Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
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A cada número n lido, desenhe o histograma referente a este número, ou seja, para cada número n, exiba um linha de n caracteres "#" - Lista de Exercícios Resolvidos de Python

Quantidade de visualizações: 431 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que solicita ao usuário vários números inteiros positivos maiores que 0, todos informados na mesma linha e separados por espaço.

Para cada um dos números informados, desenhe o histograma referente a este número, ou seja, para cada número n, exiba um linha de n caracteres "#". Seu código deverá, obrigatoriamente, usar a função map().

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe vários números separados por espaço: 7 2 4 10 13 1 5
#######
##
####
##########
#############
#
#####
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:



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Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como remover um elemento de uma determinada posição do ArrayList do Java usando o método remove()

Quantidade de visualizações: 16758 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível remover elementos em uma determinada posição de um objeto ArrayList usando o seu método remove(). Esta função possui duas assinaturas, uma que recebe uma referência ao elemento a ser excluído e outra que recebe o índice do elemento que queremos excluir. No exemplo a seguir abordarei a segunda assinatura:

Object remove(int index) throws
  IndexOutOfBoundsException 


Note que só precisamos fornecer o índice do elemento a ser excluído. O retorno será um objeto Object contendo a referência ao elemento que acabamos de excluir. Se o elemento não for encontrado, um erro IndexOutOfBoundsException será exibido e, a menos que seja tratado, a aplicação Java será fechada.

Veja o código completo a seguir:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import java.util.ArrayList;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>();
    
    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");
    nomes.add("Maria");    
	
    // Vamos remover o segundo elemento
    String elem = nomes.remove(1);

    System.out.println("O elemento removido foi: "
      + elem); 

    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O elemento removido foi: Maria


JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox)

Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()

Quantidade de visualizações: 764 vezes
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region.

Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele.

Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudosjavafx;
 
import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
 
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
 
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar três botões
    Button btn1 = new Button("Botão 1");
    Button btn2 = new Button("Botão 2");
    Button btn3 = new Button("Botão 3");
     
    // agora criamos um laytou HBox e colocamos
    // os três botões nele
    HBox hBox = new HBox();
    hBox.getChildren().add(btn1);
    hBox.getChildren().add(btn2);
    hBox.getChildren().add(btn3);
     
    // vamos definir o espaço interno do HBox usando
    // um Inserts (top, direita, baixo, esquerda)
    hBox.setPadding(new Insets(20, 20, 20, 20));
    
    // criamos a cena e fornecemos o layout a ela
    // e definimos a largura e altura da cena
    Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300);
     
    // adicionamos a cena ao palco principal
    primaryStage.setScene(scene);
    // e mostramos o palco
    primaryStage.show();
  }
}

Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Escrever um algoritmo que lê o público total de um jogo de futebol e fornece a renda do jogo

Quantidade de visualizações: 6984 vezes
Pergunta/Tarefa:

Em um determinado jogo de futebol havia 4 tipos de ingressos, assim distribuídos: popular 10%
a R$ 1,00; geral 50% a R$ 5,00; arquibancada 30% a R$ 10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00. Escreva um programa (algoritmo) Java que leia o público total do jogo e forneça a renda obtida.

Um outro enunciado muito comum deste exercício é: Escrever um algoritmo que lê o público total de futebol e fornecer a renda do jogo, sabendo-se que havia 4 tipos de ingressos assim distribuídos: popular 10% a R$ 1,00, geral 50% a R$ 5,00, arquibancada 30% a R$10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o público total do jogo de futebol: 10000
Renda geral do jogo: R$ 76.000,00
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.text.NumberFormat;
import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos obter o público total do jogo de futebol
    System.out.print("Informe o público total do jogo de futebol: ");
    int publico = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // renda do ingresso popular
    double popular = (publico * (10.0 / 100)) * 1.00;
    // renda do ingresso geral
    double geral = (publico * (50.0 / 100)) * 5.00;
    // renda do ingresso arquibancada
    double arquibancada = (publico * (30.0 / 100)) * 10.00;
    // renda do ingresso cadeiras
    double cadeiras = (publico * (10.0 / 100)) * 20.00;
    
    // obtemos a renda total
    double renda_total = popular + geral + arquibancada + cadeiras;
    
    // e exibimos o resultado
    NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance();
    System.out.println("Renda geral do jogo: " + formato.format(renda_total));
  }
}



C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como passar um vetor para uma função C

Quantidade de visualizações: 11955 vezes
Muitas vezes precisamos passar um vetor, ou seja, um array unidimensional para uma função na linguagem C. O trecho de código abaixo mostra como isso é feito.

Observe que a passagem de um vetor para uma função é feita por referência, ou seja, qualquer alteração nos valores do array dentro da função será refletida no vetor original:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// protótipo da função que recebe o array e exibe os seus elementos
void exibir_vetor(int vetor[], int tamanho);

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // cria um vetor com 5 inteiros
  int valores[] = {54, 3, 89, 6, 1};
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português 
  
  // passa o vetor para a função exibir_vetor()
  // veja que temos que enviar também a quantidade
  // de elementos
  exibir_vetor(valores, 5);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}

// função que recebe o array e exibe os seus elementos
void exibir_vetor(int vetor[], int tamanho){
  int i;

  printf("Os elementos do vetor são:\n\n");

  for(i = 0; i < tamanho; i++){
    printf("%d  ", vetor[i]);
  }
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Os elementos do vetor são:

54 3 89 6 1


Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como excluir um diretório em Java usando o método delete() da classe File - Curso de Java para iniciantes

Quantidade de visualizações: 9289 vezes
Em algumas situações nós precisamos excluir um ou mais diretórios a partir de nossos códigos Java. Para isso nós podemos usar o método delete() da classe File, no pacote java.io.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    File diretorio = new File("c:\\java");
         
    if(diretorio.delete()){
      System.out.println("Diretorio excluido com sucesso.");
    }
    else{
      System.out.println("Não foi possivel excluir o diretorio");
    }
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado (assumindo que você tem um diretório chamado "c:\\java"):

Diretorio excluido com sucesso.

Lembre-se de que o método delete() da classe File só permitirá a exclusão do diretório se este estiver vazio.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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