Você está aqui: C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: List |
Como inserir elementos no final de uma list do C++ usando a função push_back()Quantidade de visualizações: 346 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função push_back() da STL do C++ para adicionar itens no final de uma lista, ou seja, o container list da Standard Template Library. Veja o código C++ completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> #include <list> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma lista de inteiros list<int> valores; // agora vamos inserir 3 valores no final da lista valores.push_back(9); valores.push_back(4); valores.push_back(7); // vamos obter um iterador para a lista list<int>::iterator i; // e usamos o iterador para percorrer todos os itens da lista for(i = valores.begin(); i != valores.end(); i++){ cout << *i << endl; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 9 4 7 |
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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Delphi dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1073 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem Delphi que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm4.Button2Click(Sender: TObject); var x1, y1, x2, y2, m: Double; begin // x e y do primeiro ponto x1 := 3; y1 := 6; // x e y do segundo ponto x2 := 9; y2 := 10; // agora vamos calcular o coeficiente angular m := (y2 - y1) / (x2 - x1); // e mostramos o resultado Memo1.Lines.Add('O coeficiente angular é: ' + FloatToStr(m)); end; Ao executar este código em linguagem Delphi nós teremos o seguinte resultado: O coeficiente angular é: 0,666666666666667 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm4.Button2Click(Sender: TObject); var x1, y1, x2, y2, tangente: Double; cateto_oposto, cateto_adjascente, tetha: Double; begin // incluir a unit Math // x e y do primeiro ponto x1 := 3; y1 := 6; // x e y do segundo ponto x2 := 9; y2 := 10; // vamos obter o comprimento do cateto oposto cateto_oposto := y2 - y1; // e agora o cateto adjascente cateto_adjascente := x2 - x1; // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa // (em radianos, não se esqueça) tetha := ArcTan2(cateto_oposto, cateto_adjascente); // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular tangente := Tan(tetha); // e mostramos o resultado Memo1.Lines.Add('O coeficiente angular é: ' + FloatToStr(tangente)); end; Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar construtores em suas classes Java - Programação orientada a objetos em Java - Métodos construtores - RevisadoQuantidade de visualizações: 19628 vezes |
Muitas vezes precisamos inicializar propriedades de um objeto de uma classe Java no momento em que este é criado. Para isso podemos usar um método construtor. Um método construtor, que em Java é definido por um método com o mesmo nome da classe, é chamado no exato momento em que efetuamos uma chamada a new. Veja um exemplo no qual exibimos uma mensagem alertando que um objeto de uma classe acaba de ser criado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- class Pessoa{ public Pessoa(){ System.out.println("Fui criado."); } } public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da classe Pessoa Pessoa p = new Pessoa(); } } Execute este código e veja o resultado. Note que um construtor deve, exceto em raríssimas ocasiões, ser marcado com o modificador public. Além disso, um construtor não possui retorno e só se torna realmente útil quando o usamos para inicializar as propriedades do objeto recém-criado. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- class Pessoa{ public String nome; public Pessoa(String nome){ this.nome = nome; } } public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da classe Pessoa Pessoa p = new Pessoa("Osmar J. Silva"); System.out.println(p.nome); } } Aqui nós fornecemos o valor para a propriedade nome na mesma instrução que cria a instância da classe. Quando não definimos um método construtor, o compilador Java o faz nos bastidores. Mas isso só ocorre quando não definimos o nosso próprio método construtor, seja ele com ou sem parâmetros. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como obter o resto de uma divisão de inteiros em Python - O operador módulo % da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 19533 vezes |
Como obter o resto de uma divisão de inteiros em Python - O operador módulo % da linguagem Python Além dos operadores normais para aritmética, a linguagem Python nos fornece também o operador %, chamado comumente de operador de módulo. Este operador atua sobre dois valores inteiros e retorna o resto da divisão entre eles. Veja um exemplo completo de seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): a = 9 b = 2 res = a / b resto = a % b print(a, "dividido por", b, "é", res) print("O resto da divisao é", resto) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: 9 dividido por 2 é 4.5 O resto da divisao é 1 |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Hashes (Arrays Associativas) |
Como criar um hash em Ruby - Criação e uso de arrays associativos na linguagem RubyQuantidade de visualizações: 8986 vezes |
Os hashes (também chamados de arrays associativas, mapas ou dicionários) são parecidos com arrays no sentido em que são coleções indexadas de referências a objetos. Contudo, enquanto podemos indexar arrays usando inteiros, hashes podem ser indexados usando-se qualquer tipo de dados: strings, expressões regulares, inteiros, e assim por diante. Quando guardamos um valor em um hash, estamos na verdade guardando dois objetos: o índice (geralmente chamado de chave) e o valor. Os valores em um hash Ruby podem ser de qualquer tipo. Hashes em Ruby podem ser criados de duas formas: usando a notação literal ou criando-se um objeto da classe Hash. Veja como criamos um hash usando notação literal: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # cria um hash de estados e capitais capitais = {'Goiás' => 'Goiânia', 'Mato Grosso' => 'Cuiabá', 'Paraná' => 'Curitiba'} # exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso puts capitais['Mato Grosso'] Veja como usamos os nomes dos estados como chaves e os nomes das capitais como valores para cada um dos elementos do hash. Veja agora como criar este mesmo hash por meio da criação de um objeto da classe Hash: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # cria um hash de estados e capitais capitais = Hash.new capitais['Goiás'] = 'Goiânia' capitais['Mato Grosso'] = 'Cuiabá' capitais['Paraná'] = 'Curitiba' # exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso puts capitais['Mato Grosso'] |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como obter a quantidade de caracteres no texto de um TEdit do Delphi usando a função SendMessage() da API do Windows e a mensagem WM_GETTEXTLENGTHQuantidade de visualizações: 10626 vezes |
Em algumas ocasiões gostaríamos de obter o tamanho do texto de um TEdit usando apenas as funções da API do Windows. Para isso podemos usar a função SendMessage() em combinação com a mensagem WM_GETTEXTLENGTH. A função SendMessage() da API do Windows possui a seguinte assinatura em C/C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- LRESULT SendMessage( HWND hWnd, UINT Msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam ); No arquivo Windows.pas podemos encontrar o protótipo e corpo desta função convertidos para Object Pascal: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Protótipo {$EXTERNALSYM SendMessage} function SendMessage(hWnd: HWND; Msg: UINT; wParam: WPARAM; lParam: LPARAM): LRESULT; stdcall; // Implementação function SendMessage; external user32 name 'SendMessageW'; Quando usamos a mensagem WM_GETTEXTLENGTH para obter a quantidade de caracteres no texto de um TEdit, o retorno da função SendMessage() é um valor inteiro contendo a quantidade de caracteres na caixa de texto. Os parâmetros wParam e lParam não são usados, ou seja, podemos fornecer o valor 0 para os mesmos. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var tamanho: Integer; begin // vamos obter a quantidade de caracteres na caixa de texto tamanho := SendMessage(Edit1.Handle, WM_GETTEXTLENGTH, 0, 0); // vamos exibir o resultado ShowMessage('O edit contém ' + IntToStr(tamanho) + ' caracteres.'); end; Ao executar este exemplo teremos uma mensagem com um conteúdo parecido com: O edit contém 10 caracteres. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
Veja mais Dicas e truques de Delphi |
Dicas e truques de outras linguagens |
Delphi - Como retornar o caractere a partir de um determinado código ASCII em Delphi usando a função Chr() C# - Como testar se uma string é null ou vazia em C# usando a função IsNullOrEmpty() da classe String |
Códigos Fonte |
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