Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Algoritmos Resolvidos de Python - Escreva uma função Python que recebe graus em Celcius e retorna a temperatura correspondente em Fahrenheit - Desafio de Programação Resolvido em PythonQuantidade de visualizações: 405 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa em Python que usa uma função chamada celsius_fahrenheit() que recebe o valor da temperatura em graus Celcius e retorna a temperatura correspondente em graus Fahrenheit. A função deve possuir um parâmetro do tipo float e retornar um valor float. Pesquise a fórmula de conversão de Celcius para Fahrenheit que você julgar mais adequada. Seu programa deve apresentar a seguinte saída: Informe a temperatura em Celsius: 40 40,00 graus Celcius é igual à 104,00 graus Fahrenheit. Pressione qualquer tecla para continuar... Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console (modo texto): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): # vamos pedir para o usuário informar a temperatura em # Celsius celsius = float(input("Informe a temperatura em Celsius: ")) # vamos converter os graus Celsius para graus # Fahrenheit fahrenheit = celsius_fahrenheit(celsius) # e agora mostramos o resultado print("{0} graus Celcius é igual à {1} graus Fahrenheit.".format( celsius, fahrenheit)) # função que permite converter de graus Celsius # para graus Fahrenheit def celsius_fahrenheit(celsius): return ((celsius * 9) / 5.0) + 32 if __name__== "__main__": main() |
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C++ Builder ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como habilitar ou desabilitar um TEdit usando a função EnableWindow() da API do Windows usando C++ BuilderQuantidade de visualizações: 5911 vezes |
Embora o C++ Builder já nos forneça as ferramentas necessárias para habilitar ou desabilitar um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função EnableWindow() com os valores true ou false. A função EnableWindow() possui a seguinte assinatura: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- BOOL EnableWindow( HWND hWnd, BOOL bEnable ); Note que precisamos informar o HWND (parâmetro hWnd) para a caixa de texto e um valor BOOL. Se fornecermos false, a caixa de texto será desabilitada. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos desabilitar o TEdit usando a função EnableWindow() // com o valor false if(EnableWindow(Edit1->Handle, false)){ ShowMessage("A caixa de texto foi desabilitada com sucesso."); } } Para habilitar a caixa de texto novamente, só precisamos fornecer o valor true para o parâmetro bEnable: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos habilitar o TEdit usando a função EnableWindow() // com o valor true if(EnableWindow(Edit1->Handle, true)){ ShowMessage("A caixa de texto foi habilitada com sucesso."); } } É importante observar que o retorno da função EnableWindow será FALSE se tentarmos habilitar uma caixa de texto que já está habilitada ou tentarmos desabilitar uma caixa de texto que já está desabilitada. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um diretório em PHP usando a função rename()Quantidade de visualizações: 11319 vezes |
Diretórios podem ser renomeados usando a função rename() da linguagem PHP. Esta função recebe o nome atual do diretório e o novo nome e retorna um valor boolean (true ou false) informando o sucesso ou não da operação. Antes de usar esta função verifique se você possui as permissões adequadas para renomear o diretório. Veja um trecho de código no qual renomeamos um diretório no diretório public_html: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php // renomeia o diretório "recentes" para "atuais" $diretorio_antigo = "/site/public_html/recentes"; $diretorio_novo = "/site/public_html/atuais"; if(rename($diretorio_antigo, $diretorio_novo)){ echo "Diretório renomeado com sucesso."; } else{ echo "Não foi possível renomear o diretório."; } ?> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Diretório renomeado com sucesso. Seja cuidadoso. Se você não tiver as permissões adequadas para renomear um diretório, a seguinte mensagem de erro será exibida: Warning: rename(imagens,imagens_novas) [function.rename]: Permission denied in /site/public_html/testes.php on line 9 Não foi possível renomear o diretório. |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como retornar os caracteres de uma string como um vetor de char usando o método getChars() da classe String do JavaQuantidade de visualizações: 7987 vezes |
