Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
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Faça um algoritmo em C que leia 9 números inteiros, guarde-os em uma matriz 3x3 e mostre os números pares - Desafio de Programação Resolvido em C

Quantidade de visualizações: 375 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um algoritmo em C que leia 9 números inteiros e guarde-os em uma matriz 3x3. Imprima a matriz no formato tabular, usando a melhor formatação que você conseguir. Em seguida, percorra a matriz novamente e imprima somente os números que são pares, todos na mesma linha e separados por espaço.

Sua saída deverá ser parecida com:

Linha 1 e coluna 1: 8
Linha 1 e coluna 2: 1
Linha 1 e coluna 3: 5
Linha 2 e coluna 1: 3
Linha 2 e coluna 2: 9
Linha 2 e coluna 3: 30
Linha 3 e coluna 1: 7
Linha 3 e coluna 2: 23
Linha 3 e coluna 3: 10

Valores na matriz

    8     1     5 
    3     9    30 
    7    23    10 

Os valores pares são: 8 30 10
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em C, comentada linha a linha (fiz a resolução no Dev-C++ 4.9):



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C# ::: Windows Forms ::: CheckBox

Como testar se uma CheckBox do C# Windows Forms está marcada ou desmarcada

Quantidade de visualizações: 21969 vezes
Em algumas situações precisamos verificar se uma CheckBox do C# Windows Forms está marcada ou desmarcada. Para isso só precisamos acessar sua propriedade Checked. Esta propriedade retorna um valor true se a CheckBox estiver marcada e false em caso contrário.

Veja o trecho de código abaixo (estou assumindo que você colocou um Button e uma CheckBox no seu formulário):

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada
  if(checkBox1.Checked)
    MessageBox.Show("A CheckBox está marcada");
  else
    MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada");
}

Se você quiser inverter o teste, ou seja, verificar primeiro se a CheckBox está desmarcada, poderá fazer algo assim:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada
  if(!checkBox1.Checked)
    MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada");
  else
    MessageBox.Show("A CheckBox está marcada");
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como inverter a ordem dos elementos de uma ArrayList do Java usando a função reverse() da classe Collections

Quantidade de visualizações: 13898 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método estático reverse() da classe Collections para reverter (inverter) a ordem dos elementos de uma ArrayList. Note que este método atua diretamente sobre a ArrayList que estamos fornecendo como argumento, e não retorna nada.

Veja o exemplo a seguir:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos_java;

import java.util.ArrayList;
import java.util.Collections;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<>();
     
    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");    
     
    // exibe os elementos da ArrayList
    for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){
      System.out.println(nomes.get(i));
    }
  
    // Vamos inverter a ordem dos elementos
    Collections.reverse(nomes); 
 
    // exibe os elementos da ArrayList
    System.out.println();
    for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){
      System.out.println(nomes.get(i));
    }
      
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Carlos
Maria
Fernanda
Osmar

Osmar
Fernanda
Maria
Carlos


QGIS ::: PyQGIS API ::: Aplicações com código fonte completo

Como listar os 5 municípios goianos com maior área em uma camada do QGIS usando PyQGIS - Código Python completo

Quantidade de visualizações: 84 vezes
Este código completo mostra uma aplicação QGIS na qual usei PyQGIS para resolver um desafio muito interessante, e complexo. Acredito que servirá de base para muitos códigos interessantes envolvendo QGIS, Python e PyQGIS.

Comecei fazendo o download do shapefile do Estado de Goiás, contendo seus 246 municípios no site do IBGE. Em seguida carreguei o shapefile no QGIS usando um objeto QgsVectorLayer.

Note que criei uma classe Municipio para guardar cada um dos municípios encontrados no shapefile. E, para agrupar os objetos da classe Municipio eu criei uma lista chamada municipios.

Para acessar cada um dos municipios, ou seja, cada uma das 246 feições da camada, eu usei a função getFeatures() da classe QgsVectorLayer. Então, ao percorrer cada uma dessas feições, eu obtive seus atributos, por meio da função attributes(), e os usei para criar os objetos da classe Municipio.

Uma vez obtida a lista de municípios, o passo seguinte foi classificar a lista por ordem crescente de área (a área dos municípios). Um laço for me permitiu listar apenas os 5 municípios com maiores áreas e, além de registrar o somatório de seus áreas, obter os seus códigos para selecioná-los na camada, usando a função selectByExpression().

O desafio final foi mostrar as labels, ou seja, os rótulos de cada um dos municípios no mapa do QGIS, porém, eu queria mostrar os rótulos apenas dos 5 municípios com as maiores áreas. Para resolver o desafio, lancei mão da função setFilterExpression().

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# uma classe para guardar cada um dos municípios
# do Estado de Goiás
class Municipio:
  # método construtor
  def __init__(self, codigo, nome, estado, area):
    self.codigo = codigo
    self.nome = nome
    self.estado = estado
    self.area = area
  
# para guardar os municípios
municipios = []
  
# vamos criar um novo objeto QgsVectorLayer com o local
# do nosso shapefile
camada = QgsVectorLayer("C:\\GOIAS\\GO_Municipios_2022.shp",
  "Municípios do Estado de Goiás", "ogr")
 
# vamos testar se a camada é válida  
if not camada.isValid():
  print("Não foi possível carregar a camada %s" % camada.name())
else:
  # vamos percorrer todas as feições da camada
  # e obter os seus atributos
  feicoes = camada.getFeatures()  
  for f in feicoes:
    # vamos obter os atributos desta feição
    atributos = f.attributes()  
    # e criamos um novo objeto da classe Municipio
    municipio = Municipio(atributos[0], atributos[1],
      atributos[2], atributos[3])
    # adicionamos este município na lista
    municipios.append(municipio)
    
