Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: NumPy Python Library

Exercício Resolvido de Python NumPy - Como gerar uma matriz MxN no Python Numpy usando as funções arange() e reshape() - Exercícios Resolvidos de Python

Quantidade de visualizações: 470 vezes
Pergunta/Tarefa:

Use as funções arange() e reshape() da biblioteca NumPy do Python para criar uma matriz de 5 linhas e 6 colunas com os valores de 1 até 30.

Sua saída deverá ser parecida com:

A matriz gerada foi:

[[ 1  2  3  4  5  6]
 [ 7  8  9 10 11 12]
 [13 14 15 16 17 18]
 [19 20 21 22 23 24]
 [25 26 27 28 29 30]]
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Python:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# vamos importar o módulo NumPy
import numpy as np

# função principal do programa Python
def main():
  # vamos criar uma matriz de 30 números, começando em
  # 1 e terminando em 30, organizados em 5 linhas
  # e 6 colunas
  matriz = np.arange(1, 31).reshape(5, 6)

  # vamos mostrar a matriz gerada
  print("A matriz gerada foi:\n")
  print(matriz)  
if __name__== "__main__":
  main()


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Laravel ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Como efetuar uma instalação do Laravel no Windows usando o Composer

Quantidade de visualizações: 2409 vezes
O Laravel é um framework PHP livre e open-source criado por Taylor B. Otwell para o desenvolvimento de sistemas web que utilizam o padrão MVC (model, view, controller) ou seja, o padrão Modelo-Visão-Controlador. Algumas características proeminentes do Laravel são sua sintaxe simples e concisa, um sistema modular com gerenciador de dependências dedicado, várias formas de acesso a banco de dados relacionais e vários utilitários indispensáveis no auxílio ao desenvolvimento e manutenção de sistemas.

De acordo com uma pesquisa feita em Março de 2015 com desenvolvedores, o Laravel foi listado como o framework PHP mais popular de 2015, seguido pelo Symfony2, Nette, CodeIgniter, Yii2 e outros. Em Agosto de 2015, o Laravel já era o principal framework de projetos PHP no GitHub.

Laravel foi desenvolvido sob o MIT License, tendo seu código-fonte hospedado no GitHub. Atualmente encontra-se na versão 7.3.0.

Como baixar e instalar o Laravel

Para instalar o framework Laravel, direcione o seu navegador para https://getcomposer.org. Esta é a página do Composer, um gerenciador de dependências para o PHP. Para esta dica eu baixei o instalador para o Windows Composer-Setup.exe. Durante o processo de instalação, tenha o cuidado de informar o caminho do php.exe no seu sistema.

Concluída a instalação do Composer, abra uma janela de terminal e digite:

composer

Pressione Enter e você verá um resultado parecido com:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

C:\Users\samsung>composer
...
  why-not              Shows which packages prevent
the given package from being installed.


Isso é um bom sinal. O Composer está pronto e já podemos continuar com a instalação do Laravel. Na mesma janela de terminal, digite o comando abaixo:

composer global require laravel/installer

Aguarde alguns minutos e você terá o seguinte resultado:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Changed current directory to 
C:/Users/samsung/AppData/Roaming/Composer
Using version ^3.1 for laravel/installer
...
Writing lock file
Generating autoload files
8 packages you are using are looking for funding.
Use the `composer fund` command to find out more!

Para testar se sua instalação do Laravel está pronta para uso, use a mesma janela de terminal ou abra uma nova e digite:

laravel --version

O resultado será algo como Laravel Installer 3.1.0.

Agora, para finalizar, crie um diretório em um local de sua preferência, entre nele e dispare o comando a seguir:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

C:\Users\samsung>cd c:\estudos_laravel
c:\estudos_laravel>laravel new cadastroclientes

Pressione Enter, aguarde alguns segundos e então verifique que uma instalação fresquinha do Laravel foi feita no diretório que você indicou, e ela contém, já instaladas, todas as dependências necessárias para a criação do seu projeto.


