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Exercícios Resolvidos de Física usando Python - Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumenta - Desafio de Programação Resolvido em Python

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Pergunta/Tarefa:

(UFRGS - 2017) Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumenta 10 m/s a cada 2 s. Qual o valor, em kg, da massa m?

a) 5.
b) 4.
c) 3.
d) 2.
e) 1.

Resposta/Solução:

Este é um clássico problema de Física envolvendo a Segunda Lei de Newton, cuja fórmula, em sua forma mais simples é:

\[F = m \cdot a \]

Olhando para o enunciado, vimos que nos é pedido a massa em kg. Nós já temos a força de 20 N, já convertida para sua medida no SI. No entanto, em vez da aceleração, o problema nos dá a variação da velocidade, que aumenta 10 m/s a cada 2 s. Assim, só precisamos nos lembrar que a aceleração é igual ao valor da variação da velocidade dividido pelo intervalo de tempo.

Veja o código Python completo que pede para o usuário informar a força em newtons, a variação da velocidade em metros por segundo e a variação do tempo em segundos e nos retorna a massa em quilos:



Ao executarmos o código Python para o exercício nós teremos o seguinte resultado:

Força em newtons: 20
Variação da velocidade em metros por segundo: 10
Variação do tempo em segundos: 2
A massa em quilos é: 4.0

Assim, a resposta correta é a letra b (4 kg)

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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercícios Resolvidos de C - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversa

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Algorítmo Resolvido de C - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversa

Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que leia um número de 3 dígitos e o inverta, escrevendo o número lido e o invertido. Por exemplo, se o usuário informar o valor 753, seu programa deverá invertê-lo, resultando em 357. Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Observação: Seu código deverá usar apenas os operadores matemáticos disponíveis, por padrão, na linguagem C.

Informe um valor inteiro de três dígitos: 753
O valor original é: 753
O valor invertido é: 357
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C console (modo texto):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>  
   
int main(int argc, char *argv[])
{
  int numero, temp, inverso;
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
  
  // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro
  // na faixa 100 a 999 (incluindo)
  printf("Informe um valor inteiro de três dígitos: ");
  // vamos ler o valor informado
  scanf("%d", &numero);

  // vamos verificar se o valor está na faixa permitida
  if(numero < 100 || numero > 999){
    printf("Valor fora da faixa permitida");
  }
  else{
    // vamos criar uma variável temporária para 
    // manter intacto o valor lido
    temp = numero;
    inverso = 0; // guardará o valor invertido

    // vamos inverter o valor agora
    while(temp != 0){
      inverso = (inverso * 10) + (temp % 10);
      temp = temp / 10;
    }

    // vamos mostrar o resultado
    printf("O valor original é: %d\n", numero);
    printf("O valor invertido é: %d", inverso);
  }  
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como ler as linhas de texto de um JTextArea uma de cada vez

Quantidade de visualizações: 13025 vezes
Nesta dica veremos como ler as linhas de um controle JTextArea do Java Swing individualmente, ou seja, uma linha de cada vez. Para isso nós vamos usar os método getLineStartOffset() e getLineEndOffset() da classe JTextArea para acessar suas linhas separadamente.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para a dica:

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package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import javax.swing.text.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JTextArea textArea;
  JButton btn;
 
  public Estudos() {
    super("Lendo as linhas de um JTextArea");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
     
    textArea = new JTextArea(10, 20);
    textArea.setLineWrap(true);
     
    btn = new JButton("Ler Linhas");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          int quant = textArea.getLineCount();
             
          for(int i = 0; i < quant; i++){
            try{
              int inicio = textArea.getLineStartOffset(i);
              int fim = textArea.getLineEndOffset(i);
              String linha = textArea.getText(inicio, fim - inicio);
              JOptionPane.showMessageDialog(null, "Linha " + 
                (i + 1) + " = " + linha);
            }
            catch(BadLocationException ble){
              // possiveis erros são tratados aqui
            } 
          }    
        }
      }
    );
        
    c.add(textArea);
    c.add(btn);
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: Stack

Como criar uma pilha em Java usando a classe Stack - Java Collections

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A classe Stack é usada quando precisamos de uma estrutura de dados LIFO (last-in-first-out). Neste tipo de estrutura temos uma pilha de objetos, na qual o último elemento inserido na pilha é sempre o primeiro a sair.

