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Como usar o gerenciador de layout GridBagLayout em suas aplicações Java SwingQuantidade de visualizações: 12115 vezes |
O gerenciador de layout GridBagLayout é um dos mais complexos e mais flexíveis. Embora possa parecer, esta classe não é uma sub-classe de GridLayout, como mostra sua posição na hierarquia de classes Java:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- java.lang.Object java.awt.GridBagLayout Esta classe implementa as interfaces LayoutManager, LayoutManager2 e Serializable. A vantagem do gerenciador de layout GridBagLayout em relação ao GridLayout, é que, com o GridBagLayout nós podemos fazer com que os componentes nas linhas e colunas possam ter diferentes tamanhos e às vezes ocupar múltiplas linhas e colunas. O trecho de código abaixo mostra a forma mais simples de se criar um GridBagLayout. Veja que os botões são arranjados de forma horizontal na janela. É claro que sem os ajustes necessários, não tiramos muito proveito do uso deste gerenciador (mas isso será visto em outras dicas dessa seção): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import javax.swing.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Como usar a classe GridBagLayout"); // define o layout setLayout(new GridBagLayout()); // adiciona componentes à janela add(new JButton("Botão 1")); add(new JButton("Botão 2")); add(new JButton("Botão 3")); add(new JButton("Botão 4")); setSize(350, 150); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado: |
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Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Dart - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 906 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa Dart que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando Dart: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main(){ // vamos ler o primeiro lado do triângulo stdout.write("Informe o primeiro lado do triângulo: "); int lado_a = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos ler o segundo lado do triângulo stdout.write("Informe o segundo lado do triângulo: "); int lado_b = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos ler o terceiro lado do triângulo stdout.write("Informe o terceiro lado do triângulo: "); int lado_c = int.parse(stdin.readLineSync()); // os lados informados formam um triângulo? if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) && (lado_c < (lado_a + lado_b))){ // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)){ stdout.write("\nO triângulo é equilátero\n"); } else{ // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || (lado_c == lado_b)){ stdout.write("\nO triângulo é isósceles\n"); } else{ // é escaleno stdout.write("\nO triângulo é escaleno\n"); } } } else{ stdout.write("\nOs lados informados não formam um triângulo.\n"); } } |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a Energia Potencial Gravitacional de um corpo dado a sua massa e altura em CQuantidade de visualizações: 1827 vezes |
A Energia Potencial Gravitacional ou Energia Gravitacional é a energia potencial que um objeto massivo tem em relação a outro objeto massivo devido à gravidade. É a energia potencial associada ao campo gravitacional, que é parcialmente convertida em energia cinética quando os objetos caem uns contra os outros. A energia potencial gravitacional aumenta quando dois objetos são separados. A fórmula para obtenção da Energia Potencial Gravitacional de um corpo em relação à sua massa e distância do chão, ou seja, da superfície terrestre, é: \[ E_\text{pg} = \text{m} \cdot \text{g} \cdot \text{h} \] Onde: Epg ? energia potencial gravitacional (em joule, J). m ? massa do corpo (em kg). g ? aceleração da gravidade (m/s2). h ? altura do objeto em relação ao chão (em metros). Como podemos ver, a Energia Potencial Gravitacional está diretamente relacionada à distância do corpo em relação à superfície terrestre. Dessa forma, quanto mais distante da terra o objeto estiver, maior a sua energia gravitacional. Isso nós diz também que, um objeto de altura zero possui Energia Potencial Gravitacional nula. Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Uma pessoa levanta um tijolo com peso de 2 quilogramas à distância de 1,5 metros do chão. Qual é a Energia Potencial Gravitacional deste corpo? Como o exercício nos dá a massa do objeto em kg e a distância dele em relação ao chão já está em metros, tudo que temos a fazer é jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // massa do corpo float massa = 2; // em kg // altura do corpo em relação ao chão float altura = 1.5; // em metros // vamos calcular a energia potencial gravitacional float epg = massa * gravidade * altura; // mostramos o resultado printf("A Energia Potencial Gravitacional é: %fJ", epg); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A Energia Potencial Gravitacional é: 29.419950J |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar a quantidade de linhas e colunas de um vetor ou matriz usando a propriedade shape do objeto ndarray da biblioteca NumPy do PythonQuantidade de visualizações: 2459 vezes |
Podemos usar a propriedade shape do objeto ndarray da biblioteca NumPy para obter a quantidade de linhas e colunas em um vetor ou matriz. Para um vetor, o retorno será a quantidade de colunas seguida por uma vírgula. Para matrizes, a propriedade retornará a quantidade de linhas e colunas. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos criar um vetor com 8 elementos vetor = np.array([5, 1, 10, 7, 2, 3, 9, 4]) # vamos mostrar a quantidade de linhas e colunas nesse vetor print("Linhas e colunas no vetor:", vetor.shape) # agora vamos criar uma matriz de 2 linhas e 4 colunas matriz = np.array([[8, 51, 2, 35], [90, 42, 0, 71]]) # vamos mostrar a quantidade de linhas e colunas nessa matriz print("Linhas e colunas na matriz:", matriz.shape) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Linhas e colunas no vetor: (8,) Linhas e colunas na matriz: (2, 4) Além de usar a propriedade shape do objeto ndarray, nós podemos também efetuar uma chamada ao método global shape() da NumPy. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos criar um vetor com 8 elementos vetor = np.array([5, 1, 10, 7, 2, 3, 9, 4]) # vamos mostrar a quantidade de linhas e colunas nesse vetor print("Linhas e colunas no vetor:", np.shape(vetor)) # agora vamos criar uma matriz de 2 linhas e 4 colunas matriz = np.array([[8, 51, 2, 35], [90, 42, 0, 71]]) # vamos mostrar a quantidade de linhas e colunas nessa matriz print("Linhas e colunas na matriz:", np.shape(matriz)) if __name__== "__main__": main() Execute e veja que o resultado é o mesmo para ambos os códigos. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover parte de uma string em C++ usando a função erase()Quantidade de visualizações: 16819 vezes |
Em algumas situações nós precisamos remover parte de uma palavra, frase ou texto em C++. Para isso nós podemos usar a função erase(). Esta função é usada para remover parte de uma string, consequentemente diminuindo seu tamanho. Veja a sua assinatura: string& erase(size_t pos = 0, size_t n = npos); Veja o código C++ completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma string string frase("Gosto de MySQL"); // Antes da remoção cout << "Antes da remocao: " << frase << endl; // vamos remover "My" string nova_frase = frase.erase(9, 2); // e mostramos o resultado cout << "Depois da remocao: " << nova_frase << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Antes da remoção: Gosto de MySQL Depois da remoção: Gosto de SQL |
Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Ruby - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 627 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa Ruby que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos ler o primeiro lado do triângulo print "Informe o primeiro lado do triângulo: " lado_a = Integer(gets) # vamos ler o segundo lado do triângulo print "Informe o segundo lado do triângulo: " lado_b = Integer(gets) # vamos ler o terceiro lado do triângulo print "Informe o terceiro lado do triângulo: " lado_c = Integer(gets) # os lados informados formam um triângulo? if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) \ && (lado_c < (lado_a + lado_b))) # é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)) print "O triângulo é equilátero" else # é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || \ (lado_c == lado_b)) print "O triângulo é isósceles" else # é escaleno print "O triângulo é escaleno" end end else print "Os lados informados não formam um triângulo." end |
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