C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Como usar protótipos de função em C

Quantidade de visualizações: 11839 vezes
Um protótipo de função é uma declaração que define o nome, tipos de parâmetros e tipos de retorno de uma função. Em geral o protótipo de uma função é exigido quando a definição da função não é feita antes do código que efetua uma chamada a ela. Veja um exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
  return (a + b);
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada à função somar
  int res = somar(3, 5);

  // exibe o resultado
  printf("Soma: %d", res);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Este código compila e executa normalmente, uma vez que a função somar() foi definida antes da função main(), ou seja, antes da parte do programa que possui uma chamada a ela. Veja agora esta nova versão:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada à função somar
  int res = somar(3, 5);

  // exibe o resultado
  printf("Soma: %d", res);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
  return (a + b);
}

Aqui temos um problema: a função somar() é definida depois do código contendo uma chamada a ela. No Dev-C++ temos o seguinte erro de compilação:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

`somar` undeclared (first use this function) 

A solução para este casos é a criação do protótipo da função. Para a função somar() isso pode ser feito da seguinte forma:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// protótipo da função somar()
int somar(int, int);

Note que não há a necessidade de especificar os nomes dos parâmetros da função, apenas seus tipos. Veja ainda que o protótipo da função é terminado com ponto-e-vírgula e sempre colocado após as instruções de #include. Veja o código completo para um exemplo usando protótipos de funções:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// protótipo da função somar()
int somar(int, int);

int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada à função somar
  int res = somar(3, 5);

  // exibe o resultado
  printf("Soma: %d", res);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
  return (a + b);
}



C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercícios Resolvidos de C++ - Como calcular e exibir os 50 primeiros números primos em C++

Quantidade de visualizações: 9216 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo.

Escreva um programa C++ que usa um laço for, while ou do...while para calcular e exibir os 50 primeiros números primos. A saída do programa deverá ser parecida com:

50 primeiros números primos:

     2     3     5     7    11    13    17    19    23    29
    31    37    41    43    47    53    59    61    67    71
    73    79    83    89    97   101   103   107   109   113
   127   131   137   139   149   151   157   163   167   173
   179   181   191   193   197   199   211   223   227   229
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C++:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <iomanip>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  int quantidade = 50; // quantidade de números primos
  int contador = 0; // quantidade de números primos encontrados
  int numero = 0; // inteiro inicial             
               
  // Lembre-se! O número 1 não é primo
  cout << quantidade << " primeiros numeros primos:\n" << endl;
  
  // laço while será executado até encontrar os 50 primeiros números primos 
  while(contador < quantidade){
    bool primo = true;
                       
    // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará
    // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o 
    // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo 
    // for igual a 0, então o número não é primo
    for(int j = 2; j <= (numero / 2); j++){
      if(numero % j == 0){
        primo = false; // não é primo
        break;
      }
    }
    
    if((primo) && (numero > 1)){
      cout << setw(6) << numero;
      contador++; // encontramos um número primo
      
      if(contador % 10 == 0){
        cout << "\n";
      }
    }  
      
    numero++;  
  }
  
  cout << "\n\n";
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Java Swing para iniciantes - Como detectar eventos do teclado em uma janela JFrame do Java Swing

Quantidade de visualizações: 13018 vezes
Eventos do teclado podem ser detectados em uma janela JFrame do Java Swing por meio da interface KeyListener. Neste exemplo temos uma JFrame que estende essa interface e fornece implementação para o seu método keyPressed().

Temos também um controle JTextArea desabilitado, o qual usamos para exibir a letra e o código da tecla pressionada.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame implements KeyListener{
  private JTextArea textArea;  
 
  public Estudos(){
    super("Eventos do Mouse e Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    textArea = new JTextArea(100, 150);
    textArea.setEnabled(false);    
    textArea.setDisabledTextColor(Color.BLACK); 
    c.add(textArea);
 
    addKeyListener(this);
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
     
  public void keyPressed(KeyEvent e){
    textArea.setText(
      String.format("Tecla: %s - Código Unicode: %d", 
        e.getKeyText(e.getKeyCode()), e.getKeyCode()));
  }
     
  public void keyReleased(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }
 
  public void keyTyped(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }   
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em C# usando a propriedade Length

Quantidade de visualizações: 17465 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a propriedade Length da classe String da linguagem C# para obter o tamanho, ou seja, a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto.

Veja um exemplo de seu uso:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string nome = "Marcos";
      int tam = nome.Length;

      Console.WriteLine("Esta string contém {0} caracteres",
        tam);
    }
  }
}

Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Esta string contém 6 caracteres


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 94 usuários muito felizes estudando em nosso site.