Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Escreva um programa Python que encontra o elemento com o menor valor em uma matriz MxN, ou seja, uma matriz de várias linhas e várias colunas - Lista de Exercícios Resolvidos de PythonQuantidade de visualizações: 665 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que encontra o elemento com o menor valor em uma matriz MxN, ou seja, uma matriz de várias linhas e várias colunas. Seu código deverá solicitar ao usuário que informe a quantidade de linhas e a quantidade de colunas. Em seguida o usuário deverá informar os valores dos elementos da matriz. Para finalizar, percorra toda a matriz e informe o menor valor e a linha e a coluna na qual ele se encontra. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a quantidade de linhas: 2 Informe a quantidade de colunas: 3 Informe o valor para o elemento 0x0: 9 Informe o valor para o elemento 0x1: 6 Informe o valor para o elemento 0x2: 2 Informe o valor para o elemento 1x0: 6 Informe o valor para o elemento 1x1: 5 Informe o valor para o elemento 1x2: 4 9 6 2 6 5 4 O menor valor é 2, na linha 0 e coluna 2 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: |
![]() |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de Portugol - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maiorQuantidade de visualizações: 2688 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo em Portugol que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 5 Informe o segundo número: 8 Informe o terceiro número: 3 O segundo número é o maior Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Webstudio: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior programa { funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema inteiro num1, num2, num3 // vamos solicitar os três números inteiros escreva("Informe o primeiro número: ") leia(num1) escreva("Informe o segundo número: ") leia(num2) escreva("Informe o terceiro número: ") leia(num3) // o primeiro número é o maior? se (num1 > num2 e num1 > num3) { escreva("O primeiro número é o maior") } senao { // o segundo número é o maior? se (num2 > num1 e num2 > num3) { escreva("O segundo número é o maior") } senao{ // o terceiro número é o maior? se (num3 > num1 e num3 > num2) { escreva("O terceiro número é o maior") } // os número não são diferentes senao { escreva("Os três números não são diferentes") } } } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação orientada a objetos em Java - Java OOP - Como usar variáveis estáticas em suas classes JavaQuantidade de visualizações: 11694 vezes |
Variáveis estáticas podem ser definidas em Java por meio do uso da palavra-chave static. Uma variável estática pertence à classe na qual ela é definida e não à cada uma de suas instâncias. Pareceu confuso? Você pode pensar assim: quando definida com o modificador static, uma variável será única na classe, não importa a quantidade de instâncias da classe que serão criadas. Cada uma destas instâncias compartilhará o valor da variável estática. Além disso, uma variável estática pode ser acessada por meio do nome da classe, sem a necessidade de uma referência a uma de suas instâncias. Uma variável estática pode ser public, private ou protected. Vamos ver um exemplo? Considere a situação na qual gostaríamos de criar um identificador único para cada um dos objetos de uma classe. Veja o código para a classe Livro: Código para Livro.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Livro { // variáveis privadas private String titulo; // título do livro // variável estática que permitirá definir um // identificador único para cada livro private static int id; // construtor da classe Livro public Livro(){ // vamos incrementar a variável estática Livro.id++; } // método que permite obter o id do livro public int getId(){ return Livro.id; } // método que permite definir o título do livro public void setTitulo(String titulo){ this.titulo = titulo; } // método que permite obter o título do livro public String getTitulo(){ return this.titulo; } } Veja agora como criar três objetos da classe Livro a partir do método main() da aplicação: Código para Main.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos criar um objeto da classe Livro Livro a = new Livro(); a.setTitulo("Programando em Java 2"); // vamos exibir os dados do livro System.out.println("Id: " + a.getId()); System.out.println("Titulo: " + a.getTitulo()); // vamos criar mais um livro Livro b = new Livro(); b.setTitulo("A biblia do C/C++"); // vamos exibir os dados do livro System.out.println("Id: " + b.getId()); System.out.println("Titulo: " + b.getTitulo()); // e mais um livro aqui Livro c = new Livro(); c.setTitulo("PHP + MySQL"); // vamos exibir os dados do livro System.out.println("Id: " + c.getId()); System.out.println("Titulo: " + c.getTitulo()); } } Ao executar esta aplicação teremos o seguinte resultado: Id: 1 Titulo: Programando em Java 2 Id: 2 Titulo: A biblia do C/C++ Id: 3 Titulo: PHP + MySQL Como podemos ver, a cada instância criada a variável id é incrementada em 1. Caso você não tenha entendido todo o processo, este incremento acontece no construtor da classe Livro. Veja: // vamos incrementar a variável estática Livro.id++; Nas situações em que as variáveis estáticas são públicas, podemos acessá-la usando o nome da classe seguida de um ponto. Assim, se a variável id fosse pública, poderíamos acessá-la de qualquer lugar de nossa aplicação da seguinte forma: System.out.println(Livro.id); |
C# ::: LINQ ::: LINQ to Objects |
Como retornar o primeiro elemento de um array de strings em C# usando a função First() do LINQQuantidade de visualizações: 773 vezes |
