Você está aqui: Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Agrupando todos os elementos de um array de strings em apenas uma string (com e sem delimitador)

Quantidade de visualizações: 8641 vezes
# Este exemplo mostra como agrupar todos os elementos
# de um array de strings em apenas uma string com e sem
# um delimitador

linguagens = ["Java", "Ruby", "Python"]

# Com delimitador
resultado = linguagens.join(", ")
puts resultado

# Sem delimitador
resultado = linguagens.join
puts resultado


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

PHP ::: Boletos Bancários, Arquivos de Remessa e Retornos do Banco ::: Caixa Econômica Federal - Banco 104

Boleto Bancário PHP - Como calcular o dígito verificador da conta corrente - Módulo 11 - Boleto Caixa Econômica CNAB240

Quantidade de visualizações: 1629 vezes
Nesta dica mostrarei, passo-a-passo, como calcular o dígito verificador da conta corrente para o boleto e arquivos de remessa da Caixa Econômica Federal (Banco 104) de acordo com o Manual de Leiaute de Arquivo Eletrônico Padrão CNAB 240 - Cobrança Bancária Caixa - SIGCB - Versão 67.118 v024 micro. Tenha certeza de verificar sua versão do manual antes de usar o código abaixo.

O Dígito Verificador da Conta é um código adotado pelo banco, em nosso caso a Caixa Econômica, para verificação da autenticidade do número da conta corrente, e tal número deverá ser calculado através do módulo 11.

Mostro abaixo o código completo para o cálculo do dígito verificador. Note que só precisamos informar o número da conta (sem o dígito) e o código se encarrega de calcular o dígito. Aqui eu informei o número da conta em uma variável, mas você pode modificar o código para que o valor venha de um formulário ou do banco de dados.

Eis o código PHP:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<?php
// função que recebe o número da conta e devolve
// o dígito verificador
function digitoVerificadorConta($conta){
  // primeiro vamos remover os espaços do número da conta
  $conta = trim($conta);
  // agora precisamos adicionar os zeros necessários
  // para completar 12 posições
  $conta = sprintf("%012d", $conta);
  // agora vamos definir os índices de múltiplicação
  $indices = "543298765432";
  // e aqui a soma da multiplicação coluna por coluna
  $soma = 0;
	
  // fazemos a multiplicação coluna por coluna agora
  for($i = 0; $i < strlen($conta); $i++){
   $soma = $soma + ((int)($conta[$i])) * 
     ((int)($indices[$i]));	
  }
	
  // obtemos o resto da divisão da soma por onze
  $resto = $soma % 11;
	
  // subtraímos onze pelo resto da divisão
  $digito = 11 - $resto;
	
  // atenção: Se o resultado da subtração for
  // maior que 9 (nove), o dígito será 0 (zero)
  if($digito > 9){
    $digito = 0;	
  }
	
  return $digito;  
}
  
// vamos obter o dígito verificador para a conta a seguir
$conta = "109990";
$digito = digitoVerificadorConta($conta);
echo "O dígito verificador para a conta " . $conta .
  " é: " . $digito;
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

O dígito verificador para a conta 109990 é: 6

É importante observar que o dígito verificador da agência e também do par agência/conta são sempre informados pela Caixa, geralmente pela agência na qual nossos clientes possuem conta.


React Native ::: React Native - Componentes Visuais ::: Button

Como detectar um clique em um botão do React Native e exibir uma mensagem Alert

Quantidade de visualizações: 1131 vezes
Nesta dica mostrarei como detectar um evento onPress em um botão do React Native e exibir uma mensagem usando o método alert() do componente Alert. Note que o evento onPress é disparado quando o usuário pressiona o botão.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import React, {Component} from 'react';  
import {View, Button, Alert} from 'react-native';  
  
type Props = {};  
export default class App extends Component<Props> {  
  render() {  
    return (  
      <View style={{backgroundColor: '#eeeeee',
        padding: 30}}>  
        <Button onPress = {() => 
          Alert.alert("Bem-vindo(a) ao React Native")} 
          title="Clique" />
      </View>  
    );  
  }  
}

Veja que este exemplo define o código a ser chamado quando o botão for clicado diretamente em sua declaração. Em outras dicas dessa seção você verá como clicar no botão e chamar uma função JavaScript residente fora da declaração do botão.


Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games)

Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão console

Quantidade de visualizações: 5401 vezes
Faça o download do código-fonte Jogo da Velha em Java

Sobre o Jogo da Velha em Java

O Jogo da Velha, também conhecido como Tic-Tac-Toe, é um dos joguinhos mais fáceis de se programar em Java. Além disso, ele possibilita uma boa oportunidade de se entender matrizes, a estrutura switch, os laços for e while, assim como a estrutura básica presente em praticamente todos os games.

