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Escreva um método Java que recebe um número e informa se todos os dígitos desse número são pares ou não - Desafio de Programação Resolvido em JavaQuantidade de visualizações: 239 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java contendo uma função que receberá um número inteiro e informará se todos os dígitos do número informado são pares ou não. Seu código deverá pedir para o usuário digitar o número desejado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número: 2864 Todos os dígitos são pares. Informe um número: 4638 Nem todos os dígitos são pares. Veja a resolução comentada deste exercício em Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar um número System.out.print("Informe um número: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // agora vamos verificar se todos os dígitos do // número são pares if(digitosPares(numero)){ System.out.println("Todos os dígitos são pares."); } else{ System.out.println("Nem todos os dígitos são pares."); } } // método que recebe um número inteiro e retorna // true ou false dependendo se todos os dígitos do // número são pares ou não public static boolean digitosPares(int numero){ // o número é zero? vamos retornar false if (numero == 0){ return false; } // enquanto número for diferente de 0 while(numero != 0){ // este dígito não é par? if((numero % 10) % 2 != 0){ return false; } // divide o número por 10 e guarda o resultado numero = numero / 10; } // se chegamos até aqui todos os dígitos são // pares return true; } } |
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PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como criar e usar variáveis estáticas em PHPQuantidade de visualizações: 9693 vezes |
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe possui propriedades (variáveis) e métodos. Dessa forma, cada instância (cópia ou objeto) desta classe possui suas próprias cópias das variáveis declaradas na classe. Veja a seguinte declaração de uma classe Produto: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; public function setNome($nome){ $this->nome = $nome; } public function getNome(){ return $this->nome; } public function setPreco($preco){ $this->preco = $preco; } public function getPreco(){ return $this->preco; } } ?> Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis $nome e $preco. Há, porém, situações nas quais gostaríamos que uma determinada variável pertencesse à classe e não à cada instância individual. Um bom exemplo disso seria uma variável que registra a quantidade de instâncias que temos de uma classe ou a técnica de se atribuir um identificador único a cada instância da classe. Variáveis estáticas em PHP podem ser criadas por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais variáveis serem declaradas com o modificador public, o que as torna acessíveis fora da classe na qual estas estão declaradas. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; // uma variável estática que permite contar as instâncias // desta classe public static $contador = 0; // construtor da classe Produto function __construct(){ // vamos incrementar o contador aqui self::$contador++; } } // vamos criar duas instâncias da classe Produto $p1 = new Produto(); $p2 = new Produto(); // vamos obter o valor do contador de instâncias echo "Até este momento já criamos " . Produto::$contador . " instâncias da classe Produto"; ?> Este código possui alguns pontos interessantes e merece uma análise bem detalhada. Perceba que, dentro da classe, uma variável estática é acessada usando-se self e não $this, como fazemos com as variáveis de instâncias. Outra observação interessante é em relação ao acesso da variável estática fora da classe. Aqui nós usamos o nome da classe seguida por um par de dois pontos "::" e não por meio de referências às suas instâncias individuais. Finalmente observe o construtor da classe. A cada instância construída nós acessamos a variável estática e incrementamos seu valor em 1. É importante observar que variáveis estáticas não podem ser acessadas por meio de referências às instâncias da classe usando o operador "->". Assim, o trecho de código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos tentar alterar o valor da variável estática por meio // de uma referência a uma das instâncias da classe Produto $p1->contador = 5; não provoca erros mas, também não traz o resultado esperado. |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular o tempo de queda livre de um corpo dada a altura da queda e a aceleração da gravidade usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 2686 vezes |
Galileu Galilei fez experimentos para comprovar que o tempo de queda dos objetos não depende de sua massa. Esse importante estudioso abandonava objetos de massas diferentes do alto da torre de Pisa e verificava que o tempo para atingirem o solo sempre era o mesmo para todos os casos. No Movimento Uniformemente Variado (MUV), o tempo de queda livre de um corpo, quando temos a altura na qual o objeto é abandonado, pode ser calculado por meio da fórmula: \[ \text{t} = \sqrt{\frac{\text{2} \cdot \text{H}}{\text{g}}} \] Onde: t ? tempo da queda (em segundos). H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado. g ? aceleração da gravidade (m/s2). Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Um tijolo é largado de uma construção há 10 metros de altura. Calcule o tempo de sua queda, ou seja, o tempo imediatamente antes de o corpo (o tijolo) tocar o chão. Veja que temos a altura de 10 metros e já sabemos que a aceleração da gravidade terrestre é 9.80665. Assim, tudo que temos que fazer é jogar esses valores na fórmula. Veja o código C completo para este cálculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // altura da queda float altura = 10; // em metros // vamos calcular o tempo da queda (em segundos) float tempo_queda = sqrt((2 * altura) / gravidade); // mostramos o resultado printf("O tempo da queda livre é: %f segundos", tempo_queda); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: O tempo da queda livre é: 1.428087 segundos. |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
C# Windows Forms - Como passar um objeto da classe Graphics como argumento para um método e usá-lo para desenhar na superfície do formulárioQuantidade de visualizações: 5633 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de escrever um método que recebe um objeto da classe Graphics como argumento e usar este objeto para alguma tarefa, por exemplo, desenhar na superfície do formulário. Nesta dica eu mostro como isso é possível. Comece escrevendo o seguinte método:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // um método que recebe um objeto da classe Graphics private void desenhar(ref Graphics g){ // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Note que, na definição do parâmetro do método nós usamos a palavra-chave ref. Isso foi necessário porque queremos que o objeto Graphics seja passado por referência, uma vez que o estamos liberando dentro do corpo do método com uma chamada ao método Dispose(). Veja agora como obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual e passá-lo ao método desenhar(): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click_1(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual Graphics graphics = this.CreateGraphics(); // vamos passar o objeto Graphics para o método desenhar desenhar(ref graphics); } |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como gerar um número aleatório (randômico) em PHP usando a função rand()Quantidade de visualizações: 30060 vezes |
Nesta dica mostrarei como gerar números randômicos dentro de uma determinada faixa usando a função rand() da linguagem PHP. Veja que esta função requer o limite inicial e final (incluso) da faixa a partir da qual o número aleatório será gerado. Veja um código PHP no qual geramos um número aleatório entre 1 e 10: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $num = rand(1, 10); echo "O número gerado foi: " . $num; ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos um resultado parecido com: O número gerado foi: 5 Obs: A partir da versão 4.2.0 do PHP, não é mais necessário usar srand() ou mt_srand() para inicializar a semente (seed) do gerador de números aleatórios. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em JavaScriptQuantidade de visualizações: 1258 vezes |
Todos estamos acostumados com o Teorema de Pitágoras, que diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Baseado nessa informação, fica fácil retornar a medida do cateto oposto quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente. Isso, claro, via programação em linguagem JavaScript. Comece observando a imagem a seguir: Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para: \[a^2 = c^2 - b^2\] Veja que agora o quadrado do cateto oposto é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto adjascente. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo. Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem JavaScript: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var c = 36.056; // medida da hipotenusa var b = 30; // medida do cateto adjascente // agora vamos calcular o comprimento da cateto oposto var a = Math.sqrt(Math.pow(c, 2) - Math.pow(b, 2)); // e mostramos o resultado document.writeln("A medida do cateto oposto é: " + a); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: A medida do cateto oposto é: 20.00087838071118 Como podemos ver, o resultado retornado com o código JavaScript confere com os valores da imagem apresentada. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript |
Veja mais Dicas e truques de JavaScript |
Dicas e truques de outras linguagens |
JavaScript - Como retornar o tamanho de uma string em JavaScript usando a propriedade length do objeto String |
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