Você está aqui: C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Entendendo a atribuição de strings em C++Quantidade de visualizações: 10563 vezes |
|
Por atribuição entende-se o processo de transferir um valor a uma variável, muitas vezes substituindo o valor original. Em C++ a classe string possui o operador operator= sobrecarregado, o que facilita muito a atribuição de strings. Durante a autoria desta dica, três versões da sobrecarga deste operador estão disponíveis: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- string& operator=(const string& str); string& operator=(const char *s); string& operator=(char c); Na primeira versão podemos passar um outro objeto string. Veja: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[])
{
// vamos criar um objeto string
string str = "Gosto muito de C++";
// vamos atribuir um outro objeto string ao primeiro
string str2 = "Gosto muito de Python";
str = str2;
// exibe o resultado
cout << str << "\n\n";
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Na segunda versão podemos passar uma string C (aquelas terminadas em null). Veja: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[])
{
// vamos criar um objeto string
string str = "Gosto muito de C++";
// vamos atribuir uma string C
char str2[] = "Gosto muito de Python";
str = str2;
// exibe o resultado
cout << str << "\n";
// e que tal passar um ponteiro para uma matriz de
// caracteres?
char *str3 = "Gosto muito de Ruby";
str = str3;
// exibe o resultado
cout << str << "\n\n";
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Finalmente a terceira versão serve para atribuirmos um caractere. Veja: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[])
{
// vamos criar um objeto string
string str = "Gosto muito de C++";
// vamos atribuir um caractere
char letra = 'A';
str = letra;
// exibe o resultado
cout << str << "\n\n";
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Em todos os três casos o retorno da sobrecarga do operador "=" é um objeto da classe string, como demonstrado no exemplo a seguir: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[])
{
// três objetos string
string str1, str2, str3;
// que beleza...veja isso
str1 = str2 = str3 = "Gosto muito de C++";
// vamos exibir o resultado
cout << str1 << "\n\n";
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
|
|
|
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |






