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Como calcular a transposta de uma matriz em C - Curso de C para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 738 vezes |
A matriz transposta de uma matriz A é a matriz AT. Tal matriz é obtida quando copiamos os elementos da matriz A para uma outra matriz (ou para ela mesma) e trocamos de posição as linhas e colunas. Dessa forma, a primeira linha da matriz A se transforma na primeira coluna da matriz transposta, a segunda linha da matriz A se transforma na segunda coluna da matriz transposta e assim por diante. Em termos de notação, podemos dizer, de forma algébrica, que: ATji = Aij Onde i representa as linhas e j representa as colunas, tanto na matriz original quanto na matriz transposta. É importante estar atento à quantidade de linhas e colunas na matriz original e na matriz transposta equivalente. Assim, se a matriz original for 3x2, a matriz transposta será 2x3. Antes de vermos o código C, dê uma olhada na seguinte matriz de duas linhas e três colunas: \[A = \left[\begin{matrix} 3 & 5 & 7 \\ 1 & 2 & 9 \end{matrix}\right] \] Sua matriz transposta correspondente é: \[A^T = \left[\begin{matrix} 3 & 1 \\ 5 & 2 \\ 7 & 9 \end{matrix}\right] \] E agora veja o código C que declara uma matriz 2x3 e gera a matriz transposta 3x2: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos declarar e construir uma matrix // 2x3 (duas linhas e três colunas int matriz[2][3] = {{3, 5, 7}, {1, 2, 9}}; int i, j; // vamos exibir os valores da matriz printf("Elementos da matriz:\n"); for(i = 0; i < 2; i++){ for(j = 0; j < 3; j++){ printf("%5d ", matriz[i][j]); } printf("\n"); } // como temos uma matriz 2x3, a transposta deverá ser // 3x2, ou seja, três linhas e duas colunas int linhas = 3; // linhas da matriz original int colunas = 2; // colunas da matriz original int transposta[linhas][colunas]; // e agora vamos preencher a matriz transposta for(i = 0; i < 2; i++){ for(j = 0; j < 3; j++){ transposta[j][i] = matriz[i][j]; } } // vamos exibir os valores da matriz transposta printf("Elementos da matriz transposta:\n"); for(i = 0; i < 3; i++){ for(j = 0; j < 2; j++){ printf("%5d ", transposta[i][j]); } printf("\n"); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Elementos da matriz: 3 5 7 1 2 9 Elementos da matriz transposta: 3 1 5 2 7 9 |
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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string começa com uma determinada substring em Ruby usando uma função personalizadaQuantidade de visualizações: 7255 vezes |
O Ruby, até a versão 1.8.6, não dispõe de um método para verificar se uma string começa com uma determinada substring. Assim, veja abaixo como escrever uma função starts_with(). Esta função recebe a string e a substring e retorna true se a string começar com a substring. Eis a listagem completa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # método auxiliar que permite verificar se # uma string começa com uma substring def starts_with(string, substring) if string.index(substring) == 0 return true else return false end end # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" # vamos verificar a string começa com "Gosto" if starts_with(frase, "Gosto") puts "A string começa com \"Gosto\"" else puts "A string NÃO começa com \"Gosto\"" end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A string começa com "Gosto" |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como construir uma data usando a função mktime() do PHPQuantidade de visualizações: 13333 vezes |
A forma mais comum de se construir uma data e hora no PHP é por meio da função mktime(). Esta função recebe as horas e a data na sequência horas, minutos, segundos, mês, dia, ano e retorna um timestamp Unix, que é a quantidade de segundos desde 31/12/1969 - 21:00:00 (fuso horário brasileiro). Veja um trecho de código que constrói a data 13/05/2020 à meia-noite: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos PHP</title> </head> <body> <?php // construir a data 13/05/2020 // se quiser fornecer as horas o formato é: // hora, minuto, segundo $timestamp = mktime(0, 0, 0, 05, 13, 2020); echo "A data é: " . date('d/m/Y', $timestamp); ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A data é: 13/05/2020 |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Python - Como percorrer todos os elementos de um vetor de inteiros e exibir a soma de seus valoresQuantidade de visualizações: 656 vezes |
Pergunta/Tarefa: Considere o seguinte vetor de inteiros: // um vetor de inteiros contendo sete elementos valores = [4, 5, 1, 8, 2, 2, 10] A soma dos valores do vetor é: 32 Resposta/Solução: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # método principal def main(): # um vetor de inteiros contendo sete elementos valores = [4, 5, 1, 8, 2, 2, 10] # o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma # dos valores dos elementos soma = 0 # agora vamos usar uma laço for para percorrer todos os elementos # do vetor, obter o valor do elemento atual e adicionar ao valor atual # da variável soma for valor in valores: soma = soma + valor # vamos exibir a soma dos valores do vetor print("A soma dos valores do vetor é: {0}".format(soma)) if __name__== "__main__": main() |
PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Projetos PHP com Código Fonte - Códigos Fonte PHP |
Como criar um Cadastro de Usuários em PHP e MySQL - Cadastrar, Listar, Editar, Exluir e Pesquisar - Código fonte completoQuantidade de visualizações: 5968 vezes |
Sobre este projeto PHP e MySQL Quando se está dando os primeiros passos em PHP e banco de dados, principalmente no MySQL, é sempre uma boa idéia desenvolver aplicações do mundo real para ver como as coisas realmente funcionam. É muito difícil aprender uma linguagem de programação ou um banco de dados sem visualizar situações nas quais esse conhecimento pode ser aplicado. Veja na figura abaixo o projeto que desenvolvemos para você nesta dica: O que vou aprender neste código fonte? Escrevemos uma aplicação PHP e MySQL bem simples, sem muita formatação e sem firulas de programador exibido, apenas com o propósito de ensiná-lo(a) como gravar, listar, editar, excluir e pesquisar dados em uma tabela MySQL a partir de uma aplicação PHP. Como você pode ver na imagem acima, o cadastro é muito simples: nome, e-mail, idade e sexo. Porém, não se deixe levar pela simplicidade, pois este é o conhecimento básico para se desenvolver programas PHP e MySQL mais avançados. Isso quer dizer que, uma vez dominado as técnicas ensinadas aqui, você será capaz de criar sistemas para folha de pagamento em PHP, gestão financeira, contas a pagar e a receber, gestão de documentos em PHP, muita coisa mesmo. Por meio de um código simples e bem documentado, você verá como disparar os comandos SQL INSERT, DELETE, UPDATE e SELECT a partir de seus códigos PHP. Mostramos também como escrever uma função tratar_entrada() para que os dados vindos de formulários POST ou GET sejam devidamente tratados antes de entrar na sua aplicação. Isso garante maior segurança e também evita que usuários mal intencionados fiquem tentando injetar código nas suas aplicações usando SQL Injection. Por fim, você também aprenderá como escrever páginas PHP separadas para representar o topo da aplicação, o menu do lado e o rodapé, de forma que você não precise atualizar todas estas partes sempre que decidir mudar a cor ou o layout da aplicação. Como posso obter este código fonte? Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp ou no e-mail indicando na lateral do site. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Erlang ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais |
Quer aprender a programar em Erlang? Comece instalando e configurando o ambiente de programação da ErlangQuantidade de visualizações: 410 vezes |
Nos dias atuais (2023), muitos estudantes de programação estão aprendendo novas linguagens usando os compiladores e interpretadores online. Esta é uma abordagem interessante, pois promove uma grande economia de tempo no que se refere à instalação e configuração dos ambientes de programação. No entanto, à medida que as aplicações começam a ficar mais complexas, é necessário termos o ambiente funcionando localmente. Por isso é importante sabermos instalar e configurar o ambiente de programação Erlang em nossa máquina. Como instalar a Erlang Nessa dica mostrarei como instalar e testar o ambiente de programação Erlang no Windows 10. Para isso, direcione o seu navegador para a URL https://www.erlang.org/downloads e localize o download apropriado para o Windows, a saber, Download Windows Installer. Para esta dica eu baixei o Erlang/OTP 25.3 (otp_win64_25.3.exe). Trata-se de um instalador com o tamanho de 126MB. A instalação é simples e, em geral, só precisamos confirmar as sugestões que o instalador nos apresenta. Assim, basta pressionar o botão Next e aguardar a instalação ser finalizada. Após a conclusão da instalação nós precisamos adicionar o caminho "C:\Program Files\Erlang OTP\bin" na variável PATH do Windows, para que as ferramentas de linha de comando da Erlang sejam reconhecidas. Para isso, vá em Propriedades do Sistema -> Variáveis de Ambiente e adicione este caminho à variável PATH. Você pode fazê-lo tanto para o seu usuário quanto para o sistema. Como testar a atualização do ambiente de programação da Erlang Depois de atualizar a variável de ambiente PATH, abra uma nova janela de terminal e digite o seguinte comando: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- C:\Users\Osmar>erl -version Se tudo correu bem, você terá um resultado parecido com: Erlang (SMP,ASYNC_THREADS) (BEAM) emulator version 13.2 Parabéns! Você já está pronto para iniciar seus estudos em Erlang e todas as demais linguagens e ferramentas que compõem o seu ecosistema. |
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