Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores

Como usar o modificador native da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 9195 vezes
O modificador native é usado exclusivamente com métodos. A implementação de um método marcado como native não é feita em Java mas sim em outra linguagem de programação, tal como C ou C++.

Veja um exemplo de uma aplicação Java contendo um método native:

public class Estudos{
  private static native void escrever();
	
  public static void main(String[] args){
......


O primeiro detalhe a observar é a definição de um método native chamado escrever(). Veja que este método possui apenas a assinatura, o que quer dizer que sua implementação virá de um ponto externo ao nosso código. Em seguida temos uma chamada ao método LoadLibrary() da classe System. Este método recebe uma string contendo o nome da biblioteca que contém a implementação do método escrever(). O próprio método LoadLibrary se encarrega de acrescentar as extensões .dll ou .so ao nome da biblioteca que será carregada.

Quando estamos trabalhando com métodos native, é sempre uma boa idéia estudarmos JNI (Java Native Interface). JNI é uma API do Java que permite que métodos Java chamem funções nativas implementadas em C.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em Ruby: Classes, objetos, métodos e variáveis de instância

Quantidade de visualizações: 10767 vezes
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso?

Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido.

O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro.

Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria.

Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método ou função. O método (ou função) descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa.

O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido.

Em Ruby, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe.

Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante.

Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela.

Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas.

Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento.
Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe.

Veremos agora como definir uma classe em Ruby e usar um objeto desta classe em um programa. Veja o trecho de código abaixo:

# Definição da classe Cliente
class Cliente
   def definir_nome(nome)
      @nome = nome
   end
    
   def obter_nome
      @nome
   end
end

# Cria uma instância da classe Cliente
cliente = Cliente.new
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O nome do cliente é Laura Maria dos Santos


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Manipulação de texto em PHP - Como acessar e modificar os caracteres individuais de uma string

Quantidade de visualizações: 9706 vezes
Os caracteres de uma string em PHP, ou seja, uma palavra, frase ou texto, podem ser acessados individualmente usando índices, igual fazemos com os vetores (o índice começando sempre em zero). Dessa forma, podemos tanto obter um determinado caractere quanto acessá-lo e modificá-lo.

Veja um código PHP completo demonstrando o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  $nome = "Carlos de Jesus";
  echo "Original: " . $nome . "<br>";
......


Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Original: Carlos de Jesus
Vou alterar o 11º caractere.
Modificado: Carlos de Mesus


Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como exibir a data atual em Python de acordo com as configurações regionais usando as funções strftime() e setlocale()

Quantidade de visualizações: 7376 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos combinar os objeto datetime e locale e as funções today(), strftime() e setlocale() para retornar e exibir a data atual em Python usando as configurações regionais do computador do usuário.

Veja o código completo para o exemplo:

from datetime import datetime
import locale

# função principal do programa
def main():
  # Configurações do usuário
  locale.setlocale(locale.LC_ALL, "")

  # Obtém um datetime da data e hora atual
......


Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Hoje é 04/02/2023


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Um algoritmo em VisuAlg que testa se um triângulo é equilátero, isósceles ou escaleno

Quantidade de visualizações: 654 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo que lê três valores para os lados de um triângulo. O algoritmo deve verificar se o triângulo é equilátero (todos os lados iguais), isósceles (dois lados iguais) ou escaleno (todos os lados diferentes).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o lado 1 do triângulo: 6
Informe o lado 2 do triângulo: 8
Informe o lado 3 do triângulo: 2
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução deste algoritmo em VisuAlg:

Algoritmo "Testa se um triângulo é equilátero, escaleno ou isósceles"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lado1, lado2, lado3: real

Inicio
  // vamos ler os lados do triângulo
  escreva("Informe o lado 1 do triângulo: ")
  leia(lado1)
  escreva("Informe o lado 2 do triângulo: ")
  leia(lado2)
  escreva("Informe o lado 3 do triângulo: ")
  leia(lado3)

  // vamos testar se o triângulo é equilátero
  // os três lados iguais
  se (lado1 = lado2) e (lado2 = lado3) entao
......



VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em VB.NET dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 832 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem VB.NET que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' x e y do primeiro ponto
    Console.Write("Informe a coordenada x do primeiro ponto: ")
    Dim x1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Informe a coordenada y do primeiro ponto: ")
    Dim y1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' x e y do segundo ponto
    Console.Write("Informe a coordenada x do segundo ponto: ")
    Dim x2 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())
......


Ao executar este código em linguagem VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

O coeficiente angular é: 0,6666666666666666

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' x e y do primeiro ponto
    Console.Write("Informe a coordenada x do primeiro ponto: ")
    Dim x1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Informe a coordenada y do primeiro ponto: ")
    Dim y1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' x e y do segundo ponto
    Console.Write("Informe a coordenada x do segundo ponto: ")
    Dim x2 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Informe a coordenada y do segundo ponto: ")
    Dim y2 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' vamos obter o comprimento do cateto oposto
......


Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VB.NET

Veja mais Dicas e truques de VB.NET

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 13 usuários muito felizes estudando em nosso site.