Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Peça para o usuário informar o valor do primeiro elemento e gere os valores dos demais elementos com o dobro do - Desafio de Programação Resolvido em Python

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que cria um vetor de 5 posições de inteiros. Peça para o usuário informar o valor do primeiro elemento e gere os valores dos demais elementos com o dobro do elemento anterior.

Assim, se o usuário informar o valor 3 para o primeiro elemento, o valor do segundo elemento será 6, o valor do terceiro elemento será 12, e assim por diante.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor do primeiro elemento: 5

Os elementos do vetor são:

5  10  20  40  80
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Python:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# função principal do programa
def main():
  # vamos declarar e construir um vetor de inteiros
  # de 5 elementos
  valores = [0 for x in range(5)]
    
  # agora vamos pedir para o usuário informar o
  # valor do primeiro elemento
  valores[0] = int(input("Informe o valor do primeiro elemento: "))
    
  # agora vamos gerar os valores dos próximos elementos
  for  i in range(1, len(valores)):
    # recebe o elemento anterior multiplicado por 2
      valores[i] = valores[i - 1] * 2
    
  # e agora mostramos o vetor gerado
  print("\nOs elementos do vetor são:\n")
  for i in range(0, len(valores)):
    print(valores[i], end="  ")
    
  print("\n\n")
  
if __name__== "__main__":
  main()


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Node.js ::: Node.js + MongoDB ::: Passos Iniciais

Node.js MongoDB - Como instalar o driver do MongoDB no Node.js e efetuar uma conexão Node.js + MongoDB

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Assumindo que você já conhece o banco de dados MongoDB, já fez sua instalação e já está um pouco familiarizado com suas características, nesta dica mostrarei como podemos efetuar uma conexão Node.js + MongoDB. Este é o passo inicial para desenvolver aplicações MEAN (Mongo, Express, Angular, Node) ou MERN (Mongo, Express, React, Node).

Note que, nessa dica, usarei apenas o MongoClient para efetuar a conexão com o banco de dados MongoDB. Em outras dicas eu abordo o Mongoose.

Então vamos iniciar. A primeira coisa que temos que fazer é instalar o driver MongoDB. Assim, com o Node.js devidamente instalado e funcionando, e com o banco MongoDB em perfeito funcionamento também, abra uma janela de terminal e digite o comando:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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npm install mongodb

Após alguns minutos, a instalação será concluída e teremos o seguinte resultado:

+ mongodb@3.6.4
added 17 packages from 9 contributors and audited 20 packages in 9.358s

1 package is looking for funding
run `npm fund` for details

found 0 vulnerabilities

Agora já podemos escrever o código que efetua a conexão Node.js com o MongoDB. Abra o seu editor de códigos favorito e digite a listagem abaixo:

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// vamos obter uma referência ao MongoClient
var MongoClient = require('mongodb').MongoClient;

// vamos nos conectar à base de dados escola
var url = 'mongodb://localhost:27017/escola';

// Vamos nos conectar ao servidor e base de dados. Atenção: Em caso de erro, a
// função pode demorar a retornar, pois o Node.js pode pensar que é lentidão
// na rede
MongoClient.connect(url, {useUnifiedTopology: true}, function(err, db) {
  if(err){
    console.log("Não foi possível efetuar a conexão. Erro: " + err); 
  }
  else{
    console.log("Conexão efetuada com sucesso.");
  }
  
  // finalmente vamos fechar a conexao
  if(db){
    db.close();
  }
});

Salve este código como conexao.js e execute-o no Node.js (com o MongoDB rodando, é claro) com o seguinte comando:

c:\estudos_nodejs>node conexao.js

Se tudo correr bem você verá a mensagem:

Conexão efetuada com sucesso.

Veja que, nesse código, eu efetuei uma conexão com a base de dados escola. Se a porta e o servidor estiverem corretos (talvez você tenha que informar um usuário e senha também), a conexão será efetuada com sucesso mesmo que a base de dados não exista.

Quando informamos uma base de dados inexistente, o MongoDB entende que queremos criá-la, mas ele só a cria de fato, quando solicitamos a criação de uma nova coleção. Em mais dicas dessa seção você aprenderá como criar coleções no MongoDB a partir de seus códigos Node.js. Até lá e bons estudos.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

JavaScript para Trigonometria - Como converter radianos em graus na linguagem JavaScript

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Todas os métodos e funções trigonométricas em JavaScript recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() do objeto Math. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno.

No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo:

\[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código JavaScript (incluindo a página HTML):

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<!doctype html>
<html>
<head>
 <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
   // valor em radianos
   var radianos = 1.5;
   // obtém o valor em graus
   var graus = radianos * (180 / Math.PI);
   // mostra o resultado
   document.writeln(radianos + " radianos convertidos para " +
     "graus é " + graus);
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

1.5 radianos convertidos para graus é 85.94366926962348

Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar o modificador de acesso private em Java - Apostila Java para iniciantes - Programação Orientada a Objetos em Java

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Um método ou variável declarada com o modificador de acesso private (privado) pode ser acessado somente por uma instância da classe que declara o método ou variável. Veja um exemplo:

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// Classe Cliente
class Cliente{
  private String nome = "Osmar";
}

// Classe de teste
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Cliente cliente = new Cliente();
    System.out.println(cliente.nome);

    System.exit(0);
  }
}

Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:10: nome has private access in Cliente
  System.out.println(cliente.nome);


O erro já era esperado, pois sabemos que a classe Estudos não tem acesso aos membros privados da classe Cliente. Experimente alterar o modificador private por public e veja o resultado:

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public String nome = "Osmar";

É importante observar que, se duas instâncias de uma classe forem criadas, uma terá acesso aos dados privados da outra, ou seja, o modificador private define quais classes (não instâncias) podem acessar determinado recurso.

Além disso, saiba que classes de nível superior (Top-level) não podem ser declaradas como private. Elas podem ser no máximo de acesso de pacote (nenhum modificador). A mesma regra se aplica a interfaces. No entanto, classes e interfaces internas podem ser declaradas com o modificador private.

Para finalizar, lembre-se de que sub-classes não possuem acesso à membros privados da superclasse.


JavaScript ::: Web APIs (APIs Web) ::: MediaDevices Interface (Interface MediaDevices)

HTML5 + JavaScript - Como usar a interface MediaDevices em seus códigos JavaScript

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A interface MediaDevices é um daqueles objetos que vemos com frequencia em códigos JavaScript e não entendemos muito bem o seu funcionamento. Nesta dica vou decifrá-la.

O objetivo da interface MediaDevices é fornecer acesso aos dispositivos de entrada de mídia conectadas e às quais o navegador tem acesso, a saber, câmeras, microfone e compartilhamento de tela. É por meio dessa interface que acessamos tais dispositivos.

A interface MediaDevices está disponível como um objeto do objeto navigator. Veja como testar sua existência e suporte no seu navegador web:

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<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
 
<title>A interface MediaDevices</title>
  
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  // o browser suporta o MediaDevices?
  if(navigator.mediaDevices){
    window.alert("O navegador suporta o MediaDevices");  
  }
  else{
    window.alert("O navegador não suporta o MediaDevices");  
  }
</script>
  
</body>
</html>

Note que mediaDevices é um objeto Singleton do objeto navigator, ou seja, só há uma instância desse objeto disponível no contexto de execução de códigos no navegador. Há também a preocupação em relação à segurança. Alguns navegador podem restringir o acesso a este objeto se você não estiver em um ambiente HTTPS ou localhost.


C# ::: Windows Forms ::: CheckBox

C# Windows Forms - Como usar a classe CheckBox em seus formulários C# Windows Forms

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Um objeto da classe System.Windows.Forms.CheckBox representa um controle Windows CheckBox. Este controle é uma caixa que pode ser marcada ou desmarcada. Além disso, este controle pode conter uma imagem, texto, ou ambos.

Veja a posição da classe CheckBox na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.ComponentModel.Component 
      System.Windows.Forms.Control 
        System.Windows.Forms.ButtonBase 
          System.Windows.Forms.CheckBox


Você pode ter quantas CheckBox quiser em seus formulários. Elas não precisam necessariamente estar relacionadas. Em tempo de design podemos colocar uma CheckBox em um formulário simplesmente acessando o ToolBox -> Common Controls e arrastando o controle CheckBox para a posição desejada no formulário.

Por padrão, uma CheckBox aparecerá desmarcada, ou seja, sua propriedade Checked será false. O texto ao lado da CheckBox pode ser modificado por meio da propriedade Text.

Em tempo de execução podemos verificar se uma CheckBox está marcada com um código semelhante ao mostrado abaixo (estou assumindo que seu formulário possui um Button e uma CheckBox):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada
  if(checkBox1.Checked)
    MessageBox.Show("A CheckBox está marcada");
  else
    MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada");
}

Caso precise modificar a propriedade Checked de uma CheckBox em tempo de execução, você poderá escrever algo parecido com:

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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos marcar a CheckBox
  checkBox1.Checked = true;
}



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

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