A classe Stack extende a classe Vector com a adição de cinco operações próprias da estrutura de dados pilha. As dicas nesta seção mostram a você como usar cada uma destas operações. Antes, veja a posição da classe Stack na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.util.AbstractCollection<E>
    java.util.AbstractList<E>
      java.util.Vector<E>
        java.util.Stack<E> 


Esta classe implementa as interfaces: Serializable, Cloneable, Iterable<E>, Collection<E>, List<E> e RandomAccess. Veja um trecho de código que cria uma Stack de inteiros, insere três elementos e usa o método pop() para remover o elemento no topo da pilha:

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import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria uma Stack
    Stack<Integer> pilha = new Stack<Integer>();
    
    // adiciona três elementos na pilha
    pilha.push(34);
    pilha.push(12);
    pilha.push(83);

    // remove o elemento no topo da pilha
    int topo = pilha.pop();

    System.out.println("Elemento removido do " +
     "topo da pilha: " + topo);
  } 
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Elemento removido do topo da pilha: 83


Java ::: Pacote java.lang ::: StringBuffer

Curso completo de Java - Como usar a classe StringBuffer da linguagem Java

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A classe StringBuffer, no pacote java.lang, representa uma sequencia de caracteres mutável e segura em relação a threads. Um objeto StringBuffer é parecido com uma String, com a diferença que um StringBuffer pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.lang.StringBuffer
A classe StringBuffer implementa as interfaces Serializable, Appendable e CharSequence.

A qualquer momento um StringBuffer contém uma sequencia de caracteres em particular, mas o tamanho e o conteúdo da sequencia pode ser alterado por meio de certas chamadas de métodos.

Objetos StringBuffer são seguros para acesso em um ambiente de múltiplas threads. Os métodos são sincronizados (synchronized) onde necessário de forma a garantir que todas as operações em uma instância em particular se comportem como se estivessem em ordem serial, ou seja, sejam consistentes com a ordem das chamadas de métodos feitas por cada uma das threads envolvidas.

As operações principais de um StringBuffer são os métodos append() e insert(), que são sobrecarregados para aceitar dados de qualquer tipo. Cada um destes métodos converte a informação fornecida em string e então acrescenta ou insere os caracteres desta string no string buffer. O método append() sempre adiciona os caracteres no final do buffer. O método insert(), por sua vez, adiciona os caracteres em um determinado ponto.

Por exemplo, se z se refere a um objeto string buffer cujo conteúdo é "start", então a chamada de método z.append("le") faria com que o string buffer tivesse agora ""startle"", enquanto z.insert(4, "le") alteraria o conteúdo do string buffer para "starlet".

Em geral, se sb se refere a uma instância de StringBuffer, então sb.append(x) tem o mesmo efeito que sb.insert(sb.length(), x).

Sempre que uma operação ocorre envolvendo uma sequencia de fonte (por exemplo, adicionar ou inserir a partir de uma outra sequencia), esta classe sincroniza somente o string buffer no qual a operação está sendo feita.

Todo string buffer possui uma capacidade (capacity). Enquanto o comprimento da sequencia de caracteres contida no string buffer não exceder a capacidade do mesmo, não há necessidade de alocar uma nova matriz interna de buffer. Se o buffer interno for sobrecarregado, ele será automaticamente expandido. A partir do Java 5, esta classe foi suplementada com uma classe equivalente criada para o uso em ambiente de thread única: StringBuilder. A classe StringBuilder deve ser usada em vez de StringBuffer, uma vez que ela suporta as mesmas operações mas é mais rápida por não executar sincronização.


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como retornar a quantidade de itens em uma TListBox do Delphi usando a propriedade Items.Count

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Em algumas situações nós precisamos obter a quantidade de itens em uma TListBox. Isso pode ser feito por meio da propriedade Count do objeto Items, uma instância da classe TStrings. Esta propriedade contém um valor inteiro que representa a quantidade de elementos na ListBox. Veja:

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procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  quant: Integer;
begin
  // vamos adicionar dois itens na TListBox
  ListBox1.Items.Add('Item 1');
  ListBox1.Items.Add('Item 2');

  // vamos obter a quantidade de itens
  quant := ListBox1.Items.Count;

  // exibe o resultado
  ShowMessage('Quantidade de elementos: ' + IntToStr(quant));
end;

É possível também obter a quantidade de itens em uma TListBox acessando a propriedade Count da classe TCustomListBox. Esta propriedade é herdada pela classe TListBox. Veja:

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quant := ListBox1.Count;


Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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Osmar J. Silva
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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