Você está aqui: VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
É melhor abastecer com álcool ou gasolina? Escreva um programa VB.NET para ajudar o motorista a se decidir - Desafio de Programação Resolvido em VB.NETQuantidade de visualizações: 257 vezes |
Pergunta/Tarefa: Existe a convenção de que o etanol será mais econômico se custar até 70% do preço da gasolina ou sair 30% mais barato, conforme parâmetros do Inmetro. Ela foi determinada a partir da diferença de consumo entre os dois combustíveis: como o álcool bebe 30% mais que a gasolina, seu custo deve ser pelo menos 30% inferior ao da gasolina para ser vantajoso. Para saber o que ficará mais em conta, divida o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0.7, o recomendável é abastecer com álcool. Caso seja maior, o mais viável é escolher a gasolina. Escreva um programa VB.NET que pede ao usuário o preço do litro de etanol e o preço do litro da gasolina e informe qual dos dois combustíveis é recomendável colocar. Lembre-se: Se o preço do etanol for acima de 70% o recomendável é abastecer com gasolina. Sua saída deve ser parecida com: Informe o valor do litro de etanol: 3.22 Informe o valor do litro de gasolina: 5.46 Compensa colocar etanol Veja a resolução comentada deste exercício usando VB.NET: |
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Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como criar arrays (vetores e matrizes) usando o objeto ndarray da biblioteca Numpy do PythonQuantidade de visualizações: 2880 vezes |
O objeto ndarray é a parte mais importante da biblioteca Numpy do Python. É por meio dele que criamos vetores e matrizes. Quando falamos vetores, estamos nos referindo às matrizes de apenas uma dimensão, ou seja, uma linha e várias colunas. A forma mais comum de se criar arrays na Numpy é usando funções presentes na biblioteca. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos usar o método arange() para construir um # vetor de 10 elementos, começando de 0 até 9 vetor = np.arange(10) # vamos mostrar o vetor gerado print(vetor) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: [0 1 2 3 4 5 6 7 8 9] Depois que criamos o vetor, seus elementos individuais podem ser acessados usando-se o nome da variável usada para representar todo o valor e o índice do elemento que queremos acessar (começando em 0). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos usar o método arange() para construir um vetor de # 10 elementos, começando de 0 até 9 vetor = np.arange(10) # vamos mostrar o vetor inteiro print("Vetor gerado: ", vetor) # vamos mostrar o valor do terceiro elemento print("Terceiro elemento: ", vetor[2]) if __name__== "__main__": main() Este código produzirá o seguinte resultado: Vetor gerado: [0 1 2 3 4 5 6 7 8 9] Terceiro elemento: 2 Uma outra forma de criarmos vetores usando a Numpy, é fornecendo os elementos do vetor como uma list. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos criar um vetor passando uma list valores = np.array([4, 12, 50, 8, 32]) # vamos mostrar o resultado print("Elementos no vetor:", valores) if __name__== "__main__": main() Este código vai gerar o seguinte resultado: Elementos no vetor: [ 4 12 50 8 32] Agora vamos usar essa mesma abordagem para criar uma matriz de duas dimensões (bidimensional): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos criar uma matriz bidimensional passando # duas lists dentro de uma list valores = np.array([(4, 12, 50), (5, 3, 1)]) # vamos mostrar o resultado print("Elementos no vetor:", valores) if __name__== "__main__": main() Veja o resultado da execução desse código: Elementos no vetor: [[12 12 50] [ 5 3 1]] Em mais dicas dessa seção você aprenderá mais sobre as funções de criação e manipulação de vetores e matrizes usando a biblioteca NumPy do Python. |
Rust ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string é um valor numérico em Rust usando a função is_numeric()Quantidade de visualizações: 463 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos verificar se uma string possui um valor numérico válido, ou seja, é composta apenas pelos dígitos de 0 a 9. Note que criei uma função validar_string_numerica() que recebe a string e retorna um valor bool, indicando se a string é um valor númerico válido ou não. Note também o uso do método is_numeric() do tipo char para testar os caracteres individuais da string. Veja o código Rust completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // função principal do programa Rust fn main() { // vamos declarar uma string let numero = "3a2221"; // vamos testar se a string é numérica if validar_string_numerica(numero.to_string()){ println!("A string {} é numérica", numero); } else{ println!("A string {} não é numérica", numero); } } // função quer permite verificar se uma string // possui um valor numérico válido fn validar_string_numerica(str: String) -> bool { // vamos varrer os caracteres da string for c in str.chars() { // o caractere atual não é numérico? if !c.is_numeric() { return false; } } // se chegou até aqui, a string é numérica return true; } |
C# ::: Namespace System.Windows.Forms ::: Formulários e Janelas |
Como usar a classe Form em suas aplicação C# Windows FormQuantidade de visualizações: 750 vezes |
A classe Form é usada para representar as janelas (formulários) ou caixas de diálogo que compõem a interface gráfica de uma aplicação Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma.NET:System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.Windows.Forms.Control System.Windows.Forms.ScrollableControl System.Windows.Forms.ContainerControl System.Windows.Forms.Form É importante conhecer algumas classes derivadas da classe Form. Entre estas classes podemos citar: - System.ComponentModel.Design.CollectionEditor.CollectionForm - System.Messaging.Design.QueuePathDialog - System.ServiceProcess.Design.ServiceInstallerDialog - System.Web.UI.Design.WebControls.CalendarAutoFormatDialog - System.Web.UI.Design.WebControls.RegexEditorDialog - System.Windows.Forms.Design.ComponentEditorForm - System.Windows.Forms.PrintPreviewDialog - System.Windows.Forms.ThreadExceptionDialog Uma aplicação Windows Forms em C# é construida a partir de uma ou mais janelas. A classe Form permite criar formulários padrões, de ferramentas, sem bordas e flutuantes, cada um direcionado a uma determinada funcionalidade. É possível também usar a classe Form para criar caixas de diálogo modais. Há ainda um tipo especial de janela (ou formulário) conhecido como formulário de interface de múltiplos documentos (MDI) que contêm outros formulários chamados de filhos (MDI child forms). Uma janela do tipo MDI pode ser criada definindo-se o valor true para a propriedade IsMdiContainer da classe Form. Os formulários filhos MDI são criados definindo-se o nome do formulário-pai para a propriedade MdiParent do formulário que atuará como filho. Por meio das propriedades disponíveis na classe Form nós podemos determinar a aparência, tamanho, cor e os aspectos de gerenciamento da janela do formulário ou caixa de diálogo que estamos criando. A propriedade Text permite definir o título da janela. As propriedades Size e DesktopLocation permitem definir o tamanho e posição inicial da janela. A propriedade ForeColor define a cor do texto padrão de todos os componentes colocados no formulário. As propriedades FormBorderStyle, MinimizeBox e MaximizeBox permitem definirmos se o formulário poderá ser minimizado, maximizado ou redimensionado em tempo de execução. Além das propriedades, podemos usar os métodos da classe Form. Por exemplo, podemos usar o método ShowDialog() para exibir um formulário como uma caixa de diálogo modal. Podemos também efetuar uma chamada ao método SetDesktopLocation() para posicionar o formulário em uma determinada região do desktop. Os eventos disponíveis na classe Form permitem responder às ações realizadas no formulário. Podemos, por exemplo, usar o evento Activated para realizar operações tais como atualizar as informações exibidas nos controles do formulário quando este for ativado. Se estiver usando o Visual Studio 2005, 2008 ou mais recente, o formulário inicial de sua aplicação Windows Forms C# já será exibido inicialmente seguinte os seguintes passos: a) Vá no menu File -> New -> Project; b) Em Project types selecione Visual C# -> Windows; c) Em Templates selecione Windows Application; d) Dê um nome para o projeto, escolha um local, um nome para a solução e clique OK. Imediatamente o projeto será criado e você já verá o formulário principal da aplicação. e) Vá em View -> Toolbox. Clique e arraste alguns componentes para o formulário; f) Pressione F5 e execute a aplicação. Pronto! Agora é só verificar todas as dicas, truques e anotações para aprender e tirar proveito total da classe Form. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de um vetor e exibir a soma de seus valoresQuantidade de visualizações: 14008 vezes |
Exercícios Resolvidos de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de um vetor e exibir a soma de seus valores Pergunta/Tarefa: Considere o seguinte vetor de inteiros: // um vetor de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10}; A soma dos valores do vetor é: 32 Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // um vetor de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10}; // o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma // dos valores dos elementos int soma = 0; int i; // agora vamos usar uma laço for para percorrer todos os elementos // do vetor, obter o valor do elemento atual e adicionar ao valor atual // da variável soma for(i = 0; i < 7; i++){ soma = soma + valores[i]; // poderia também ser escrito assim: // soma += valores[i]; } // vamos exibir a soma dos valores do vetor printf("A soma dos valores do vetor é: %d\n", soma); system("PAUSE"); return 0; } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Internacionalização e Localização (Internationalization, i18n, Localization, l10n) |
Como usar os construtores da classe Locale em seus programas JavaQuantidade de visualizações: 9489 vezes |
A classe Locale, na versão 1.6 do Java, apresenta 3 construtores. Aprender a usá-los corretamente trará muito mais flexibilidade aos seus códigos. Veja o primeiro construtor: Locale(String language) Este construtor requer como argumento um código de língua válido, ou seja, um dos códigos de duas letras minúsculas definidos pelo ISO-639. Assim, "pt" é para o português, "en" para o inglês, e assim por diante. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // criamos um locale para o Brasil Locale localeBR = new Locale("pt"); // vamos obter a data e hora atual Calendar agora = Calendar.getInstance(); // vamos formatar de acordo com o formato de // data longa no português brasileiro DateFormat df = DateFormat.getDateInstance( DateFormat.FULL, localeBR); // vamos exibir o resultado System.out.println(df.format(agora.getTime())); } } Veja o segundo construtor: Locale(String language, String country) Este construtor requer a língua (language) e o país (country). O argumento country deve ser um código de país válido, ou seja, um dos códigos de duas letras maiúsculas definidos pelo ISO-3166. Assim, "BR" é para o Brasil, "PT" para Portugal, "US" para United States, e assim por diante. Este construtor que aceita o código da língua e o código do país é o mais frequentemente usado, uma vez que Brasil e Portugal possuem o mesmo código de língua, mas códigos de paises diferentes. Além disso, há países cujas regiões falam línguas diferentes, por exemplo, o Canadá. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // criamos um locale para o Brasil Locale localeBR = new Locale("pt", "BR"); // vamos obter a data e hora atual Calendar agora = Calendar.getInstance(); // vamos formatar de acordo com o formato de // data longa no português brasileiro DateFormat df = DateFormat.getDateInstance( DateFormat.FULL, localeBR); // vamos exibir o resultado System.out.println(df.format(agora.getTime())); } } Vejamos agora o terceiro construtor: Locale(String language, String country, String variant) Este construtor requer a língua, o país e a variante de localização. O argumento variante é um código específico relacionado ao fornecedor do sistema ou browser. Por exemplo: WIN para Windows, MAC para Macintosh, etc. Este último construtor não é usado comumente, razão pela qual o exemplo de seu uso fica pendente até a próxima revisão desta dica. |
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