Você está aqui: C++ ::: Topografia e Geoprocessamento ::: Passos Iniciais

Como converter Rumo em Azimute em C++ - C++ para Topografia e Engenharia Civil

Quantidade de visualizações: 936 vezes
É muito comum, nos códigos que estamos escrevendo para cálculos de Topografia e Engenharia Civil, termos que lidar com conversões de Rumo para Azimute e vice-versa.

A palavra azimute, de origem árabe, significa "as direções", e é sempre determinado no sentido horário. Muito utilizado na Topografia, em levantamentos topográficos, o azimute é o ângulo entre o norte magnético, e um ponto levantado, ou entre o norte e um lado de um determinado polígono. Seu valor varia de 0º a 360º. Não esqueça, sempre partindo do norte.

O Rumo, por sua vez, é o menor ângulo formado pelo alinhamento norte sul e a direção considerada. Seu valor varia de 0º a 90º e é obtido a partir do norte ou do sul por leste e oeste.

Como o rumo expressa o ângulo sempre em função do quadrante em que ele se encontra, temos que acrescentar as siglas NE, SE, SW, NW. A primeira letra indica a origem a partir da qual a contagem é realizada e a segunda letra indica a direção do giro ou quadrante. Dessa forma, valores em rumo quase sempre vêm descritos como graus, minutos e segundos, variando de 0º a 90º e precedidos ou antecedidos pelas siglas discutidas acima.

Veja na figura a seguir uma exemplicação de azimute e rumo:



Veja agora o código C++ completo que pede para o usuário informar a direção em rumo e mostra a direção correspondente em azimute:

#include <iostream>
#include <string>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float rumo, azimute;
  string sigla;
	
  // vamos pedir para o usuário informar o valor do rumo
  cout << "Informe o valor do rumo: ";
  cin >> rumo;
  
  // agora vamos pedir a sigla
  cout << "Informe a sigla [NE, SE, SW, NW]: ";
  cin >> sigla;
    
  if(sigla == "NE"){
    // estamos no primeiro quadrante: 0º a 90º
    azimute = rumo;
  }
  else if(sigla == "SE"){
    // estamos no segundo quadrante: 90º1' a 180º
    azimute = 180 - rumo;
  }
  else if(sigla == "SW"){
    // estamos no terceiro quadrante: 180º1' a 270º
    azimute = 180 + rumo;
  }
  else if(sigla == "NW"){
    // estamos no quarto quadrante: 270º1' a 360º
    azimute = 360 - rumo;
  }
    
  // mostramos o resultado
  cout << "O azimute para o rumo informado é: " <<
    azimute << endl;   
  
  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor do rumo: 35
Informe a sigla [NE, SE, SW, NW]: SE
O azimute para o rumo informado é: 145.0

Note que o nosso código C++ está considerando apenas os graus, ou seja, não incluímos os minutos e segundos. Em outras dicas do site eu mostro como converter graus, minutos e segundos em graus decimais antes de efetuar os cálculos.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

Veja mais Dicas e truques de C++

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 37 usuários muito felizes estudando em nosso site.