O Jogo da Velha em Java Console

Neste código fonte eu demonstro como o Jogo da Velha pode ser criado em Java usando o modo console, ou seja, em formato texto. Penso que o entendimento da lógica é mais fácil em modo console. Uma vez que você tenha aprendido todos os passos envolvidos, você poderá reproduzí-lo em modo gráfico sem muitas dificuldades.

A versão do jogo apresentado nesta dica é um jogador humano, ou seja, você, contra o computador. Não coloquei inteligência artificial nem aprendizado de máquina nos movimentos do computador. Usei apenas jogadas sorteadas. Fica como desafio você implementar jogadas inteligentes por parte do computador como forma de deixar o jogo ainda mais interessante. Por enquanto o objetivo é só o aprendizado mesmo.

Antes de continuarmos, veja uma imagem demonstrando o jogo:



Me mostra um pouco do código

Para mostrar a simplicidade do código, veja o método que registra a jogada do jogador humano:

// este método registra a jogada do jogador humano
private static void jogadaHumano(char[][] tabuleiro) {
  int jogada; // para registrar a jogada do jogador humano
	
  // repete até que a jogada seja válida
  while (true) {
    // lê a jogada do humano
    System.out.print("\nSua jogada (1 a 9): ");
    jogada = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // este movimento é válido?
    if (movimentoValido(tabuleiro, jogada)){
      break;
    } 
    else{ // não é válido
      System.out.println("O número " + jogada + " não é um movimento válido.");
    }  
  }
 
  // vamos registrar esse movimento 
  registrarMovimento(tabuleiro, jogada, 'X');
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) JOGOVELHAJC - Jogo da Velha em Java Console - NetBeans IDE - Faça o Download.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


R ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Quais são as palavras reservadas da linguagem R

Quantidade de visualizações: 1233 vezes
As palavras reservadas, ou palavras-chaves, de uma linguagem de programação são um conjunto de palavras e símbolos que possuem significado especial dentro da linguagem, em seu interpretador ou compilador. Estas palavras não podem ser usadas como identificadores de funções, nomes de variáveis, constantes, nomes de classes, etc.

A linguagem R, no momento que escrevo este texto, possui as seguintes palavras reservadas:

if              else         repeat
while           function     for
in              next         break
TRUE            FALSE        NULL
Inf             NaN          NA
NA_integer_     NA_real_     NA_complex_
NA_character_   ?


A qualquer momento nós podemos listas estas palavras reservadas, seja na janela de comandos ou em um script do R. Basta disparmos os comandos abaixo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

> ?reserved [ENTER]
> help(reserved) [ENTER]
> 

Entre essas palavras reservadas, if, else, repeat, while, function, for, in, next e break são usadas para os testes condicionais, laços e funções definidas pelo usuário. São estas palavras que formam a estrutura básica da linguagem R.

As palavras TRUE e FALSE são as constantes lógicas em R.

NULL representa a ausência de um valor, ou um valor indefinido (ainda não houve atribuição).

A palavra reservada Inf significa "Infinity". Por exemplo, quando 1 é dividido por 0, enquanto NaN quer dizer "Not a Number" (não é um número). Um exemplo disso é quando dividimos 0 por 0.

NA significa "Not Available" e é usada para representar valores não informados.

A linguagem R é sensível a maiúsculas e minúsculas. Isso quer dizer que TRUE e True não são a mesma coisa. Enquanto TRUE é uma palavra reservada representando uma constante lógica, True pode ser usada como um nome de variável.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como usar o método replace() da classe String do Java para substituir palavras em uma frase ou texto - Revisado

Quantidade de visualizações: 11079 vezes
Nesta dica mostrarei como substituir substrings em uma string, ou seja, substituir uma palavra (ou parte de uma palavra) em uma frase ou texto. Para isso podemos usar o método replace() da classe String da linguagem Java.

Note que o método replace() da classe String retorna uma nova string com todas as ocorrências substituídas. Veja o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
 
package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é bom.";
    System.out.println(frase); 
    
    // substitui todas as ocorrências de "Java" por "C#"
    String frase2 = frase.replace("Java", "C#");
     
    System.out.println(frase2);
     
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Programar em Java é bom.
Programar em C# é bom.

Esta dica foi revisada e testada no Java 8.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 64 usuários muito felizes estudando em nosso site.