Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Como calcular a tabuada de multiplicação para os números de 1 a 9 em Python - Exercícios Resolvidos de Python

Quantidade de visualizações: 148 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que usa o laço for para calcular e exibir a tabuada de multiplicação dos números 1 a 9.

Sua saída deve ser parecida com:

        Tabuada de Multiplicação
----------------------------------------------
       1   2   3   4   5   6   7   8   9
----------------------------------------------
1  |   1   2   3   4   5   6   7   8   9
2  |   2   4   6   8  10  12  14  16  18
3  |   3   6   9  12  15  18  21  24  27
4  |   4   8  12  16  20  24  28  32  36
5  |   5  10  15  20  25  30  35  40  45
6  |   6  12  18  24  30  36  42  48  54
7  |   7  14  21  28  35  42  49  56  63
8  |   8  16  24  32  40  48  56  64  72
9  |   9  18  27  36  45  54  63  72  81
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método principal
def main():
  # mostra o título da tabela
  print("        Tabuada de Multiplicação")
  print("\n----------------------------------------------")
     
  # exibe os números na parte superior
  print("       ", end='')
  for i in range(1, 10):
    print("{0}   ".format(i), end='')  
     
  print("\n----------------------------------------------")
  
  # mostra o corpo da tabuada
  for i in range(1, 10):
    print("{0}  |".format(i), end='')
    
    for j in range(1, 10):
      print("%4d" % (i * j), end='')
    
    print()

if __name__== "__main__":
  main()


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como excluir uma substring de uma string usando o método delete() da classe StringBuffer do Java - Revisado

Quantidade de visualizações: 14572 vezes
Em algumas situações nós gostaríamos de excluir parte de uma palavra ou texto, ou seja, remover uma substring de uma string. Para isso nós podemos usar o método delete() da classe StringBuffer da linguagem Java. Lembrando que a classe StringBuffer, do pacote java.lang, é usada em vez da classe String quando precisamos fazer muitas concatenações e adições ou remoções no conteúdo da string.

Veja um exemplo de código no qual removemos parte do conteúdo de um StringBuffer:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de Java");
    
    // mostra o conteúdo original
    System.out.println("Frase original: " + frase);
    
    String remover = "muito ";
    // vamos obter o índice inicial do conteúdo a ser removido
    int pos = frase.indexOf(remover);
     
    // e agora vamos remover
    frase.delete(pos, pos + remover.length());
    
    // com a remoção
    System.out.println("Depois da remoção: " + frase);
     
    System.exit(0);
  }
}

Após a execução deste código nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: Gosto muito de Java
Depois da remoção: Gosto de Java


VBA ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VBA usando a função Asc()

Quantidade de visualizações: 193 vezes
Em algumas situações nós precisamos retornar o código ASCII associado a um determinado caractere. Em VBA nós podemos realizar essa tarefa usando a função Asc(), que recebe uma string representando uma letra, dígito ou símbolo e retorna o código numérico correspondente.

Veja um trecho de código VBA no qual informamos a letra "A" e obtemos, como retorno, o código ASCII 65:

' Macro VBA Excel usada para converter um caractere
' em seu código ASCII
Sub RetornarCodigoASCII()
  ' Variáveis usadas na resolução do problema
  Dim letra As String
  Dim codigo As Integer
  
  ' vamos pedir para o usuário informar um caractere
  letra = InputBox("Informe um caractere: ", "Código ASCII", 0)
  Debug.Print "Você informou o caractere: " & letra
  
  ' agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo = Asc(letra)
  
  ' e mostramos o resultado
  Debug.Print "O código ASCII correspondente é: " & codigo
End Sub

Ao executarmos este código VBA nós teremos o seguinte resultado:

O código ASCII correspondente é: 65


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java console que solicite ao usuário que informe dois valores inteiros. Em seguida seu programa deverá efetuar a soma dos dois valores e exibí-la

Quantidade de visualizações: 12846 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java console que solicite ao usuário que informe dois valores inteiros. Em seguida seu programa deverá efetuar a soma dos dois valores e exibí-la. O aplicativo deverá exibir a seguinte saída:

Informe o primeiro valor: 7
Informe o segundo valor: 3
A soma dos valores é: 10

Dica: Use a classe Scanner para efetuar a leitura dos valores informados pelo usuário:

Sugestão: Que tal modificar a solução para efetuar a leitura e exibir o resultado usando a classe JOptionPane?

Resposta/Solução:

Veja a resolução do exercício usando a classe Scanner:

public static void main(String[] args){
  // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner
  // import java.util.Scanner;

  // vamos criar um objeto da classe Scanner
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);

  int a, b; // variáveis que receberão os valores informados
  int soma; // variável que guardará a soma dos valores informados

  // vamos pedir ao usuário que informe o primeiro valor
  System.out.print("Informe o primeiro valor: ");
  // vamos ler o primeiro valor
  a = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

  // vamos pedir ao usuário que informe o segundo valor
  System.out.print("Informe o segundo valor: ");
  // vamos ler o segundo valor
  b = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

  // vamos efetuar a soma
  soma = a + b;

  // vamos exibir o resultado
  System.out.println("A soma dos valores é: " + soma);
}

Veja agora a resolução usando a classe JOptionPane:

public static void main(String[] args){
  // não se esqueça de adicionar um import para a classe JOptionPane
  // import javax.swing.JOptionPane;

  int a, b; // variáveis que receberão os valores informados
  int soma; // variável que guardará a soma dos valores informados

  // vamos pedir ao usuário que informe o primeiro valor
  a = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Informe o primeiro valor:"));

  // vamos pedir ao usuário que informe o segundo valor
  b = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Informe o segundo valor:"));

  // vamos efetuar a soma
  soma = a + b;

  // vamos exibir o resultado
  JOptionPane.showMessageDialog(null, "A soma dos valores é: " + soma);
}



PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em PHP - Aprenda a criar e usar métodos e classes abstratas em PHP

Quantidade de visualizações: 10324 vezes
À medida que começamos a usar programação orientada a objetos em PHP algumas situações interessantes podem surgir, tais como o uso de métodos e classes abstratas.

As classes e métodos abstratos podem ser usados por uma série de razões. Eis as que considero mais importantes:

a) - Um classe abstrata não permite que criemos novas instâncias da mesma. Veja:

<?
  // Uma classe Boleto abstrata
  abstract class Boleto{

  }

  // vamos criar um novo objeto desta classe
  $b = new Boleto();
?>


Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Fatal error: Cannot instantiate abstract class Boleto in ...

A vantagem de termos uma classe que não pode ser instanciada é que podemos usá-la como classe base em um código envolvendo poliformismo (no momento que escrevo este artigo não vejo como implementar polimorfismo em PHP. Me pergunto se isso é possível em linguagens de tipos dinâmicos).

b) - Qualquer classe que contenha um ou mais métodos abstratos também precisa se declarar abstrata. Como um método abstrato não pode conter implementação, ao forçar a classe a ser abstrata também, as classes derivadas terão a obrigação de implementar tal método. Veja um trecho de código no qual criamos uma classe normal contendo um método abstrato:

<?
  // Uma classe Boleto não-abstrata
  class Boleto{
    // um método abstrato
    public abstract function imprimir($dados);
  }
?>

Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Fatal error: Class Boleto contains 1 abstract method and must therefore be declared abstract or implement the remaining methods (Boleto::imprimir) in ...

