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Dado um número, crie um programa Python que escreva todos os números ímpares menores que o número - Lista de Exercícios Resolvidos de PythonQuantidade de visualizações: 836 vezes |
Exercícios Resolvidos de Python - Dado um número, crie um programa Python que escreva todos os números ímpares menores que o número Pergunta/Tarefa: Dado um número, crie um programa Python que escreva todos os números ímpares menores que o número informado e maiores do que um. Assuma que o número informado é positivo. Sua saída deverá ser parecida com: Digite um número inteiro positivo: 12 11 9 7 5 3 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: Código para exercicio.py: |
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C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
C# para iniciantes - Programação orientada a objetos em C#: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 30337 vezes |
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em C#, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em C# e usar um objeto desta classe em um programa. Se estiver usando o Visual C# 2005 ou 2008, a forma mais comum de adicionar uma classe ao seu projeto é clicando com o botão direito no namespace do projeto (o primeiro filho do solution explorer) e escolhendo a opção Add -> Class. Em seguida dê o nome "Cliente.cs" para a classe e clique o botão Add. Imediatamente o código inicial para a classe será exibido, contendo o namespace e alguns using padrões. Agora faça sua classe Cliente parecida com o código abaixo (não altere nada em relação ao namespace): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- class Cliente{ private String nome; // Um método que permite definir um valor // para a variável privada nome public void setNome(String nome){ this.nome = nome; } // Um método que permite obter o valor // da variável privada nome public String getNome(){ return this.nome; } } Agora vamos aprender a usar esta classe a partir da classe principal do programa (aquela que contém o método Main). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // Cria uma instância da classe Cliente Cliente c = new Cliente(); // Define um nome para o cliente c.setNome("Osmar J. Silva"); // Obtém o nome do cliente string nome = c.getNome(); Console.WriteLine(nome); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Métodos - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 4 - Um método estático que recebe dois números inteiros e retorna o maior delesQuantidade de visualizações: 4001 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java que recebe dois números inteiros e retorna o maior deles. Este método deverá ter a seguinte assinatura: public static int maior(int a, int b){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar que o usuário informe dois numeros inteiros System.out.print("Informe o primeiro número: "); int num1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo número: "); int num2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // obtém o número maior int numeroMaior = maior(num1, num2); System.out.println("O numero maior é: " + numeroMaior); System.out.println("\n"); } // um método estático que recebe dois números inteiros e retorna o maior deles public static int maior(int a, int b){ if(a > b){ return a; } else{ return b; } } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em C# - Como efetuar cálculos de porcentagem em C#Quantidade de visualizações: 34134 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em C#. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C# using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double valor, percentual, valor_final; valor = 178.00; // valor original percentual = 15.0 / 100.0; // 15% valor_final = valor + (percentual * valor); // mostra o resultado Console.WriteLine("O valor final do produto é: " + valor_final); // O resultado será 204,70 Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C# using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double valor, percentual, valor_final; valor = 250.00; // valor original percentual = 8.0 / 100.0; // 8% valor_final = valor - (percentual * valor); // mostra o resultado Console.WriteLine("O valor final do produto é: " + valor_final); // O resultado será 230,00 Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C# using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double perguntas, acertos; perguntas = 90.0; acertos = 72.0; // mostra a porcentagem de acertos Console.WriteLine("Porcentagem de acertos: " + ((acertos / perguntas) * 100) + "%"); // mostra a porcentagem de erros Console.WriteLine(("Porcentagem de erros: ") + (((perguntas - acertos) / perguntas) * 100) + "%"); // Os resultados serão 80% e 20% Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C# using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro; valor_anterior = 300.0; // valor anterior novo_valor = 340.0; // valor novo // calcula a porcentagem de lucro // efetua o cálculo porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100; Console.WriteLine("A porcentagem de lucro foi de: " + porcentagem_lucro + "%"); // O resultado será 13,33 Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C# using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double valor, percentual, comissao; valor = 70.0; // valor do produto percentual = 5.0 / 100.0; // 5% // calcula a comissão comissao = percentual * valor; // mostra o resultado Console.WriteLine("O valor repassado ao vendedor é: " + comissao); // O resultado será 3,5 Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
C# ::: Namespace System.Windows.Forms ::: Formulários e Janelas |
Como usar a classe Form em suas aplicação C# Windows FormQuantidade de visualizações: 750 vezes |
A classe Form é usada para representar as janelas (formulários) ou caixas de diálogo que compõem a interface gráfica de uma aplicação Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma.NET:System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.Windows.Forms.Control System.Windows.Forms.ScrollableControl System.Windows.Forms.ContainerControl System.Windows.Forms.Form É importante conhecer algumas classes derivadas da classe Form. Entre estas classes podemos citar: - System.ComponentModel.Design.CollectionEditor.CollectionForm - System.Messaging.Design.QueuePathDialog - System.ServiceProcess.Design.ServiceInstallerDialog - System.Web.UI.Design.WebControls.CalendarAutoFormatDialog - System.Web.UI.Design.WebControls.RegexEditorDialog - System.Windows.Forms.Design.ComponentEditorForm - System.Windows.Forms.PrintPreviewDialog - System.Windows.Forms.ThreadExceptionDialog Uma aplicação Windows Forms em C# é construida a partir de uma ou mais janelas. A classe Form permite criar formulários padrões, de ferramentas, sem bordas e flutuantes, cada um direcionado a uma determinada funcionalidade. É possível também usar a classe Form para criar caixas de diálogo modais. Há ainda um tipo especial de janela (ou formulário) conhecido como formulário de interface de múltiplos documentos (MDI) que contêm outros formulários chamados de filhos (MDI child forms). Uma janela do tipo MDI pode ser criada definindo-se o valor true para a propriedade IsMdiContainer da classe Form. Os formulários filhos MDI são criados definindo-se o nome do formulário-pai para a propriedade MdiParent do formulário que atuará como filho. Por meio das propriedades disponíveis na classe Form nós podemos determinar a aparência, tamanho, cor e os aspectos de gerenciamento da janela do formulário ou caixa de diálogo que estamos criando. A propriedade Text permite definir o título da janela. As propriedades Size e DesktopLocation permitem definir o tamanho e posição inicial da janela. A propriedade ForeColor define a cor do texto padrão de todos os componentes colocados no formulário. As propriedades FormBorderStyle, MinimizeBox e MaximizeBox permitem definirmos se o formulário poderá ser minimizado, maximizado ou redimensionado em tempo de execução. Além das propriedades, podemos usar os métodos da classe Form. Por exemplo, podemos usar o método ShowDialog() para exibir um formulário como uma caixa de diálogo modal. Podemos também efetuar uma chamada ao método SetDesktopLocation() para posicionar o formulário em uma determinada região do desktop. Os eventos disponíveis na classe Form permitem responder às ações realizadas no formulário. Podemos, por exemplo, usar o evento Activated para realizar operações tais como atualizar as informações exibidas nos controles do formulário quando este for ativado. Se estiver usando o Visual Studio 2005, 2008 ou mais recente, o formulário inicial de sua aplicação Windows Forms C# já será exibido inicialmente seguinte os seguintes passos: a) Vá no menu File -> New -> Project; b) Em Project types selecione Visual C# -> Windows; c) Em Templates selecione Windows Application; d) Dê um nome para o projeto, escolha um local, um nome para a solução e clique OK. Imediatamente o projeto será criado e você já verá o formulário principal da aplicação. e) Vá em View -> Toolbox. Clique e arraste alguns componentes para o formulário; f) Pressione F5 e execute a aplicação. Pronto! Agora é só verificar todas as dicas, truques e anotações para aprender e tirar proveito total da classe Form. |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Tutorial C# para iniciantes - Como escrever seu primeiro método ou função em C#Quantidade de visualizações: 15228 vezes |
À medida que estamos desenvolvendo nossos códigos, percebemos que estes podem ser divididos de acordo com suas funcionalidades. Ao efetuar esta divisão, estamos na verdade criando blocos de códigos que executam uma determinada tarefa. E, descobrimos que tais blocos de códigos podem ser reaproveitados com frequencia em um mesmo programa. Assim, ao mecanismo usado para disparar a execução destes blocos de códigos é dado o nome de método (ou função em linguagens tais como C e C++). Um método, em sua forma mais simples, é apenas um conjunto de instruções que podem ser chamadas a partir de locais estratégicos de um programa. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // um método que não recebe nenhum argumento // e não retorna nenhum valor static void metodo(){ Console.WriteLine("Sou um método"); } Este método apenas exibe o texto "Sou um método". Veja o uso das chaves { e } para delimitar a área de atuação do método (o corpo do método). A palavra-chave void indica que este método não retorna nenhum valor ao finalizar sua execução enquanto a palavra-chave static é melhor explicada na nossa seção sobre modificadores em C#. Todos os métodos em C# possuem parênteses, os quais servem como marcadores para a lista de parâmetros do método. Parênteses vazios indicam que o método não possui parâmetros.[br][br] Veja agora um trecho de código completo exemplificando a chamada ao método recém-criado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // um método que não recebe nenhum argumento // e não retorna nenhum valor static void metodo(){ Console.WriteLine("Sou um método"); } static void Main(string[] args){ // efetua uma chamada ao método metodo(); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Como ordenar alfabeticamente os itens de uma ListBox do C# Windows Forms usando a propriedade Sorted |
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