Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como inserir um item em uma determinada posição da ArrayList do Java usando o método add()

Quantidade de visualizações: 14446 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método add() da classe ArrayList do Java para inserir um elemento em uma determinada posição, ou seja, em um determinado índice da lista. Para isso nós só precisamos usar a assinatura do método add() que aceita também o índice no qual o novo elemento será inserido. Veja:

public void add(int index, E element)

Você deve ter em mente, claro, que este método pode disparar uma exceção do tipo IndexOutOfBoundsException se o índice informado estiver fora da faixa permitida.

Veja agora o código Java completo para o exemplo:

package estudos;

import java.util.ArrayList;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> pessoas = new ArrayList<>();
    
    // adiciona itens na lista
    pessoas.add("Alberto");
    pessoas.add("Victor");
    pessoas.add("João");
    	
    // adiciona um item na posição 2, depois de Victor    
    pessoas.add(2, "Ricardo");
   
    // exibe os itens da lista	
    for(int i = 0; i < pessoas.size(); i++){
      System.out.println(pessoas.get(i));
    }  

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Alberto
Victor
Ricardo
João

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar o tamanho de um array em Ruby usando o método length da classe Array

Quantidade de visualizações: 6915 vezes
Em algumas situações nós precisamos saber a quantidade de elementos em um array da linguagem Ruby. Para isso nós podemos usar a função length da classe Array. Este método retorna um valor inteiro representando a quantidade de elementos no vetor.

O trecho de código abaixo mostra como obter a quantidade de elementos em um array em Ruby:

# vamos declarar um vetor contendo 5 inteiros
valores = [3, 6, 8, 2, 3]

# Obtém a quantidade de elementos
quant = valores.length

puts "O array contém #{quant} elementos"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O array contém 5 elementos


AutoCAD VBA ::: Dicas & Truques ::: Linha, Linhas, Comando LINE

Como criar uma linha no AutoCAD usando Autocad VBA e a função AddLine() do objeto ModelSpace

Quantidade de visualizações: 309 vezes
A função AddLine() do AutoCAD VBA nos permite desenhar uma linha mediante o fornecimento de um ponto inicial e um ponto final. Esta função é chamada a partir do objeto ModelSpace, que, por sua vez, está contido no objeto ThisDrawing.

A função AddLine() recebe dois valores do tipo Variant, ou seja, um vetor de três elementos do tipo double, e retorna um objeto Line.

Veja um código AutoCAD VBA completo no qual informamos as coordenadas x, y e z dos pontos inicial e final e desenhamos uma linha entre eles:

' Procedimento que permite desenhar uma linha entre dois pontos
Sub DesenharLinhaDoisPontos()
  ' vamos declarar o objeto Line
  Dim linha As AcadLine
  ' o ponto inicial
  Dim pontoInicial(0 To 2) As Double
  ' o ponto final
  Dim pontoFinal(0 To 2) As Double

  ' vamos definir as coordenadas dos dois pontos. Uma boa idéia
  ' seria pedir para o usuário informar os pontos. Em outras dicas
  ' do site essa idéia é explorada
  pontoInicial(0) = 0: pontoInicial(1) = 0: pontoInicial(2) = 0
  pontoFinal(0) = 350: pontoFinal(1) = 500: pontoFinal(2) = 0

  ' e agora desenhamos a linha
  Set linha = ThisDrawing.ModelSpace.AddLine(pontoInicial, pontoFinal)
  ' e damos uma Zoom All na área de desenho
  ZoomAll
End Sub

Ao executar este código AutoCAD VBA nós teremos uma linha saindo do ponto x=0,y=0,z=0 e indo até o ponto x=350,y=500,z=0.


Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet

Como usar a propriedade Eof para verificar se estamos no último registro do TClientDataSet do Delphi

Quantidade de visualizações: 13534 vezes
Em algumas situações gostaríamos de verificar se já estamos no último registro do TClientDataSet, ou seja, estamos percorrendo todos os registros do dataset e queremos saber se já estamos no último. Para isso podemos usar a propriedade Eof da classe TClientDataSet. Esta propriedade retorna true se estivermos no último registro e false em caso contrário.

Veja um trecho de código no qual usamos um laço while para percorrer todos os registros de um TClientDataSet. Note o uso da propriedade Eof para finalizar as iterações do laço:

procedure TForm3.Button4Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos percorrer todos os registros do TClientDataSet
  ClientDataSet1.First; // vamos para o primeiro registro
  // e agora disparamos um laço While
  while not ClientDataSet1.Eof do
    begin
      // vamos mostrar em um TMemo os valores do
      // campo id de cada registro
      Memo1.Lines.Add(ClientDataSet1.FieldByName('id').AsString);
      // vamos mover para o próximo registro
      ClientDataSet1.Next;
    end;
end;


A propriedade Eof é verdadeira quando:

a) Abrimos um dataset vazio.

b) Efetuamos uma chamada ao método Last do dataset.

c) Chamamos o método Next do dataset e a chamada falha porque o registro atual já é o último registro no dataset.

d) Efetuamos uma chamada ao método SetRange em uma faixa de dados ou dataset vazio.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string em um valor inteiro em Ruby usando a função to_i da classe String

Quantidade de visualizações: 11063 vezes
Em algumas situações precisamos transformar um valor contido em uma string em um valor numérico do tipo inteiro. Em Ruby podemos fazer isso usando o método to_i da classe String.

Veja:

# um número inteiro declarado como string
valor = "34"

# vamos somar este número a um outro
resultado = 30 + valor.to_i

# exibe o resultado
puts resultado

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

64


Dart ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Dart - Desenvolvimento de Games com Dart

Quantidade de visualizações: 560 vezes
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Dart, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo.

Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir:



Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500.

Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Dart que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games.

Veja o código completo para o exemplo:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

// vamos importar a biblioteca dart:math
import "dart:math";

// vamos declarar a classe Circulo
class Circulo{
  double xc;
  double yc;
  double raio;
   
  // construtor da classe Circulo 
  Circulo(double xc, double yc, double raio){
    this.xc = xc; // x do centro
    this.yc = yc; // y do centro
    this.raio = raio; // raio do círculo
  }
}

// agora vamos declarar a classe Ponto
class Ponto{
  double x;
  double y;
   
  // construtor da classe Ponto 
  Ponto(double x, double y){
    this.x = x; // coordenada x
    this.y = y; // coordenada y 
  }
}

void main(){
  // variáveis que vamos usar na resolução do problema
  Circulo c;
  Ponto p;
  double dx, dy;
  
  // vamos criar um objeto Circulo
  c = new Circulo(205, 166, 115);
  // vamos criar um objeto Ponto
  p = new Ponto(140, 90);
   
  // vamos verificar se o ponto está dentro do
  // círculo
  dx = p.x - c.xc;
  dy = p.y - c.yc;
  if((pow(dx, 2) + pow(dy, 2)) < pow(c.raio, 2)){
    stdout.write("O ponto está dentro do círculo");  
  }
  else{
    stdout.write("O ponto NÃO está dentro do círculo");  
  }
}

Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado:

O ponto está dentro do círculo.

Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes.


Veja mais Dicas e truques de Dart

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby

Anúncio Patrocinado
Chat de Sexo - Site para adultso - Maiores de 18 anos. Converse com pessoas de todo o Brasil, de forma discreta e anônima


© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 13 usuários muito felizes estudando em nosso site.