Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Escreva um algoritmo Python que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) - Lista de Exercícios Resolvidos de PythonQuantidade de visualizações: 157 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo Python que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) gerados pelo computador. Logo em seguida, mostre os números gerados de forma randômica e depois coloque o vetor em ordem crescente, mostrando no final os valores ordenados. Atenção: O vetor deverá ser ordenado usando a ordenação da bolha (Bubble Sort). Sua saída deve ser parecida com: Vetor gerado aleatoriamente: 34 31 5 72 98 71 13 34 27 76 Vetor ordenado de forma crescente: 5 13 27 31 34 34 71 72 76 98 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Random import random # função principal do programa def main(): # vamos criar um vetor de inteiros de 10 elementos valores = [0 for x in range(10)] # vamos preencher o vetor com os valores randômicos for i in range(0, len(valores)): valores[i] = random.randint(0, 99) # mostra o vetor gerado print("Vetor gerado aleatoriamente:\n") for i in range(0, len(valores)): print(valores[i], end=" ") # agora vamos ordenar o vetor de forma crescente print("\n\nVetor ordenado de forma crescente:\n") # ordena o vetor usando a ordenação Bubble Sort for i in range(0, len(valores)): for j in range(i, len(valores)): if valores[i] > valores[j]: aux = valores[i] valores[i] = valores[j] valores[j] = aux # mostra o vetor ordenado for i in range(0, len(valores)): print(valores[i], end=" ") if __name__== "__main__": main() |
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C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como abrir ou criar arquivos em C usando a função fopen()Quantidade de visualizações: 66048 vezes |
Há muitas situações nas quais precisamos ler ou gravar dados em arquivos a partir de nossos programas C. O primeiro passo para esta tarefa é aprender a usar a função fopen(). Esta função é a responsável por conectar um ponteiro de arquivos ao arquivo que queremos manipular. Veja sua assinatura:FILE *fopen(const char *nome, const char *modo); O parâmetro nome é uma string que indica o nome do arquivo a ser aberto ou criado. O parâmetro modo indica se o arquivo será aberto para leitura, escrita ou ambos. Antes de continuarmos, veja um trecho de código que tenta abrir um arquivo chamado "testes.txt" localizado no diretório "c:\": ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r"); // testa se o arquivo foi aberto com sucesso if(arquivo != NULL) printf("Arquivo foi aberto com sucesso."); else printf("Nao foi possivel abrir o arquivo."); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Veja que a primeira linha declara um ponteiro para a estrutura FILE e atribui a este ponteiro o resultado de uma chamada à função fopen(). Se o arquivo for aberto com sucesso, poderemos manipulá-lo a partir do ponteiro *arquivo. Do contrário, o valor NULL será retornado. A linguagem C padrão permite a definição dos seguintes modos de abertura de arquivos: a - abre um arquivo para inserção. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. r - abre um arquivo existente para leitura. w - abre um arquivo para escrita. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. Se o arquivo existir, todo o seu conteúdo será substituído pelo novo conteúdo. r+ - abre um arquivo existente para leitura e gravação. w+ - abre um arquivo para leitura e escrita. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. Se o arquivo existir, todo o seu conteúdo será substituído pelo novo conteúdo. a+ - abre um arquivo para inserção e leitura. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. |
Dart ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Dart - Desenvolvimento de Games com DartQuantidade de visualizações: 569 vezes |
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Dart, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo. Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir: Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500. Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Dart que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; // vamos importar a biblioteca dart:math import "dart:math"; // vamos declarar a classe Circulo class Circulo{ double xc; double yc; double raio; // construtor da classe Circulo Circulo(double xc, double yc, double raio){ this.xc = xc; // x do centro this.yc = yc; // y do centro this.raio = raio; // raio do círculo } } // agora vamos declarar a classe Ponto class Ponto{ double x; double y; // construtor da classe Ponto Ponto(double x, double y){ this.x = x; // coordenada x this.y = y; // coordenada y } } void main(){ // variáveis que vamos usar na resolução do problema Circulo c; Ponto p; double dx, dy; // vamos criar um objeto Circulo c = new Circulo(205, 166, 115); // vamos criar um objeto Ponto p = new Ponto(140, 90); // vamos verificar se o ponto está dentro do // círculo dx = p.x - c.xc; dy = p.y - c.yc; if((pow(dx, 2) + pow(dy, 2)) < pow(c.raio, 2)){ stdout.write("O ponto está dentro do círculo"); } else{ stdout.write("O ponto NÃO está dentro do círculo"); } } Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado: O ponto está dentro do círculo. Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes. |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Java para iniciantes - Como usar os diferentes tipos de variáveis em JavaQuantidade de visualizações: 17172 vezes |
