Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Você está aqui: PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL Improved Extension (mysqli) |
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Como retornar a versão do banco de dados MySQL instalado no servidorQuantidade de visualizações: 6609 vezes |
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<? include("config.php"); // parâmetros de conexão function obterVersao($conn){ $result = mysqli_get_server_version($conn); $main_version = round($result / 10000, 0); $minor_version = round(($result - ($main_version * 10000)) / 100, 0); $sub_version = $result - ($minor_version * 100) - ($main_version * 10000); return $main_version . "." . $minor_version . "." . $sub_version; } // obtém uma nova conexao @$conexao = mysqli_connect($server, $usuario, $senha, $banco); // testa se a conexão foi efetuada com sucesso if(!$conexao) die("Houve um erro de conexão: " . mysqli_connect_error()); // obtém a versão do banco echo "Você está usando: MySQL " . obterVersao($conexao); mysqli_close($conexao); // fecha a conexão ?> |
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Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 4991 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como usar a classe FileSystemWatcher em seus programas C#Quantidade de visualizações: 8486 vezes |
Podemos usar objetos da classe FileSystemWatcher quando queremos monitorar mudanças em um determinado diretório do sistema. Estas alterações podem ser observadas em arquivos e subdiretórios do diretório especificado. Usando objetos desta classe nós podemos monitorar modificações em arquivos no computador local, em um drive na rede ou em um computador remoto. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.IO.FileSystemWatcher Para adicionar um componente FileSystemWatcher em sua aplicação C# basta localizá-lo na seção Components da Toolbox. Em seguida clique no mesmo e arraste-o para o formulário. Para definir o diretório a ser monitorado, clique no componente, acesse suas propriedades e defina o caminho do diretório na propriedade Path. Um exemplo de diretório poderia ser "C:\arquivo de codigos". Neste exemplo veremos como detectar alterações nos arquivos e sub-diretórios. Desta forma, vá nos eventos do componente FileSystemWatcher e insira o código abaixo para o evento Changed: private void fileSystemWatcher1_Changed(object sender, FileSystemEventArgs e){ // vamos verificar o que foi modificado neste diretório textBox1.AppendText("Arquivo: " + e.FullPath + " sofreu alterações: " + e.ChangeType + Environment.NewLine); } Execute a aplicação e experimente criar um arquivo txt no diretório "C:\arquivo de códigos" e modificar seu conteúdo várias vezes. Volte à aplicação e a caixa de texto terá um conteúdo parecido com: Arquivo: C:\arquivo de codigos\dados2.txt sofreu alterações: Changed Arquivo: C:\arquivo de codigos\dados2.txt sofreu alterações: Changed |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Java para iniciantes - Como formatar uma string no estilo printf da linguagem C usando a classe Formater do JavaQuantidade de visualizações: 11710 vezes |
Nesta dica eu mostro como é possível usar o método format() da classe Formater da linguagem Java para formatar strings ao bom e velho estilo da linguagem C, ou seja, com marcadores %d para inteiros, %f para decimais, por exemplo. Veja o exemplo completo: package arquivodecodigos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ int pessoas = 20; StringBuilder string = new StringBuilder(); Formatter fm = new Formatter(string); fm.format("Havia %d pessoas lá.", pessoas); System.out.println(string); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Havia 20 pessoas lá. |
JavaScript ::: JavaScript para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a distância entre dois pontos no plano em JavaScript - JavaScript para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 4207 vezes |
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando JavaScript Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em JavaScript, é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço). Comece analisando a imagem abaixo: Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y). Veja a fórmula: \[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\] Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos: \[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\] Que resulta em 6,32 (aproximadamente). E agora veja o código JavaScript completo que define as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // função que permite calcular a distância // entre dois pontos no plano (R2) function distancia2d(x1, y1, x2, y2){ var a = x2 - x1; var b = y2 - y1; var c = Math.sqrt(Math.pow(a, 2) + Math.pow(b, 2)); return c; } // vamos definir os dados do primeiro ponto var x1 = 3; var y1 = 6; // vamos ler os dados do segundo ponto var x2 = 9; var y2 = 4; // vamos obter a distância entre eles var distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2); document.writeln("Distância entre os dois pontos: " + distancia); </script> </body> </html> Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Distância entre os dois pontos: 6.324555320336759 |
Python ::: Flask Micro Framework ::: Rotas e Roteamento |
Como criar rotas em suas aplicações Flask usando o decorador @app.route() - Tutorial Flask para iniciantesQuantidade de visualizações: 920 vezes |
Aplicações web modernas usam uma técnica chamada roteamento nomeado, ou, na linguagem do pessoal do SEO, URLs amigáveis. Isso quer dizer que, em vez de termos URLS do tipo /livro.php?id_livro=39 nós temos /livro/39. Neste modelo de roteamento, livro é o nome de uma função Python que será chamada quando o usuário acessar este endereço, e 39 será o argumento passado para o método. Em Flask, as URLs são associadas às funções Python por meio do decorador @app.route(). Veja uma aplicação Flask completa que possui um método index() que é chamado quando o usuário acessa a raiz da aplicação: # vamos importar a biblioteca Flask from flask import Flask # função principal do programa def main(): # vamos criar a aplicação Flask app = Flask(__name__) # definimos a rota para a função index() @app.route("/") def index(): return "Este é o método index()" # e iniciamos a aplicação web na porta 5000 app.run(port=5000, debug=True) if __name__== "__main__": main() Note que a nossa aplicação Flask estará disponível na porta 5000. Assim, ao acessar o endereço http://127.0.0.1:5000 nós teremos o seguinte resultado: Este é o método index() Veja agora como criar uma URL /listar_usuarios e associá-la a uma função listar_usuarios(): # vamos importar a biblioteca Flask from flask import Flask # função principal do programa def main(): # vamos criar a aplicação Flask app = Flask(__name__) # definimos a rota para a função index() @app.route("/") def index(): return "Este é o método index()" # definimos a rota para a função listar_usuarios() @app.route("/listar_usuarios") def listar_usuarios(): return "Este é o método para listar os usuários" # e iniciamos a aplicação web na porta 5000 app.run(port=5000, debug=True) if __name__== "__main__": main() Agora, experimente acessar o endereço http://127.0.0.1:5000/listar_usuarios e veja o resultado. Se tudo estiver correto, você verá o seguinte resultado: Este é o método para listar os usuários Em mais dicas desta seção você verá como criar URLs com parâmetros e passá-los para suas funções Python. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
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