Ao marcarmos a classe como abstract esta mensagem de erro desaparecerá.

c) - Uma classe que herda de uma classe derivada deve, obrigatoriamente, fornecer implementação para todos os métodos abstratos herdados. Veja o trecho de código no qual temos uma classe Boleto e uma classe BoletoBradesco:

<?
  // Uma classe Boleto abstrata
  abstract class Boleto{
    // um método abstrato
    public abstract function imprimir($dados);
  }
 
  // vamos herdar da classe Boleto
  class BoletoBradesco extends Boleto{

  }
?>

A mensagem de erro aqui é a mesma quando temos métodos abstratos em uma classe mas não a declaramos como abstrata. Basta fornecer a implementação para o método imprimir e a mensagem de erro desaparece:

<?
  // Uma classe Boleto abstrata
  abstract class Boleto{
    // um método abstrato
    public abstract function imprimir($dados);
  }
 
  // vamos herdar da classe Boleto
  class BoletoBradesco extends Boleto{
    public function imprimir($dados){
      echo "Imprimindo o boleto: " . $dados; 
    }
  }

  // vamos criar um objeto da classe BoletoBradesco
  $b = new BoletoBradesco();
  // vamos imprimir o boleto
  $b->imprimir("Dados do boleto");
?>

d) - Um método marcado como abstract não pode conter implementação, ou seja, a implementação será feita pelas classes derivadas. Veja:

<?
  // Uma classe Boleto abstrata
  abstract class Boleto{
    // um método abstrato que não deveria conter implementação
    public abstract function imprimir($dados){
      echo "Isso vai dar um erro daqueles!";
    }
  }
?>

Ao tentarmos executar este trecho de código teremos a seguinte mensagem de erro:

Fatal error: Abstract function Boleto::imprimir() cannot contain body in ...

Bastará remover a implementação do método que a mensagem de erro desaparecerá.


Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a transposta de uma matriz em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 2762 vezes
A matriz transposta de uma matriz A é a matriz AT. Tal matriz é obtida quando copiamos os elementos da matriz A para uma outra matriz (ou para ela mesma) e trocamos de posição as linhas e colunas. Dessa forma, a primeira linha da matriz A se transforma na primeira coluna da matriz transposta, a segunda linha da matriz A se transforma na segunda coluna da matriz transposta e assim por diante.

Em termos de notação, podemos dizer, de forma algébrica, que:

ATji = Aij

Onde i representa as linhas e j representa as colunas, tanto na matriz original quanto na matriz transposta.

É importante estar atento à quantidade de linhas e colunas na matriz original e na matriz transposta equivalente. Assim, se a matriz original for 3x2, a matriz transposta será 2x3.

Antes de vermos o código Java, dê uma olhada na seguinte matriz de duas linhas e três colunas:

\[A = \left[\begin{matrix} 3 & 5 & 7 \\ 1 & 2 & 9 \end{matrix}\right] \]

Sua matriz transposta correspondente é:

\[A^T = \left[\begin{matrix} 3 & 1 \\ 5 & 2 \\ 7 & 9 \end{matrix}\right] \]

E agora veja o código Java que declara uma matriz 2x3 e gera a matriz transposta 3x2:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // vamos declarar e construir uma matrix
    // 2x3 (duas linhas e três colunas
    int matriz[][] = {{3, 5, 7}, {1, 2, 9}};
    
    // vamos exibir os valores da matriz
    System.out.println("Elementos da matriz:");
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", matriz[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
    
    // como temos uma matriz 2x3, a transposta deverá ser
    // 3x2, ou seja, três linhas e duas colunas
    int linhas = matriz.length; // linhas da matriz original
    int colunas = matriz[0].length; // colunas da matriz original
    int transposta[][] = new int[colunas][linhas]; 
    
    // e agora vamos preencher a matriz transposta
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){
        transposta[j][i] = matriz[i][j];
      }
    }
    
    // vamos exibir os valores da matriz transposta
    System.out.println("Elementos da matriz transposta:");
    for(int i = 0; i < transposta.length; i++){
      for(int j = 0; j < transposta[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", transposta[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Elementos da matriz:
    3      5      7  
    1      2      9  
Elementos da matriz transposta:
    3      1  
    5      2  
    7      9  



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby

Anúncio Patrocinado
Chat de Sexo - Site para adultso - Maiores de 18 anos. Converse com pessoas de todo o Brasil, de forma discreta e anônima


© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 6 usuários muito felizes estudando em nosso site.