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Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentado

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Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução:



Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

// o jogador escolheu Pedra?
else if(jogador == 1){
  // o computador escolheu Papel?
  if(computador == 2){
    System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o computador escolheu Tesoura
    System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Papel?
else if(jogador == 2){
  // o computador escolheu Tesoura?
  if(computador == 3){
    System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o ocmputador escolheu Pedra
    System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

JavaScript ::: ECMAScript 5 - JavaScript 5 - ES5 - ECMAScript 2009 ::: Passos Iniciais

Como usar a diretiva "use strict" do ECMAScript 5 em seus códigos JavaScript

Quantidade de visualizações: 920 vezes
À medida que a linguagem JavaScript foi ganhando popularidade, as pessoas responsáveis por sua manutenção perceberam a necessidade de torná-la um pouco mais restritiva em relação a erros de programação que até então não eram vistos pelos navegadores como erros. Vamos ver um exemplo? Considere o código JavaScript a seguir:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  total_cliente = 100;
  document.writeln("Total: " + total_cliente); 
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Total: 100

Note que, embora o código tenha funcionado como esperado, nós não usamos a palavra-chave "var" (ou "let" ou "const") na declaração da variável total_cliente. Quando não fazemos isso, o interpretador realiza esta tarefa por conta própria, declarando e colocando a variável como global.

Até aqui nenhum problema. A questão surge quando queremos que esta variável seja usada localmente, ou ainda, quando queremos indicar, para quem estiver lendo o nosso código, o ponto exato onde uma determinada variável foi declarada.

A partir do ECMAScript 5 (JavaScript 5 - ES5 - ECMAScript 2009) nós podemos usar o modo "use strict" para exibir erros sempre que uma variável não declarada (com "var", "let" ou "const" sofra atribuição ou leitura. Dessa forma nossos códigos serão mais seguros, pois o interpretador não mais colocará variáveis no escopo global sem nosso consentimento explícito.

Veja agora o mesmo trecho de código anterior, dessa vez usando "use strict":

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  "use strict"
  total_cliente = 100;
  document.writeln("Total: " + total_cliente); 
</script>

</body>
</html>

Agora o código não mais executa, e temos a seguinte mensagem de erro no console do Google Chrome ou Firefox:

Uncaught ReferenceError: total_cliente is not defined
at index.html:10

Neste exemplo eu usei "use strict" de forma a refletir em todos os códigos JavaScript a partir daquele ponto. No entanto, é possível colocar essa diretiva em locais expecíficos, tais como dentro do corpo de uma função.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar itens ao final de um array em Ruby usando a função push()

Quantidade de visualizações: 7664 vezes
Em algumas situações nós precisamos adicionar novos elementos ao final de um array em Ruby. Para isso nós podemos usar a função push() do objeto Array.

Veja como isso pode ser feito no código abaixo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# vamos criar um array de nomes
nomes = []

# Lê entrada até que o valor -1 seja
# fornecido
loop do
  print "Digite um nome (-1 para sair): "
  nome = gets.chomp
  
  # vamos adicionar este nome no final do
  # array
  if nome != "-1"
    nomes.push(nome) # adiciona o nome ao array
  end
  
  # vamos sair do laço se o valor for "-1"
  if nome == "-1"
    break
  end
end

# Exibe todos os valores do array
puts "\nOs nomes fornecidos foram:"
nomes.each do | nome |
  puts nome
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Digite um nome (-1 para sair): MARCELO
Digite um nome (-1 para sair): JOANA
Digite um nome (-1 para sair): OSMAR
Digite um nome (-1 para sair): JAQUELINE
Digite um nome (-1 para sair): -1

Os nomes fornecidos foram:
MARCELO
JOANA
OSMAR
JAQUELINE


C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como retornar a quantidade de itens em uma ArrayList do C# - Como retornar o tamanho da ArrayList do C#

Quantidade de visualizações: 8380 vezes
Em algumas situações precisamos saber quantos elementos estão presentes na ArrayList do C#. Isso pode ser feito por meio da propriedade Count, que retorna um número inteiro representando a quantidade de itens atualmente na lista.

Veja um exemplo de seu uso:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using System.Collections;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // não se esqueça
      // using System.Collections;

      // Cria o ArrayList
      ArrayList cidades = new ArrayList();

      // Adiciona nomes de cidades
      cidades.Add("Goiânia");
      cidades.Add("Cuiabá");
      cidades.Add("Fortaleza");
      cidades.Add("Curitiba");

      // obtém a quantidade de elementos
      int quant = cidades.Count;

      Console.Write("A lista contém {0} itens", quant);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

A lista contém 4 itens

Pressione uma tecla para sair...


jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico

Como usar a função text() do jQuery para obter o conteúdo de um elemento HTML desconsiderando as tags

Quantidade de visualizações: 9846 vezes
Enquanto o método html() nos permite obter o conteúdo de um elemento HTML incluindo as tags, o método text() permite a mesma operação, porém, desconsiderando quaisquer tags HTML que forem encontradas. Considere o elemento DIV a seguir:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<div id="div_1">
  <button>Clique Aqui</button>
</div>

Veja agora o código JavaScript que obtém o conteúdo entre as tags <div> e </div>:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<script type="text/javascript">
<!--
  function obterTexto(){
    var texto = $('#div_1').text();
    window.alert(texto);
  }
//-->
</script>

Veja que enquato o método html() retorna a string "<button>Clique Aqui</button>", o método text() retorna apenas "Clique Aqui". Observe também que o método text() atuará em todos os elementos retornados em uma determinada condição.

O retorno deste método é uma string.


Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como retornar a quantidade de colunas do TDBGrid do Delphi em tempo de execução

Quantidade de visualizações: 9119 vezes
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de colunas em um controle TDBGrid em tempo de execução. Isso pode ser feito por meio da propriedade Count da classe TDBGridColumns. Um controle TDBGrid possui uma referência a um objeto desta classe por meio de sua propriedade Columns.

Veja um trecho de código no qual clicamos em um botão e exibimos a quantidade de colunas em um DBGrid chamado "DBGrid1":

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
  colunas: Integer;
begin
  // vamos obter a quantidade de colunas no DBGrid
  colunas := DBGrid1.Columns.Count;
  ShowMessage('O DBGrid possui ' + IntToStr(colunas) + ' colunas');
end;

Ao executar o código e clicar no botão você verá uma mensagem parecida com:

"O DBGrid possui 10 colunas".

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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