Nesta dica mostrarei um exemplo bem simples do uso do método First() do LINQ (Language-Integrated Query) do C# para retornar o primeiro elemento de um vetor de strings. É claro que este método funciona com qualquer coleção, mas um exemplo simples nos ajudará a entender melhor o seu funcionamento. Em outras dicas eu aprofundo o uso deste método. Vamos ao código então. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Linq; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos construir um vetor de strings string[] linguagens = {"Java", "Python", "PHP", "Ruby"}; // vamos obter o primeiro elemento do vetor string primeira = linguagens.First(); // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("A primeira linguagem é: {0}", primeira); Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A primeira linguagem é: Java Fique atento ao fato de que o método First() pode atirar uma exceção do tipo InvalidOperation se o array ou coleção estiver vazia ou não incluir nenhum elemento que se encaixe nas condições testadas. Veja o resultado ao chamarmos este método em um vetor vazio: System.InvalidOperationException HResult=0x80131509 Message=Sequence contains no elements Source=System.Linq StackTrace: at System.Linq.ThrowHelper.ThrowNoElementsException() at System.Linq.Enumerable.First[TSource](IEnumerable`1 source) at Estudos.Principal.Main(String[] args) in C:\estudos_c#\Estudos\Principal.cs:line 11 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como adicionar conteúdo ao final de um arquivo em C# usando as classes FileStream e StreamWriterQuantidade de visualizações: 9984 vezes |
Nesta dica mostro como usar as classes FileStream e StreamWriter para adicionar conteúdo a um arquivo já existente. Note que usamos o construtor de FileStream que aceita o caminho e nome do arquivo e o modo que ele será aberto. Ao fornecer o valor FileMode.Append nós estamos informando que, se o arquivo existir, mais conteúdo será adicionando ao seu final. Do contrário o arquivo é criado. Já no construtor de StreamWriter nós estamos fornecendo a codificação dos caracteres, neste caso, UTF-8. Para finalizar, escrevemos no arquivo usando os métodos Write() e WriteLine() da classe StreamWriter. Veja o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // vamos criar uma instância de FileStream. Note que neste // construtor nós estamos informando o caminho e nome do // arquivo e o modo de abertura do arquivo. Se o arquivo já existir // o novo conteúdo é adicionado. Se não existir, o arquivo é criado FileStream fs = new FileStream("dados.txt", FileMode.Append); // já temos o FileStream? vamos fornecê-lo a um StreamWriter StreamWriter sw = new StreamWriter(fs, Encoding.UTF8); // vamos escrever ou adicioar conteúdo no arquivo sw.WriteLine("Esta é mais uma linha"); sw.Write("Hoje é: "); sw.WriteLine(DateTime.Now); sw.WriteLine("Esta é a última linha"); sw.Flush(); sw.Close(); fs.Close(); Console.WriteLine("Acabei de escrever no arquivo"); Console.WriteLine("Pressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Acabei de escrever no arquivo Pressione qualquer tecla para sair... |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Set (Conjunto) |
Java Collections - Como usar a interface Set em seus códigos JavaQuantidade de visualizações: 4833 vezes |
A interface Set estende a interface Collection mas não adiciona novos métodos ou constantes. Em vez disso, esta interface define que uma instância de Set não contenha elementos duplicados. Esta responsabilidade é transferida para as classes que implementam a interface. A classe abstrata AbstractSet é uma classe de conveniência que herda da classe também abstrata AbstractCollection e implementa a interface Set. A classe AbstractSet fornece implementações concretas para os métodos equals() e hashCode(). Estes métodos permitem a funcionalidade da não permissão de elementos duplicados nos conjuntos. As classes concretas mais conhecidas da interface Set são: HashSet - Esta classe é implementada em cima de uma tabela hash, ou seja, um array (matriz) na qual os elementos são armazenados em posições calculadas de acordo com o seu conteúdo. Uma característica interessante de HashSet é que os elementos raramente são retornados na mesma ordem na qual foram inseridos. LinkedHashSet - Esta classe estende a classe HashSet com uma implementação de lista ligada (linked list) que permite a ordenação dos elementos no conjunto. TreeSet - Esta classe é uma classe concreta que implementa a interface SortedSet. A interface SortedSet é uma sub-interface de Set que garante que os elementos no conjunto estejam ordenados. Além disso, esta interface fornece os métodos first() e last() para acessar o primeiro e o último elemento do conjunto. Há ainda os métodos headSet(toElement) e tailSet(fromElement) para retornar uma faixa do conjunto cujos elementos sejam "menores" que toElement e "maiores" que fromElement. Seja qual for a implementação de Set que você queira usar, é sempre uma boa idéia codificar em cima da interface. Isso facilita a troca de HashSet por TreeSet ou vice-versa sem grandes modificações no seu código. Veja um exemplo no qual usamos a classe concreta HashSet para representar um conjunto de cinco strings únicas: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.HashSet; import java.util.Iterator; import java.util.Set; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe HashSet Set<String> conjunto = new HashSet<>(); // vamos inserir cinco elementos no Set conjunto.add("Açucar"); conjunto.add("Macarrão"); conjunto.add("Feijão"); conjunto.add("Carne"); conjunto.add("Maionese"); // vamos exibir os elementos inseridos Iterator iterator = conjunto.iterator(); while(iterator.hasNext()){ System.out.println(iterator.next()); } } } Ao executar este trecho de código teremos um resultado parecido com: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Macarrão Feijão Carne Açucar Maionese Note que raramente os elementos serão exibidos na ordem na qual eles foram inseridos. Experimente agora trocar a linha: Set<String> conjunto = new HashSet<>(); por Set<String> conjunto = new LinkedHashSet<>(); Execute o código novamente e verá que agora os elementos são exibidos na mesma ordem que foram inseridos. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Quem Somos |
![]() Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
|
![]() Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..
|
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |