Você está aqui: Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games)

Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentado

Quantidade de visualizações: 597 vezes
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução:



Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

// o jogador escolheu Pedra?
else if(jogador == 1){
  // o computador escolheu Papel?
  if(computador == 2){
    System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o computador escolheu Tesoura
    System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Papel?
else if(jogador == 2){
  // o computador escolheu Tesoura?
  if(computador == 3){
    System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o ocmputador escolheu Pedra
    System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores

Regras importantes sobre o uso de modificadores na linguagem Java

Quantidade de visualizações: 6956 vezes
1) Uma declaração de método ou variável pode conter somente um destes modificadores de acesso: public, protected ou private. Na ausência de um destes, o acesso será de pacote.

2) Classes não podem ser declaradas abstract e final simultâneamente.

3) Métodos abstratos não podem ser declarados private, static, final, native, strictfp ou synchronized.

4) Métodos não podem ser declarados native e strictfp ao mesmo tempo.

5) Métodos abstract e native não possuem corpo. Ex:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso

6) Uma classe que contenha métodos abstratos deve ser declarada como abstrata.

7) Membros final não podem ser volatile.


Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Laços

Laços - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 11 - Usando o laço while para converter um número decimal em sua representação binária

Quantidade de visualizações: 5266 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva uma aplicação Java que usa o laço while para converter um número decimal em sua representação binária. Peça ao usuário para informar um número inteiro e mostre o mesmo em binário (como uma String). Você deve obrigatoriamente usar o laço while.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso



Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados byte da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 10816 vezes
O tipo de dados byte pode ser usado quando queremos armazenar valores inteiros na faixa ?128 à 127. Veja um exemplo:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso

Porém, é preciso estar atento a um detalhe muito importante (testado na versão 6 do SDK). Veja o trecho de código seguinte:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso

À primeira vista este código está correto, visto que a soma das variáveis a e b não ultrapassam a faixa do tipo byte. Porém, ao tentarmos compilar, temos a seguinte mensagem de erro:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso


Isso acontece porque o tipo de dados resultante da aplicação do operador de adição (e demais operadores binários) a dois números, é no mínimo int. Podemos, é claro, fazer uma coerção de dados (cast). Veja:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso

O tipo de dados byte pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso


Um tipo byte não pode ser convertido implicitamente para o tipo char. Isso acontece porque o tipo char não possui sinal.


Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular a área de um círculo usando Java

Quantidade de visualizações: 32427 vezes
A área de um círculo pode ser calculada por meio do produto entre a constante PI e a medida do raio ao quadrado (r2). Comece analisando a figura abaixo:



Sendo assim, temos a seguinte fórmula:



Onde A é a área, PI equivale a 3,14 (aproximadamente) e r é o raio do círculo.

O raio é a medida que vai do centro até um ponto da extremidade do círculo. O diâmetro é a medida equivalente ao dobro da medida do raio, passando pelo centro do círculo e dividindo-o em duas partes. A medida do diâmetro é 2 * Raio.

Veja agora um código Java completo que calcula a área de um círculo mediante a informação do raio:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio do círculo: 5
A area do círculo de raio 5.0 é igual a 78.53981633974483

A circunferência é um conjunto de pontos que estão a uma mesma distância do centro. Essa distância é conhecida como raio. A circunferência é estudada pela Geometria Analítica e, em geral, em um plano cartesiano. O círculo, que é formado pela circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior, é estudado pela Geometria Plana, pois ele ocupa um espaço e pode ter sua área calculada, diferentemente da circunferência.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover quebras de linhas de uma string - Como usar o método replaceAll() da classe String para remover quebras de linha de um texto - Revisado

Quantidade de visualizações: 11387 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método replaceAll() da classe String para remover quebras de linha de uma palavra, frase ou texto. Veja:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso

Este código exibirá o seguinte resultado:

Original: Programar em Java
é mais fácil do
que você pensa.
Sem quebras de linha: Programar em Java é mais fácil do que você pensa.

Esta dica foi revisada e atualizada para o Java 8.


Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: C#
3º lugar: PHP
4º lugar: Python
5º lugar: Delphi
6º lugar: JavaScript
7º lugar: C
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Elétrica pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 15 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..


© 2021 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados | Versión en Español | Versão em Português