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Python Básico - Escreva um programa que leia a quantidade de dias, horas, minutos e segundos do usuário. Calcule o total em segundos - Desafio de Programação Resolvido em Python

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Exercício Resolvido de Python - Python Básico - Escreva um programa que leia a quantidade de dias, horas, minutos e segundos do usuário. Calcule o total em segundos

Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa que leia a quantidade de dias, horas, minutos e segundos do usuário. Calcule o total em segundos.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console:

Código para o arquivo estudos.py:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# método principal  
def main():
  # vamos ler os dias
  dias = int(input("Quantidade de dias: "))
  horas = int(input("Quantidade de horas: "))
  minutos = int(input("Quantidade de minutos: "))
  segundos = int(input("Quantidade de segundos: "))
    
  # Lembre-se: Um minuto tem 60 segundos; Uma hora tem
  # 3600 (60 * 60) segundos e um dia tem 24 horas
  total_segundos = (dias * 24 * 3600) + (horas * 3600) + (minutos * 60) + segundos
  print("Total de segundos: %d." % total_segundos)

if __name__== "__main__":
  main()


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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo de dados long ou long int da linguagem C++

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O tipo de dados long (também chamado de long int) da linguagem C++ é uma variação do tipo int e geralmente possui a mesma capacidade de armazenamento deste. Nós o usamos quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias, assim como int. É importante verificar se o seu compilador trata int e long da mesma forma. Veja um trecho de código demonstrando o uso deste tipo (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // declara uma variável do tipo long
  long quant = 590;

  cout << "Quantidade: " << quant << "\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Veja que a maioria dos compiladores C++ não faz distinção entre os tipos long e long int. A capacidade de armazenamento do tipo long depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos LONG_MIN e LONG_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  cout << "Valor mínimo: " << LONG_MIN << "\n";
  cout << "Valor máximo: " << LONG_MAX << "\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este programa você terá um resultado parecido com:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Valor mínimo: -2147483648
Valor máximo: 2147483647

Veja que o tipo long aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  long soma = LONG_MAX + 2;

  cout << "Resultado: " << soma << "\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Este programa exibirá o seguinte resultado:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Resultado: -2147483647

Note que este não é o resultado esperado, visto que LONG_MAX + 2 deveria retornar:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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2147483647 + 2 = 2147483649

Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um long é 2147483647, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui.

Em termos de bytes, é comum o tipo long ser armazenado em 4 bytes, o que resulta em 32 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo long:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  cout << "Tamanho de um long: " << sizeof(long)
    << " bytes\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

O resultado da execução deste código será algo como:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Tamanho de um long: 4 bytes



Java ::: Dicas & Truques ::: Threads

Threads em Java - Como usar a interface Runnable da Java API em suas aplicações

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A interface pública Runnable deve ser implementada em nossas classes quando queremos que instâncias destas possam ser executadas por uma thread. Esta interface está no pacote java.lang e entre as classes que a implementam podemos citar AsyncBoxView.ChildState, FutureTask, RenderableImageProducer, Thread e TimerTask.

Esta interface apresenta apenas um método, a saber:

public void run();
Assim, uma classe que implementa Runnable deverá redefinir este método, sem argumentos, e fornecer a funcionalidade desejada.

Este interface foi idealizada para fornecer um protocolo comum para objetos que têm como objetivo executar determinadas porções de código enquanto ativos. Por exemplo, Runnable é implementada pela classe Thread. Estar ativa significa que uma thread foi iniciada e ainda não finalizou sua tarefa.

Além disso, a interface Runnable fornece meios para que uma classe esteja ativa sem fazer sub-classe de Thread. Uma classe que implementa Runnable pode ser executada sem fazer sub-classe de Thread criando-se uma instância de Thread e fornecendo tal classe como alvo. Na maioria dos casos, a interface Runnable deve ser usada se estivermos planejando apenas sobrescrever o método run() e nenhum outro método da classe Thread. Isso é importante, uma vez que não devemos extender classes a menos que tenhamos a intenção de modificar ou extender o comportamento fundamental da classe.

