Você está aqui: Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Como formatar inteiros com uma determinada quantidade de zeros à esquerda usando PythonQuantidade de visualizações: 10840 vezes |
Nesta dica eu mostro como formatar um valor inteiro com uma determinada quantidade de zeros à sua esquerda. Note que aqui eu estou combinando a função print() com o operador de módulo (%) para indicar os valores que serão formatados. Esta técnica foi muito usada na época do Python 2.5 e ainda está disponível no Python 3.0 (e creio que deverá continuar por muito tempo ainda). Veja o trecho de código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # função principal do programa def main(): valor1 = 343 valor2 = 3 # exibirá 000342 print("O valor é %06d" % (valor1)) # exibirá 0342 e 00000003 print("Os valor sao %04d e %08d" % (valor1, valor2)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O valor é 000343 Os valor são 0343 e 00000003 |
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C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função concat() que reproduz a funcionalidade da função strcat() da linguagem CQuantidade de visualizações: 11309 vezes |
O C (C99, ANSI C) contém uma função strcat(), no header string.h, que permite concatenar duas strings. Para fins de estudo, segue abaixo o código completo para uma função concat(), que recebe duas strings, anexa a segunda à primeira e retorna um ponteiro para uma string contendo ambas:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // uma função concat char *concat(char *destino, const char *origem) { // um ponteiro para a string de destino char *original = destino; // vai para o final da string de destino while(*original) original++; // anexa a string de origem while(*original++ = *origem++) ; // retorna o resultado return destino; } Veja como usar no trecho de código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função concat char *concat(char *destino, const char *origem) { // um ponteiro para a string de destino char *original = destino; // vai para o final da string de destino while(*original) original++; // anexa a string de origem while(*original++ = *origem++) ; // retorna o resultado return destino; } int main(int argc, char *argv[]) { char frase1[100] = "Gosto"; char frase2[20] = " muito de C e Java."; char *resultado = concat(frase1, frase2); // exibe o resultado printf("%s", resultado); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Gosto muito de C e Java. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como obter o conteúdo de um TEdit do Delphi em tempo de execução usando a função SendMessage() da API do Windows e a mensagem WM_GETTEXTQuantidade de visualizações: 11651 vezes |
Embora o Delphi já nos forneça as ferramentas necessárias para obter o conteúdo de um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função SendMessage() em combinação com a mensagem WM_GETTEXT. A função SendMessage() da API do Windows possui a seguinte assinatura em C/C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- LRESULT SendMessage( HWND hWnd, UINT Msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam ); No arquivo Windows.pas podemos encontrar o protótipo e corpo desta função convertidos para Object Pascal: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Protótipo {$EXTERNALSYM SendMessage} function SendMessage(hWnd: HWND; Msg: UINT; wParam: WPARAM; lParam: LPARAM): LRESULT; stdcall; // Implementação function SendMessage; external user32 name 'SendMessageW'; Note que precisamos de um HWND (parâmetro hWnd) para a caixa de texto. Temos que fornecer também a quantidade de caracteres que serão lidos (parâmetro wParam) e um buffer no qual os caracteres lidos a partir da caixa de texto serão colocados (parâmetro lParam). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var buffer: String; tamanho: Integer; begin // vamos obter a quantidade de caracteres na caixa de texto tamanho := SendMessage(Edit1.Handle, WM_GETTEXTLENGTH, 0, 0); // vamos ajustar o tamanho do buffer SetLength(buffer, tamanho); // vamos usar a mensagem WM_GETTEXT para obter o conteúdo // da caixa de texto SendMessage(Edit1.Handle, WM_GETTEXT, tamanho + 1, lParam(@buffer[1])); // vamos exibir o resultado ShowMessage('O conteúdo do edit é: ' + buffer); end; Veja que usei também a mensagem WM_GETTEXTLENGTH para obter a quantidade de caracteres na caixa de texto. Isso foi necessário para redimensionarmos o buffer de caracteres para um tamanho capaz de acomododar todo o conteúdo do edit. |
Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar linhas no Java Swing usando o método drawLine() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 15053 vezes |
O método drawLine() da classe Graphics nos permite desenhar linhas retas. Observe atentamente a assinatura deste método:public abstract void drawLine(int x1, int y1, int x2, int y2) Neste método, os parâmetros x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Veja um trecho de código no qual desenhamos quatro linhas em um JLabel: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar Linhas"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ Graphics graphics = label.getGraphics(); // desenha linhas no JLabel graphics.drawLine(10, 15, 100, 10); graphics.drawLine(20, 30, 80, 150); graphics.drawLine(50, 50, 120, 30); graphics.drawLine(100, 100, 310, 100); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangenteQuantidade de visualizações: 218 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangente do número aleatório gerado. Sua saída deve ser parecida com: O número gerado foi: 26 O seno do número gerado é: 0.7625584504796028 O cosseno do número gerado é: 0.6469193223286404 A tangente do número gerado é: 1.1787535542062797 O número gerado foi: 40 O seno do número gerado é: 0.7451131604793488 O cosseno do número gerado é: -0.6669380616522619 A tangente do número gerado é: -1.117214930923896 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Random; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int numero_rand; double seno, cosseno, tangente; // vamos gerar o número aleatório na faixa 20-40 Random rand = new Random(); numero_rand = rand.nextInt(21) + 20; System.out.println("O número gerado foi: " + numero_rand); // vamos gerar o seno do número sorteado seno = Math.sin(numero_rand); System.out.println("O seno do número gerado é: " + seno); // vamos gerar o cosseno do número sorteado cosseno = Math.cos(numero_rand); System.out.println("O cosseno do número gerado é: " + cosseno); // agora a tangente do número sorteado tangente = Math.tan(numero_rand); System.out.println("A tangente do número gerado é: " + tangente); } } |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: AJAX |
Quais os parâmetros que podem ser usados com o método ajax() da biblioteca jQueryQuantidade de visualizações: 12935 vezes |
O método ajax() do jQuery aceita um mapa de opções para a requisição HTTP a ser realizada. Boa parte destas opções possuem valores padrões e, portanto, não precisam ser especificadas. A lista a seguir mostra os parâmetros disponíveis para o método ajax() na versão 1.2.3: url: Uma string contendo a URL para a qual a requisição HTTP será feita. type (opcional): Uma string definindo o método HTTP a ser usado na requisição (GET ou POST). O valor padrão é GET. dataType (opcional): Uma string definindo o tipo de dados aguardados como resposta do servidor (xml, html, json ou script). ifModified (opcional): Um valor Boolean indicando se o servidor deverá verificar se a página foi modificada antes de responder à requisição. timeout (opcional): O número de milisegundos após o qual a requisição sofrerá timeout e apresentará uma falha. global (opcional): Um valor Boolean indicando se gerenciadores de eventos AJAX globais serão disparados por esta requisição. O valor padrão é true. beforeSend (opcional): Uma função de callback que será executada antes da requisição HTTP ser feita. error (opcional): Uma função de callback que é executada se a requisição falhar. success (opcional): Uma função de callback que será executada se a requisição for feita com sucesso. complete (opcional): Uma função de callback que é executada quando a requisição finalizar. data (opcional): Um mapa ou string que será enviado ao servidor junto com a requisição. processData (opcional): Um valor boolean indicando se a conversão dos dados enviados em um formato objeto para o formato query-string deverá ser feita. O valor padrão é true. contentType (opcional): Uma string contendo o tipo de conteúdo MIME a ser definindo para a requisição. O valor padrão é application/x-www-form-urlencoded. async (opcional): Um valor Boolean indicando se a requisição deverá ser feita de forma assíncrona. O valor padrão é true. Nesta seção você encontra vários exemplos de uso da função ajax() do jQuery. |
Veja mais Dicas e truques de jQuery |
Dicas e truques de outras linguagens |
Python - Como inserir uma determinada quantidade de espaços à esquerda de um valor numérico usando Python |
Códigos Fonte |
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