  # agora vamos ordenar a lista por área da maior para
  # a menor  
  municipios = sorted(municipios, 
    key=lambda municipio:municipio.area, reverse=True)
  
  # vamos adicionar a camada à relação de camadas  
  QgsProject.instance().addMapLayer(camada)
  
  # vamos calcular a área ocupada pelos 5 maiores municípios
  # do Estado de Goiás
  area_5_maiores = 0
  for i in range(5):
    area_5_maiores = area_5_maiores + municipios[i].area
  
  # agora vamos selecionar os 5 maiores municípios na
  # camada do QGIS  
  codigos = ""
  
  for i in range(5):
    codigos = codigos + municipios[i].codigo + ", "
  
  codigos = codigos[0:len(codigos) - 2]
  camada.selectByExpression('"CD_MUN" IN (' + codigos + ')')
  
  # e mostramos os resultados
  print("Os 5 maiores municípios do Estado de Goiás são:\n")
  for i in range(5):
    print("{0}) {1} - Área: {2} km2".format(i + 1, municipios[i].nome,
      municipios[i].area))
  print("\nÁrea ocupada pelos 5 maiores municípios: {0} km2".format(
    area_5_maiores))
    
  # finalmente vamos exibir os nomes dos municípios. Essa foi
  # a parte mais desafiadora do código, pois eu queria mostrar
  # somente os rótulos dos cinco maiores municípios
  settings = QgsPalLayerSettings()
  settings.isExpression = True
  settings.placement = QgsPalLayerSettings.Line
  settings.placement = QgsPalLayerSettings.Horizontal
  # mostra o nome do município
  settings.fieldName = "NM_MUN"

  format = QgsTextFormat()
  format.setColor(QColor('Black'))
  
  settings.setFormat(format)
  settings.enabled = True

  # cria e adiciona uma nova regra
  root = QgsRuleBasedLabeling.Rule(QgsPalLayerSettings())
  rule = QgsRuleBasedLabeling.Rule(settings)
  rule.setDescription("5 Maiores Municípios do Estado de Goiás")
  
  # define o campo que será usado no filtro. Note que somente
  # serão listados os rótulos dos municípios com área maior ou
  # igual ao quinto elemento da lista municípios
  campo_area = "AREA_KM2"
  rule.setFilterExpression(f"\"{campo_area}\" >= {municipios[4].area}")
  root.appendChild(rule)

  # define as configurações do rótulo
  camada.setLabelsEnabled(True)
  rules = QgsRuleBasedLabeling(root)
  camada.setLabeling(rules)
  # redesenha a camada no canvas do QGIS
  camada.triggerRepaint() 

Ao executar este código QGIS, Python e PyQGIS nós teremos o seguinte resultado:

Os 5 maiores municípios do Estado de Goiás são:

1) Niquelândia - Área: 9846.293 km2
2) Mineiros - Área: 9042.844 km2
3) Caiapônia - Área: 8627.961 km2
4) Rio Verde - Área: 8374.255 km2
5) Nova Crixás - Área: 7308.681 km2

Área ocupada pelos 5 maiores municípios: 43200.03399999999 km2

Para fins de compatibilidade este código foi escrito e testado no QGIS 3.34.5-Prizren.


Java ::: Pacote java.lang ::: Character

Como usar a classe Character da linguagem Java para tratar caracteres individuais em seus programas

Quantidade de visualizações: 7026 vezes
A classe Character, uma classe pública e final (ou seja, não é possível fazer subclasse desta classe) e presente no pacote java.lang é uma classe encapsuladora (wrapper class) para o tipo primitivo char. Objetos desta classe contém apenas um campo, cujo tipo é char.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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java.lang.Object
  java.lang.Character

Esta classe implementa as interfaces Serializable e Comparable<Character>.

Uma das vantagens de se usar objetos da classe Character é que podemos chamar seus métodos estáticos para obter informações sobre o tipo char encapsulado. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // uma variável do tipo char
    char letra = 'A';
	
    // vamos verificar se o caractere anterior é uma letra maiúscula
    if(Character.isUpperCase(letra)){
      System.out.println("A letra é maiúscula");
    }
    else{
      System.out.println("A letra não é maiúscula");
    }
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

A letra é maiúscula

Veja que neste trecho de código nós usamos o método estático isUpperCase() da classe Character para verificar se um determinado caractere está em letras maiúsculas.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Exercício Resolvido de Java - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em Java

Quantidade de visualizações: 430 vezes
Pergunta/Tarefa:

O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano.

No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano.

Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir:



Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo.

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor x da coordenada: 12
Informe o valor y da coordenada: -7
A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-)
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // variáveis usadas na resolução do problema
    int x, y;
  
    // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas
    System.out.print("Informe o valor x da coordenada: ");
    x = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o valor y da coordenada: ");
    y = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
  
    // a coordenada está no primeiro quadrante? 
    if (x > 0 && y > 0){
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está no Primeiro Quadrante (+,+)");
    }
    // a coordenada está no segundo quadrante?
    else if (x < 0 && y > 0){
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está no Segundo Quadrante (-,+)");
    }
    // a coordenada está no terceiro quadrante?
    else if (x < 0 && y < 0){
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está no Terceiro Quadrante (-,-)");
    }
    // a coordenada está no quarto quadrante?
    else if (x > 0 && y < 0){
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está no Quarto Quadrante (+,-)");
    }
    // a coordenada está na origem
    else{
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está na origem");
    }
  }
}



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