Na linguagem de programação Java podemos encontrar diferentes tipos de variáveis. Veja a lista e uma descrição detalhada de cada um destes tipos: Variáveis de instância (Instance Variables) - Estas variáveis são não-estáticas, ou seja, declaradas sem o modificador static. Variáveis de instância são assim chamadas porque seus valores são únicos para cada instância da classe. Assim, a variável nomeCliente pode armazenar valores diferentes para cada cópia da classe Cliente. Variáveis de classes - Estas variáveis são declaradas com o modificador static. Isso informa ao compilador que há exatamente uma única cópia desta variável, independente do número de instâncias da classe. Um bom exemplo de tal variável é quantCliente, que pode ser incrementada cada vez que uma nova cópia da classe é criada. Variáveis locais - São usadas para armazenar o estado temporário de um método. Variáveis locais são acessíveis somente dentro do método em que são declaradas, e automaticamente abandonadas na saída deste. Parâmetros - São os parâmetros de métodos. Tais variáveis são acessíveis somente ao código no corpo do método. Geralmente quando falamos de "campos em geral" (excluindo variáveis locais e parâmetros), podemos simplesmente dizer "campos". Se a discussão se aplica a todas as variáveis acima, usamos "variáveis". Se o contexto pede uma distinção, usamos termos específicos (campo estático, variável local, etc) como apropriado. Podemos ainda usar o termo "membro". Os campos, métodos e tipos aninhados de um tipo podem ser chamados de seus membros. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como corrigir o erro ArrayIndexOutOfBoundsException ao usar um laço for para percorrer os elementos de um arrayQuantidade de visualizações: 12093 vezes |
Pergunta/Tarefa: Observe o seguinte trecho de código: public static void main(String[] args){ // um vetor de inteiros contendo cinco elementos int valores[] = {5, 32, 9, 10, 6}; // vamos usar um laço for para exibir os valores dos elementos // do vetorz for(int i = 0; i <= 5; i++){ System.out.println("O valor do " + (i + 1) + "º elemento é " + valores[i]); } } O valor do 1º elemento é 5 O valor do 2º elemento é 32 O valor do 3º elemento é 9 O valor do 4º elemento é 10 O valor do 5º elemento é 6 Exception in thread "main" java.lang.ArrayIndexOutOfBoundsException: 5 at javaapplication1.Main.main(Main.java:14) Java Result: 1 Resposta/Solução: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- O erro no código é de lógica. Como temos cinco elementos no vetor e o índice do último elemento é 4 (o índice do primeiro elemento é 0), o valor da variável de controle do laço for não pode ultrapassar 4. No código acima o valor da variável i vai até 5, o que provoca um erro ao tentar acessar um elemento do vetor que não existe. Para corrigir o erro, basta alterar a linha: for(int i = 0; i <= 5; i++){ para: for(int i = 0; i < 5; i++){ |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap |
Java Collections - Como usar a classe HashMap da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 36869 vezes |
A classe HashMap, do pacote java.util, é uma das principais implementações da interface Map. Além de fornecer todas as operações opcionais de um map, esta classe permite a inserção de chaves e valores com o valor null. Em realidade, a classe HashMap é bem similar à classe Hashtable, com a diferença que HashMap não é sincronizada (tenha cuidado ao usuá-la em ambiente de múltiplas threads) e permite valores e chaves null. Veja sua posição na hierarquia de classes Java: java.lang.Object java.util.AbstractMap<K,V> java.util.HashMap<K,V> O uso principal da classe HashMap é quando queremos associar chaves e valores e, posteriormente, recuperar valores baseados em suas chaves. Veja um exemplo no qual temos cidades e habitantes: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.*; public class Estudos{ @SuppressWarnings("unchecked") public static void main(String[] args){ // cria uma nova instância de HashMap HashMap cidadesHabitantes = new HashMap(); // vamos adicionar algumas chaves e seus valores cidadesHabitantes.put("Goiânia", new Integer(4334598)); cidadesHabitantes.put("São Paulo", new Integer(49282768)); cidadesHabitantes.put("Brasília", new Integer(96736887)); // vamos obter uma view dos mapeamentos Set set = cidadesHabitantes.entrySet(); // obtemos um iterador Iterator i = set.iterator(); // e finalmente exibimos todas as chaves e seus valores while(i.hasNext()){ Map.Entry entrada = (Map.Entry)i.next(); System.out.println("Chave: " + entrada.getKey() + " - Valor: " + entrada.getValue()); } System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Chave: Goiânia - Valor: 4334598 Chave: Brasília - Valor: 96736887 Chave: São Paulo - Valor: 49282768 Uma observação importante em relação à classe HashMap é que esta não honra nenhuma ordem específica de seus elementos, ou seja, a ordem dos pares chave-valor em uma operação de exibição pode ser bem diferente da ordem de inserção. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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