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Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá - Exercícios Resolvidos de PythonQuantidade de visualizações: 138 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá indicar se a tentativa efetuada pelo usuário é maior ou menor que o número mágico e contar o número de tentativas. Quando o usuário conseguir acertar o número o programa deverá classificar o usuário como: De 1 a 3 tentativas: muito sortudo De 4 a 6 tentativas: sortudo De 7 a 10 tentativas: normal > 10 tentativas: tente novamente Sua saída deverá ser parecida com: Adivinhe o número mágico: 100 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 50 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 60 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 80 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 90 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 95 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 94 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 93 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 92 Você acertou o número em 9 tentativas. Classificação: Normal Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Random import random # método principal def main(): # variáveis úteis na resolução do problema tentativas = 0 acertou = False # vamos sortear o número entre 0 e 500 numero_magico = random.randint(0, 500) # um laço que repete enquanto o usuário não # acertar o número mágico while not acertou: palpite = int(input("Adivinhe o número mágico: ")) # registra essa tentativa tentativas = tentativas + 1 # o usuário acertou o número mágico? if palpite == numero_magico: print("Você acertou o número em {0} tentativas.\n".format(tentativas)) # mostra a classificação do usuário if tentativas <= 3: print("Classificação: Muito Sortudo\n") elif (tentativas >= 4) and (tentativas <= 6): print("Classificação: Sortudo\n") elif (tentativas >= 7) and (tentativas <= 10): print("Classificação: Normal\n") else: print("Classificação: Tente Novamente\n") # sai do laço acertou = True else: # indica se o palpite é maior ou menor if palpite < numero_magico: print("Tente um número maior.\n") else: print("Tente um número menor.\n") if __name__== "__main__": main() |
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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Set (Conjunto) |
Como retornar elementos presentes no primeiro vetor e não presentes no segundo vetor em JavaScript usando o objeto SetQuantidade de visualizações: 1135 vezes |
Este é um código muito interessante de ser feito em JavaScript. Dados dois arrays a e b, temos que retornar os números que estão presentes no primeiro array, mas que não estão presentes no segundo array. Este código pode ser escrito usando diversas abordagens. Nesta dica mostrarei como resolvê-lo usando um objeto Set, adicionado à linguagem JavaScript na revisão ECMAScript 2015, também chamada de ES6 e ECMAScript 6. Vamos ao código então: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>O objeto Set do JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // primeiro vetor var a = [4, 8, 1, 23, 65]; // segundo vetor var b = [23, 8, 90, 3, 7]; // vetor resultante var c = []; // criamos um objeto Set e guardamos nele os // elementos do segundo vetor var set = new Set(); for (var i = 0; i < b.length; i++){ set.add(b[i]); } // agora varremos o primeiro vetor e usamos // o método has() do objeto Set para verificar se // o valor não está contido nele for (var i = 0; i < a.length; i++){ if(!set.has(a[i])){ c.push(a[i]); } } document.writeln("Primeiro vetor: " + a); document.writeln("<br>Segundo vetor: " + b); document.writeln("<br>Resultado: " + c); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Primeiro vetor: 4, 8, 1, 23, 65 Segundo vetor: 23, 8, 90, 3, 7 Resultado: 4, 1, 65 Note que os valores 4, 1 e 65 estão presentes no primeiro array mas não estão presentes no segundo. |
AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Linha, Linhas, Comando LINE |
Como desenhar uma linha no AutoCAD usando AutoLISP - Dois pontos geométricos e o comando LINEQuantidade de visualizações: 355 vezes |
Nesta dica mostrarei como desenhar linhas no AutoCAD usando AutoLISP e o comando LINE. Para isso nós vamos definir dois pontos geométricos p e q. Para deixar o código simples eu defini os pontos (coordenadas x, y, z) usando listas. Posteriormente você poderá pedir para o usuário clicar na área de desenho (GA) e obter as coordenadas usando a função getpoint() da AutoLISP. Veja o código AutoLISP completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; Este programa é usado para desenhar uma ; linha a partir de dois pontos definidos no ; código. Opcionalmente você poderá pedir ; para o usuário informar as coordenadas dos ; dois pontos usando a função getpoint() (defun desenhar-linha() ; vamos definir as coordenadas do ; primeiro ponto (setq p (list 300 250 0)) ; vamos definir as coordenadas do ; segundo ponto (setq q (list 1900 650 0)) ; Agora chamamos o comando LINE passando os ; dois pontos geométricos (command "LINE" p q "") ) Dica: Para carregar seu código AutoLISP no AutoCAD, digite (LOAD "C:\\codigos_autolisp\\desenho.lsp"), com duas barras invertidas na separação dos diretórios e nome do arquivo, na janela de comandos e depois chame a função desejada digitando (DESENHAR-LINHA), por exemplo. Opcionalmente você pode ir até o menu Manage e escolher a opção Load Application. Em seguida selecione o arquivo desejado e clique o botão Load. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritméticaQuantidade de visualizações: 1355 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética Pergunta/Tarefa: Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética, informando se sim ou se não. Caso forme, imprima o termo inicial e a razão. Resposta/Solução: Para a entrada do usuário, nós vamos usar um objeto da classe Scanner. Veja a resolução comentada: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos usar a classe Scanner para leitura Scanner entrada = new Scanner(System.in); // declara e constrói um vetor de 10 inteiros int valores[] = new int[10]; // vamos ler os valores dos elementos do vetor for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print("Informe o valor: "); valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // já temos o vetor. Agora vamos verificar se temos // uma progressão geométrica boolean progressao = true; // vamos obter a razão int razao = valores[1] / (valores[0]); // vamos varrer os elementos do vetor e verificar se todos // possuem a mesma razão for(int i = 1; i < valores.length; i++){ if((valores[i] / (valores[i - 1])) != razao){ progressao = false; break; } } if(progressao){ System.out.println("Formam uma progressão geométrica."); System.out.println("A razão é: " + razao); System.out.println("O primeiro termo é: " + valores[0]); } else{ System.out.println("Não formam uma progressão geométrica."); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor: 1 Informe o valor: 2 Informe o valor: 4 Informe o valor: 8 Informe o valor: 16 Informe o valor: 32 Informe o valor: 64 Informe o valor: 128 Informe o valor: 256 Informe o valor: 512 Formam uma progressão geométrica. A razão é: 2 O primeiro termo é: 1 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como adicionar conteúdo a um arquivo texto existente em Java usando BufferedWriter e FileWriterQuantidade de visualizações: 11564 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar as classes BufferedWriter e FileWriter da linguagem Java para adicionar mais conteúdo a um arquivo texto já existente. Veja que só precisamos fornecer o valor true para o segundo parâmetro do construtor da classe FileWriter. Eis o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.io.*; public class Estudos { public static void main(String[] args) { try { BufferedWriter out = new BufferedWriter( new FileWriter("C:\\estudos_java\\conteudo.txt", true)); out.write("Esta é a primeira linha de texto\r\n"); out.write("Esta é a segunda linha de texto"); out.close(); } catch (IOException e) { System.out.println("Err: " + e.getMessage()); } System.out.println("Acabei de adicionar conteúdo ao arquivo"); System.exit(0); } } Execute este código Java algumas vezes e veja como o novo conteúdo é adicionado ao conteúdo já existente no arquivo texto. |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados boolean em seus códigos JavaQuantidade de visualizações: 22212 vezes |
O tipo de dados boolean representa dois valores lógicos representados pelos literais true ou false. Valores boolean são produzidos pelos operadores relacionais (<, <=, > e >=), condicionais (&& e ||), lógicos (& e |) e de igualdade (== e !=) e são usados para gerenciar o fluxo de controle durante a execução do programa. Veja um trecho de código exemplificando o uso deste tipo de dados: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ boolean continuar = true; if(continuar == true){ System.out.println("Podemos continuar."); } else{ System.out.println("Vamos parar."); } System.exit(0); } } Quando quisermos testar se o valor de uma variável ou constante do tipo boolean é true, podemos omitir o operador e o literal. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- if(continuar){ System.out.println("Podemos continuar."); } O mesmo vale para a negação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- if(!continuar){ System.out.println("Podemos parar."); } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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Códigos Fonte |
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