Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Como somar o primeiro e o último dígito de um número inteiro informado pelo usuário em Python - Desafio de Programação Resolvido em Python

Quantidade de visualizações: 492 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que pede para o usuário informar um número inteiro e mostre a soma do primeiro dígito com o último dígito. Atenção: você deve usar apenas os operadores matemáticos e a função log10().

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 48763
A soma do primeiro e do último dígito é: 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# vamos importar o módulo Math
import math

# método principal
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
  numero = int(input("Informe um número inteiro: "))
    
  # vamos obter a quantidade (-1) de dígitos no número informado
  quant = int(math.log10(numero))
  primeiro_digito = (int)(numero / pow(10, quant))
  ultimo_digito = numero % 10
  	
  # soma o primeiro e o último dígito
  soma = primeiro_digito + ultimo_digito
	
  # mostra o resultado
  print("A soma do primeiro e do último dígito é: {0}".format(soma))
  
if __name__== "__main__":
  main()


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Layer, Layers

Como retornar o nome da layer atual do AutoCAD usando AutoLISP e a variável de sistema CLAYER

Quantidade de visualizações: 82 vezes
A variável de sistema CLAYER (Current Layer) é usada quando queremos definir ou retornar o nome da layer atual do AutoCAD. E nesta dica mostrarei como podemos acessar e retornar o valor desta variável usando AutoLISP.

O primeiro passo é usar a função getvar e passar para ela o valor "CLAYER". De posse desse valor nós usamos setq para guardá-lo em uma variável de nossa preferência. Para finalizar basta chamar a função princ combinada com strcat para mostrar o resultado.

Veja o código AutoLISP completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

; Esta função permite obter e exibir o valor atual
; da variável CLAYER do AutoCAD. Esta variável retorna
; o nome da layer atual
(defun c:layer_atual()
  (setq nome_layer_atual (getvar "CLAYER"))
  ; mostramos o resultado
  (princ (strcat "\nNome da layer atual: " nome_layer_atual))
  (princ)
)

Ao executar este código AutoLISP nós teremos o seguinte resultado:

Nome da layer atual: PAREDES


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercício Resolvido de C - Escreva um programa C que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelas

Quantidade de visualizações: 1544 vezes
Pergunta/Tarefa:

Neste exercício para a prática da linguagem C você deverá usar o laço for para desenhar o famoso padrão de diamante de estrelas. Você pode também usar o laço while, se assim você o desejar.

O programa deverá pedir que o usuário informe a quantidade de linhas que marcará a metade do diamante.

Seu programa deve apresentar a seguinte saída:

Informe a quantidade de linhas: 5
    *
   ***
  *****
 *******
*********
 *******
  *****
   ***
    *

Pressione qualquer tecla para continuar...
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h> 
  
int main(int argc, char *argv[]){
  int i, j; // para controlar o laço externo e interno
  int linhas; // quantidade de linhas
  int estrelas, espacos; // quantidade de estrelas e espaços
   
  // vamos pedir a quantidade de linhas 
  printf("Informe a quantidade de linhas: ");
  // vamos ler a entrada do usuário
  scanf("%d", &linhas);
    
  estrelas = 1; // começamos com uma estrela (no topo do diamante)
  espacos = linhas - 1; // se linhas for igual a 5 nós começamos
  // com 4 espaços
    
  // repete duas vezes a quantidade de linhas informadas
  for(i = 1; i < linhas * 2; i++){
    // vamos imprimir os espaços
    for(j = 1; j <= espacos; j++){
      printf(" "); 
    }
        
    // agora vamos imprimir estrelas
    for(j = 1; j < estrelas * 2; j++){
      printf("*");
    }
		    
    // passamos para a próxima linha
    printf("\n");
        
    if(i < linhas){ // é a parte superior do diamante
      espacos--; // diminui os espaços
      estrelas++; // e aumenta as estrelas
    }
    else{ // é a parte inferior do diamente
      espacos++; // aumenta os espaços
      estrelas--; // e diminui as estrelas
    }
  }
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



C ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples

Estruturas de Dados em C - Como inserir antes de um determinado nó em uma lista encadeada simples usando C

Quantidade de visualizações: 1622 vezes
Em algumas situações nós precisamos inserir o novo nó antes de um determinado nó na lista encadeada simples. Veja, por exemplo, uma lista com o seguintes valores:

45 | 3 | 98 | 47

Suponha que queremos inserir o valor 50 antes do 98, então o novo conteúdo da lista será:

45 | 3 | 50 | 98 | 47

Observe que neste exemplo eu tratei o caso de inserir antes do primeiro nó, ou seja, antes do 45, mas não tratei a lista vazia. Há também a questão do laço infinito caso o usuário queira inserir antes de um nó não existente (não tratada). Veja o código completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
// estrutura Nó
struct No{
  int valor;
  struct No *proximo;
};
// fim da estrutura Nó
 
// função que permite exibir os valores de
// todos os nós da lista
void exibir(struct No *n){
  if(n != NULL){
    do{
      printf("%d\n", n->valor);
      n = n->proximo;
    }while(n != NULL);
  }
  else
    printf("A lista esta vazia\n\n");
}
 
// função que permite inserir um novo nó
// antes de um determinado valor
struct No *inserir_antes_valor(struct No *n, int v, int v_antes){
  // reserva memória para o novo nó
  struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No));
  novo->valor = v;

  // guarda o nó antes do valor que procuramos
  struct No *anterior = NULL; 
  struct No *temp = n; // aponta para o início da lista
  // enquanto for diferente do valor que estamos procurando
  while(temp->valor != v_antes){
    anterior = temp; // anterior recebe temp
    // e temp recebe o seu próximo
    temp = temp->proximo;
  }
  
  // ATENÇÃO: não estamos tratando a condição
  // de lista vazia. Para isso veja minha dica
  // sobre como inserior no início da lista
  
  // devemos inserior no início da lista?
  if(anterior == NULL){
    // o próximo do novo nó é o início da lista
    novo->proximo = n;
    n = novo; // início da lista é o novo nó
  }
  else{
    // o proximo do anterior é o novo nó
    anterior->proximo = novo;
    // e o próximo do novo nó é temp
    novo->proximo = temp;
  }
  
  return n;
}

// função que permite inserir nós no
// final da lista.
// veja que a função recebe o valor a ser
// armazenado em cada nó e um ponteiro para o
// início da lista. A função retorna um
// ponteiro para o início da lista
struct No *inserir_final(struct No *n, int v){
  // reserva memória para o novo nó
  struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No));
  novo->valor = v;
 
  // verifica se a lista está vazia
  if(n == NULL){
    // é o primeiro nó...não deve apontar para
    // lugar nenhum
    novo->proximo = NULL;
    return novo; // vamos retornar o novo nó como sendo o início da lista
  }
  else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final
    // o primeiro passo é chegarmos ao final da lista
    struct No *temp = n; // vamos obter uma referência ao primeiro nó
    // vamos varrer a lista até chegarmos ao último nó
    while(temp->proximo != NULL){
      temp = temp->proximo;
    }
    // na saída do laço temp aponta para o último nó da lista
   
    // novo será o último nó da lista...o campo próximo dele deve
    // apontar para NULL
    novo->proximo = NULL;
    // vamos fazer o último nó apontar para o nó recém-criado
    temp->proximo = novo;
    return n; // vamos retornar o início da lista intacto
  }
}
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara a lista
  struct No *inicio = NULL;
 
  // vamos inserir quatro valores no final
  // da lista
  inicio = inserir_final(inicio, 45);
  inicio = inserir_final(inicio, 3);
  inicio = inserir_final(inicio, 98);
  inicio = inserir_final(inicio, 47);
 
  // vamos exibir a lista
  puts("Valores atuais:\n");
  exibir(inicio);
  
  // vamos inserir o valor 50 antes do 98
  inicio = inserir_antes_valor(inicio, 50, 98);
  
  // vamos exibir a lista novamente
  puts("\nValores agora:\n");
  exibir(inicio);
  
  puts("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



Angular ::: Dicas & Truques ::: Componentes Angular

Angular para iniciantes - Como criar o seu primeiro componente Angular usando o Angular CLI - Comando ng generate component

Quantidade de visualizações: 2312 vezes
Aplicações Angular são construidas em cima de componentes, e estes consistem de:

a) Um template HTML que declara o que deve ser renderizado na página.
b) Uma classe TypeScript que define o comportamento do componente.
c) Um seletor CSS que define com o componente será usado em um template.
d) Estilos CSS opcionais aplicados ao template.

Todos esses aspectos acima são abordados em mais dicas dessa seção. O importante agora é entendermos como criar o componente e exibí-lo no navegador.

Assim, se você ainda não o fez, crie uma nova aplicação Angular usando o Angular CLI. Você pode usar um comando parecido com:

c:\estudos_angular>ng new estudos

Este comando vai criar uma nova aplicação Angular com o nome estudos dentro da pasta "c:\estudos_angular". Aguarde alguns minutos e verá que o Angular CLI já criou toda a estrutura da aplicação. Para executá-la, dispare os comandos abaixo:

c:\estudos_angular>cd estudos
c:\estudos_angular\estudos>ng serve --open

Quando a aplicação subir, veremos o seguinte resultado:



Você obteve um resultado parecido? Então vamos continuar.

Vá até o diretório "C:\estudos_angular\estudos\src\app" e você verá que o Angular CLI já criou para nós um componente com o nome AppComponent por meio dos arquivos app.component.css,
app.component.html, app.component.spec.ts e app.component.ts. Agora vamos voltar nossa atenção para o arquivo app.module.ts. Abra ele no seu editor de texto favorito e você verá o seguinte código:

import {NgModule} from '@angular/core';
import {BrowserModule} from '@angular/platform-browser';

import {AppComponent} from './app.component';

@NgModule({
  declarations: [
    AppComponent
  ],
  imports: [
    BrowserModule
  ],
  providers: [],
  bootstrap: [AppComponent]
})
export class AppModule { }


Por ora não vamos analisar todo o conteúdo deste arquivo, apenas fique atento ao que vai acontecer com ele depois que criarmos nosso novo componente, o que faremos agora.

Abra uma nova janela de terminal, navegue até o diretório raiz da aplicação e dispare o seguinte comando:

c:\angular>cd estudos
c:\angular\estudos>ng generate component noticia

Nesse momento o Angular CLI criou uma pasta noticia com os seguintes arquivos:

noticia.component.css
noticia.component.html
noticia.component.spec.ts
noticia.component.ts

Agora volte até o arquivo app.module.ts e veja que o Angular CLI o modificou, adicionando o novo componente NoticiaComponent. É importante entender bem o que acontece com este arquivo, pois é ele que indica qual componente será iniciado em primeiro lugar junto com a aplicação Angular.

Agora abra o arquivo noticia.component.ts e altere o seu conteúdo para a versão abaixo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import { Component } from '@angular/core';

@Component({
  selector: 'app-noticia',
  templateUrl: './noticia.component.html',
  styleUrls: ['./noticia.component.css']
})
export class NoticiaComponent{
  titulo = `Presidente afirma que o preço da gasolina 
    não sobe mais.`;
}

Agora vá em noticia.component.html e altere-o para o código abaixo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<div>
  <h2>Sou o componente Noticia</h2>
  <h3>{{ titulo }}</h3>
</div>

Nosso componente está pronto. Vamos fazer uns ajustes no componente que o Angular CLI criou para nós automaticamente. Abra o arquivo app.component.ts e altere o seu conteúdo para:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import { Component } from '@angular/core';

@Component({
  selector: 'app-root',
  templateUrl: './app.component.html',
  styleUrls: ['./app.component.css']
})
export class AppComponent {
  nome = 'AppComponent';
}

Agora vá até o arquivo app.component.html e modifique-o para o código abaixo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<div>
  <h1>Sou o componente que o Angular CLI criou</h1>
  <h2>Meu nome é: {{ nome }}</h2>
</div>

<app-noticia></app-noticia>

Veja que coloquei o componente <app-noticia></app-noticia> dentro do componente principal. Agora, se você reiniciar a aplicação (é provável que as mudanças já estejam aparecendo no seu navegador) você verá o resultado abaixo:



Obteve resultado parecido? Que maravilha! Agora, para terminar esta dica, abra o arquivo noticia.component.css e vamos adicionar os estilos CSS abaixo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

h2 {color: red}
div {border: 1px solid green; padding: 10px}

Veja a aplicação novamente e note como o componente Noticia já contém uma formatação diferente. Agora é só criar vários componentes, agrupá-los, aplicar formatações CSS, imagens, etc, e contruir uma aplicação realmente interessante.


Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um arquivo em Java usando a função renameTo() da classe File

Quantidade de visualizações: 487 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos tirar proveito do método renameTo() da classe File do Java para renomear arquivos. Lembre-se de que a classe File está no pacote java.io. Além disso, não coloquei try...catch no exemplo. Faça isso caso você deseje usar este código em aplicações reais.

Veja o código completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import java.io.File;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // arquivo com o nome antigo
    File arquivo1 = new File("c:\\java\\Conectar.java");
     
    // arquivo com o novo nome
    File arquivo2 = new File("c:\\java\\Conectar2.java");
     
    boolean ok = arquivo1.renameTo(arquivo2);
    if(ok){
      System.out.println("Arquivo renomeado com sucesso.");
    }
    else{
      System.out.println("Nao foi possivel renomear o arquivo.");
    }
  }
}

Se o arquivo puder se renomeado com sucesso você verá a mensagem:

Arquivo renomeado com sucesso.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 75 usuários muito felizes estudando em nosso site.