instância são variáveis associadas a cada um dos objetos de uma classe. Podemos pensar assim: temos vários carros de uma mesma montadora e da mesma marca, porém, com cores diferentes. Nessa analogia, a cor pertence a cada um dos carros, de forma particular, ou seja, é uma variável de instância. Vamos ver um exemplo? Veja o código Ruby a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Definição da classe Cliente class Cliente # construtor da classe def initialize(nome, idade) @nome = nome @idade = idade end # método que permite retornar o nome do cliente def obter_nome @nome end # método que permite retornar a idade do cliente def obter_idade @idade end end # Cria duas instâncias da classe Cliente cliente_a = Cliente.new("Osmar", 35) cliente_b = Cliente.new("Salvador", 28) # Efetua chamadas aos métodos obter_nome e obter_idade # dos dois objetos puts "#{cliente_a.obter_nome} - #{cliente_a.obter_idade}" puts "#{cliente_b.obter_nome} - #{cliente_b.obter_idade}" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Osmar - 35 Salvador - 28 Veja que aqui nós temos duas variáveis de instância: @nome e @idade. Variáveis de instância são sempre precedidas pelo símbolo @ em Ruby. Neste exemplo os valores das variáveis são inicializados por meio do uso do construtor da classe e obtidos por meio de métodos acessores chamados obter_nome e obter_idade. |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em C usando a função cos() do header math.h - Calculadora de cosseno em CQuantidade de visualizações: 10701 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem C. Esta função, que faz parte do header math.h, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // vamos calcular o cosseno de três números printf("Cosseno de 0 = %f\n", cos(0)); printf("Cosseno de 1 = %f\n", cos(1)); printf("Cosseno de 2 = %f\n", cos(2)); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.000000 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: |
C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em C#Quantidade de visualizações: 7144 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código C# completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { bool primo = true; // vamos solicitar um número inteiro positivo Console.Write("Informe um número inteiro positivo: "); int numero = int.Parse(Console.ReadLine()); // o número é negativo? if (numero < 0) { Console.WriteLine("Número inválido."); } // é 0 ou 1? else if ((numero == 0) || (numero == 1)) { Console.WriteLine("Número válido, mas não é primo."); } // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo else { for (int i = 2; i <= (numero / 2); i++) { // se passar no teste, não é primo if (numero % i == 0) { primo = false; // recebe false break; } } if (primo) { Console.WriteLine("O número informado é primo"); } else { Console.WriteLine("O número informado não é primo"); } } Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
Flutter ::: Material Library - Biblioteca Material ::: TextField |
Como clicar em um botão, obter o texto digitado em um TextField do Flutter e exibí-lo em uma AlertDialogQuantidade de visualizações: 2402 vezes |
Nesta dica mostrarei como clicar em um botão, obter o texto que o usuário digitou em um TextField e exibí-lo em uma caixa de mensagem AlertDialog. Para isso vamos tirar proveito da classe TextEditingController, que nos fornece um controller que pode ser associado a uma caixa de texto. Quando o usuário clicar no botão, nós chamamos o método setState() para atualizar uma variável com o texto do controller e em seguida exibimos uma mensagem AlertDialog com o texto digitado. Veja o exemplo completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import 'package:flutter/material.dart'; // método principal do Dart, que inicia a aplicação void main() { runApp(MeuApp()); } class MeuApp extends StatelessWidget { // Este widget é a raiz da aplicação Flutter @override Widget build(BuildContext context) { return MaterialApp( title: 'Controle TextField', theme: ThemeData( primarySwatch: Colors.blue, ), home: TelaInicial(), ); } } // Vamos construir a view e retornar para a raiz da aplicação class TelaInicial extends StatefulWidget { TelaInicial({Key key}) : super(key: key); @override _TelaInicialState createState() => _TelaInicialState(); } class _TelaInicialState extends State<TelaInicial> { String nomeUsuario; // vai guarda o nome digitado no TextField // controler para o TextField TextEditingController nomeController = TextEditingController(); // método que nos permite obter o conteúdo digitado no TextField void obterTexto() { setState(() { // transferimos para a variável nomeUsuario o conteúdo // do texto do controller do TextField nomeUsuario = nomeController.text; }); // agora vamos mostrar o texto digitado em uma mensagem // AlertDialog showDialog<void>(context: context, barrierDismissible: false, builder: (BuildContext context) { return new AlertDialog( title: new Text("Texto Digitado"), content: new SingleChildScrollView( child: new ListBody( children: [ new Text("O texto digitado foi: $nomeUsuario"), ], ), ), actions: [ new FlatButton( child: new Text('OK'), onPressed: () { Navigator.of(context).pop(); }, ), ], ); }, ); } @override Widget build(BuildContext context) { // vamos criar uma caixa de texto chamada nomeTxt final nomeTxt = TextField( controller: nomeController, decoration: InputDecoration( border: OutlineInputBorder( borderRadius: BorderRadius.circular(10.0)), hintText: 'Digite seu nome' ), ); final btnNome = ElevatedButton( onPressed: obterTexto, child: Text('Clique Aqui'), ); return Scaffold( appBar: AppBar( title: Text("O Widget TextField"), ), body: Center( child: Container( child: Padding( padding: const EdgeInsets.all(20.0), child: Column( children: <Widget>[ // a caixa de texto TextField vai aqui nomeTxt, // o botão vai aqui btnNome, ], ), ), ), ), ); } } |
Veja mais Dicas e truques de Flutter |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |