Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Física - Mecânica - Leis de Newton |
Exercícios Resolvidos de Física usando Python - Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumenta - Desafio de Programação Resolvido em PythonQuantidade de visualizações: 1643 vezes |
Pergunta/Tarefa: (UFRGS - 2017) Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumenta 10 m/s a cada 2 s. Qual o valor, em kg, da massa m? a) 5. b) 4. c) 3. d) 2. e) 1. Resposta/Solução: Este é um clássico problema de Física envolvendo a Segunda Lei de Newton, cuja fórmula, em sua forma mais simples é: \[F = m \cdot a \] Olhando para o enunciado, vimos que nos é pedido a massa em kg. Nós já temos a força de 20 N, já convertida para sua medida no SI. No entanto, em vez da aceleração, o problema nos dá a variação da velocidade, que aumenta 10 m/s a cada 2 s. Assim, só precisamos nos lembrar que a aceleração é igual ao valor da variação da velocidade dividido pelo intervalo de tempo. Veja o código Python completo que pede para o usuário informar a força em newtons, a variação da velocidade em metros por segundo e a variação do tempo em segundos e nos retorna a massa em quilos: Ao executarmos o código Python para o exercício nós teremos o seguinte resultado: Força em newtons: 20 Variação da velocidade em metros por segundo: 10 Variação do tempo em segundos: 2 A massa em quilos é: 4.0 Assim, a resposta correta é a letra b (4 kg) |
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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercícios Resolvidos de C - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversaQuantidade de visualizações: 1083 vezes |
Algorítmo Resolvido de C - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversa Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que leia um número de 3 dígitos e o inverta, escrevendo o número lido e o invertido. Por exemplo, se o usuário informar o valor 753, seu programa deverá invertê-lo, resultando em 357. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Observação: Seu código deverá usar apenas os operadores matemáticos disponíveis, por padrão, na linguagem C. Informe um valor inteiro de três dígitos: 753 O valor original é: 753 O valor invertido é: 357 Veja a resolução comentada deste exercício usando C console (modo texto): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]) { int numero, temp, inverso; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro // na faixa 100 a 999 (incluindo) printf("Informe um valor inteiro de três dígitos: "); // vamos ler o valor informado scanf("%d", &numero); // vamos verificar se o valor está na faixa permitida if(numero < 100 || numero > 999){ printf("Valor fora da faixa permitida"); } else{ // vamos criar uma variável temporária para // manter intacto o valor lido temp = numero; inverso = 0; // guardará o valor invertido // vamos inverter o valor agora while(temp != 0){ inverso = (inverso * 10) + (temp % 10); temp = temp / 10; } // vamos mostrar o resultado printf("O valor original é: %d\n", numero); printf("O valor invertido é: %d", inverso); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Java Swing - Como ler as linhas de texto de um JTextArea uma de cada vezQuantidade de visualizações: 13025 vezes |
Nesta dica veremos como ler as linhas de um controle JTextArea do Java Swing individualmente, ou seja, uma linha de cada vez. Para isso nós vamos usar os método getLineStartOffset() e getLineEndOffset() da classe JTextArea para acessar suas linhas separadamente. Veja o resultado na imagem abaixo: E aqui está o código Java Swing completo para a dica: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import javax.swing.text.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ JTextArea textArea; JButton btn; public Estudos() { super("Lendo as linhas de um JTextArea"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); textArea = new JTextArea(10, 20); textArea.setLineWrap(true); btn = new JButton("Ler Linhas"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ int quant = textArea.getLineCount(); for(int i = 0; i < quant; i++){ try{ int inicio = textArea.getLineStartOffset(i); int fim = textArea.getLineEndOffset(i); String linha = textArea.getText(inicio, fim - inicio); JOptionPane.showMessageDialog(null, "Linha " + (i + 1) + " = " + linha); } catch(BadLocationException ble){ // possiveis erros são tratados aqui } } } } ); c.add(textArea); c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Stack |
Como criar uma pilha em Java usando a classe Stack - Java CollectionsQuantidade de visualizações: 13069 vezes |
A classe Stack é usada quando precisamos de uma estrutura de dados LIFO (last-in-first-out). Neste tipo de estrutura temos uma pilha de objetos, na qual o último elemento inserido na pilha é sempre o primeiro a sair. A classe Stack extende a classe Vector com a adição de cinco operações próprias da estrutura de dados pilha. As dicas nesta seção mostram a você como usar cada uma destas operações. Antes, veja a posição da classe Stack na hierarquia de classes Java: java.lang.Object java.util.AbstractCollection<E> java.util.AbstractList<E> java.util.Vector<E> java.util.Stack<E> Esta classe implementa as interfaces: Serializable, Cloneable, Iterable<E>, Collection<E>, List<E> e RandomAccess. Veja um trecho de código que cria uma Stack de inteiros, insere três elementos e usa o método pop() para remover o elemento no topo da pilha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria uma Stack Stack<Integer> pilha = new Stack<Integer>(); // adiciona três elementos na pilha pilha.push(34); pilha.push(12); pilha.push(83); // remove o elemento no topo da pilha int topo = pilha.pop(); System.out.println("Elemento removido do " + "topo da pilha: " + topo); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Elemento removido do topo da pilha: 83 |
Java ::: Pacote java.lang ::: StringBuffer |
Curso completo de Java - Como usar a classe StringBuffer da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 8803 vezes |
A classe StringBuffer, no pacote java.lang, representa uma sequencia de caracteres mutável e segura em relação a threads. Um objeto StringBuffer é parecido com uma String, com a diferença que um StringBuffer pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java: java.lang.Object java.lang.StringBuffer A qualquer momento um StringBuffer contém uma sequencia de caracteres em particular, mas o tamanho e o conteúdo da sequencia pode ser alterado por meio de certas chamadas de métodos. Objetos StringBuffer são seguros para acesso em um ambiente de múltiplas threads. Os métodos são sincronizados (synchronized) onde necessário de forma a garantir que todas as operações em uma instância em particular se comportem como se estivessem em ordem serial, ou seja, sejam consistentes com a ordem das chamadas de métodos feitas por cada uma das threads envolvidas. As operações principais de um StringBuffer são os métodos append() e insert(), que são sobrecarregados para aceitar dados de qualquer tipo. Cada um destes métodos converte a informação fornecida em string e então acrescenta ou insere os caracteres desta string no string buffer. O método append() sempre adiciona os caracteres no final do buffer. O método insert(), por sua vez, adiciona os caracteres em um determinado ponto. Por exemplo, se z se refere a um objeto string buffer cujo conteúdo é "start", então a chamada de método z.append("le") faria com que o string buffer tivesse agora ""startle"", enquanto z.insert(4, "le") alteraria o conteúdo do string buffer para "starlet". Em geral, se sb se refere a uma instância de StringBuffer, então sb.append(x) tem o mesmo efeito que sb.insert(sb.length(), x). Sempre que uma operação ocorre envolvendo uma sequencia de fonte (por exemplo, adicionar ou inserir a partir de uma outra sequencia), esta classe sincroniza somente o string buffer no qual a operação está sendo feita. Todo string buffer possui uma capacidade (capacity). Enquanto o comprimento da sequencia de caracteres contida no string buffer não exceder a capacidade do mesmo, não há necessidade de alocar uma nova matriz interna de buffer. Se o buffer interno for sobrecarregado, ele será automaticamente expandido. A partir do Java 5, esta classe foi suplementada com uma classe equivalente criada para o uso em ambiente de thread única: StringBuilder. A classe StringBuilder deve ser usada em vez de StringBuffer, uma vez que ela suporta as mesmas operações mas é mais rápida por não executar sincronização. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como retornar a quantidade de itens em uma TListBox do Delphi usando a propriedade Items.CountQuantidade de visualizações: 12916 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter a quantidade de itens em uma TListBox. Isso pode ser feito por meio da propriedade Count do objeto Items, uma instância da classe TStrings. Esta propriedade contém um valor inteiro que representa a quantidade de elementos na ListBox. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var quant: Integer; begin // vamos adicionar dois itens na TListBox ListBox1.Items.Add('Item 1'); ListBox1.Items.Add('Item 2'); // vamos obter a quantidade de itens quant := ListBox1.Items.Count; // exibe o resultado ShowMessage('Quantidade de elementos: ' + IntToStr(quant)); end; É possível também obter a quantidade de itens em uma TListBox acessando a propriedade Count da classe TCustomListBox. Esta propriedade é herdada pela classe TListBox. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- quant := ListBox1.Count; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
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Quem Somos |
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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