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Escreva um programa Python que leia dois números inteiros e divida o primeiro pelo segundo sem usar o símbolo de divisão "/" - Desafio de Programação Resolvido em Python

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que leia dois números inteiros e divida o primeiro número pelo segundo sem usar o símbolo de divisão "/". Assuma que o dividendo será maior ou igual ao divisor e que ambos os números serão inteiros positivos.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número (dividendo): 12
Informe o segundo número (divisor: 3
O resultado da divisão (quociente) é: 4
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# método principal
def main():
  # vamos pedir os dois números inteiros
  dividendo = int(input("Informe o primeiro número (dividendo): "))
  divisor = int(input("Informe o segundo número (divisor): "))
  
  quociente = 0 # vai guardar o resultado da divisão

  # enquanto o dividendo for maior ou igual ao
  # divisor
  while (dividendo >= divisor):
    dividendo = dividendo - divisor # subtrai o divisor do dividendo
    quociente = quociente + 1 # aumenta o quociente em 1

  # agora mostramos o resultado da divisão
  print("O resultado da divisão (quociente) é {0}".format(quociente))
    
if __name__== "__main__":
  main()

Na solução deste exercício eu considerei o dividendo maior ou igual ao divisor e ambos os números inteiros positivos. Mas, o que acontece se o usuário informar um ou ambos números negativos? E se o divisor for maior que o dividendo? Que tal aprimorar sua lógica de programação apresentando soluções para estes casos? Lembre-se: o operador de divisão "/" não pode ser usado em nenhum local do programa.

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Lisp ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço loop for da linguagem Lisp

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O laço for loop da linguagem Common Lisp é usado quando sabemos exatamente quantas vezes uma instrução ou um grupo de instruções deve ser repetido. Este laço é similar ao laço for encontrado na maioria das linguagens de programação.

Vamos começar vendo um laço for loop que conta de 1 até 10:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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; Um laço for loop que conta de 1 até 10
(loop for i from 1 to 10
  do (print i)
)

Ao executar este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Agora veja o mesmo laço usado para contar de 10 até 1, ou seja, em ordem decrescente:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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; Um laço for loop que conta de 10 até 1
(loop for i from 10 downto 1
  do (print i)
)

Note que, agora, eu troquei "to" por "downto" para que a variável de controle fosse decrementada, em vez de incrementada. Dessa forma, ao executarmos este código Common Lisp, o resultado será:

10
9
8
7
6
5
4
3
2
1


C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros)

Como escrever um função que retorna uma estrutura (struct) usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 15914 vezes
Muitas vezes precisamos escrever funções que retornam estruturas, ou melhor, que alocam e retornam ponteiros para estruturas. Esta não é, definitivamente, uma tarefa para iniciantes em C. Contudo, esta dica lhe fornecerá um código completo indicando-lhe uma das formas mais simples de conseguir tal proeza.

Antes de executar o código, porém, dê uma olhada atenta na função obter_livro(). Veja que esta função recebe o título, o código e o número de páginas de um livro. Em seguida a função aloca memória para uma estrutura, preenche seus membros e retorna um ponteiro para tal estrutura. Eis a listagem completa:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char *titulo;
  int codigo;
  int paginas;
};

// função que aloca e retorna um ponteiro para uma
// estrutura Livro
struct Livro* obter_livro(char *titulo, int codigo, int paginas){
  // aloca memória para uma estrutura Livro
  struct Livro *temp = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));

  // preeche os membros da estrutura
  temp->titulo = titulo;
  temp->codigo = codigo;
  temp->paginas = paginas;

  return temp;
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // obtém uma instância da estrutura Livro
  struct Livro *a = obter_livro("Programando em Java", 345, 120);

  // verifica se a estrutura foi retornada com
  // sucesso
  if(a != NULL){
    printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
      a->titulo, a->codigo, a->paginas);
  }

  // obtém uma segunda instância da estrutura Livro
  struct Livro *b = obter_livro("JavaScript - Guia", 540, 800);

  // verifica se a estrutura foi retornada com
  // sucesso
  if(b != NULL){
    printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
      b->titulo, b->codigo, b->paginas);
  }

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Titulo: Programando em Java
Codigo: 345
Paginas: 120
Titulo: JavaScript - Guia
Codigo: 540
Paginas: 800

Pressione qualquer tecla para continuar...


