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Desenvolva um programa para ler os dados de uma matriz para armazenar três notas de dez alunos - Desafio de Programação Resolvido em JavaQuantidade de visualizações: 768 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Desenvolva um programa para ler os dados de uma matriz para armazenar três notas de dez alunos. Em seguida apresente a menor nota da prova de cada aluno. Desenvolva uma função para obter a menor nota de cada aluno. As menores notas deverão ser armazenadas em um vetor. Dica: Como é muito demorado informar 30 notas, faça o programa declarando uma matriz de apenas quatro linhas e três colunas. Assim, as linhas representam cada um dos quatro alunos e as colunas representam suas respectivas notas. Na entrega para o professor, ajuste a quantidade de linhas para dez. Sua saída deverá ser parecida com: Digite as notas do 1.o aluno: Digite a 1.a nota: 8 Digite a 2.a nota: 7.3 Digite a 3.a nota: 10 Digite as notas do 2.o aluno: Digite a 1.a nota: 6.8 Digite a 2.a nota: 5.3 Digite a 3.a nota: 9 Digite as notas do 3.o aluno: Digite a 1.a nota: 9.7 Digite a 2.a nota: 9.4 Digite a 3.a nota: 9.1 Digite as notas do 4.o aluno: Digite a 1.a nota: 10 Digite a 2.a nota: 7.8 Digite a 3.a nota: 9.3 Menores notas: A menor nota do 1.o aluno foi: 7.3 A menor nota do 2.o aluno foi: 5.3 A menor nota do 3.o aluno foi: 9.1 A menor nota do 4.o aluno foi: 7.8 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos usar a classe Scanner para a leitura dos dados Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar a matriz de alunos e notas int quant_alunos = 4; int quant_notas = 3; float notas[][] = new float[quant_alunos][quant_notas]; float menores[] = new float[quant_alunos]; // para guardar as menores notas // vamos fazer a leitura dos dados da matriz for(int i = 0; i < quant_alunos; i++){ System.out.println("Digite as notas do " + (i + 1) + ".o aluno:\n"); for(int j = 0; j < quant_notas; j++){ System.out.print("Digite a " + (j + 1) + ".a nota: "); notas[i][j] = Float.parseFloat(entrada.nextLine()); } ...... |
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Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o maior elemento em cada uma das colunas de uma matriz usando PythonQuantidade de visualizações: 844 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dada a seguinte matriz: 6 10 4 2 9 7 20 3 1 Sua saída deverá ser parecida com: Maior elemento na coluna 0 é 20 Maior elemento na coluna 1 é 10 Maior elemento na coluna 2 é 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método principal def main(): # vamos declarar e constuir uma matriz de 3 linhas e três colunas matriz = [[6, 10, 4], [2, 9, 7], [20, 3, 1]]; # vamos percorrer a matriz e exibir o maior elemento de cada coluna # começamos com cada coluna for i in range(len(matriz[0])): # assumimos que o maior valor é o primeiro dessa coluna maior = matriz[0][i] # percorremos todos os elementos desta linha ...... |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como retornar uma referência ao primeiro elemento de um vector C++ usando a função front()Quantidade de visualizações: 6442 vezes |
O primeiro elemento em um contêiner STL vector do C++ pode ser acessado por meio da função front(). Como esta função é sobrecarregada, temos duas opções:reference front(); const_reference front() const; #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter o valor do primeiro elemento do vector // Note que front() pode ser usada dos dois lados ...... Note que aqui nós usamos: int valor = valores.front(); int& valor = valores.front(); valor = 102; Observe agora o seguinte trecho de código: int valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; ...... Aqui nós acessamos o valor do primeiro elemento, guardarmos-o na variável valor e atribuímos o valor 20 à valores.front(). Porém, ao imprimirmos a variável valor o seu conteúdo ainda é 54. De fato, o que gostaríamos é que uma alteração em valores.front() afetasse também a variável valor. Assim: int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; const int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; valor = 300; // esta linha não compila ...... Agora o efeito que queríamos é alcançado. Alterações em valores.front() afetam a variável valor, mas, não podemos alterar valor diretamente, já que esta variável é uma referência constante agora. |
PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Controle de Estoque |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesQuantidade de visualizações: 20051 vezes |
Como escrever um Controle de Estoque em PHP e MySQL do zero? Promoção Relâmpago: Este código fonte está disponível gratuitamente para os apoiadores do site. Chama no WhatsApp +55 (062) 98553-6711 para mais detalhes Sim, é isso mesmo. Você já imaginou o trabalho que dá criar um sistema de Controle de Estoque do zero? Você já pensou na quantidade de horas de trabalho que isso envolve? Não seria bom já ter boa parte do sistema já desenvolvido e você implementar apenas mais algumas poucas funcionalidades? A resposta está no código fonte que desenvolvemos para você nessa seção. Comece analisando a imagem a seguir: Nesta tela inicial podemos ver que o sistema é composto de cadastro de usuários, de categorias de produtos, um cadastro de fornecedores e um cadastro de produtos. Tanto o cadastro de produtos quanto o cadastro de fornecedores permitem inserir imagens, incluindo o recorte de imagens, para deixar todas as imagens com o mesmo tamanho e mesma resolução. Isso é importante, pois permite que qualquer usuário com conhecimento básico de informática consiga escolher uma imagem no computador, fazer o upload, recortar e salvar no diretório de imagens do programa. Na tela inicial podemos ver também a quantidade de produtos e itens cadastrados no estoque, a quantidade de produtos com estoque zero e estoque mínimo, assim como o investimento feito no estoque, o retorno e a margem de lucro. O sistema é responsivo? Sim, por ter sido escrito em Bootstrap, todas as páginas do sistema são responsíveis, ou seja, se adaptam à tela do computador e também do celular. Veja: Neste código fonte nós usamos o Bootstrap 5, mas você conseguirá, com pouca ou nenhuma modificação, rodá-lo nas versões anteriores. No entanto, como estamos o tempo todo melhorando este código para nossos clientes, é bem provável que teremos versões compatíveis com as novas versões do Bootstrap. Ah, e não se preocupe, todo o código Bootstrap, jQuery, Choise.js, Datatable, e outros scripts necessários estão devidamente colocados nos diretórios do sistema, não havendo a necessidade de baixar nada, nem mesmo usar CDNs. As telas do sistema obedecem um padrão de design? Sim, o design das telas é bem consistente, exibindo uma combinação de cores muito agradáveis aos olhos. Veja: Aqui nós o temos o Cadastro de Usuários do Sistema. Como se pode ver, é possível adicionar uma foto para cada usuário, com a opção de recortar a imagem antes de efetuar o download da mesma. Além disso, os usuários possuem níveis de acesso. O usuário admin possui os maiores privilégios. Os demais usuários podem ter permissões para cadastrar, alterar, excluir, ou somente cadastrar, ou somente visualizar, etc. O sistema mantém um registro de log para cada ação efetuada. Dessa forma, o admin saberá, com apenas um clique, quem cadastrou, alterou ou excluiu dados do sistema. Como o sistema controla a entrada e saída de produtos no estoque? Veja a seguinte imagem: Aqui nós temos o cadastro dos produtos, assim como suas fotos, as quais o usuário poderá recortar antes de fazer o upload. Note que a entrada no estoque solicita um fornecedor e a lista de produtos que farão parte da entrada. Assim que a entrada no estoque é confirmada, o valor de compra