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Como calcular o centroide ou centro de gravidade de um triângulo em C++Quantidade de visualizações: 1059 vezes |
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O centro de gravidade, ou centroide (centro geométrico), é o ponto no qual a massa de um triângulo se equilibra. Para ajudar a visualizar isso, imagine uma figura triangular suspensa sobre a ponta de um lápis. A figura vai se equilibrar se a ponta do lápis for posicionada em seu centro de gravidade. Encontrar o centroide pode ser necessário em vários projetos e aplicações de engenharia, e pode ser encontrado usando geometria simples. Veja a seguinte figura: ![]() Nesta figura nós temos os três vértices do triângulo devidamente registrados, assim como o ponto representando seu centroide. Assim, a fórmula do centroide do triângulo é: \[x_c = \frac{x_1 + x_2 + x_3}{3}\] \[y_c = \frac{y_1 + y_2 + y_3}{3}\] Agora vamos ver como calcular o centro de gravidade do triângulo em C++. Para isso nós vamos pedir para o usuário informar as coordenadas dos três vértices do triângulo e, em seguida, vamos mostrar as coordenadas do ponto que representa o centroide. Veja: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]){
// variáveis que usaremos na resolução do problema
float va_x, va_y, vb_x, vb_y, vc_x, vc_y, c_x, c_y;
// vamos ler as coordenadas do primeiro vértice
cout << "Informe o x do primeiro vértice: ";
cin >> va_x;
cout << "Informe o y do primeiro vértice: ";
cin >> va_y;
// vamos ler as coordenadas do segundo vértice
cout << "Informe o x do segundo vértice: ";
cin >> vb_x;
cout << "Informe o y do segundo vértice: ";
cin >> vb_y;
// vamos ler as coordenadas do terceiro vértice
cout << "Informe o x do terceiro vértice: ";
cin >> vc_x;
cout << "Informe o y do terceiro vértice: ";
cin >> vc_y;
// vamos calcular as coordenadas do centroide
c_x = (va_x + vb_x + vc_x) / 3.0;
c_y = (va_y + vb_y + vc_y) / 3.0;
// vamos mostrar o resultado
cout << "As coordenadas do centroide são: x=" << c_x <<
"; y=" << c_y << endl;
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe o x do primeiro vértice: 3 Informe o y do primeiro vértice: 10 Informe o x do segundo vértice: 12 Informe o y do segundo vértice: 15 Informe o x do terceiro vértice: 14 Informe o y do terceiro vértice: 7 As coordenadas do centroide são: x=9.67; y=10.67 |
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