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Entenda a interface KeyListener

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Esta interface é usada para receber eventos do teclado (pressionamento de teclas). Classes interessadas em processar eventos do teclado devem implementar esta interface (e todos os seus métodos) ou extender a classe abstrata KeyAdapter (sobrescrevendo apenas os métodos de interesse).

O objeto listener criado a partir desta classe é registrado no componente usando seu método addKeyListener. Veja um exemplo:
Teclado teclado = new Teclado();
this.addKeyListener(teclado);
Neste exemplo, a classe Teclado extende a classe KeyAdapter.

Um evento do teclado é gerado quando uma tecla é pressionada, liberada ou digitada. O método relevante no objeto ouvido é então invocado e uma instância da classe KeyEvent é fornecida a ele.

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PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como testar se uma variável é do tipo array em PHP usando a função is_array()

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Em algumas situações nós precisamos verificar se uma determinada variável é do tipo array (vetor ou matriz). Em PHP esse procedimento pode ser feito com o auxílio da função is_array(), que recebe uma variável e retorna verdadeiro se ela é do tipo array e falso em caso contrário.

Veja o código PHP completo para o exemplo:

<?php
  // vamos criar um array de inteiros
  $valores = Array(5, 2, 7, 1);

  // vamos testar se a variável é do tipo array
  if(is_array($valores)){
......


Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

A variável $valores é do tipo array.


C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Tutorial C# para iniciantes - Como escrever seu primeiro método ou função em C#

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À medida que estamos desenvolvendo nossos códigos, percebemos que estes podem ser divididos de acordo com suas funcionalidades. Ao efetuar esta divisão, estamos na verdade criando blocos de códigos que executam uma determinada tarefa. E, descobrimos que tais blocos de códigos podem ser reaproveitados com frequencia em um mesmo programa. Assim, ao mecanismo usado para disparar a execução destes blocos de códigos é dado o nome de método (ou função em linguagens tais como C e C++).

Um método, em sua forma mais simples, é apenas um conjunto de instruções que podem ser chamadas a partir de locais estratégicos de um programa. Veja um exemplo:

// um método que não recebe nenhum argumento
// e não retorna nenhum valor
......


Este método apenas exibe o texto "Sou um método". Veja o uso das chaves { e } para delimitar a área de atuação do método (o corpo do método). A palavra-chave void indica que este método não retorna nenhum valor ao finalizar sua execução enquanto a palavra-chave static é melhor explicada na nossa seção sobre modificadores em C#. Todos os métodos em C# possuem parênteses, os quais servem como marcadores para a lista de parâmetros do método. Parênteses vazios indicam que o método não possui parâmetros.[br][br]

Veja agora um trecho de código completo exemplificando a chamada ao método recém-criado:

// um método que não recebe nenhum argumento
// e não retorna nenhum valor
static void metodo(){
  Console.WriteLine("Sou um método");
}

static void Main(string[] args){
......



Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como usar a propriedade PickList para definir ou obter a lista de escolhas para uma determinada coluna do TDBGrid do Delphi

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A propriedade PickList, do tipo TStrings, é usada quando queremos fornecer uma lista de itens da qual um poderá ser escolhido como conteúdo da célula pertencente a uma determinada coluna. Em tempo de design podemos definir os itens da lista clicando no DBGrid e escolhendo a opção Columns Editor. Em seguida escolha a coluna desejada e dê duplo-clique na propriedade PickList. Imediatamente o String List Editor será exibido. Neste editor podemos inserir os itens, cada um em sua linha. Em tempo de execução a lista de itens será exibida quando a célula estiver em edição. Note que, isso só acontecerá se o valor cbsAuto estiver definido para a propriedade ButtonStyle da coluna.

Em tempo de execução podemos adicionar itens na propriedade PickList usando o seguinte trecho de código:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos adicionar um novo item na PickList da primeira coluna
......


Veja agora um trecho de código no qual acessamos a propriedade PickList da coluna e exibimos seu conteúdo em um TMemo:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer;
begin
  // vamos adicionar o conteúdo da PickList da primeira coluna
  // a um TMemo
......


Como a propriedade PickList da classe TColumn é do tipo TStrings, podemos efetuar várias operações na lista de itens, tais como, adicionar novos itens, excluir, ordenar os itens, etc.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Python ::: Dicas & Truques ::: Aplicativos e Outros

Como calcular a distância entre dois pontos na terra em Python

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Nesta dica mostrarei como calcular a distância em quilômetros entre dois pontos na terra dadas suas latitudes e longitudes. Neste exemplo eu coloquei o valor de 6378.137 para o raio da terra, mas você pode definir para o valor que achar mais adequado.

O cálculo usado neste código se baseia na Fórmula de Haversine, que determina a distância do grande círculo entre dois pontos em uma esfera, dadas suas longitudes e latitudes.

Veja o código Python completo:

# vamos importar o módulo Math
import math

# função que recebe dois pontos na terra e retorna a distância
# entre eles em quilômetros
def calcularDistancia(lat1, lat2, lon1, lon2):
  raio_terra = 6378.137 # raio da terra em quilômetros
    
  # o primeiro passo é converter as latitudes e longitudes
  # para radianos
  lon1 = math.radians(lon1)
  lon2 = math.radians(lon2)
  lat1 = math.radians(lat1)
  lat2 = math.radians(lat2)
 
  # agora aplicamos a Fórmula de Haversine
  dlon = lon2 - lon1
  dlat = lat2 - lat1
  a = math.pow(math.sin(dlat / 2), 2) + math.cos(lat1) * math.cos(lat2) \
    * math.pow(math.sin(dlon / 2),2)
             
  c = 2 * math.asin(math.sqrt(a))
......


Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe a primeira latitude: -16.674551
Informe a primeira longitude: -49.303598
Informe a segunda latitude: -15.579321
Informe a segunda longitude: -56.10009
A distância entre os dois pontos é: 736.9183827638687kms

Neste exemplo eu calculei a distância entre as cidades de Goiânia-GO e Cuibá-MT.

A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0o e 90o para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.


Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle

Como usar if...else em Dart - Como usar a estrutura condicional if... else if... else da linguagem Dart

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Na maioria das linguagens de programação, a estrutura condicional if... else if... else é usada para testar condições e, baseado no resultado dos testes, desviar o fluxo de execução do algorítmo.

Veja um exemplo no qual pedimos para o usuário digitar um valor inteiro e efetuamos um teste para saber se o valor é maior que 10:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import 'dart:io';

void main() {
  // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro
  stdout.write("Digite um número inteiro: ");
  // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e
  // e guardar na variavel valor
......


Este código produz as seguintes saídas:

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 4
O valor não é maior que 10.

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 10
......


Note que testamos apenas um condição e já desviamos para o else caso ela não seja satisfeita. A linguagem Dart nos permite usar if...else aninhados. Veja:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import 'dart:io';

void main() {
  // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro
  stdout.write("Digite um número inteiro: ");
  // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e
  // e guardar na variavel valor
  int valor = int.parse(stdin.readLineSync());
......


Execute este código, digite um valor inteiro e observe seu comportamento.


Veja mais Dicas e truques de Dart

Dicas e truques de outras linguagens

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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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