de cada produto é atualizado, assim como seu estoque. Na saída de estoque o sistema verifica se há estoque suficiente para as retiradas. O sistema é fácil de instalar? Sim, junto com o código fonte nós adicionamos instruções detalhadas de como criar a base de dados e as tabelas do MySQL. Em seguida você só precisa ajustar o servidor, usuário e senha do banco de dados no arquivo config.php, definir o caminho para os uploads das fotos dos usuários, fornecedores e produtos e executar o index.php. E o melhor de tudo: como apenas alguns "copiar-colar" você adiciona mais funcionalidades ao sistema, tornando-o ainda mais útil. Como posso obter este código fonte? Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp +55 (062) 9 8553-6711 ou no e-mail osmar@arquivodecodigos.com.br. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. Para quem deseja ver o sistema funcionando antes de fazer o download, colocamos uma demonstração no link abaixo (Usuário "admin" e senha "admin"): Clique aqui para visualizar a demonstração (Live Demo) desse sistema |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como verificar se uma substring está contida em uma string usando as funções ContainsStr() e AnsiContainsStr() do DelphiQuantidade de visualizações: 31867 vezes |
Em algumas situações precisamos verificar se uma substring está contida em uma string. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função ContainsStr() ou AnsiContainsStr(). Esta função requer a string alvo da pesquisa e a substring a ser pesquisada. O retorno será true se a substring estiver contida na string. Do contrário o retorno será false. Estas duas funções possuem as seguintes assinaturas: function ContainsStr(const AText, ASubText: string): Boolean; function AnsiContainsStr(const AText, ASubText: string): Boolean; Veja agora um exemplo de seu uso: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var frase: string; begin frase := 'Gosto muito de Delphi, PHP e Java'; // vamos verificar se a string contém a substring "PHP" ...... Lembre-se de que esta função diferencia maiúsculas e minúsculas. Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Como definir o tipo de instrumento (programa) em um evento MIDI e enviar a mensagem para a função midiOutShortMsg() da API Win32 do WindowsQuantidade de visualizações: 850 vezes |
Vimos em dicas nessa seção como usar a função midiOutShortMsg() da API Win32 do Windows para tocar notas musicais no dispositivo de saída MIDI. No entanto, nos exemplos anteriores, a nota tocada foi no instrumento padrão, ou seja, Acoustic Grand Piano, e no canal 1. Nesta dica mostrarei como definir o instrumento e também falarei um pouco mais sobre como tocar as notas em canais diferentes. Vamos então, com muita atenção. Analisando a documentação MIDI, encontramos que uma mudança de programa (instrumento musical) no canal 1 é representada pelo código de status 192 (hexadecimal C0), seguido pelo código do instrumento a ser usado (um valor inteiro que vai de 0 a 127, e que deverá ser convertido em hexadecimal). Assim, é bom dar uma olhada nessa lista: Piano Timbres: 1 Acoustic Grand Piano 2 Bright Acoustic Piano 3 Electric Grand Piano 4 Honky-tonk Piano 5 Rhodes Piano 6 Chorused Piano 7 Harpsichord 8 Clavinet Chromatic Percussion: 9 Celesta 10 Glockenspiel 11 Music Box 12 Vibraphone 13 Marimba 14 Xylophone 15 Tubular Bells 16 Dulcimer Organ Timbres: 17 Hammond Organ 18 Percussive Organ 19 Rock Organ 20 Church Organ 21 Reed Organ 22 Accordion 23 Harmonica 24 Tango Accordion Guitar Timbres: 25 Acoustic Nylon Guitar 26 Acoustic Steel Guitar 27 Electric Jazz Guitar 28 Electric Clean Guitar 29 Electric Muted Guitar 30 Overdriven Guitar 31 Distortion Guitar 32 Guitar Harmonics Bass Timbres: 33 Acoustic Bass 34 Fingered Electric Bass 35 Plucked Electric Bass 36 Fretless Bass 37 Slap Bass 1 38 Slap Bass 2 39 Synth Bass 1 40 Synth Bass 2 String Timbres: 