Você está aqui: Lisp ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lisp Básico |
Como converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros usando Lisp - Desafio de Programação Resolvido em LispQuantidade de visualizações: 600 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa em Common Lisp para converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros. Seu programa deverá pedir para o usuário informar a quantidade de quilômetros e exibir as conversões solicitadas. Como sabemos, um Quilômetro = 1000 Metros, 100.000 Centímetros ou 1.000.000 Milímetros. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com: Informe a distância em quilômetros: 2.5 Distância em Quilômetros: 2.5 Distância em Metros: 2500.0 Distância em Centímetros: 250000.0 Distância em Milímetros: 2500000.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; Variáveis usadas na resolução do problema (let ((quilometros)(metros)(centimetros)(milimetros)) ; vamos ler a quantidade de quilômetros (princ "Informe a distância em quilômetros: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável quilometros (setq quilometros (read)) ; vamos calcular a distância em metros (setq metros (* quilometros 1000.0)) ; vamos calcular a distância em centímetros (setq centimetros (* quilometros 100000.0)) ; e agora a distância em milímetros (setq milimetros (* quilometros 1000000.0)) ; E mostramos o resultado (format t "Distância em Quilômetros: ~F" quilometros) (format t "~%Distância em Metros: ~F" metros) (format t "~%Distância em Centímetros: ~F" centimetros) (format t "~%Distância em Milímetros: ~F" milimetros) ) |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Rust ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string é um valor numérico em Rust usando a função is_numeric()Quantidade de visualizações: 422 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos verificar se uma string possui um valor numérico válido, ou seja, é composta apenas pelos dígitos de 0 a 9. Note que criei uma função validar_string_numerica() que recebe a string e retorna um valor bool, indicando se a string é um valor númerico válido ou não. Note também o uso do método is_numeric() do tipo char para testar os caracteres individuais da string. Veja o código Rust completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // função principal do programa Rust fn main() { // vamos declarar uma string let numero = "3a2221"; // vamos testar se a string é numérica if validar_string_numerica(numero.to_string()){ println!("A string {} é numérica", numero); } else{ println!("A string {} não é numérica", numero); } } // função quer permite verificar se uma string // possui um valor numérico válido fn validar_string_numerica(str: String) -> bool { // vamos varrer os caracteres da string for c in str.chars() { // o caractere atual não é numérico? if !c.is_numeric() { return false; } } // se chegou até aqui, a string é numérica return true; } |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados int da linguagem C++Quantidade de visualizações: 10422 vezes |
O tipo de dados int da linguagem C++ é usado quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias. Veja um trecho de código demonstrando seu uso (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo int int idade = 45; cout << "A idade é: " << idade << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } A capacidade de armazenamento do tipo int depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos INT_MIN e INT_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Valor mínimo: " << INT_MIN << "\n"; cout << "Valor máximo: " << INT_MAX << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este programa você terá um resultado parecido com: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Valor mínimo: -2147483648 Valor máximo: 2147483647 Veja que o tipo inteiro aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ int soma = INT_MAX + 2; cout << "Resultado: " << soma << "\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Este programa exibirá o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Resultado: -2147483647 Note que este não é o resultado esperado, visto que INT_MAX + 2 deveria retornar: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- 2147483647 + 2 = 2147483649 Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um int é 2147483647, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui. Em termos de bytes, é comum o tipo int ser armazenado em 4 bytes, o que resulta em 32 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo int: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Tamanho de um int: " << sizeof(int) << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } O resultado da execução deste código será algo como: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Tamanho de um int: 4 bytes |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico |
Como adicionar conteúdo ao final de um elemento HTML usando a função append() do jQueryQuantidade de visualizações: 482 vezes |
O método append() permite adicionar conteúdo ao final de um elemento HTML. Este conteúdo pode ser um seletor, um elemento HTML, uma string HTML ou um objeto jQuery. Veja um trecho de código no qual adicionamos mais um linha de texto a um parágrafo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <script type="text/javascript"> <!-- function adicionarConteudo(){ var texto = "<br>Mais uma linha."; $("#parag").append(texto); } //--> </script> O método append() opera em todos os elementos HTML retornados sob uma determinação condição. O retorno do método é um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar o dia do mês em Java usando Calendar.DAY_OF_MONTHQuantidade de visualizações: 11224 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a constante Calendar.DAY_OF_MONTH para retornar o dia do mês para uma determinada data. Para isso nós só precisamos fornecer esta constante para o método get() de uma instância da classe Calendar. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Calendar; public class Estudos { public static void main(String args[]) { // vamos obter uma instância da classe Calendar Calendar agora = Calendar.getInstance(); // agora vamos obter o dia do mês como um inteiro int dia_mes = agora.get(Calendar.DAY_OF_MONTH); // e mostramos o resultado System.out.println("O dia do mês é: " + dia_mes); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: O dia do mês é: 26 |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular o tempo de queda livre de um corpo dada a altura da queda e a aceleração da gravidade usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 2688 vezes |
Galileu Galilei fez experimentos para comprovar que o tempo de queda dos objetos não depende de sua massa. Esse importante estudioso abandonava objetos de massas diferentes do alto da torre de Pisa e verificava que o tempo para atingirem o solo sempre era o mesmo para todos os casos. No Movimento Uniformemente Variado (MUV), o tempo de queda livre de um corpo, quando temos a altura na qual o objeto é abandonado, pode ser calculado por meio da fórmula: \[ \text{t} = \sqrt{\frac{\text{2} \cdot \text{H}}{\text{g}}} \] Onde: t ? tempo da queda (em segundos). H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado. g ? aceleração da gravidade (m/s2). Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Um tijolo é largado de uma construção há 10 metros de altura. Calcule o tempo de sua queda, ou seja, o tempo imediatamente antes de o corpo (o tijolo) tocar o chão. Veja que temos a altura de 10 metros e já sabemos que a aceleração da gravidade terrestre é 9.80665. Assim, tudo que temos que fazer é jogar esses valores na fórmula. Veja o código C completo para este cálculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // altura da queda float altura = 10; // em metros // vamos calcular o tempo da queda (em segundos) float tempo_queda = sqrt((2 * altura) / gravidade); // mostramos o resultado printf("O tempo da queda livre é: %f segundos", tempo_queda); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: O tempo da queda livre é: 1.428087 segundos. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
GNU Octave - Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em GNU Octave |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |