Você está aqui: Python ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar construtores em suas classes Python - Programação Orientada a Objetos em Python

Quantidade de visualizações: 805 vezes
Quando estamos usando programação orientada a objetos em Python, é comum gerarmos métodos construtores para nossas classes. Tais métodos são usados para instanciar os objetos de uma classe, fornecendo, em geral, os valores para a inicialização de suas variáveis de instância.

Os construtores das classes Python são criados a partir do método __init__(), que é chamado todas as vezes que uma nova instância da classe é criada.

O construtor padrão de uma classe é um método simples e que não aceita nenhum argumento. Este tipo de construtor possui apenas um parâmetro, que é uma referência à instância que está sendo construída. Veja o trecho de código a seguir para melhor entendimento:

# definição da classe Produto
class Produto:
  # método construtor padrão sem argumentos
  def __init__(self):
    self.categoria = "Alimentos"
 
  # um método para exibir o nome da categoria
  def exibir_categoria(self):
    print("Nome da categoria: {0}".format(self.categoria))

# método principal
def main():
  # vamos criar um novo objeto da classe Produto
  p = Produto()  

  # vamos chamar o método que exibe o nome da categoria
  p.exibir_categoria()

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Nome da categoria: Alimentos

Note que este exemplo não é muito útil, já que todos os produtos terão o mesmo nome de categoria. Entra em cena o construtor parametrizado.

Um construtor parametrizado é aquele que permite a passagem de argumentos, além da referência à instância sendo criada. Dessa forma, os valores fornecidos ao construtor poderão ser usados na inicialização das variáveis de instância, tornando-as únicas para cada um dos objetos criados. Veja o exemplo a seguir:

# definição da classe Produto
class Produto:
  # método construtor padrão sem argumentos
  def __init__(self, categoria):
    self.categoria = categoria
 
  # um método para exibir o nome da categoria
  def exibir_categoria(self):
    print("Nome da categoria: {0}".format(self.categoria))

# método principal
def main():
  # vamos criar dois novos objetos da classe Produto
  p1 = Produto("Alimentos")  
  p2 = Produto("Vestuário")

  # vamos chamar o método que exibe o nome da categoria
  p1.exibir_categoria()
  p2.exibir_categoria()

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este novo código Python nós teremos o seguinte resultado:

Nome da categoria: Alimentos
Nome da categoria: Vestuário

Agora a nossa classe está mais completa, visto que cada instância possui o seu próprio valor para a variável categoria.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 34 usuários muito felizes estudando em nosso site.