41 Violin 42 Viola 43 Cello 44 Contrabass 45 Tremolo Strings 46 Pizzicato Strings 47 Orchestral Harp 48 Timpani Ensemble Timbres: 49 String Ensemble 1 50 String Ensemble 2 51 Synth Strings 1 52 Synth Strings 2 53 Choir "Aah" 54 Choir "Ooh" 55 Synth Voice 56 Orchestral Hit Brass Timbres: 57 Trumpet 58 Trombone 59 Tuba 60 Muted Trumpet 61 French Horn 62 Brass Section 63 Synth Brass 1 64 Synth Brass 2 Reed Timbres: 65 Soprano Sax 66 Alto Sax 67 Tenor Sax 68 Baritone Sax 69 Oboe 70 English Horn 71 Bassoon 72 Clarinet Pipe Timbres: 73 Piccolo 74 Flute 75 Recorder 76 Pan Flute 77 Bottle Blow 78 Shakuhachi 79 Whistle 80 Ocarina Synth Lead: 81 Square Wave Lead 82 Sawtooth Wave Lead 83 Calliope Lead 84 Chiff Lead 85 Charang Lead 86 Voice Lead 87 Fifths Lead 88 Bass Lead Synth Pad: 89 New Age Pad 90 Warm Pad 91 Polysynth Pad 92 Choir Pad 93 Bowed Pad 94 Metallic Pad 95 Halo Pad 96 Sweep Pad Synth Effects: 97 Rain Effect 98 Soundtrack Effect 99 Crystal Effect 100 Atmosphere Effect 101 Brightness Effect 102 Goblins Effect 103 Echoes Effect 104 Sci-Fi Effect Ethnic Timbres: 105 Sitar 106 Banjo 107 Shamisen 108 Koto 109 Kalimba 110 Bagpipe 111 Fiddle 112 Shanai Sound Effects: 113 Tinkle Bell 114 Agogo 115 Steel Drums 116 Woodblock 117 Taiko Drum 118 Melodic Tom 119 Synth Drum 120 Reverse Cymbal Sound Effects: 121 Guitar Fret Noise 122 Breath Noise 123 Seashore 124 Bird Tweet 125 Telephone Ring 126 Helicopter 127 Applause 128 Gun Shot A especificação MIDI define que o canal 10 seja reservado para os kits de percussão. Os instrumentos abaixo possuem os números de notas a serem enviados neste canal. 35 Acoustic Bass Drum 36 Bass Drum 1 37 Side Stick 38 Acoustic Snare 39 Hand Clap 40 Electric Snare 41 Low Floor Tom 42 Closed High Hat 43 High Floor Tom 44 Pedal High Hat 45 Low Tom 46 Open High Hat 47 Low Mid Tom 48 High Mid Tom 49 Crash Cymbal 1 50 High Tom 51 Ride Cymbal 1 52 Chinese Cymbal 53 Ride Bell 54 Tambourine 55 Splash Cymbal 56 Cowbell 57 Crash Cymbal 2 58 Vibraslap 59 Ride Cymbal 2 60 High Bongo 61 Low Bongo 62 Mute High Conga 63 Open High Conga 64 Low Conga 65 High Timbale 66 Low Timbale 67 High Agogo 68 Low Agogo 69 Cabasa 70 Maracas 71 Short Whistle 72 Long Whistle 73 Short Guiro 74 Long Guiro 75 Claves 76 High Wood Block 77 Low Wood Block 78 Mute Cuica 79 Open Cuica 80 Mute Triangle 81 Open Triangle É uma lista bem longa e ficará a ser cargo estudá-la ou usá-la como referência. Meu interesse maior é o código C/C++. Assim, vamos ver logo como definir o instrumento no canal 1 como Overdriven Guitar. Este instrumento possui o código 30 mas, na programação, devemos diminuí-lo em 1, ficando 29, e, ao passarmos para hexadecimal teremos 1D. A mudança de programa no canal 1 é representada pelo código 192, o que em hexadecimal é C0. Pronto, agora basta construirmos o DWORD da forma que fizemos nas dicas anteriores e chamar a função midiOutShortMsg(). Veja: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { unsigned int erro; // guarda o erro caso algo dê errado HMIDIOUT saida; // handle para o dispositivo de saída MIDI. // vamos abrir o dispositivo de saída MIDI erro = midiOutOpen(&saida, MIDI_MAPPER, 0, 0, CALLBACK_NULL); if (erro != MMSYSERR_NOERROR) { printf("Não foi possível abrir o mapeador MIDI: %d\n", erro); } else { printf("Mapeador MIDI aberto com sucesso\n"); ...... Execute esse código e ouça um nota dó sendo tocada na guitarra com uma linda distorção. Se você quiser tocar a nota nó no canal 2 ou canal 3, basta usar C1, C2, e assim por diante. Uma última observação é você ficar atento ao fato de que os códigos de Note-on e Note-off para o canal 1 é 90 e 80 (em hexadecimal). Se for no canal 2, os códigos correspondentes serão 91 e 81 (sempre em hexadecimal). |
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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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