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Exercício Resolvido de Java - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em Java

Quantidade de visualizações: 363 vezes
Pergunta/Tarefa:

O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano.

No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano.

Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir:



Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo.

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor x da coordenada: 12
Informe o valor y da coordenada: -7
A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-)
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // variáveis usadas na resolução do problema
    int x, y;
  
    // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas
    System.out.print("Informe o valor x da coordenada: ");
    x = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o valor y da coordenada: ");
    y = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
  
    // a coordenada está no primeiro quadrante? 
    if (x > 0 && y > 0){
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está no Primeiro Quadrante (+,+)");
    }
    // a coordenada está no segundo quadrante?
    else if (x < 0 && y > 0){
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está no Segundo Quadrante (-,+)");
    }
    // a coordenada está no terceiro quadrante?
    else if (x < 0 && y < 0){
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está no Terceiro Quadrante (-,-)");
    }
    // a coordenada está no quarto quadrante?
    else if (x > 0 && y < 0){
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está no Quarto Quadrante (+,-)");
    }
    // a coordenada está na origem
    else{
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está na origem");
    }
  }
}



PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

PHP para matemática - Como arredondar valores fracionários usando a função round() do PHP

Quantidade de visualizações: 8617 vezes
A função round() do PHP pode ser usada quando queremos arredondar valores fracionários para o inteiro mais próximo. Se a parte fracionária for menor que 0.5, o resultado será o menor número inteiro mais próximo do valor sendo arredondado. Se a parte fracionária for igual ou maior que 0.5, então o resultado será o maior número inteiro mais próximo do valor sendo arredondado.

Desta forma, se aplicarmos esta função ao valor 6.4, o resultado será 6. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<?
  // valor a ser arredondado
  $valor = 6.4;
  
  // vamos arredondar usando a função round()
  $valor2 = round($valor);

  // vamos exibir o resultado
  echo "O valor " . $valor . " arredondado usando " .
    " round() resulta em: " . $valor2;
?>

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

O valor 6.4 arredondado usando round() resulta em: 6.

Veja agora o resultado de se aplicar a função round() ao valor 7.5:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<?
  // valor a ser arredondado
  $valor = 7.5;
  
  // vamos arredondar usando a função round()
  $valor2 = round($valor);

  // vamos exibir o resultado
  echo "O valor " . $valor . " arredondado usando " .
    " round() resulta em: " . $valor2;
?>

Agora o resultado será:

O valor 7.5 arredondado usando round() resulta em: 8.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o índice da primeira ocorrência de um caractere em uma string C# usando o método IndexOf() da classe String

Quantidade de visualizações: 8284 vezes
Em alguma ocasião nós precisaremos verificar se um determinado caractere está contido em uma palavra, frase ou texto, e poderemos querer também retornar o índice da primeira ocorrência de tal caractere.

Para isso nós podemos usar a função IndexOf() da classe String. Este método recebe o caractere ou substring desejada e retorna um valor inteiro indicando o índice da primeira ocorrência. Se o caractere não for encontrado, o valor -1 é retornado.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto de Java e C#";

      // vamos obter o índice da primeira ocorrência da letra "J"
      int pos = frase.IndexOf("J");

      // o caractere for encontrado?
      if (pos != -1) {
        Console.WriteLine("O caractere foi encontrado" +
          " na posição " + pos);
      }
      else {
        Console.WriteLine("O caractere não foi encontrado");
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O caractere foi encontrado na posição 9

Tenha em mente que o método IndexOf() da classe String do C# diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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