Veja uma aplicação na qual temos uma classe que implementa Runnable. Note como criamos instâncias de Thread e fornecemos nossa classe como alvo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// criamos uma classe que servirá como thread
class MinhaThread implements Runnable{
  private String nome;  

  public MinhaThread(String nome){
    this.nome = nome;
  }   

  public void run(){
    for(int i = 1; i <= 20; i++){
      System.out.println(nome + ": " + i);
    }
  }
}

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar duas threads
    MinhaThread mt1 = new MinhaThread("Thread 1");
    Thread t1 = new Thread(mt1);
    t1.start();    

    MinhaThread mt2 = new MinhaThread("Thread 2");
    Thread t2 = new Thread(mt2);
    t2.start();

    System.exit(0);
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Java Vetores e Matrizes - Como inicializar os elementos de um vetor usando o laço for da linguagem Java

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Neste exemplo veremos como inicializar um vetor (array) de ints usando o laço for. Note que os elementos do array serão inicializados com os valores de 1 a 10.

Veja o código completo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos declarar e construir um vetor de 10 elementos
    int[] a = new int[10];
 
    // inicializa os elementos do vetor
    for(int i = 0; i < a.length; i++){
      a[i] = (i + 1);
    }
     
    // exibe os valores dos elementos do vetor
    for(int i = 0; i < a.length; i++){
      System.out.print(a[i] + ", ");
    }
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10,


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias

Quantidade de visualizações: 147 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a potência da lâmpada (em watts): 100
Informe a largura do cômodo (em metros): 6
Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4
Serão necessárias 4 lâmpadas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Como calcular o número de lâmpadas necessárias
package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo;
    double area_comodo, potencia_total;
    int quant_lampadas;

    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler a potência da lâmpada
    System.out.print("Informe a potência da lâmpada (em watts): ");
    potencia_lampada = Double.parseDouble(entrada.nextLine());

    // vamos ler a largura do cômodo
    System.out.print("Informe a largura do cômodo (em metros): ");
    largura_comodo = Double.parseDouble(entrada.nextLine());

    // agora vamos ler o comprimento do cômodo  
    System.out.print("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ");
    comprimento_comodo = Double.parseDouble(entrada.nextLine());

    // agora vamos calcular a área do cômodo
    area_comodo = largura_comodo * comprimento_comodo;

    // calculamos a potência total necessária para iluminar
    // todo o cômodo
    potencia_total = area_comodo * 18;

    // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias
    quant_lampadas = (int)(potencia_total / potencia_lampada);

    // será necessário no mínimo uma lâmpada
    if (quant_lampadas == 0) {
      quant_lampadas = quant_lampadas + 1;
    }

    // e mostramos o resultado  
    System.out.println("Serão necessárias " + quant_lampadas +
      " lâmpadas.");
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Manipulação de arquivos em Java - Como ler o conteúdo de um arquivo um byte de cada vez

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Nesta dica mostrarei como ler texto de um arquivo um byte
de cada vez. Para isso vamos usar o método readByte() da classe DataInputStream, do pacote java.io. Note que este método retorna um inteiro com sinal na faixa de -128 até 127.

Neste exemplo faremos um cast do byte lido para um char, já que estaremos lendo um arquivo de texto. Sim, é isso mesmo que você pensou. Se houver caracteres acentuados no arquivo texto, os mesmo não serão exibidos corretamente. A idéia do exemplo é mostrar o funcionamento do método readByte().

Veja o código Java completo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    try {
      DataInputStream in = new DataInputStream(new BufferedInputStream(
        new FileInputStream("C:\\java\\conteudo.txt")));
         
      while (in.available() != 0){
        System.out.print((char) in.readByte());
      }
    } 
    catch (IOException e){
      System.out.println("Erro: " + e.getMessage());
    }
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Primeira linha do arquivo
Segunda linha do arquivo
Terceira linha do arquivo


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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