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Exercícios Resolvidos de Java - Crie uma classe Televisao e uma classe ControleRemoto que pode controlar o volume e trocar os canais da televisão

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Pergunta/Tarefa:

Este exercício deve ser feito usando Programação Orientada a Objetos em Java.

Crie uma classe Televisao e uma classe ControleRemoto que pode controlar o volume e trocar os canais da televisão. O controle remoto permite:

1) aumentar ou diminuir a potência do volume de som em uma unidade de cada vez;
2) aumentar e diminuir o número do canal em uma unidade;
3) trocar para um canal indicado;
4) consultar o valor do volume de som e o canal selecionado.

O volume da TV deverá variar entre 0 (mudo) e 10 (máximo). Os canais deverão variar de 1 até 20. Exiba mensagens caso os valores informados caiam fora dessas faixas.

Seu código deverá mostrar um menu para as opções acima.

Sua saída deverá ser parecida com:

---------- OPÇÕES DO CONTROLE REMOTO ----------

1. Aumentar o Volume
2. Diminuir o Volume
3. Aumentar o Canal
4. Diminuir o Canal
5. Trocar Para o Canal Indicado
6. Consultar o Volume e Canal Selecionado
7. Sair
Sua opção: 6

O volume atual é: 5
O canal atual é: 1
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

Código para a classe Televisao.java:

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Código para a classe ControleRemoto.java:

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Código para a classe Principal.java:

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Java ::: Coleções (Collections) ::: HashSet

Java Collections - Como usar a classe HashSet em seus programas Java

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A classe HashSet, no pacote java.util, é uma classe concreta que implementa a interface Set. Na maioria das vezes nós usamos objetos desta classe para armazenar elementos não duplicados (ainda que o elemento null seja permitido). Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma Java:

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Esta classe implementa as interfaces Serializable, Cloneable, Iterable<E>, Collection<E> e Set<E> e suas sub-classes diretas são JobStateReasons, LinkedHashSet.

Veja um trecho de código no qual inserimos cinco elementos do tipo String em um HashSet e os listamos em seguida:

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Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

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Veja que, embora tenhamos inserido a string "Osmar" duas vezes, o HashSet a armazenou somente uma vez. Outro detalhe é que esta classe raramente retornará os elementos na ordem em que eles foram inseridos.


Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como obter o índice da primeira ocorrência de um elemento no ArrayList do Java usando o método indexOf()

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Este exemplo mostra como usar o método indexOf() para obter o índice da primeira ocorrência de um item na ArrayList. Se o ítem não for encontrado, o valor retornado é -1.

Veja o código completo para a dica:

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Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O índice do nome pesquisado é: 1


Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais

Saiba o que é Reflexão (Reflection) em Java - Como usar Reflexão (Reflection) na linguagem Java - Revisado

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Reflection (ou Reflexão), também conhecida como RTI (Runtime Type Information) em algumas linguagens, é um mecanismo para descobrir dados a respeito de um programa em tempo de execução. Reflection em Java nos permite descobrir informações sobre atributos ou membros (campos), métodos e construtores de classes. Podemos também operar nos campos e métodos que descobrimos.

A Reflection permite o que é normalmente chamada de programação dinâmica em Java.

A Reflection em Java é conseguida usando a Java Reflection API. Esta API consiste de classes nos pacotes java.lang e java.lang.reflect.

Antes de prosseguirmos, veja um exemplo de como podemos listar todos os métodos públicos da classe Object:

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Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

wait
wait
wait
equals
toString
hashCode
getClass
notify
notifyAll

Eis uma lista das coisas que podemos fazer com a Java Reflection API:

1) Determinar a classe de um objeto;
2) Obter informações sobre os modificadores, campos (atributos), métodos, construtores e superclasses de uma classe;
3) Descobrir quais constantes e declarações de métodos pertencem a uma interface;
4) Criar uma instância de uma classe cujo nome não sabemos até o tempo de execução;
5) Obter e definir o valor do campo de um objeto;
6) Invocar um método em um objeto;
7) Criar um novo array, cujo tamanho e tipo de dados só saberemos em tempo de execução.

A Java Reflection API é geralmente usada para criar ferramentas de desenvolvimento tais como debuggers, class browsers e construtores de GUI. Geralmente, neste tipo de ferramentas, precisamos interagir como classes, objetos, métodos e campos, e não sabemos quais em tempo de compilação. Assim, a aplicação deve, dinamicamente, encontrar e acessar estes itens.

Esta dica foi revisada e testada no Java 8.


Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como salvar o conteúdo de um JTextArea em um arquivo (usando um JFileChooser para localizar o diretório e arquivo)

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Nesta dica mostrarei como é possível como salvar o conteúdo de um JTextArea em um arquivo texto. Essa operação é muito frequente em aplicações Java Swing. Note que faremos uso de um JFileChooser para localizar o arquivo no qual o conteúdo será gravado, ou poderemos informar o nome do arquivo.

Observe também o uso do método write() da classe FileWriter para escrever o conteúdo no arquivo. Para finalizar, perceba que não fiz os devidos tratamentos de erros e as mensagens de sucesso das operações e coisas. Fica como exercício para você finalizar.

Veja o código completo:

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Java ::: Classes e Componentes ::: JComponent

Java Swing - Como usar a classe JComponent em suas aplicações Java Swing

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A classe JComponent serve como classe base abstrata a partir da qual todos os componentes Swing herdam suas funcionalidades. Esta classe herda da Classe Container, que por sua vez herda de Component, que herda de Object.

Várias classes do Java Swing herdam de JComponent, direta ou indiretamente. Por exemplo, a classe JButton herda de javax.swing.AbstractButton, que, por sua vez, herda de javax.swing.JComponent.

Entender o papel da classe JComponent é muito importante, pois nos permite o uso de polimorfismo e também de vários design patterns. Sendo assim, analise o seguinte código Java Swing:

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Veja que declaramos uma variável do tipo JComponent e atribuímos a ela um objeto da classe JButton. Isso é perfeitamente possível, já que JButton herda de JComponent, ainda que indiretamente.

Entre as classes que herdam de JComponent estão: AbstractButton, BasicInternalFrameTitlePane, Box, Box.Filler, JColorChooser, JComboBox, JFileChooser, JInternalFrame, JInternalFrame.JDesktopIcon, JLabel, JLayeredPane, JList, JMenuBar, JOptionPane, JPanel, JPopupMenu, JProgressBar, JRootPane, JScrollBar, JScrollPane, JSeparator, JSlider, JSpinner, JSplitPane, JTabbedPane, JTable, JTableHeader, JTextComponent, JToolBar, JToolTip, JTree, JViewport.


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