O método getChars() da classe String pode ser usado quando queremos retornar todos ou parte dos caracteres de uma string como uma matriz de char. Veja sua assinatura:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public void getChars(int srcBegin, int srcEnd, char[] dst, int dstBegin) O parâmetro srcBegin indica o índice do primeiro caractere a ser copiado. O parâmetro srcEnd indica o índice APÓS o último caractere a ser copiado. O parâmetro dst é uma matriz de char para a qual os caracteres serão copiados e dstBegin indica o offset (ponto inicial) da matriz a ser preenchida. Veja um trecho de código no qual copiamos os 5 primeiros caracteres de uma string para uma matriz de char chamada letras: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos declarar e inicializar uma string String frase = "Cuiabá é muito quente"; // declara uma matriz de 5 chars char letras[] = new char[5]; // vamos copiar os 5 primeiros caracteres da frase anterior // e guardá-los nas primeiras posições da matriz frase.getChars(0, 5, letras, 0); // vamos percorrer a matriz letras for (int i = 0; i < letras.length; i++) { System.out.print(letras[i] + " "); } } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: C u i a b O método getChars() pode atirar uma exceção do tipo IndexOutOfBoundsException se valores inválidos forem fornecidos aos seus parâmetros. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como acessar variáveis de instâncias para leitura em Ruby sem a necessidade de métodos acessores usando a função attr_readerQuantidade de visualizações: 6714 vezes |
Por padrão, variáveis de instância em Ruby só podem ser acessadas usando métodos acessores, ou seja, uma variável de instância @nome deve ser lida usando um método obter_nome. É possível dispensar o uso de métodos acessores empregando o método attr_reader nos nomes das variáveis que poderão ser acessadas, para leitura, é claro. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Definição da classe Cliente class Cliente attr_reader :nome, :idade def initialize(nome, idade) @nome = nome @idade = idade end def obter_nome @nome end def obter_idade @idade end end # Cria uma instância da classe Cliente e inicializa as # variáveis de instância @nome e @idade cliente = Cliente.new("Osmar J. Silva", 35) # Acessa as variáveis de instância sem a necessidade de # métodos acessórios puts cliente.nome puts cliente.idade Sem o uso do método attr_reader, a linha: puts cliente.nome causaria o seguinte erro: teste.rb:25: undefined method `nome' for #<Cliente:0x27f540c @nome="Osmar J. S ilva", @idade=35> (NoMethodError) |
Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar linhas em determinados ângulos usando o método drawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica em JavaQuantidade de visualizações: 13457 vezes |
É possível usar o método drawLine() da classe Graphics para desenhar linhas em determinados ângulos. Observe atentamente a assinatura deste método:public abstract void drawLine(int x1, int y1, int x2, int y2) Aqui x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Assim, vamos analisar a fórmula matemática que permite definir o ângulo de desenho. Comece definindo os valores para as coordenadas iniciais x1 e y1, o ângulo desejado e o comprimento da linha: int x1 = 30; int y1 = 50; int ang = 0; int comp = 100; Vamos começar obtendo a coordenada x final, que chamaremos de x2. Já sabemos que o ângulo é 0, então obteremos uma linha horizontal para a direita. Vamos ao cálculo: int x2 = (int)(x1 + Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que o valor de x2 é igual a 0 pois (pode testar na barra de endereços de seu browser): javascript:alert(0 / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e: javascript:alert(Math.cos(0)) resulta em 1. Assim: x1 + (1 * 100) = 130. Para que nosso código esteja correto, o valor de y2 deverá ser igual a y1. Vejamos: int y2 = (int)(y1 - Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que (ang / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e que o seno de 0 é 0. Assim: y1 - (0 * 100) = 50. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma linha (ângulo)"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma string no JLabel int x1 = 30; // coordenada inicial x int y1 = 50; // coordenada inicial y int ang = 0; // ângulo int comp = 100; // comprimento // coordenada x final int x2 = (int)(x1 + Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); // coordenada y final int y2 = (int)(y1 - Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawLine(x1, y1, x2, y2); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Experimente agora fornecer ângulos diferentes, por exemplo, 45 (uma linha diagonal para a direita e para cima), 90 (uma linha vertical para cima), 135 (uma linha diagonal para a esquerda e para cima), 180 (uma linha horizontal para a esquerda), 225 (uma linha diagonal para a esquerda e para baixo), 270 (uma linha vertical para baixo), 315 (uma linha diagonal para a direita e para baixo) e 360 (uma linha horizontal para a direita). Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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