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Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentado

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Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução:



Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

// o jogador escolheu Pedra?
else if(jogador == 1){
  // o computador escolheu Papel?
  if(computador == 2){
    System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o computador escolheu Tesoura
    System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Papel?
else if(jogador == 2){
  // o computador escolheu Tesoura?
  if(computador == 3){
    System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o ocmputador escolheu Pedra
    System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Um algoritmo em VisuAlg que testa se um triângulo é equilátero, isósceles ou escaleno

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo que lê três valores para os lados de um triângulo. O algoritmo deve verificar se o triângulo é equilátero (todos os lados iguais), isósceles (dois lados iguais) ou escaleno (todos os lados diferentes).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o lado 1 do triângulo: 6
Informe o lado 2 do triângulo: 8
Informe o lado 3 do triângulo: 2
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução deste algoritmo em VisuAlg:

Algoritmo "Testa se um triângulo é equilátero, escaleno ou isósceles"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lado1, lado2, lado3: real

Inicio
  // vamos ler os lados do triângulo
  escreva("Informe o lado 1 do triângulo: ")
  leia(lado1)
  escreva("Informe o lado 2 do triângulo: ")
  leia(lado2)
  escreva("Informe o lado 3 do triângulo: ")
  leia(lado3)

  // vamos testar se o triângulo é equilátero
  // os três lados iguais
  se (lado1 = lado2) e (lado2 = lado3) entao
......



Delphi ::: Classes, Controles e Componentes ::: TRegistry (Registro do Windows)

Como verificar se uma chave já existe no registro do Windows usando a função KeyExists() da classe TRegistry do Delphi

Quantidade de visualizações: 16496 vezes
Em algumas situações nós gostaríamos de verificar se uma determinada chave já existe no registro do Windows, talvez antes de criá-la, excluí-la ou tentar ler algum de seus valores.

O método KeyExists() da classe TRegistry pode ser usado para esta finalidade. Este método recebe uma string representando a chave a ser pesquisada e retorna um valor Boolean indicando a existência da chave. Veja o trecho de código abaixo:

procedure TForm3.Button5Click(Sender: TObject);
var
  reg: TRegistry;
begin
  // uses Registry

  // vamos criar uma instância da classe TRegistry
  reg := TRegistry.Create;

  // a chave raiz padrão é HKEY_CURRENT_USER mas, por via das dúvidas
  // vamos reafirmar isso
  reg.RootKey := HKEY_CURRENT_USER;

......


Aqui nós estamos verificando a existência da chave "Arquivo de Códigos" a partir da chave raiz HKEY_CURRENT_USER.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C# ::: Namespace System.Windows.Forms ::: Formulários e Janelas

Como definir uma imagem de fundo para um formulário C# Windows Forms usando a propriedade BackgroundImage

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Formulários Windows Forms podem conter uma imagem de fundo. Isso pode ser feito por meio da propriedade BackgroundImage.

Em tempo de design, só precisamos clicar no formulário, acessar a janela de propriedades (Properties) e modificar o valor da propriedade BackgroundImage. Quando clicamos no botão ao lado do valor da propriedade, temos acesso à janela Select Resource. Deixe a opção Project resource file marcada e clique o botão Import. Selecione a imagem que você deseja usar e clique o botão OK. Imediatamente a imagem importada será aplicada ao fundo do formulário.

É importante observar que esta forma de adicionar a imagem de fundo evita que tenhamos que enviar a imagem juntamente com nossa aplicação. Como a imagem importada fará parte do Resources da aplicação, ela será compilada e fará parte do .exe resultante.

É possível também carregar uma imagem e colocá-la como fundo para um formulário em tempo de execução. Veja um trecho de código no qual carregamos uma imagem JPG localizada em uma pasta imagens no mesmo diretório do .exe da aplicação:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // using System.IO;
  this.BackgroundImage = new Bitmap(Path.GetDirectoryName(
......



Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet

Como usar a propriedade Active da classe TClientDataSet do Delphi

Quantidade de visualizações: 11492 vezes
A propriedade Active de um controle TClientDataSet pode ser definida em tempo de design (pelo Object Inspector) ou em tempo de execução. Se o valor for True os dados armazenados no TClientDataSet podem ser lidos e manipulados. Se o valor for False, o client dataset está fechado (closed) e não podemos acessar nem manipular os dados contidos nele.

Veja no trecho de código abaixo como definir o valor da propriedade Active em tempo de execução:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos ativar o client dataset
  ClientDataSet1.Active := True;

  // vamos testar se o client dataset foi mesmo ativado
......


Ao clicar no botão nós "ativamos" o client dataset e em seguida testamos o valor da propriedade Active para informar se o controle foi realmente ativado. É preciso ter muito cuidado. Tentar manipular os dados de um client dataset fechado pode resultar em uma exceção do tipo EDatabaseError com mensagens parecidas com:

Project Projeto.exe raised exception class EDatabaseError with message 'ClientDataSet1: Cannot perform this operation on a closed dataset'.

Ao definirmos o valor True para a propriedade Active as seguintes ações ocorrem:

1) O client dataset é preenchido com dados. Dependendo das propriedades do controle, estes dados podem vir de três formas diferentes: a) Do arquivo especificado na propriedade FileName; b) Do provider especificado na propriedade ProviderName ou por meio do método SetProvider. (algumas classes derivadas de TCustomClientDataSet possuem um componente interno que faz o papel do provider); c) Os dados que estavam ativos quando o client dataset foi desativado (somente se a aplicação foi executada durante um certo período depois que o dataset foi desativado).

2) O evento BeforeOpen é disparado.

3) O valor dsBrowse é atribuído à propriedade State do dataset.

4) Abre e posiciona um cursor no primeiro registro do conjunto de dados.

5) Dispara o evento AfterOpen.

Se o client dataset nunca foi ativado, atribuir o valor True para a propriedade Active faz com que a estrutura (metadata) do client dataset seja definida. Esta estrutura é obtida juntamente com o pacote de dados a partir do provider ou armazenado em disco. Se não houver pacote de dados, tal estrutura é construída usando o valor atual da propriedade FieldDefs ou a partir dos componentes de campos persistentes listados na propriedade Fields.

Se um erro ocorrer durante a abertura do dataset, seu estado (State) é definido como dsInactive e o cursor de navegação é fechado.

Ao definirmos o valor False para a propriedade Active as seguintes ações ocorrem:

1) O evento BeforeClose é disparado.

2) O valor para a propriedade State é definido como dsInactive.

3) O cursor de navegação é fechado, salvando os dados atuais em disco se a propriedade FileName estiver definida e salvando o pacote de dados atual em cache de forma que o mesmo possa ser restaurado mais tarde quando o dataset for reaberto.

4) O evento AfterClose é disparado.

Importante: Uma chamada ao método Open do TClientDataSet define a propriedade Active como True, enquanto uma chamada ao método Close a define como False.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T>

Como usar a classe genérica List<T> do C# em suas aplicações

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A classe genérica List<T> da linguagem C# representa uma lista fortemente tipada de objetos que podem ser acessados por índices. Esta classe fornece métodos para pesquisar, ordenar e manipular seus elementos. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object
  System.Collections.Generic.List<T>
    System.ServiceModel.Install.Configuration.
  ServiceModelConfigurationSectionCollection
    System.ServiceModel.Install.Configuration.
  ServiceModelConfigurationSectionGroupCollection
    System.Workflow.ComponentModel.ActivityCollection
    System.Workflow.Activities.WorkflowRoleCollection
    System.Workflow.Activities.OperationParameterInfoCollection
    System.Workflow.ComponentModel.Design.
  ActivityDesignerGlyphCollection
......


Esta classe implementa também as interfaces IList<T>, ICollection<T>, IEnumerable<T>, IList, ICollection e IEnumerable.

A classe List<T> é a equivalente genérica da classe ArrayList. Ela implementa a interface genérica IList<T> usando um array (matriz) cujo tamanho é dinamicamente aumentado de acordo com a necessidade. Esta classe usa tanto um comparador de igualdade quanto um de ordenação.

Os métodos tais como Contains(), IndexOf(), LastIndexOf() e Remove() usam um comparador de igualdade para os elementos da lista. O comparador de igualdade padrão para o tipo T é definido segundo as seguintes regras: Se o tipo T implementar a interface genérica IEquatable<T>, então o comparador de igualdade é o método Equals(T) dessa interface. Caso contrário, o comparador de igualdade padrão é Object.Equals(Object).

Os métodos tais como BinarySearch() e Sort() usam um comparador de ordenação para os elementos da lista. O comparador padrão para o tipo T é definido da seguinte forma: Se o tipo T implementar a interface genérica IComparable<T>, então o comparador padrão é o método CompareTo(T) dessa interface. Caso contrário, se o tipo T implementar a interface não-genérica IComparable, então o comparador padrão é o método CompareTo(Object) dessa interface. Se o tipo T não implementar nenhuma destas duas interfaces, então não haverá comparador padrão, e um comparador ou delegate de comparação deve ser fornecido explicitamente.

Uma lista List<T> não fornece garantias quanto à sua ordenação. Devemos ordená-la por conta própria antes de efetuar algumas operações (tais como BinarySearch) que exigem que a List<T> esteja ordenada. Os elementos em uma coleção do tipo List<T> podem ser acessados usando índices (que começam a partir de 0). Uma List<T> aceita o valor null como valor válido para tipos referência e aceita elementos duplicados.

Em relação à performance, a documentação do .NET afirma que, embora List<T> e ArrayList possuam funcionalidade semelhante, a classe List<T> possui uma performance melhor na maioria dos casos, além de ser type safe (oferece segurança de tipos).

Veja um trecho de código no qual criamos uma List<T> de inteiros, inserimos alguns valores e usamos o laço foreach para percorrer a lista e exibir os valores dos elementos:

static void Main(string[] args){
  // vamos criar um objeto da classe List<T>
  List<int> valores = new List<int>();

  // vamos inserir três valores na lista
  valores.Add(5);
  valores.Add(2);
  valores.Add(9);
......



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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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